PROJETO RECICLAGEM DO LIXO
1.TEMA: Lixo
2. TITULO: Reciclagem 
3. OBJETIVO GERAL: Conscientizar a comunidade escolar do excesso dos resíduos nos dias atuais, principalmente pela disposição incorreta.
4. QUESTÕES DE PESQUISA:
Ø      Quantos quilos de lixo uma família de quatro pessoas produzem em uma semana?
Ø      Como serão percebidas as alterações no meio ambiente a partir do lixo?
Ø      Como conscientizar a comunidade escolar da importância da reciclagem do lixo para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida do ser humano?
Ø      Quais as alterações percebidas e vivenciadas pela população no meio ambiente conseqüência da não reciclagem do lixo.
Ø      Qual a importância para o meio ambiente da reciclagem do lixo em relação a saúde do ser humano?
Ø      Como utilizar materiais alternativos em atividades de produção artística com baixo custo e encontrados facilmente no cotidiano.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø      Ressaltar o impacto das civilizações atuais como lixo, desmatamento; 
Ø      Promover por meio de atividades artísticas o reaproveitamento de materiais da natureza visando uma produção artística e conseqüentemente estética.
Ø      Pesquisar com os alunos a distribuição dos resíduos em sua residência e localidade onde mora, com construção de gráficos e tabelas de testos atuais sobre a problemática do lixo;
Ø      Promover gincanas com objetivos de reeducar a comunidade escolar para  reaproveitamento do lixo. 
Ø      Resgatar através da construção de maquetes fatos históricos construídos com materiais reciclados. 
Ø      Identificar através de rótulos as diversas formas de linguagens.
6.METODOLOGIA: 
Ø      Vídeos 
Ø      Leitura de texto 
Ø      Cartazes 
Ø      Exercícios de fixação 
Ø      Fotografias
Ø      Pesquisas eletronicas
7. CONTEÚDOS REFERÊNCIAIS: 
Para a execução deste projeto foi necessário o envolvimento de profissionais de varias disciplinas tais como ciências, geografia, português, matemática e educação físicas, sendo que os conteúdos apresentados em seguidas serviram como base de pesquisa para os alunos antes de iniciarem o desenvolvimento das atividades, dando suporte para a realização das atividades, e permitindo assim que os próprios alunos tivessem criatividade na elaboração  dos materiais confeccionados a partir de produtos recicláveis e das produções realizadas pelos alunos nas disciplinas envolvidas.
Os alunos tiveram oportunidade de apresentar e expor todas as produções realizadas e também  utilizar e socializar os materiais criados por eles nas aulas de educação física .   
Algumas atividades realizadas :
Ø      Parodias 
Ø      Produções de textos 
Ø      Realização de gráficos apresentando os resultados das pesquisas por meio de slides
Ø      Criação de materiais (brinquedos pedagógicos) a partir de produtos recicláveis. 
 CONTEÚDOS 
Ø      Saneamento Básico
Ø      Reciclagem 
Ø      Doenças relacionadas ao lixo
Ø      Fatos históricos 
Ø      Meio ambiente 
Ø      Lixo 
Ø      Coleta seletiva 
8. AVALIAÇÃO 
Ø      Apresentação de trabalhos utilizando os recursos tecnológicos
Ø      Avaliação escrita 
Ø      Participação 
Ø      Produção de texto 
Ø      Interesse, participação e sensibilização 
Ø      Trabalhos individuais e em grupo
Ø      Relatórios
Ø      Produções próprias.
9.CONTEÚDOS DE CADA DISCIPLINA 
A)    MATEMATICA 
Ø      Porcentagem 
Ø      Gráficos
Ø      Tabelas 
B)    HISTÓRIA 
Ø      Industrialização 
Ø      Detritos 
Ø      Saneamento
Ø      Danos a natureza 
OBJETIVOS:
Ø      Mostrar que a revolução industrial ocorreu também uma grande urbanização.Isso provocou de forma mais acentuada, problemas de habitação e de saneamento ampliando as agressões ao meio ambiente. 
C)    CIÊNCIAS 
Ø      Recursos naturais 
Ø      Coleta seletiva 
Ø      Tratamento e destino do lixo 
Ø      Doenças relacionadas ao lixo 
Ø      Desejos industriais 
OBJETIVOS 
Mostrar a destruição da natureza e desenvolver neles a consciência de preservar o