Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atividade 3.3 -Considerações sobre o texto Mito da telinha

Atividade 3.3
Considerações sobre o texto Mito da telinha

O texto relata muito bem a questão do uso correto das tecnologias, pois, mais uma vez percebemos o quanto é importante a qualificação profissional quanto ao domínio e uso das tecnologias que hoje nos é apresentada e disponibilizadas como instrumentos de transmissão  de conhecimento aos educandos. Vale lembrar que nenhuma proposta de uso tecnológico por si só produz melhoria na qualidade do ensino se não tiver a intervenção de professores capacitados e conscientes que dominem as tecnologias, caso contrario estes instrumentos poderão ter um efeito negativos para o processo educativo.      

Aprofundando conhecimento 3.2


Segundo Lucas Ciavatta, percebe-se que devemos acreditar que vale a pena se esforçar para aprender. Quem aprende se apropia não apenas do conhecimento, mas também do processo pelo qual adquiriu o conhecimento. Como educadores devemos estar sempre dispostos a vencer os desafios do dia a dia. O mais importante também é instigar os nossos educandos para que eles se esforcem e entendam que vale a pena vencer estes desafios, sabendo que possuem ferramentas importantes para serem utilizadas dentro das novas tecnologias existentes atualmente.

PROJETO RECICLAGEM DO LIXO


1.TEMA: Lixo

2. TITULO: Reciclagem

3. OBJETIVO GERAL: Conscientizar a comunidade escolar do excesso dos resíduos nos dias atuais, principalmente pela disposição incorreta.

4. QUESTÕES DE PESQUISA:

Ø      Quantos quilos de lixo uma família de quatro pessoas produzem em uma semana?
Ø      Como serão percebidas as alterações no meio ambiente a partir do lixo?
Ø      Como conscientizar a comunidade escolar da importância da reciclagem do lixo para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida do ser humano?
Ø      Quais as alterações percebidas e vivenciadas pela população no meio ambiente conseqüência da não reciclagem do lixo.
Ø      Qual a importância para o meio ambiente da reciclagem do lixo em relação a saúde do ser humano?
Ø      Como utilizar materiais alternativos em atividades de produção artística com baixo custo e encontrados facilmente no cotidiano.


5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø      Ressaltar o impacto das civilizações atuais como lixo, desmatamento;
Ø      Promover por meio de atividades artísticas o reaproveitamento de materiais da natureza visando uma produção artística e conseqüentemente estética.
Ø      Pesquisar com os alunos a distribuição dos resíduos em sua residência e localidade onde mora, com construção de gráficos e tabelas de testos atuais sobre a problemática do lixo;
Ø      Promover gincanas com objetivos de reeducar a comunidade escolar para  reaproveitamento do lixo.
Ø      Resgatar através da construção de maquetes fatos históricos construídos com materiais reciclados.
Ø      Identificar através de rótulos as diversas formas de linguagens.

6.METODOLOGIA:

Ø      Vídeos
Ø      Leitura de texto
Ø      Cartazes
Ø      Exercícios de fixação
Ø      Fotografias
Ø      Pesquisas eletronicas

7. CONTEÚDOS REFERÊNCIAIS:

Para a execução deste projeto foi necessário o envolvimento de profissionais de varias disciplinas tais como ciências, geografia, português, matemática e educação físicas, sendo que os conteúdos apresentados em seguidas serviram como base de pesquisa para os alunos antes de iniciarem o desenvolvimento das atividades, dando suporte para a realização das atividades, e permitindo assim que os próprios alunos tivessem criatividade na elaboração  dos materiais confeccionados a partir de produtos recicláveis e das produções realizadas pelos alunos nas disciplinas envolvidas.
Os alunos tiveram oportunidade de apresentar e expor todas as produções realizadas e também  utilizar e socializar os materiais criados por eles nas aulas de educação física .  
Algumas atividades realizadas :
Ø      Parodias
Ø      Produções de textos
Ø      Realização de gráficos apresentando os resultados das pesquisas por meio de slides
Ø      Criação de materiais (brinquedos pedagógicos) a partir de produtos recicláveis.

 CONTEÚDOS

Ø      Saneamento Básico
Ø      Reciclagem
Ø      Doenças relacionadas ao lixo
Ø      Fatos históricos
Ø      Meio ambiente
Ø      Lixo
Ø      Coleta seletiva

8. AVALIAÇÃO

Ø      Apresentação de trabalhos utilizando os recursos tecnológicos
Ø      Avaliação escrita
Ø      Participação
Ø      Produção de texto
Ø      Interesse, participação e sensibilização
Ø      Trabalhos individuais e em grupo
Ø      Relatórios
Ø      Produções próprias.

9.CONTEÚDOS DE CADA DISCIPLINA

A)    MATEMATICA


Ø      Porcentagem
Ø      Gráficos
Ø      Tabelas

B)    HISTÓRIA


Ø      Industrialização
Ø      Detritos
Ø      Saneamento
Ø      Danos a natureza

OBJETIVOS:
Ø      Mostrar que a revolução industrial ocorreu também uma grande urbanização.Isso provocou de forma mais acentuada, problemas de habitação e de saneamento ampliando as agressões ao meio ambiente.

C)    CIÊNCIAS


Ø      Recursos naturais
Ø      Coleta seletiva
Ø      Tratamento e destino do lixo
Ø      Doenças relacionadas ao lixo
Ø      Desejos industriais

OBJETIVOS



Mostrar a destruição da natureza e desenvolver neles a consciência de preservar o