PROJETO RECICLAGEM DO LIXO
1.TEMA: Lixo
2. TITULO: Reciclagem
3. OBJETIVO GERAL: Conscientizar a comunidade escolar do excesso dos resíduos nos dias atuais, principalmente pela disposição incorreta.
4. QUESTÕES DE PESQUISA:
Ø Quantos quilos de lixo uma família de quatro pessoas produzem em uma semana?
Ø Como serão percebidas as alterações no meio ambiente a partir do lixo?
Ø Como conscientizar a comunidade escolar da importância da reciclagem do lixo para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida do ser humano?
Ø Quais as alterações percebidas e vivenciadas pela população no meio ambiente conseqüência da não reciclagem do lixo.
Ø Qual a importância para o meio ambiente da reciclagem do lixo em relação a saúde do ser humano?
Ø Como utilizar materiais alternativos em atividades de produção artística com baixo custo e encontrados facilmente no cotidiano.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Ressaltar o impacto das civilizações atuais como lixo, desmatamento;
Ø Promover por meio de atividades artísticas o reaproveitamento de materiais da natureza visando uma produção artística e conseqüentemente estética.
Ø Pesquisar com os alunos a distribuição dos resíduos em sua residência e localidade onde mora, com construção de gráficos e tabelas de testos atuais sobre a problemática do lixo;
Ø Promover gincanas com objetivos de reeducar a comunidade escolar para reaproveitamento do lixo.
Ø Resgatar através da construção de maquetes fatos históricos construídos com materiais reciclados.
Ø Identificar através de rótulos as diversas formas de linguagens.
6.METODOLOGIA:
Ø Vídeos
Ø Leitura de texto
Ø Cartazes
Ø Exercícios de fixação
Ø Fotografias
Ø Pesquisas eletronicas
7. CONTEÚDOS REFERÊNCIAIS:
Para a execução deste projeto foi necessário o envolvimento de profissionais de varias disciplinas tais como ciências, geografia, português, matemática e educação físicas, sendo que os conteúdos apresentados em seguidas serviram como base de pesquisa para os alunos antes de iniciarem o desenvolvimento das atividades, dando suporte para a realização das atividades, e permitindo assim que os próprios alunos tivessem criatividade na elaboração dos materiais confeccionados a partir de produtos recicláveis e das produções realizadas pelos alunos nas disciplinas envolvidas.
Os alunos tiveram oportunidade de apresentar e expor todas as produções realizadas e também utilizar e socializar os materiais criados por eles nas aulas de educação física .
Algumas atividades realizadas :
Ø Parodias
Ø Produções de textos
Ø Realização de gráficos apresentando os resultados das pesquisas por meio de slides
Ø Criação de materiais (brinquedos pedagógicos) a partir de produtos recicláveis.
CONTEÚDOS
Ø Saneamento Básico
Ø Reciclagem
Ø Doenças relacionadas ao lixo
Ø Fatos históricos
Ø Meio ambiente
Ø Lixo
Ø Coleta seletiva
8. AVALIAÇÃO
Ø Apresentação de trabalhos utilizando os recursos tecnológicos
Ø Avaliação escrita
Ø Participação
Ø Produção de texto
Ø Interesse, participação e sensibilização
Ø Trabalhos individuais e em grupo
Ø Relatórios
Ø Produções próprias.
9.CONTEÚDOS DE CADA DISCIPLINA
A) MATEMATICA
Ø Porcentagem
Ø Gráficos
Ø Tabelas
B) HISTÓRIA
Ø Industrialização
Ø Detritos
Ø Saneamento
Ø Danos a natureza
OBJETIVOS:
Ø Mostrar que a revolução industrial ocorreu também uma grande urbanização.Isso provocou de forma mais acentuada, problemas de habitação e de saneamento ampliando as agressões ao meio ambiente.
C) CIÊNCIAS
Ø Recursos naturais
Ø Coleta seletiva
Ø Tratamento e destino do lixo
Ø Doenças relacionadas ao lixo
Ø Desejos industriais
OBJETIVOS
Mostrar a destruição da natureza e desenvolver neles a consciência de preservar o