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segunda-feira, 6 de agosto de 2012

hipertextos

Wikipédia , a enciclopédia livre.
Hipertexto.
É o termo que remete a um texto em formato digital , ao qual se agregam outros conjuntos
de informação na forma de blocos de textos , palavras , imagens ou sons , cuja acesso se dá
através de referências específicas denominadas hiperlinks , ou simplesmente links.
( Leão , 2001 , p. 15.)
Hipertexto.
É um formato textual composto por diferentes blocos de informações interconectadas.
Essas informações são amarradas por meio de elos associativos ,links.Os links permitem que o
usuário avance em sua leitura na ordem que desejar.
Hipertexto.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
É uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras,
imagens ou até mesmo sons , que ao serem clicados são remetidos para outra página onde se
esclarece o assunto.
Nosso conceito.
Hipertexto oferece múltiplas ferramentas para enriquecer a leitura.

CRIAR UM HIPERTEXTO


Educação e amor

Leo Jaime.

 
Um dia tive contato com uma estatística que apontava números de investimentos em todas as áreas, numa perspectiva mundial. O quanto gastamos com saúde, com educação, com arte, com armas de guerra, com segurança pública, com investimentos em casas e assim por diante. No mundo. O investimento em armas de guerra passava de trezentas vezes o que gastamos em educação. Com isso é fácil concluir qual o nosso destino: é esse que compramos.
 
A educação deveria ser uma meta fundamental no mundo inteiro. O conhecimento tem se provado pacificador e motivador de grandes melhorias na qualidade de vida e nos relacionamentos entre os povos. Há que se perceber, porém, um detalhe: a educação está sempre levando a cultura como sua dependente quando deveria ser o contrário. Explico: o Ministério da Educação pode ou não levar a pasta da Cultura em seus atributos. E se o Ministério da Cultura for independente sua verba será infinitamente menor. É assim em todo canto e todo mundo parece concordar, menos eu. Simples o raciocínio, difícil a compreensão: para se estabelecer um paradigma do que deve ser ensinado é importante estabelecer o que é belo, o que é louvável, o que queremos instituir como bem cultural. Ética e estética. Depois de conhecidos esses referenciais fica muito mais fácil estabelecer moral e comportamento, escolher um programa escolar de base e estabelecer o que vai e o que não vai ser pesquisado, Essa é a chance que temos de inverter o investimento em armas trocando-o por coisas que produzam felicidade. Mas antes disso, muito antes, é preciso convencer a humanidade que a felicidade é uma coisa boa. Por isso investir em cultura. Sem contato com o belo, a educação pode ser infrutífera. Aprender o quê?, pra quê?
 
O amor deveria fazer parte dos ensinamentos básicos de todo cidadão. Isso se culturalmente compreendermos que sem amor somos um nada, sem amor não podemos ser felizes e nem convivermos bem em grupo, sem amor nossa vida é um caminhar em círculos sem graça. E a compreensão do amor fica muito melhor se estudarmos, se lermos as grandes estórias, os grandes romances, se pensarmos em todas as refrações do amor. O amor à natureza, aos animais, ao que se construiu no passado, ao belo, ao prazer, às artes, ao que ainda não se conhece ou o metafísico. Há muito o que se pensar sobre o amor. Há muito o que se aprender com o amor. Se os garotos ficassem dos 7 aos 11 anos estudando apenas e somente o amor, deixando a tabuada para depois, não seriam pessoas piores, tenho certeza. E seriam educadas de dentro pra fora. Da alma para o corpo social. Primeiro ser uma boa pessoa para depois ser um bom cidadão.
 
E depois, um pouco mais tarde, estudar junto com outras coisas, é claro, o amor romântico. O enamoramento,  o ciúme, o desejo, a pequena morte ou orgasmo, a linguagem do amor.... tanta coisa fundamental para se saber e todo mundo estudando inglês ou fazendo ginástica.
 
Alguma coisa vai dar errado.

23/02/2005 - Leo Jaime escreve no Blônicas às quartas-feiras. Visite seu site.