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sábado, 14 de julho de 2012

1.8 - Web quest


Água um bem indispensável para a vida
 
Introdução
 A água fundamental para a sobrevivência humana vem se tornando cada vez mais um bem escasso e precioso no mundo.
 Não importa o que somos, o que fazemos, onde vivemos nós dependemos dela para viver.
 No entanto por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossa vida. Por isso precisamos repensar as nossas atitudes em relação a água. Da nossa ação no presente dependerá a qualidade de vida de todos no futuro.  
 
Tarefas
*Procurar obter o máximo de informações sobre a água, esse bem tão precioso, sem o qual não há vida.
* Elaborar textos e poesias sobre água
*Confeccionar cartazes e desenhos
*Apresentação dos trabalhos realizados
 
 
 
*Processo
*Formar grupos de trabalho para pesquisar na internet, livros, revistas, jornais, que mostrem curiosidade sobre a água.
*Leitura de textos, artigos, que tragam informações sobre o tema.
*Assistir vídeos e ouvir músicas que contemplem o assunto trabalhado.
*Produzir textos e cartazes.  
 
Avaliação
A avaliação será feita mediante o desenvolvimento das atividades propostas dando ênfase:
Criatividade
Organização
Coerência nas informações
Atender as atividades propostas
Participação e colaboração de todos.
 
Conclusão
Após a realização deste trabalho, acreditamos que conseguimos compreender a importância da água para a vida de todos os seres vivos e o quanto ela se faz essencial no cotidiano, sendo imprescindível o uso consciente para garantia da sobrevivência humana.
È um líquido precioso e deve ser considerado como tal, por isso devemos assegurar de maneira sustentável o seu uso para as gerações futuras. 

1.7- Vantagens e desvantagem em se trabalhar com projetos

Vantagens em se trabalhar com projetos

            Trabalhar com projetos no processo ensino aprendizagem é interessante porque faz com que o aluno interaja de forma contextualizada em todas as etapas do seu desenvolvimento. O trabalho em forma de projeto possibilita melhorar e permite a efetivação da interdisciplinaridade, tornando o aprendizado mais significativo, pois percebe-se o aluno mais envolvido na busca do conhecimento. O ideal é que as escolas tivessem autonomia e tempo de preparação e elaboração de projetos que contemplassem a grande maioria dos conteúdos propostos no currículo para cada disciplina assim a apropriação do conhecimento seria mais efetiva. Projetos bem elaborado a meu ver não trás desvantagens nenhuma  e sim ganhos e uma aprendizagem solida e eficaz.

1.6 - Conhecendo uma experiencia

Nome do programa: Jogos e brincadeiras populares
Autor: Marcelo da Cunha Matos
Àrea do conhecimento: Educação Física
Nivel de ensino: Anos Iniciais
objetivos da aula: Conhecer jogos e brincadeiras populares, proporcionar o lúdico como momentos de lazer,promover trocas de esperiencias com pais avos e outras pessoas da sociedade onde vivem.
Recursos: Levantar junto aos alunos quais as brincadeiras e jogos populares que conhecem, para poder executar na aula.
Solicitar busca de outras atividades na internet.
Em grupo criar outras atitidades ou jogos com regras pré estabelecidas.
Pesquisar em sites resgatando brincadeiras antigas.
Avaliação: Participação, envolvimento nas brincadeiras, criação dos jogos, observação das regras do jogo durante a execução, dinâmica na participação das atividades,busca em discubrir novas brincadeiras, pesquisa.
Sintese: A cada dia que passa é mais visivel a dedicação das crianças por jogos que não ixigem esforço fisico através dos jogos eletronicos. Estas atividades acabam ganhando um espaço importante e deixando de lado as brincadeiras ou atividades que envolvem o movimento do corpo e dizemos que falta atividade fisica. deve ter uma preocupação maior dos professores e apresentar para os alunos jogos e brincadeiras lúdicas despertondo o gosto na criança para o exercício físicoe difundir a cultura dos jogos populares.
 

1.5 - Tecnologias na minha escola


Escola de Educação Básica Anita Garibaldi
§Tecnologias existente em nossa escola:
*Rádio
*TV
*Vídeo cassete
*DVD
*Retro projetor
*Computador
*Internet
*Máquina foto copiadora
*Máquina fotográfica, telefone
*Enciclopédias, livros, jornais, revistas, etc.
Estas tecnologias que temos disponíveis são utilizadas sempre que sentimos necessidade e em todas as áreas do conhecimento como instrumento pedagógico dos professores buscando ampliar as condições de aprendizagem dos alunos e também para diversificar as metodologias utilizadas para apresentar o conteúdo aos educandos e também como instrumento do próprio aluno para reproduzir o conhecimento adquirido.  

1.4 - registrando a propria reflexão



            O uso da tecnologia na educação requer cada vez mais o envolvimento de novas formas de ensinar e aprender. Compreender as potencialidades inerentes a cada tecnologias e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem poderá trazer muitos avanços para a escola, que vai alem do domínio da tecnologia até a ampliação das potencialidades de produzir conhecimentos, divulgá-los e compartilhá-los.
              A melhor forma de ensinar e aprender são aquelas que proporcionam ao aluno desenvolver a capacidade de ler e interpretar o mundo a sua volta, por isso o uso das tecnologias requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias que torne mais significativo o aprendizado de seus educandos.

1.3 - Educação e tecnologia

Vivemos em uma sociedade do conhecimento. O acesso a esse conhecimento culturalmente gerado não é fácil, como mostram as crises permanentes vividas por nossos sistemas educacionais, as escolas devem ser menos lecionadoras e assumir um papel de articulação do conhecimento propriamente dito, mudando seus métodos para poder acompanhar as necessidade exigida pela sociedade  e pelos avanços tecnológicos atuais. O uso da tecnologia requer, sem dúvida, um olhar mais abrangente. Logo, é preciso que haja, nesse processo, o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológica, que deve se caracterizar pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento


1.1 reflexões iniciais

Tecnologia na Educação
Para desenvolvermos o processo de ensino e aprendizagem encontramos uma série de mecanismos, mas a tecnologia exerce um papel fundamental para alcançarmos um  bom resultado, por isso, exige de nós educadores uma constante busca para dominarmos essa tecnologia e poder aplicá-las  no dia a dia criando melhores condições de aprendizado para nossos alunos. Atualmente nos deparamos com situações que necessitam do uso das novas tecnologias e estas nos provocam transformações na maneira de pensar e de se relacionar, sendo um desafio tanto para nós educadores como para os nossos  educandos.
Hoje a tecnologia vem avançando de maneira significativa  e exige de nós a busca contínua destas novas ferramentas tecnológicas. No entanto não  basta ter apenas acesso a essas informações e sim buscá-las, sobretudo transformá-las em conhecimento  para resolver problemas da vida e do trabalho.
Nesse sentido  considero ser um dos grandes desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais, pois ainda que se diga que vivemos em uma sociedade de conhecimento  muitos ainda não sabem utilizá-las adequadamente como forma de conhecimentos

atividade 1.2

Atividade 1.2 Quem sou como professor e aprendiz?

Ser professor sempre foi um desafio muito grande, mas nos dias atuais esta função é ainda mais exaustiva e preocupante, para ser professor hoje, temos que ter muita criatividade, inovar estimular surpreender os educandos com coisas novas, utilizar novos métodos, é também estar abertos as mudanças, é perder o medo do novo, é transmitir valores é ensinar a valorizar o ser humano, é ser capas de ouvir éter a sensibilidade de  muitas vezes se colocar no lugar do aluno para melhor entender o que se passa com cada um, é despertar curiosidade, fazer o aluno interagir no processo de transmissão do conhecimento, é estar preparados para trabalhar com uma série de diversidades existentes na sociedade atual, é estar em constante aperfeiçoamento para acompanhar todo este avanço tecnológico que cresce de forma espantosa e utilizar como ferramenta de ensino, para realmente melhorar a qualidade de ensino em nossas escolas. È nosso dever formarmos seres humanos completos com conhecimento, com caráter, com personalidade, consciente,  com condições de discernir o certo do errada  realmente um agente de transformação deste Cesário assustador que estamos vivenciando nos dias atuais.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Modelo Webquest





Webquest


ORIGEM:
O modelo Webquest nasceu em 1995. Seu fundador Bernie Dodge, docente de Tecnologia Educacional de San Diego State University (SDSU). O objetivo principal é proporcionar ao aluno a construção do conhecimento. Transformar informações disponíveis em conhecimento pessoal e substancial.

O QUE È UMA WEBQUEST: Webquest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de uma tarefa de investigação usando principalmente recursos da Internet. A palavra "Quest" quer dizer pesquisa, exploração ou busca e "Web" significa rede. Uma atividade Webquest deve se adequar aos padrões curriculares.

MODELO DE WEBQUEST:
WEBQUEST curta: sua duração é de uma a três aulas, direcionado a aquisição de informações;
WEBQUEST longa: sua duração da-se de uma semana a um mês em ambiente de sala de aula. Tem como objetivo estender suas informações e redefinir as mesmas.

ELEMENTO DE WEBQUEST:
Introdução
Tarefa
Processo
Recursos
Avaliação
Conclusão
Créditos

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Portal do Professor


Nome do Programa: Lendo e interpretando história.

Área de conhecimento: prática de leitura e produção de textos.

Modalidade: Ensino Fundamental Inicial.
      
Recursos: Histórias com ilustrações, oficina com perguntas que gerem reflexões e debates, e dicionário.

Coautores: Graça Regina Franco da Silva Reis.

Avaliação: será através da capacidade de interpretar e escrever.

Síntese: a aula é importante, pois desperta a imaginação e criatividade, além de praticar o uso do dicionário. 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Introdução: A água fonte de vida
A água é um bem muito precioso e é insdispensável para a vida. É a substância que existe em maior quantidade nos seres vivos. É um recurso natural que devemos preservar e conservar.

Tarefas:
Todo projeto educativo como tema  "água fonte de vida ", elaborar um texto para apresentar em sala de aula sobre o tema.

Processo:
Elabore uma lista para justificar o uso da água. Elaborar um acróstico apartir da palavra água.

Avaliação:
Através do interesse, participação, criatividade,pesquisa.

Conclusão:
Após este trabalho, espero que todos tenham consciência da importância da água.Agora que sabemos mais sobre este tema, despertaremos para a necessidade de poupar este bem que um dia pode se esgotar por falta de cuidado.

Nome do programa:Os seres vivos
Áreas do conhecimento:Natureza e sociedade
Pontos estratégicos da aula:_ Contação de história
-Roda de conversa com debate
Recursos: Livros e vídeos
Avaliação: A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: interesse, participação, envolvimento.
Coautores: Alessandra Arce, Michele Varotto
Síntese:Com está atividade perceber que nem todos os animais, quando nascem são parecidos  com seus pais.È uma aula intessante, gostaria de por em prática com meus alunos



Nome do programa:Reciclagem , papel
Avaliação:Leva a criança a pensar o que fazer com o papel usado.
O que devemos reciclar e como é feito o processo de modo artesanal, é feito junto com a criança
Estratégia: Usou histórias
Recursos:para fabricação de papel usou materiais concretos
Síntese: é uma aula bem interessante para se trabalhar com as crianças na educação infantil
Coautores: Alessandra Arce, Michele Varotto