Páginas

sábado, 12 de julho de 2014

A importância de se trabalhar com projetos em sala de aula

            
         O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar. 
     Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.

      Podemos dizer que o processo de aprendizagem,os saberes sejam incorporados por meio do diálogo, de pesquisas e produções confirmando que o conhecimento não é estático nem imutável, buscando no fazer científico o sentido de instigar novas descobertas em um ambiente cooperativo em um espaço especial de aprendizagem.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A importância de trabalhar com projetos


           A importância de se trabalhar com projetos em sala de aula  amplia as possibilidades da construção do conhecimento, tendo como eixo a aprendizagem, o diálogo com nossos alunos amplia o conhecimento, diversas áreas e sempre deixa o aluno com perspectiva de fazer o trabalho coletivo.
          Os projetos tornam a realidade mais expressiva, propõe processo de aprendizagem por meio de dialogo, com pesquisas, sempre buscando o sentido de novas descobertas inovando nossa aprendizagem. Eles rompem fronteiras disciplinares tornando permeáveis na ação articular diante de varias áreas do conhecimento mobilizando a investigação de problemáticas situações da realidade.


PRATICAS DIALÓGICA


     1)    As praticas dialógicas, tem muita importância nas aulas, pois os alunos expõem seu ponto de vista certo e errado, tem uma maior participação, pois demonstram mais interesse nas aulas, viajam num conto de fadas. Nos professores temos que lidar com o conhecimento elaborado, segundo Pedro Demo enquanto nos estamos no processo de ler e contar as crianças já está se atualizando e trocando informações e interagindo através da internet.

           2)    Para um bom dialogo entre nos discentes e docentes é necessário termos conhecimento sobre o assunto, a cada dia que passa aprendemos cada vez mais com nossos alunos deixando eles se manifestarem com emoções, pensamentos e sempre trocando experiências, as tecnologias nos auxiliam muito pois os alunos descobrem nela informações importantes sempre viajando num mundo de fantasias.


Projetos em sala de aula

O trabalho com projetos em sala de aula amplia a possibilidade da construção do conhecimento de forma mais global, tendo como eixo o que a aprendizagem significa. Possibilita que o diálogo seja mais presente em classe, e que se faça a troca de experiências e pontos de vistas entre professores e alunos. Assim se amplia o conhecimento em diversas áreas e proporciona aos alunos uma perspectiva de trabalho coletivo, alternando a troca de conhecimento entre alunos, professores e comunidade escolar.

O grupo pode ser avaliado de diversas formas e o projeto tem maior aceitação entre as turmas por não pressionar tanto os alunos quanto os outros métodos de avaliação, o principal conhecimento é adquirido pela troca de experiências.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Questão 01 e 02

Resposta questão 01:
      Acreditamos muito na prática dialógica, porque que nela vem a maior riqueza da aula, quando o aluno começa a expor seu ponto de vista certa ou errado, é muito importante sua participação, pois esta demonstrando sua interpretação, de forma objetiva e muitas das vezes também nos surpreendemos com ótimas observações.
     As curiosidades são de muito proveito, pois os alunos vão além do seu vôo, e o professor  é o responsável para medir a profundidade delas para não deixar o aluno sem resposta e nem tomar muito extensa para atrapalhar seu cronograma de planejamento.
   Trabalhamos temas em que a mídia esta trabalhando, jornais, rádios, televisão para incentivar a participação e colher o máximo de informação e participação.
Resposta questão 02:
 
   Para iniciar um diálogo entre educador e educandos, é primordial o carinho, o respeito e o tempero atenção e dedicação. Aprendemos com nossos alunos dando-lhes oportunidade de manifestar suas emoções, seus desejos, seus pensamentos, suas falas, trocando assim nossas experiências, nosso saber. O professor, além de ser um agente cultural é também um contínuo aprendiz.
Alunas: Mariana Lunardi e Renata Sberse.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Pratica dialógica e um bom relacionamento.

·                    - Da pratica dialógica, vem a maior riqueza da aula, quando o aluno começa a expor seu ponto de vista certo ou errado, tem uma maior participação, pois esta demonstrando sua interpretação que não foi decodificada de forma objetiva e muitas das vezes também somos surpreendidos com excelentes . As curiosidades são de muito proveito, pois o aluno vai alem, seu vôo vai mais longe e o professor é responsável para medir a profundidade delas para que se trabalhe sempre com temas que a mídia esta trabalhando, jornais, rádios, televisão, para incentivar a participação e colher o Maximo de informação e participação. Levando em consideração  o direito de errar e acertar, para que se possa melhorar cada vez mais.

·                    - O bom relacionamento é uma mão de duas vias, ou seja, implica que  ambos saibam ouvir, falar, argumentar para que possam chegar a um consenso ideal na resolução de qualquer questão. Sendo assim busca-se aumentar esse conhecimento com questionamento para que os mesmo busquem resposta e soluções. Também procura-se ressaltar a importância das tecnologias na vida e no desenvolvimento da aprendizagem, pois ela faz parte do crescimento emocional, social e profissional de cada um. Ao chegar com a turma para pesquisar algum assunto eles já têm bastante habilidades e logo terminam daí ficam livres para visitarem as redes sociais para trocarem informações, sempre mostrando a importância das ferramentas tecnológicas na vida do ser humano. É muito importante sempre desenvolver a pratica de sala de aula com os alunos de forma dialógica, para que desta forma diminua a distancia entre o professor e o aluno.


Trabalho realizados pelas alunas: Ana Paula Domingos e Micheli Concolatto

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS


A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS

 

O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.

Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.

Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.

O trabalho com projetos traz nova significação ao currículo, tornando-o mais expressivo para a realidade escolar. Propõe que no processo de aprendizagem,os saberes sejam incorporados por meio do diálogo, de pesquisas e produções confirmando que o conhecimento não é estático nem imutável, buscando no fazer científico o sentido de instigar novas descobertas em um ambiente cooperativo em um espaço especial de aprendizagem.

 


 

JULCIANE BIANCHI,ROSANE BODANESE

AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA


As redes sociais na escola

 

O uso das mídias digitais, especialmente da hipermídia, incorpora distintos recursos tecnológicos à tecnologia digital, proporciona o diálogo entre as diferentes linguagens, transforma as maneiras de expressar o pensamento e de comunicar, interfere na comunicação social e induz mudanças observáveis na produção dos materiais veiculados com suporte em outras tecnologias.

A sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos elementos de multimídia. Por isso o professor deve saber como usar a mídia que vem crescendo cada vez mais, como envolve na educação e na pratica pedagógica do professor.

Hoje, nós professores temos, não somente, que lidar com o conhecimento elaborado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social.

 

JULCIANE BIANCHI,ROSANE BODANESE

AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

       Durante nossas aulas sempre buscamos manter o diálogo com os alunos de forma que possamos ouvi-los, saber sua opinião sobre as aulas, sobre os conteúdos, experiências  e suas dúvidas. Para que isso possa ser possível, sempre damos vez para que os educandos possam se expressar e sentir-se livres para compartilhar suas ideias. Através da pesquisa os alunos conseguem administrar melhor seus entendimentos e buscar auxilio para uma melhor orientação e realização das tarefas.
 Sabendo que as tecnologias estão cada vez mais presente no dia a dia de alunos e professores, é importante envolver na prática pedagógica essas ferramentas.




 Alunas : Joelma e Marilei








AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA


Você já deve ter percebido que  , giz, caderno e lápis não são mais os únicos materiais utilizados no ensino hoje em dia. As Tecnologias de Informação e Comunicação internet, notebooks, smartphones, câmeras digitais, tabletes etc – já fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Hoje em dia o uso da tecnologia esta crescendo cada vez mais, Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos, e essa é uma realidade imutável .Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada, a tecnologia levou a um aumento da expectativa de vida, a um mundo interligado globalizado, e ao acesso a informação. As redes sociais da Internet estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de alunos, professores e das pessoas em geral. A sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos elementos de multimídia. Por isso o professor deve saber como usar a mídia que vem crescendo cada vez mais, como envolve na educação e na pratica pedagógica do professor.

Alunas : Gisele e Bianca

domingo, 6 de julho de 2014

Da teoria à pratica

Ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado. Hoje, nós professores temos, não somente, que lidar com o conhecimento elaborado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social. 
Diante do grande avanço tecnológico pelo qual passamos, a escola precisa valorizar a linguagem do século XXI.
Segundo Pedro Demo, estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar, enquanto nossas crianças estão trocando informações entre si e interagindo com o mundo, através da internet.
Avançamos muito historicamente, pois todas as crianças vão para a escola, de todos os grupos sociais e etnias. Cabe a nós conhecermos melhor este universo para melhor atuar nele. Para isso recorremos aos recursos tecnológicos (livros digitais, CDs, DVDs, jogos educativos online dos diversos componentes curriculares e Temas Transversais etc.) Atividade lúdica, jogos educativos etc., em sala de aula e estratégias como diálogo para conquistar, convencer, motivar a usar mídias não só para lazer, mas essencialmente na facilitação da aprendizagem, o uso do computador e internet têm uma grande influência para despertar o interesse, em virtude da infinidade de informação que dispõe por meio de links que o aluno pode navegar.
 Nós educadores, responsáveis pela formação de cidadãos críticos, aptos para enfrentar o “mundo”, precisamos valorizar a linguagem dos nossos alunos, nos utilizando de ferramentas comuns no seu dia a dia, como é o caso da internet e do celular entre outras, para que tenhamos o que pode ser chamado de uma aprendizagem “atualizada”.
A escola está em todos os recantos com seus professores criando oportunidades para melhorar e desempenho escolar dos alunos
Falhas vão existir sempre, pois Segundo Nóvoa (Salto para o Futuro) “Há hoje um excesso de missões dos professores, pede-se demais aos professores, pede-se demais as escolas”. (…) as escolas valem o que vale a sociedade. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona. 
Para que essas mudanças aconteçam, torna-se necessário que o professor e a sociedade tome consciência de que “Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal” (Pedro Demo).

Cleonice Zanco, Daiane Pavan, Marizete Rotava

AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA

Você já deve ter percebido que  , giz, caderno e lápis não são mais os únicos materiais utilizados no ensino hoje em dia. As Tecnologias de Informação e Comunicação internet, notebooks, smartphones, câmeras digitais, tabletes etc – já fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Hoje em dia o uso da tecnologia esta crescendo cada vez mais, Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos, e essa é uma realidade imutável .Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada, a tecnologia levou a um aumento da expectativa de vida, a um mundo interligado globalizado, e ao acesso a informação. As redes sociais da Internet estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de alunos, professores e das pessoas em geral. A sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos elementos de multimídia. Por isso o professor deve saber como usar a mídia que vem crescendo cada vez mais, como envolve na educação e na pratica pedagógica do professor.

Alunas : Gisele e Bianca


Redes Sociais


Pode- se perceber o grande crescimento de redes sociais, onde professores deveriam explora-las de uma melhor maneira em sala de aula, onde levaria o aluno a se interessar mais nas aulas, trazendo efetivas contribuições à educação, é fundamental conhecer as novas formas de aprender e de ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitadas por esses recursos, que favoreçam a democracia e a integração social.
O uso das mídias digitais, especialmente da hipermídia, incorpora distintos recursos tecnológicos à tecnologia digital, proporciona o diálogo entre as diferentes linguagens, transforma as maneiras de expressar o pensamento e de comunicar, interfere na comunicação social e induz mudanças observáveis na produção dos materiais veiculados com suporte em outras tecnologias.
Nesta perspectiva, o cenário educacional requer do professor saber como usar pedagogicamente as mídias e, este “como” envolve saber “o quê” e “o porquê” usar tais recursos. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se ancorado em princípios educacionais, orientadores da prática pedagógica do professor. 

Alunas: Maikieli e Simone