Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

PROJETO : FÁBULAS

                     TEMA: Fábulas
                      Introdução : O gênero Fábulas trás para o leitor a capacidade de interpretar e comparar acontecimentos do cotidiano, com personagens fictícios, com uma linguagem acessível e significativa para o desenvolvimento dos conteúdos e atividades.
                     
                      JUSTIFICATIVA: As Fábulas têm como aspectos principais um enredo curto que quase sempre tem bichos como personagens e uma frase final que trás uma lição de moral para o leitor pensar.
É chamada ¨moral da história¨.
 Este gênero nos parece interessante para o início do trabalho de Português no primeiro ano do ensino fundamental devido a diversos aspectos:
 É um gênero do tipo narrativo, apreciado em momentos de leitura feito pelo professor;
 São histórias curtas,possibilitando a leitura e a reescrita autônoma por parte dos alunos;
 São atraentes para as crianças desta faixa etária por serem divertidas, enredo simples e leitura não cansativa.

                   OBJETIVOS:
                    - Ampliar o repertório de fábulas conhecidas;
                    - Ouvir fábulas lidas ou cotadas pelo professor e pelos colegas;
                    - Participar e compartilhar na leitura;    
                    - Interpretar histórias com a mediação do professor identificando as situações no desfecho:  
personagens, situação problema, tempo e espaço.                  
                     
                      PÚBLICO ALVO: Alunos do primeiro ano ensino fundamental.
     
                      ATIVIDADES:
                      1- Leitura de fábulas e interpretação oral dos conteúdos. Livro escolhido - Fábulas de Esopo.

                      2- Leitura de ¨O cão e a carne ¨, observando a compreensão dos alunos do conteúdo da história em letra miúscula.
 Reescrita de ¨A tartaruga e a lebre ¨versão  que aparece em ¨Livros das virtudes para crianças ¨, por ser mais curta e bem próxima da versão mais conhecida pelos alunos.


                      3- Pesquisas sobre letra maiúscula em ala de ortografia.

                      4- Pesquisa sobre os personagens das fábulas: ausência de nomes próprios, pouca adjetivação, características humanas como a fala, uso de estereótipos.

                      5- Quais atitude dos personagens animais das fábulas que já lemos parecem com as  das pessoas?    

                      AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através de:
                                                criatividade,participação, interpretação e entendimento no desenvolvimento das tarefas, percebendo a diferença entre Fábulas e Conto de Fadas.

                       CONCLUSÃO:  
                       
                        Este projeto trouxe para o grupo uma nova visão de como lidar com certos desafios que a realidade impõe no nosso dia a dia e no decorrer das atividades. Encarar a realidade observando a si msmo, o outro e a natureza.

                        REFERÊNCIAS:
                       
                      -  Coleção Vale das Letras
                       -  Coleção Todolivro LTDA.


Profs: Marilei e Joelma


terça-feira, 5 de agosto de 2014

webquest

                            Contos infantis

introdução: A  leitura enaltece nossa mente e nos faz viajar ao mundo maravilhoso cheio de aventuras, fantasias estimula nossa imaginação...e o melhor de tudo é que viajamos sem sair do lugar,

TAREFAS:
*Pesquisa de livros infantis
*personagens que estimulem  a imaginação das crianças
*leitura para a turma
 * confecção de fantoches sobre o personagem principal

PROCESSO:
*Quem é o personagem principal
*Quem faz parte da história
*onde se passa a história

Avaliação
*as crianças se envolveram na história
*respondera adequadamente ás perguntas
*participaram ativamente da atividade

Conclusão:
concluimos  que através da leitura as crianças viajaram para um mundo imaginário , com aventura,  imaginação,se envolveram com os personagens