TEMA: Fábulas
Introdução : O gênero Fábulas trás para o leitor a capacidade de interpretar e comparar acontecimentos do cotidiano, com personagens fictícios, com uma linguagem acessível e significativa para o desenvolvimento dos conteúdos e atividades.
JUSTIFICATIVA: As Fábulas têm como aspectos principais um enredo curto que quase sempre tem bichos como personagens e uma frase final que trás uma lição de moral para o leitor pensar.
É chamada ¨moral da história¨.
Este gênero nos parece interessante para o início do trabalho de Português no primeiro ano do ensino fundamental devido a diversos aspectos:
É um gênero do tipo narrativo, apreciado em momentos de leitura feito pelo professor;
São histórias curtas,possibilitando a leitura e a reescrita autônoma por parte dos alunos;
São atraentes para as crianças desta faixa etária por serem divertidas, enredo simples e leitura não cansativa.
OBJETIVOS:
- Ampliar o repertório de fábulas conhecidas;
- Ouvir fábulas lidas ou cotadas pelo professor e pelos colegas;
- Participar e compartilhar na leitura;
- Interpretar histórias com a mediação do professor identificando as situações no desfecho:
personagens, situação problema, tempo e espaço.
PÚBLICO ALVO: Alunos do primeiro ano ensino fundamental.
ATIVIDADES:
1- Leitura de fábulas e interpretação oral dos conteúdos. Livro escolhido - Fábulas de Esopo.
2- Leitura de ¨O cão e a carne ¨, observando a compreensão dos alunos do conteúdo da história em letra miúscula.
Reescrita de ¨A tartaruga e a lebre ¨versão que aparece em ¨Livros das virtudes para crianças ¨, por ser mais curta e bem próxima da versão mais conhecida pelos alunos.
3- Pesquisas sobre letra maiúscula em ala de ortografia.
4- Pesquisa sobre os personagens das fábulas: ausência de nomes próprios, pouca adjetivação, características humanas como a fala, uso de estereótipos.
5- Quais atitude dos personagens animais das fábulas que já lemos parecem com as das pessoas?
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através de:
criatividade,participação, interpretação e entendimento no desenvolvimento das tarefas, percebendo a diferença entre Fábulas e Conto de Fadas.
CONCLUSÃO:
Este projeto trouxe para o grupo uma nova visão de como lidar com certos desafios que a realidade impõe no nosso dia a dia e no decorrer das atividades. Encarar a realidade observando a si msmo, o outro e a natureza.
REFERÊNCIAS:
- Coleção Vale das Letras
- Coleção Todolivro LTDA.
Profs: Marilei e Joelma
Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
terça-feira, 5 de agosto de 2014
webquest
Contos infantis
introdução: A leitura enaltece nossa mente e nos faz viajar ao mundo maravilhoso cheio de aventuras, fantasias estimula nossa imaginação...e o melhor de tudo é que viajamos sem sair do lugar,TAREFAS:
*Pesquisa de livros infantis
*personagens que estimulem a imaginação das crianças
*leitura para a turma
* confecção de fantoches sobre o personagem principal
PROCESSO:
*Quem é o personagem principal
*Quem faz parte da história
*onde se passa a história
Avaliação
*as crianças se envolveram na história
*respondera adequadamente ás perguntas
*participaram ativamente da atividade
Conclusão:
concluimos que através da leitura as crianças viajaram para um mundo imaginário , com aventura, imaginação,se envolveram com os personagens
Assinar:
Postagens (Atom)