Os constantes avanços tecnológicos se fazem atualmente, rápidos e tão envolventes que nem sempre a sociedade percebe o que está acontecendo. Com o advento da internet surgiram novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando desse modo, aos profissionais da educação explorar novas formas de ensinar, e aos alunos, novas maneiras de aprender. Nos últimos anos o avanço da tecnologia possibilitou uma revolução na educação.
Atualmente, questões anteriormente restritas à educação, como a aprendizagem on-line ou via web, estão expandindo suas fronteiras e abarcando também o ensino presencial, o que se percebe é que cada vez mais a educação terá mais apoio pedagógico para o ensino, pois atualmente o aluno conta a presença de vários programas on-line que, lhe servem de suporte para o aprendizado. Em virtude de tais fatos, surge à necessidade de repensar a educação sob o prisma de um paradigma educacional que requer, daqueles envolvidos com a educação, reflexão que lhes possibilita a chegar a entender, buscar conhecer e utilizar esses recursos presentes.
As tecnologias disponíveis na escola em si, não devem ser subutilizadas, limitando-se ao seu uso apenas como repositório de informações, mas pode e deve favorecer a promoção e gerenciamento dos processos de ensino aprendizagem mediados por discussões e produção de conhecimento. Dessa forma, os novos paradigmas apontam para a criação de espaços que privilegiem a co-construção do conhecimento, por meio da interatividade, da subjetividade.
Enfim, um novo paradigma educacional está surgindo. Por isso a capacitação docente para o uso das tecnologias e a busca pelo enriquecimento do ensino presencial devem ser vistas como prioridade no cenário em que se instaura a educação. O uso gradativo das tecnologias da informação e comunicação no ensino tende a fomentar, não apenas a discussão sobre as melhores práticas pedagógicas, como também garantir um ambiente favorável à inovação e um crescimento virtuoso que potencialize a aprendizagem.
Percebemos ainda que, um considerável aumento da facilidade de acesso ao computador leva aos professores e as próprias instituições a necessidade de, se fazer mais a sua utilização. Entretanto, a chegada de tais recursos deve vir acompanhada de discussões acerca da sua melhor utilização.
Sendo assim, a grande discussão que se faz sobre a inclusão destes recursos em educação aponta a necessidade da capacitação continuada dos professores, como ponto essencial para o desenvolvimento de propostas educacionais próprias para formar o indivíduo de forma integral. Nesse contexto, Moraes (apud Gonçalves, 2003, p.22) acredita que a educação, grande desafio nos dias atuais, deve proporcionar aos alunos então, oportunidades de uma aprendizagem de qualidade que contemple o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na sociedade em que vivemos.
Diante destas questões, levanta-se a necessidade de se conhecer um pouco da história da evolução da tecnologia, de alguns programas presentes atualmente e também, da compreensão do ensino e a aprendizagem como um processo que não está restrito à sala de aula, devendo por isto ser repensado como gerir este novo espaço educacional, trazendo não somente a evolução tecnológica em si, mas a sua utilização como meio necessário para o aperfeiçoamento de nosso ensino e posteriormente, da aprendizagem.