Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Educação X Tecnologia

            Os constantes avanços tecnológicos se fazem atualmente, rápidos e tão envolventes que nem sempre a sociedade percebe o que está acontecendo. Com o advento da internet surgiram novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando desse modo, aos profissionais da educação explorar novas formas de ensinar, e aos alunos, novas maneiras de aprender. Nos últimos anos o avanço da tecnologia possibilitou uma revolução na educação.
Atualmente, questões anteriormente restritas à educação, como a aprendizagem on-line ou via web, estão expandindo suas fronteiras e abarcando também o ensino presencial, o que se percebe é que cada vez mais a educação terá mais apoio pedagógico para o ensino, pois atualmente o aluno conta a presença de vários programas on-line que, lhe servem de suporte para o aprendizado. Em virtude de tais fatos, surge à necessidade de repensar a educação sob o prisma de um paradigma educacional que requer, daqueles envolvidos com a educação, reflexão que lhes possibilita a chegar a entender, buscar conhecer e utilizar esses recursos presentes.
As tecnologias disponíveis na escola em si, não devem ser subutilizadas, limitando-se ao seu uso apenas como repositório de informações, mas pode e deve favorecer a promoção e gerenciamento dos processos de ensino aprendizagem mediados por discussões e produção de conhecimento. Dessa forma, os novos paradigmas apontam para a criação de espaços que privilegiem a co-construção do conhecimento, por meio da interatividade, da subjetividade.
Enfim, um novo paradigma educacional está surgindo. Por isso a capacitação docente para o uso das tecnologias e a busca pelo enriquecimento do ensino presencial devem ser vistas como prioridade no cenário em que se instaura a educação. O uso gradativo das tecnologias da informação e comunicação no ensino tende a fomentar, não apenas a discussão sobre as melhores práticas pedagógicas, como também garantir um ambiente favorável à inovação e um crescimento virtuoso que potencialize a aprendizagem.
Percebemos ainda que, um considerável aumento da facilidade de acesso ao computador leva aos professores e as próprias instituições a necessidade de, se fazer mais a sua utilização. Entretanto, a chegada de tais recursos deve vir acompanhada de discussões acerca da sua melhor utilização.
Sendo assim, a grande discussão que se faz sobre a inclusão destes recursos em educação aponta a necessidade da capacitação continuada dos professores, como ponto essencial para o desenvolvimento de propostas educacionais próprias para formar o indivíduo de forma integral. Nesse contexto, Moraes (apud Gonçalves, 2003, p.22) acredita que a educação, grande desafio nos dias atuais, deve proporcionar aos alunos então, oportunidades de uma aprendizagem de qualidade que contemple o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na sociedade em que vivemos.
Diante destas questões, levanta-se a necessidade de se conhecer um pouco da história da evolução da tecnologia, de alguns programas presentes atualmente e também, da compreensão do ensino e a aprendizagem como um processo que não está restrito à sala de aula, devendo por isto ser repensado como gerir este novo espaço educacional, trazendo não somente a evolução tecnológica em si, mas a sua utilização como meio necessário para o aperfeiçoamento de nosso ensino e posteriormente, da aprendizagem. 


quarta-feira, 13 de junho de 2012


Como professor aprendiz procuro sempre estar atenta para as novidades, e sempre pronta para aprender coisas novas , principalmente no que se trata as novas tecnologias trazidas para a educação, sem elas o meu trabalho não seria tão produtivo, e com alternativas variadas. Ser aprendiz é estar atento as mudanças e se aperfeiçoando a elas.
Sou a professora Noemi Maria Bortolanza, trabalho com um quinto ano e segundo professor, sou pós-graduada em Educação Infantil e series Iniciais, e Graduada em Educação Especial onde tenho muito orgulho de ter pessoas especiais em minha vida, estou aprendendo muito com eles...
As minhas expectativas com o curso é endender que atualmente estamos vivendo num mundo moderno onde a era da tecnologia e a informática vem acompanhando os seres humanos em grande estilo de transformação e de conhecimentos. Hoje, a educação tornou-se a palavra chave de muitos dos nossos objetivos assim como nos sugere conhecer outras mídias.

            Como profissional vejo uma expectativa fantástica onde a Educação vem ganhando um amparato, um novo olhar onde a tecnologia da Informática vem sendo uma ferramenta ou melhor, um grande ícone de comunicação, proposta didática pedagógica atraente, é rápida difisão dos TIC enquanto instrumento potenciador da mudança e promotor da modernização pelos serviços administrativos, na cidadania e da racionalidade econômica.
            Para a educação as expectativas são muitas pois os Tic, vem nos proporcionar uma nova forma de mediar esse conhecimento professor e aluno. Assim a aprendizagem é vista como um processo interativo, ao mesmo tempo individualizador e socializador, que se realiza com a interação de outros sujeitos num trabalho coletivo.
            Então cumpre-se notar que a escola é um lócus por excelência da formação continuada do profissional da educação, pois, na medida em que se trabalha e estuda ao mesmo tempo, tem oportunidades de receber orientação e acompanhamento da prática e terá acesso a um material mais rico para desenvolver o ciclo da ação reflexão – ação aperfeiçoada. Sendo assim as expectativas do TIC torna-se relevante ao profissional que busca esse conhecimento e aplica-o simultaneamente na sua prática e que tenha significado para a vida e na sua formação profissional.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Expectativas...

      
  Os constantes avanços tecnológicos se fazem atualmente, rápidos e tão envolventes que nem sempre a sociedade percebe o que está acontecendo. Com o advento da internet surgiram novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando desse modo, aos profissionais da educação explorar novas formas de ensinar, e aos alunos, novas maneiras de aprender.
         As tecnologias constroem alicerces para essa mudança, entretanto, é preciso desmistificar o papel da escola, é preciso rever a metodologia de ensino, é preciso de práticas educativas encantadoras, que oriente o educando a colher informações e sobre tudo utiliza-las no seu cotidiano resultando no educando como construtor de sua própria aprendizagem. Substituir a aprendizagem mecânica pela aprendizagem significativa.
        Na preocupação de refazer nos espaços educativos a prática da pesquisa, cada vez mais os educadores vão em busca de novas informações, conhecimentos para inserir em sua prática pedagógica. Por isso, minhas expectativas para as TIC`s na aprendizagem é de somar informações com novas aprendizagens e trocas de experiências. 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

É  importante entender a aprendizagem como uma atividade continuada, estendendo-se ao longo da vida. A formação de qualquer indivíduo não pode mais ser pensada como algo que acontece somente no âmbito escolar, muitas informações são passadas através da televisão, outras nas empresas na qual os empregados são requalificados. Temos um grande volume de informações, o que precisamos é saber selecionar para utilizar-mos no dia a dia de nossa carreira.

REFLEXÕES INICIAIS

Vivemos em uma sociedade do conhecimento, o acesso a esse conhecimento culturalmente gerado não é fácil, como mostram as crises permanentes vividas por nossos sistemas educacionais, às voltas com demandas cada vez maiores de alfabetização, isto é, de universalização de sistemas culturais de representação e conhecimento , não apenas escrita e numérica, mas também científica, artística, econômica, etc. Nesse sentido, o valor do conhecimento, assim como sua gestão social e nossa sociedade, deveria revalorizar a importância dos processos de aprendizagem ou de aquisição de conhecimento, já que constituem uma das ferramentas mais poderosas para essas novas formas de gestão social do conhecimento. Quem não pode ter acesso às múltiplas formas culturais de representação simbólica socialmente construídas (numéricas, artísticas, científicas, gráficas, etc.) está socialmente, economicamente e culturalmente empobrecido.  

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Ser professor hoje é saber lidar com alguns saberes, com tecnologias e com a complexidade social.
Neste contexto ser professor é ter domínio de conteúdo,entender os processos de aprendizagem dos alunos,saber ensinar criando situações que favoreçam o aluno a encontrar sentido para aquilo que está aprendendo, conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar.

 

Apresentação

Sou professora pós graduada em educação infantil, atuo na área há mais de oito anos.Considero que as tecnologias não param de entrar em nossas vidas, e que vivemos num novo mundo, de tal modo que a expressão Sociedade da informação passou a ter um uso corrente para identificar o novo tempo de civilizacional.Minhas expectativas é um aprofundamento maior e um modo mais coerente para transmitir as tecnologias.