Achei interessante este link que fala sobre a importncia da agua no nosso planeta.Informar sobre a escassez de água no planeta, alertando para as preocupantes previsões quanto à disponibilidade de água para a população no futuro e apontando as atividades que mais consumem água, agricultura e mineração. Alertar para a necessidade da população cobrar medidas públicas de proteção e preservação da água.
https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=1721
Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
terça-feira, 12 de agosto de 2014
RECURSOS EDUCACIONAIS
Recomendo esses links porque achei interessantes, eles
trazem de maneira simples e compreensiva todos os conteúdos.
É sempre difícil responder as perguntas das crianças sobre
sexualidade, sobre o nascimento do ser humano, ali tem um vídeo bem simples que
pode ajudar bastante.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
A IMPORTANCIA DE PROJETOS PARA A APRENDIZAGEM
A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar
um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam
escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se
valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar
aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é
o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores,
mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.
O
trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de
construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a
aprendizagem significativa.
Possibilita
ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus
conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a
perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade
escolar.
Permite
ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos
envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois
esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo
constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana
dificuldades e buscando aprofundamentos.
projeto contos e historias
EMA: CONTOS E HISTÓRIAS
DURAÇÃO: TODO ANO LETIVO
SÉRIE: JARDIM I
JUSTIFICATIVA
Nesta faixa etária, as crianças
encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a imitação
representa a realidade. Para elas, as coisas são vivas e dotadas de
intenções e sentimentos.
Aproveitando também, que nesta fase as
crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como
ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, senti a necessidade de
montar este projeto abrangendo contos e histórias como: O lobo e os
cabritinhos, Uma babá para os ursinhos, O sapo encantado etc.,
acreditando que o conto deve ser prazeroso e não repetitivo e mecânico,
de forma que nos permita viajar em outro mundo proporcionando momentos
de risos, novos conhecimentos e sonhos.
OBJETIVO GERAL
►Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
►Confrontar realidade e fantasia;
►Aguçar o prazer pela leitura;
►Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
►Organizar idéias e pensamentos;
►Ampliar o vocabulário;
►Estimular a criatividade.
DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de personagens;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;
●Montagem de livro contendo as histórias trabalhadas.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
●Conversa informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com os livros;
●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a história;
●Debate sobre a história;
●Reprodução coletiva da história;
●Desenho livre;
●Modelagem dos personagens.
INTERDISCIPLINARIDADE E CIDADANIA
►LINGUA PORTUGUESA
Vocabulário, linguagem oral e escrita.
►MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.
►CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
►ARTES
Desenhos, pintura, modelagem e dramatização.
►CIDADANIA
Socialização
RECURSOS
●Livros;
●Diferentes tipos de papel;
●Cola branca e colorida;
●Lápis de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de modelar;
●Tinta guache;
●CD’S
PESSOAL ENVOLVIDO
●Alunos do Jardim I;
●Professora e demais funcionários da Unidade;
●Pais e familiares dos alunos.
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.
CONCLUSAO
ESTIMULAR AS CRIANÇAS,E DENSENVOLVER SUA CAPACIDADE ORAL E PRATICA E PROPORCIONAR UM MOMENTO DIFERENTE PARA A CRIANÇA
REFERENCIA
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
●O LOBO E OS CABRITINHOS;
●UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
●O NASCIMENTO DA BORBOLETINHA;
●A CASINHA DO BODE;
●O SAPO ENCANTADO;
●COMO A ZEBRA FICOU LISTRADA.
RECURSOS EDUCACIONAIS
http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=1147&VAI+UMA+PIPOQUINHA+AI#top:
estou deixando este link pois achei interessante pois nele contem um vídeo mostrando as etapas do processo de fabricação da pipoca doce em uma fábrica na região metropolitana de Belo Horizonte, MG.
estou deixando este link pois achei interessante pois nele contem um vídeo mostrando as etapas do processo de fabricação da pipoca doce em uma fábrica na região metropolitana de Belo Horizonte, MG.
PROJETO LIXO NO LIXO
INTRODUÇÃO
Sabemos que o lixo faz parte de
nossa sociedade e, portanto devemos produzi-los com muita cautela, pois a
natureza precisa ser preservada e para isso precisamos nos conscientizar de que
os bens retirados dela precisam ser mais bem aproveitada e reaproveitada para
assim consequentemente reduzir a produção de lixo em nossa sociedade.
JUSTIFICATIVA
A proposta deste trabalho é discutir a importância da
construção de valores, habilidades e atitudes positivas desde a infância
voltadas para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de
vida, ressaltar a importância de formar um cidadão crítico e reflexivo para uma
futura sociedade consciente.
OBJETIVOS
Ø Desenvolver
noções de cuidado e preservação da natureza.
Ø Observar
e explorar o ambiente com curiosidade, sendo um agente transformador,
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Ø Conscientizar
as crianças que o ser humano é um produtor de lixo, bem como fazer com que a
família envolva-se com as atividades mostrando que o lixo pode ser
reaproveitado.
METODOLOGIA
Pensando nesse assunto será desenvolvido um
projeto de educação ambiental tratando da importância da separação do lixo ou
até mesmo como reaproveita-lo adequadamente, o projeto será aplicado para
crianças com idades de 3 a 5 anos.
Inicialmente foi discutido com as crianças o
que é o “lixo” ou resíduo utilizando recursos como videos explicativos , levando ao conhecimento destes alunos que eles são
geradores de lixo e convidamos todos para visualizar os cestos de lixo
existentes na sala.
Primeiramente olharam o cesto de lixo da sua
sala, logo após as crianças foram levadas até os coletores das áreas comuns da
escola, da secretaria e da cozinha, para verificarem que todos nós somos
geradores de lixo, por isso a necessidade de cestos por toda a parte. Após esta
visualização, as crianças tiveram como tarefa de casa, anotar, com o auxilio de
um adulto, o que sua família gera de lixo por dia, e reaproveitar de maneira
artesanal um material que iria jogar fora. Depois da entrega das anotações,
foram trabalhados temas como, por exemplo, reciclagem e coleta seletiva.
Informamos às crianças que através da coleta seletiva podemos separar os
materiais recicláveis dos não recicláveis. Isso quer dizer que uma parte do
lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradação para
o meio ambiente e tornando-se uma solução econômica e social, passando a gerar
empregos e lucro. Em seguida, foram analisados os dados das anotações de cada
criança, sendo discutido o que pode e o que não pode ser reciclado, feito uma
feirinha de exposições com os materiais confeccionados em casa pelos alunos e
pelos pais.
Para melhor compreensão das crianças, sobre a
coleta seletiva, desenvolvemos um jogo que teve seu nome “NA BOCA DO LIXO”,
cujo objetivo é ensinar de, uma maneira dinâmica, a separação do lixo
reciclável do lixo não reciclável. A meta deste jogo é acertar a bola com a
descrição do material (plástico, papel, metal, vidro, resto de alimento, papel
higiênico)
Os
coletores utilizados foram caixas de papelão forradas nas cores adequadas para
a separação. Para finalizar o projeto pedimos que as crianças trouxessem de casa
materiais recicláveis para fazermos brinquedos e jogos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma continua e
sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto através de observação e
acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e
individualidade de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com
registros feitos ao longo do projeto, que fara parte do relatório avaliativo do
semestre.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A educação ambiental com enfoque em resíduos é
eficaz e de fácil aplicação com crianças. Entretanto, deve ser feita de forma
com que os alunos assimilem a geração e coleta de lixo com a realidade com que
eles vivem. Concluímos, também, que ensinar artesanato para eles é uma forma de
incentivar tanto a reciclagem quanto a inclusão da família nas atividades de
recreação destas crianças e na prática diária de reutilização dos resíduos
sólidos domiciliares.
REFERÊNCIAS
Andrade, Fábio
Goulart de Ensino Da natureza e sociedade: pedagogia/ Fábio Goulart de Andrade,
Okçana Battini, Andreia de Freitas Zômpero. – São Paulo: Pearson Prentice
Hall,2009.
OLIVEIRA, H. S.
Problemática sócio ambiental do lixo e gestão da coleta em áreas pobres do
Recife-Pe: Um desafio territorial. Revista de Geografia, 2007, 24
(jan./abr.), 202-211.
SCHÖN, D. A. Educando
o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a Aprendizagem.
Porto Alegre: ARTMED, 2000. Tradução: Roberto Cataldo Costa; Consultoria,
supervisão e revisão técnica desta edição: Beatriz Vargas Dorneles. SEGURA, D.
S B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade à ingênua
consciência crítica. São Paulo: Annablume, 2001.
ALUNA: MARIZETE M ROTTAVA
web quest atividade fisica
Objetivos
- Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças.
- Desenvolver habilidades corporais variadas.
Material necessário
Bolas, cordas, escorregador, colchonetes e imagens de animais.
Desenvolvimento
Na maioria das vezes, as crianças são muito ativas e estão sempre se movimentando. Contudo, é importante que a Educação Física seja feita de modo sistemático durante, por exemplo, dois períodos de 30 minutos, um de manhã e outro pela tarde. É certo que qualquer atividade física proporciona benefícios, mas a organização ajuda a criança a perceber a importância desses momentos.
Outro fator importante é a presença do adulto. Ainda que
simples, certas atividades podem paralisar uma criança que sinta medo ou dificuldade
em realizá-las - e o educador ajuda tanto a evitar acidentes quanto a dar mais
confiança aos pequenos. Além disso, o adulto deve ficar atento às etapas do
desenvolvimento das crianças: se as propostas forem fáceis demais, não
estimulam os pequenos a contento e, se forem muito difíceis, não despertam o
interesse em superar limites. Portanto, as atividades até podem ser as mesmas
para as diferentes faixas etárias da creche, mas pequenas variações em seu
planejamento e execução são muito bem-vindas.
Atividade 1
Uma proposta interessante é enfileirar bolas e auxiliar as crianças a passar os pés por cima delas - primeiro o direito, depois do esquerdo e assim por diante. Em seguida, as cordas podem servir como outro obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a regulagem de altura. Exercícios como esses exigem concentração, estratégia, preparo e, ao mesmo tempo, são estímulos divertidos.
Atividade 2
No pátio, o escorregador costuma ser usado como um brinquedo para descida. Estimular a subida por onde se escorrega também pode ser interessante. Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão direita de cada criança. Com essa atividade, é possível perceber com qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos estímulos à outra mão.
Atividade 3
Propostas que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar em fila, passar uma bola embaixo das pernas e entregá-la nas mãos do próximo colega envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e trabalho em equipe.
Atividade 4
Aproveite que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e mostre imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por exemplo, minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos e guepardos correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser interessante reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que ajuda as crianças a desenvolver noções de lateralidade.
Atividade 5
Bolas variadas (de tênis de mesa, tênis de quadra, futebol de salão, handebol, vôlei, basquete, entre outras) são ótimas para organizar uma competição de arremesso, sempre com os dois braços para essa faixa etária. O tamanho e o peso de cada bola estimulam os músculos do tronco e dos membros superiores. Nesse sentido, confeccionar bolas de meia pode incrementar ainda mais o trabalho.
Avaliação
Faça anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não para compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos filhos.
Atividade 1
Uma proposta interessante é enfileirar bolas e auxiliar as crianças a passar os pés por cima delas - primeiro o direito, depois do esquerdo e assim por diante. Em seguida, as cordas podem servir como outro obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a regulagem de altura. Exercícios como esses exigem concentração, estratégia, preparo e, ao mesmo tempo, são estímulos divertidos.
Atividade 2
No pátio, o escorregador costuma ser usado como um brinquedo para descida. Estimular a subida por onde se escorrega também pode ser interessante. Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão direita de cada criança. Com essa atividade, é possível perceber com qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos estímulos à outra mão.
Atividade 3
Propostas que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar em fila, passar uma bola embaixo das pernas e entregá-la nas mãos do próximo colega envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e trabalho em equipe.
Atividade 4
Aproveite que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e mostre imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por exemplo, minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos e guepardos correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser interessante reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que ajuda as crianças a desenvolver noções de lateralidade.
Atividade 5
Bolas variadas (de tênis de mesa, tênis de quadra, futebol de salão, handebol, vôlei, basquete, entre outras) são ótimas para organizar uma competição de arremesso, sempre com os dois braços para essa faixa etária. O tamanho e o peso de cada bola estimulam os músculos do tronco e dos membros superiores. Nesse sentido, confeccionar bolas de meia pode incrementar ainda mais o trabalho.
Avaliação
Faça anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não para compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos filhos.
Objetivos:
Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.
Áreas de Conhecimento:
Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.
Conteúdos:
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Procedimentos Metodológicos:
1. Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje?
A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
Outro aluno anota essa data na lousa.
Retornando ao diálogo, pergunto aos alunos para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Provoco até encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
Introduzo: Agora vocês vão assistir a um clipe da música da música de Lulu Santos – Seu Aniversário, onde ele fala do calendário.
2. Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música
3. Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas.
4. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila em ordem crescente de tamanho do aluno, para lavar as mãos. Em seguida, todos organizam seu lanche na mesinha e cantam “Meu lanchinho”;
5. Momento da Calmaria: Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História “Vivi quer crescer”.
6. Diálogo sobre a história
7. Atividade xerografada: marcar no calendário as datas solicitadas.
8. Despedida: Canção da Despedida; Arrumar todos, pentear cabelos, passar perfume.
9. Atividade para casa: Xerografada
Recursos:
Calendários, vídeo, atividade xerografada, papel metro, lousa, piloto.
Avaliação:
Processual e contínua. Verificar o uso correto do calendário, de acordo com as necessidades.
Referências:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml
http://lulu-santos.musicas.mus.br/letras/952601/
Tema: Conceitos básicos matemáticos
Objetivo: Resolver situações problemas envolvendo os conceitos básicos.
Áreas de Conhecimento: Matemática, linguagem
Conteúdo: grande, pequeno, leve, pesado, maior, menor, dentro, fora.
Procedimentos Metodológicos:
1. Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer A oração da Criança.
Fazer a chamada através das fichas.
Apresentar uma caixa (dentro dela estão os blocos lógicos) e iniciar uma conversa com perguntas como: alguém conhece esse objeto? Qual o nome dele? Qual é a forma da caixa? A caixa está CHEIA ou VAZIA? O que tem DENTRO da caixa? A caixa está pesada ou leve?
Colocar outra caixa ao lado desta e pedir que comparem: maior ou menor? Grande ou pequena?
Em seguida, esvaziar a caixa, colocando o conteúdo em uma caixa menor e ir questionando onde tem MAIS e onde tem MENOS blocos.
Em seguida colocar os objetos de volta na caixa maior e perguntar novamente.
Explorar outros objetos para estabelecer as comparações.
5. Despedida: Canção da Despedida; Arrumar todos, pentear cabelos, passar perfume.
6. Atividade para casa no livro
Recursos: livro, música, caixa surpresa, maquete da casa, objetos na cor amarela.
Avaliação: Processual e contínua. Verificar se os alunos
construíram as noções em relação a peso, quantidade e tamanho.
Deixar que as crianças manipulem os blocos, brincando livremente com eles, comparando-os.
2. Atividade no livro
3. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila separando meninos de meninas, chamando pelo nome. Em seguida, fazer o lanche na quadra.
4. Momento da Calmaria: Brincar de Vivo, morto.
Referências:
Deixar que as crianças manipulem os blocos, brincando livremente com eles, comparando-os.
2. Atividade no livro
3. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila separando meninos de meninas, chamando pelo nome. Em seguida, fazer o lanche na quadra.
4. Momento da Calmaria: Brincar de Vivo, morto.
Referências:
A importância de trabalhar com projetos.
A importância de trabalhar com
projetos:
Trabalhar com projetos em sala de aula possibilita a construção de um
conhecimento, tendo como principal meta a aprendizagem. Permitindo uma
participação muito mais ativa dos alunos, pois ela e continua dentro e forra da
sala de aula. Hoje com todas as tecnologias a nossa disposição ou quase todas
aumentam muito mais as facilidades de informações usadas por alunos e
professores.
O grupo constrói
seu processo de aprendizagem a partir do momento em que resolve as dificuldades
e busca aprofundamentos.
Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre várias áreas de conhecimentos.
Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre várias áreas de conhecimentos.
PROJETO JUCI E ROSANE
TEMA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Introduçao: A
escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel
fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da
alimentação.
Justificativa:Para
termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em
frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada
alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e
físico. Alguns alimentos têm em suas características funções específicas que
não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são
tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a nossa saúde. Então, ter
uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância
de uma boa alimentação, quais são os benefícios que ela traz a necessidade de
haver um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Justifica-se assim a
aplicação deste projeto.
Objetivos:•Selecionar
os alimentos de origem animal e os alimentos de origem vegetal;•Diferenciar
alimentos naturais industrializados;•Ampliar o universo do conhecimento e
repeito dos hábitos saudáveis;•Reconhecer a necessidade de manter bons hábitos
alimentares;•Compreender a necessidade da higiene na manipulação dos alimentos
e relacionar esse hábito com boa saúde;•Compreender o que é a importância do
prazo de validade dos produtos industrializados;•Conhecer a origem de
diferentes alimentos;•Reconhecer a influência cultural nos hábitos
alimentares;•Conhecer receitas típicas de diferentes lugares;
Publico
alvo:
alunos de 1 á 4 ano
Conteúdos:•Textos
informativos (receitas);•Tabelas e
gráficos•Músicas;•Colagens;•Rótulos;•Quadrinhos;•Jogos;•Pirâmide Alimentar;
Tempo
Estimado:• Sete dias Material Necessário:• Lápis de cor, tesoura,
papel A4, canetinha colorida, tinta guache, pincel, giz de cera, papel pardo,
cartolina, data show, som, cola branca e revistas.
Planejamento
das Etapas: 1º Momento: apresentação do tema proposto através de
textos digitalizados sobre alimentação saudável.
2ª Momento: Frutas, Legumes e Verduras. Reconhecer por
meio de atividades digitalizadas as frutas legumes para explorar as cores, o
tamanho e contagem das mesmas, além de apresentar as variedades de verduras,
frutas, legumes em sua textura;
3º Momento: Rótulos.
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos industrializados.
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos para dar as informações
necessárias de como identificar o prazo de vencimento dos alimentos
industrializados.
4º Momento: Higiene com os
alimentos. Mostrar aos alunos os cuidados que devemos ter com os alimentos.
Ensinando que devemos lavar bem todos os alimentos antes de comê-los e a
importância de comer alimentos naturais e saudáveis. Atividades de desenho para
colorir.
5º Momento: Tabelas e
Gráficos. Explorar atividades com tabelas e gráficos da pirâmide alimentar com
os alunos. Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação:
pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros. Explicar que
alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos
de vez em quando.
6º Momento: Alimentação
Saudável. Mostrar algumas atividades que foram desenvolvidas pelos alunos
durante as aulas sob a orientação das professoras.
7º Momento: Lanche Gostoso.
Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique
coletivo.
Finalizamos o projeto com a
elaboração de uma salada de frutas com os alunos, professores e funcionários da
escola.
AVALIAÇÃO
:A
avaliação ocorreu de forma coletiva, com a participação dos grupos que se
posicionaram sobre os pontos positivos e negativos do Projeto Alimentação
Saudável, através de relatos expostos nas salas de aulas.
pt.slideshare.net/.../projeto-alimento-saudvel
A importância de trabalhar com projetos..
A aprendizagem é um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa.
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento, tendo como eixo a aprendizagem.Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre várias áreas de conhecimentos.
A importância de trabalhar com projetos
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.
Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.Ele vem para Para responder a problemas colocados pelos alunos, pelo contexto educacional, social, econômico, cultural, etc. E ainda para detectar necessidades de aprendizagens, necessidade de aprofundamento e sistematização de conteúdos necessários para o desenvolvimento do projeto e da formação do indivíduo.
projeto:violência na escola
Temática:
Violência na escola
Referências bibliográficas;
Introdução
Na sociedade
atual, globalizada, capitalista e cada vez mais competitiva, o tempo que os
pais podem dedicar a seus filhos é escasso, o que faz aumentar ainda mais a
responsabilidade da escola com a educação e a formação geral de futuros
cidadãos. Urge a importância de se apropriar desse espaço, fazendo dele um
ambiente propício para ampliar a consciência critica de todos os agentes
sociais-educadores, pais e alunos – valorizando a participação e a responsabilidade como instrumentos importantes à efetiva consolidação da
democracia em nosso país e para construir uma escola cidadã, que seja um
antídoto eficaz no combate ao desinteresse dos alunos pelos assuntos escolares,
à indisciplina e à violência emergente nas escolas e na sociedade, de maneira
geral.
Justificativa;
Nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos
e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica
de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação
mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis
alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo
moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através
dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos
outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a
atingir o âmbito das instituições de ensino
Objetivo
geral;
Desenvolver estudos capazes de averiguar os fatores
de risco e as variáveis que levam a prever um alto índice de violência nas
escolas, impulsionando, baixo desempenho escolar e as problemáticas
que levam a atitudes violentas por parte das crianças, adolescentes e
jovens acarretando desagradáveis situações para a população
escolar como um todo
publico alvo: Alunos de 9 a 16 anos
atividades:
- Envolver
toda a escola na conscientização da importância da convivência de um
ambiente de paz
- Pesquisas
em diferentes fontes bibliográficas e organização de trabalhos escritos.
- Debate
sobre o tema na sala de aula.
- Desenvolver
o espírito da paz e da solidariedade, com distribuição de textos e
mensagens.
- Exibir
filmes e refletir as problemáticas da violência na escola.
- Organização
de murais com reportagens e fotos sobre diferentes acontecimentos em
escolas.
- Sugerir
uma passeata da Paz.
- “Concurso
“da melhor redação sobre: “A paz na escola”;” Diga não a violência”;
etc
Avaliação:
A avaliação, sistemática durante a vivência do projeto e no decorrer do ano letivo
Conclusão :
Com esse projeto os alunos se envolveram nas atividades ,debateram em sala de aula,fizeram cartazes sobre o assunto, foram desenvolvidas redações, organizaram uma passeata da paz nas ruas da cidade entre outras atividades. E no ambiente escolar melhorou o convívio entre alunosReferências bibliográficas;
ABRAMOVAY, Metal. Escola e violência.
Brasília: UNESCO, 2002.Disponível em:<http://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/VIOL%C3%8ANCIA-ESCOLAR-UM-BREVE-ESTUDO-SOBRE-O-TEMA.pdf>-
Acesso em: 22mar. 2014.
a importancia de projetos na escola
domingo, 10 de agosto de 2014
Importância dos Projetos
O trabalho com projetos amplia o conhecimento que o aluno pode adquirir, pois é realizado de forma interdisciplinar, e necessita da continua participação e empenho dos alunos.
Além disso, hoje com as tecnologias disponíveis aos professores e o fácil acesso dos alunos, aumenta a quantidade de informações que podem ser usadas.
A criação de espaços de aprendizagem, com a presença das tecnologias, leva a articulação entre o pensamento e a prática, que pode ser reformulada pelos e professores no processo de ensino aprendizagem.
Daiane Pavan e Cleonice Zanco
Projeto Educação Ambiental
1 INTRODUÇÃO
Pode-se entender que a educação ambiental é um processo pelo
qual o educando começa a obter o conhecimento acerca das questões ambientais, onde
ele passa a ter uma nova visão sobre o meio ambiente, sendo um agente transformador
em relação á conservação ambiental.
Nesse sentido, o presente trabalho trata da importância da
Educação Ambiental na Educação Infantil, mais especificamente, sobre o estudo
dos resíduos sólidos, seu destino, reaproveitamento e poluição.
O objetivo deste
trabalho é conscientizar as crianças de que somos todos geradores de lixo, que
estes resíduos são passíveis de reciclagem, vindo a transformar-se até em
brinquedos e jogos, e que, caso não sejam reaproveitados, estes resíduos
poluirão o meio ambiente.
2 justificativa
A escola é o lugar onde o aluno irá dar sequência ao seu
processo de socialização, no entanto, comportamentos ambientalmente corretos
devem ser aprendidos na pratica, no decorrer da vida escolar com o intuito de
contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, contudo a escola deve
oferecer a seus alunos os conteúdos ambientais de forma contextualizada com sua
realidade.
O ambiente escolar é um dos primeiros passos para a
conscientização dos futuros cidadãos para com o meio ambiente.
3 objetivos
·
Conscientizar as crianças de que qualquer ser
humano é um produtor de lixo;
·
Desenvolver noções de cuidados e preservação da
natureza;
·
Adquirir conhecimentos referentes a materiais
recicláveis;
4 metodologia
O projeto será realizado em 5 etapas, com crianças de quatro
a cinco anos, em uma escola da rede pública municipal.
1ª Etapa:
·
Apresentação do tema aos alunos: Será realizada
uma roda de conversa, onde discutiremos com as crianças o que é lixo, quem
produz lixo e para onde vão estes resíduos.
·
Apresentação
de vídeos educativos sobre o lixo.
·
Como tarefa de casa, as crianças deverão
verificar o lixo produzido em suas casas e, com a ajuda dos pais, que separem
somente resíduos inorgânicos, como embalagens, sem arestas cortantes e que não
apresentem perigo as crianças.
2ª Etapa:
·
Quando esses resíduos forem trazidos, deixar que
as crianças manipulem livremente.
·
Aos poucos conduzir a brincadeira para que a
turma classifique os tipos de embalagens e lançar perguntas para que elas
percebam que a quantidade de lixo trazida por cada uma das crianças muda, de
acordo com os hábitos familiares.
3ª Etapa:
·
Aula-passeio, convidar as crianças para duas
atividades de observação do pátio: os pequenos podem fazer uma visita antes do
recreio e outra e outra logo depois desse período,antes do momento da limpeza.
·
È importante que eles relatem o que viram e que
tenham percebido diferenças entre antes e depois do recreio.
·
Registro da realidade encontrada em forma de
desenho.
4ª Etapa:
·
Reciclagem: Apresentar os símbolos da reciclagem
que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro.
·
Confecção de cestos coloridos com a identificação
do tipo de lixo que pode ser jogado neles, os tipos mais usados para as
embalagens são papel, plástico, vidro, metal e material orgânico.
5ª etapa:
·
Para encerrar, desenvolveremos um jogo
intitulado “Basquete da Reciclagem, com os cestos confeccionados na etapa
anterior - um para cada tipo de material- providencie cinco bola de cores com o
nome desses materiais. As crianças deverão acertar os cestos com as devidas
bolas.
5 AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e
registro da participação e envolvimento de cada aluno. Será considerado
atingido o objetivo, se as crianças demonstrarem interesse pelas atividades e
mudarem sua postura frente às questões relacionadas ao meio ambiente.
É importante perceber que essa avaliação tem por finalidade
fazer com que as crianças incorporem, ainda na Educação Infantil, a questão da
classificação do lixo e sua forma certa de destinação.
ANDRADE, Fábio Goulart de; BATTINI, Okçana; ZÔMPERO,
Andréia de Freitas.Ensino de Natureza e Sociedade. São Paulo: Pearson
Prentice Hall, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. V. 3. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>.
Acesso 08 abril. 2014.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa deetal. A importância da educação ambiental nas escolas nas séries iniciais.
Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf>.
Acesso em 08 abril. 2014.
Quanto
lixo produzimos!Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-quanto-lixo-produzimos-669548.shtml>.
Acesso em 08 abril. 2014.
Idiane Sberse e Nilva Belloti
A importância de se trabalha com projetos
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.
Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
Para que projetos?
Para responder a problemas colocados pelos alunos, pelo contexto educacional, social, econômico, cultural, etc. E ainda para detectar necessidades de aprendizagens, necessidade de aprofundamento e sistematização de conteúdos necessários para o desenvolvimento do projeto e da formação do indivíduo.
Assinar:
Postagens (Atom)