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sexta-feira, 17 de agosto de 2012

folclore


Folclore:
Justificativa: Já é comprovada a importância e o valor do folclore na tarefa educativa. Sendo o folclore um fator da mais intensa penetração no campo do ensino, sua devida aplicação, poderá fazer com que a criança  não só aprenda a sabedoria, os sentimentos o espírito da tradição do seu povo, como também valorize seu aspecto de ciência, estética e de comunidade, evitando assim que seus padrões tradicionais sejam substituídos por modelos exóticos e alienígenas.
O folclore é um meio poderoso para despertar na criança aquilo que ela tem de melhor a alegria, a disposição, a criatividade, a espontaneidade, a participação...
Acreditamos que se o folclore, for incentivado, mediado e trabalhado de forma sistemática e interdisciplinar dentro dos objetivos propostos, teremos crianças mais criativas, atentas, participativas, sociáveis e cultas....
Introdução:
Folclore é um conjunto de atividades, que nos fazem pensar, agir e sentir.
São costumes, lendas, mitos, cantigas que fazem parte dos costumes e das tradições de várias regiões do nosso País, fazendo parte de todas as classes sociais.
Objetivo geral:
Resgatar brincadeiras, cantigas,  brinquedos, costumes e tradição do nosso folclore.
Objetivos específicos:
Valorizar o folclore brasileiro.
Estimular a criatividade e a imaginação das crianças.
Metodologia:
Ler um texto a Lenda do Saci.
Quebra cabeça do saci.
Dobradura do saci.
Completar com os numerais o caminho do saci.
Colorir de acordo com o numeral.
Brincadeiras:
Andar em círculo num pé só.
Brincar de amarelinha.
Gata cega.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

hipertexto

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS NOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS DOS PAÍSES DO MERCOSUL: UM OUTRO OLHAR




 O estudo é uma análise dos textos constitucionais tangentes aos direitos e garantias fundamentais dos países signatários do Mercosul: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. O exame dos direitos e garantias fundamentais revela-se o início de integração. Os textos constitucionais próprios de cada país são as referências culturais afastada a substituição de um texto único para todos; portanto, mais racionalmente possível falar em compatibilidade ou compatibilização dos textos do que em substituição. Adequação da norma constitucional com a realidade e necessidade social, sob pena de tornar-se apenas uma carta de boas intenções. Mecanismos para adequação. A norma constitucional deve acompanhar o dinamismo social, redirecionar a interpretação da norma, dentro de critérios de razoabilidade e proporcionalidade. Dignidade da pessoa humana e o respeito aos direitos humanos com estrita observância à Declaração Universal dos Direitos Humanos. No campo dos direitos e garantias fundamentais, há uma harmonização dos sistemas jurídicos, mesmo não sistematizada, cabendo operacionalizá-los e efetivá-los. Uniformização revela-se mais difícil de ocorrer, em virtude das diferenças culturais e a valoração dada. Tribunais Constitucionais pronunciam-se sobre a constitucionalidade das leis; necessário seria que além das questões constitucionais, conhecesse também questões de outras matérias, como civil, penal, laboral, administrativa e penal; pronunciar sobre a constitucionalidade das leis seria apenas uma das atividades do Tribunal do Mercosul. Os protocolos instrumentalizam a harmonia na legislação estabelecendo a segurança jurídica ante à inexistência de normas próprias para o bloco em integração.

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DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS NOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS DOS PAÍSES DO MERCOSUL: UM OUTRO OLHAR




 O estudo é uma análise dos textos constitucionais tangentes aos direitos e garantias fundamentais dos países signatários do Mercosul: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. O exame dos direitos e garantias fundamentais revela-se o início de integração. Os textos constitucionais próprios de cada país são as referências culturais afastada a substituição de um texto único para todos; portanto, mais racionalmente possível falar em compatibilidade ou compatibilização dos textos do que em substituição. Adequação da norma constitucional com a realidade e necessidade social, sob pena de tornar-se apenas uma carta de boas intenções. Mecanismos para adequação. A norma constitucional deve acompanhar o dinamismo social, redirecionar a interpretação da norma, dentro de critérios de razoabilidade e proporcionalidade. Dignidade da pessoa humana e o respeito aos direitos humanos com estrita observância à Declaração Universal dos Direitos Humanos. No campo dos direitos e garantias fundamentais, há uma harmonização dos sistemas jurídicos, mesmo não sistematizada, cabendo operacionalizá-los e efetivá-los. Uniformização revela-se mais difícil de ocorrer, em virtude das diferenças culturais e a valoração dada. Tribunais Constitucionais pronunciam-se sobre a constitucionalidade das leis; necessário seria que além das questões constitucionais, conhecesse também questões de outras matérias, como civil, penal, laboral, administrativa e penal; pronunciar sobre a constitucionalidade das leis seria apenas uma das atividades do Tribunal do Mercosul. Os protocolos instrumentalizam a harmonia na legislação estabelecendo a segurança jurídica ante à inexistência de normas próprias para o bloco em integração.

Hipertexto

Cedo ou Tarde (Nx Zero)

Quando perco a fé,
Fico sem controle
E me sinto mal, sem esperança
E ao meu redor,
A inveja vai, fazendo
As pessoas se odiarem mais.
Me sinto só,
Mas sei que não estou
Pois levo você no pensamento
Meu medo se vai,
Recupero a ,
E sinto que algum dia
Ainda vou te ver
Cedo ou Tarde
Cedo ou tarde
A gente vai se encontrar,
Tenho certeza, numa bem melhor.
Sei que quando canto você pode me escutar
Você me faz querer viver,
E o que é nosso,
Está guardado
Em mim e em você
E
apenas isso basta
Me sinto só,
Mas sei que não estou
Pois levo você no pensamento
Meu medo se vai,
Recupero a fé,
E sinto que algum dia ainda vou te ver
Cedo ou Tarde
Cedo ou tarde
A gente vai se encontrar,
Tenho certeza, numa bem melhor.
Sei que quando canto você pode me escutar.
Uhuhul
Cedo ou tarde
A gente vai se encontrar,
Tenho certeza, numa bem melhor.
Sei que quando canto você pode me escutar.



Hipertexto

Tecnologia e Educação

Estamos na era das transformações e vivemos em um mundo em constantes mudanças, na qual a tecnologia está determinando uma nova ordem socioeconômica nos mais variados campos da ação humana, essencialmente na área da educação. A cada dia, surgem novos modelos de ensino-aprendizagem. Por isso, é necessário ficar atento às mudanças e as práticas pedagógicas.
Nós educadores precisamos nos aperfeiçoar, nos adaptar a essas mudanças tecnológicas, buscando maneiras, programas, que nos auxiliam na nossa docência.
O papel do educador, portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento tendo como base as possibilidades que encontramos on-line.
O computador é uma ferramenta importantíssima que nos auxiliam na aprendizagem. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais, ou criar uma pagina na internet para publicar atividades desenvolvidas pelos nossos educandos estimulando ainda mais a capacidade de cada um.
Há uma década os computadores era um privilegio da elite. Com o avanço tecnológico em nossa sociedade,  onde tudo “ou quase tudo” é por meio a internet não seria diferente com a educação.
Pois ela está interligada com as mudanças e avanço, e por isso, que a real situação de termos laboratório de informática em nossas escolas e bem real e visível. E nós educadores precisamos ter consciência que o mundo virtual está conectado em nosso meio de trabalho sendo assim temos mais uma possibilidade de ensinar de forma lúdica e prazerosa, mas, porém é necessário que o educador seja o mediador entre tecnologia e ensino-aprendizagem.
Não é porque temos Internet, que os educandos podem usar da maneira que querem. Precisa enfocar planejar objetivos, metas e mostrar para o desenvolvimento e crescimento tanto intelectual quando social e profissional de cada um.
Podemos afirmar que a tecnologia e educação precisam andar engajadas uma completando a outra, sem deixar de lado a afetividade, o contato humano, a responsabilidade, o respeito e o compromisso de ser humano, pois formamos cidadões com direitos e deveres, não máquinas que não sabem pensar e nem agir.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Uma Grande Amizade


Uma Grande Amizade.
Lenda nigeriana.
Ouve um tempo em que o Sol, Lua, e Água eram grandes amigos. Viviam sempre juntos, como verdadeiros companheiros. Era um tempo em que os astros viviam na Terra, com os outros elementos e espécies do mundo.
O Sol era casado com a Lua e sempre saía para dar uma volta na Terra, para visitar a Água. Eles conversavam e se divertiam muito juntos.
Certo dia, a Água notou que o Sol não era o mesmo. Estava triste, caladão...
Então resolveu perguntar o que estava acontecendo. O Sol, todo sentido, respondeu que estava triste  porque notou que a Água nunca ia visitá-lo. A Lua, sua mulher, também não gostava de nada disso.
A Água tratou de resolver o mal-entendido, explicando para os amigos a razão pela qual não lhes fazia visitas. Na verdade, ela tinha medo de causar alguns transtornos, pois era muito espaçosa. Sua presença poderia ser uma catástrofe!
O Sol compreendeu, mas não aceitou as razões da Água. Chegando  em  casa, foi conversar com a Lua e os dois resolveram fazer uma reforma geral para que a Água pudesse visitá-los.Era preciso aumentar tudo e fazer da casa um lugar bem grande, com cômodos para a Água se espalhar. E fizeram desse jeito, tudo bem espaçoso.
A casa ficou tão grande que uma pessoa não conseguia percorrê-la inteira nem andando um mês sem cessar. Apesar disso, a Água achou que o lugar não seria suficiente para ela. Mas estava decidida a não fazer mais desfeita ao casal de amigos. Bateu na porta da casa e perguntou se eles tinham certeza de que ela deveria entrar. Ouvindo que sim, a Água foi entrando, se espalhando e não demorou  para  que o andar de baixo estivesse tomado por ela e por todo tipo de ser vivo aquático. Era peixe, alga, tartaruga...
A Água, vendo que estava tomando muito espaço, perguntou ao Sol e à Lua se poderia continuar entrando. Eles responderam, meio sem graça, que seria uma honra, enquanto viam que o segundo andar também começava a inundar.
E quanto mais a Água subia, mais o Sol e a Lua corriam para os outros andares da construção. Atrás deles, muitas baleias, golfinhos, tubarões e raias.
Rapidamente, o Sol e a Lua perceberam que nem telhado estaria a salvo.
Para se manterem secos e a salvo, apenas lhe restava o céu. E para lá eles foram e ficaram. Mas não pense que a amizade entre Sol, Lua e Água terminou. Eles sempre se encontram. Antes do pôr do sol e nas noites de lua cheia.
TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



JUSTIFICATIVA

Este projeto foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a necessidade da instituição de educação infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem a criança adquirir o respeito pelas regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e à coletiva.  

O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).

O “Projeto Trânsito e Cidadania na Educação Infantil” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).
Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).
Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar situações de aprendizagem onde as crianças possam pensar e agir sobre o assunto.
- Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito
- Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo, objetos diversos) através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema.
- Conhecer sinais e regras de trânsito.
- Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
- Elencar atitudes de segurança no trânsito.
- Valorizar e respeitar a linguagem do trânsito como meio de preservação da vida.

PROBLEMATIZAÇÃO 
Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?
Posso desrespeitar as regras e sinalização de trânsito?


PROCEDIMENTOS/ METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e crianças.
Algumas atividades serão realizadas em sala de atividades e outras extra- sala.
Relatos de trajetos feitos pelas crianças
Contação de Histórias  (Fom,Fom/ As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta
Músicas
Produções Textuais
Maquetes
Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente ao CMEI ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
Palestra
Confecção de carrinhos de papelão
Elaboração de um circuito no pátio
Confecção de placas, cartazes
Montagem de painéis
Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sonsa produzidos
O tema trânsito será trabalhado sempre na terça-feira de cada semana.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Levar jornais e notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados
Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas.
Levar a criança a pensar o trânsito, se colocando no lugar de pedestre, não apenas de motorista ou usuário de carro;
Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.
Se houver a possibilidade, levar um guarde de trânsito até a escola, para que converse e oriente os pequenos.

 RECURSOS DIDÁTICOS

Sucatas ( papelão, caixas etc), giz de cera, lápis de cor, fita adesiva, cola quente, DVD, aparelho de televisão, máquina fotográfica, aparelho de som, CDs, EVA, papel manilha etc.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação da professora.