Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Redes Sociais



Pode- se perceber o grande crescimento de redes sociais, onde professores deveriam explora-las de uma melhor maneira em sala de aula, onde levaria o aluno a se interessar mais nas aulas, trazendo efetivas contribuições à educação, é fundamental conhecer as novas formas de aprender e de ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitadas por esses recursos, que favoreçam a democracia e a integração social.
O uso das mídias digitais, especialmente da hipermídia, incorpora distintos recursos tecnológicos à tecnologia digital, proporciona o diálogo entre as diferentes linguagens, transforma as maneiras de expressar o pensamento e de comunicar, interfere na comunicação social e induz mudanças observáveis na produção dos materiais veiculados com suporte em outras tecnologias.
Nesta perspectiva, o cenário educacional requer do professor saber como usar pedagogicamente as mídias e, este “como” envolve saber “o quê” e “o porquê” usar tais recursos. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se ancorado em princípios educacionais, orientadores da prática pedagógica do professor. 

Alunas: Maikieli e Simone

segunda-feira, 30 de junho de 2014

As redes sociais na escola

Hoje em dia percebemos o grande crescimento de redes sociais no dia-a-dia das crianças, e professores são sabendo como lidar com isso em sala de aula. Acho importante o professor utilizar as redes sociais como uma forma a mais de incentivar os alunos a ler, estudar, etc. Muitas vezes os alunos não se interessam muito em ler livros, porém estão sempre aprendendo na internet, lendo e pesquisando. Penso que o professor poderia utilizar essa vontade dos alunos no mundo virtual em virtude da educação, como por exemplo: criar webquests, ler e-books, blogs entre outros, que prendem a atenção do aluno e faz com que ele participe cada vez mais. Explorar mais as redes sociais também é uma boa pedida para prender a atenção dos alunos, basta os professores terem criatividade e saber agir com tais situações, garantido a aprendizagem dos alunos. 


Alunas: Angélica S. M. Kuczkowski e Dirlei Galhardo

A Importância de trabalhar com redes sociais

A Importância de trabalhar com redes sociais

A sociedade do século de hoje melhor conectada. Carregamos nossos pais, amigos, familiares e conhecidos no bolso pelo celular, e aparatos com conexão à Internet. É inegável o poder das redes sociais de atrair pessoas, independentemente da classe social ou da faixa etária. Assim, a escola precisa voltar seus olhos a essas plataformas, contextualizando sua importância dentro do ambiente escolar. É impossível ignorar o Facebook, o Twitter, o Instagram e tantas outras redes em que estamos inseridos. Durante muito tempo, as mídias digitais foram vistas com resistência pelos educadores. Com a popularização da internet, o panorama mudou e uma gama de novas ideias e oportunidades surgiu para a educação de nossas crianças. Hoje, as escolas enxergam as mídias sociais como grandes fontes de comunicação, que ultrapassam as quatro paredes da sala de aula e abrem um mundo a ser explorado. Facebook, Twitter, Youtube, Google Plus e tantas outras plataformas já conquistaram seu espaço dentro dos muros das escolas e provaram ser ótimas como formas de se trabalhar linguagens e formatos diferentes em um mundo digital.Não basta ter uma boa ideia. É preciso justificar aos pais as atividades que serão realizadas nas redes sociais a fim de evitar comentários, antes de sair fazendo conexões na escola e instalando uma rede wi-fi, a coordenação pedagógica precisa garantir que o professor saiba lidar com as redes sociais. Assim, vale a pena investir em uma consultoria de redes sociais ou em pequenos cursos que expliquem a importância das redes sociais. Os professores precisam comprar a ideia para que o trabalho pedagógico funcione.

Autoria

Autoria envolve a construção de um texto ou documento por mais de uma pessoa, ela não está registrada do texto literário científico, técnico jornalístico, mas a qualquer tipo de criação humana, com suas peculiaridades e problemáticas próprias.
A autoria coletiva envolve a construção de um texto ou documento por mais de uma pessoa vem por meio da internet, se torna viável e rápida, devido a dimensão que essa tecnologia abrange largos espaços e milhões de pessoas em todo o mundo. Que está sintonizado a mediar e aprender de forma simples sem se deslocar de seu próprio espaço contribuir como forma de compartilhar e construir conhecimento são possível expandir as fronteiras do saber, para que muitos tenham acesso a diferentes informações, disponibilizadas por diversas pessoas.