Hoje em dia as mídias estão presentes nas escolas de várias formas. Os professores conseguiram fazer com que elas somassem nas aulas, fazendo com que os alunos prestem mais atenção e colaborem de maneiras diferentes com os assuntos abordados para a aprendizagem.
Isso é aplicado pelo professor Silvio da Costa Pereira, que aponta que os professores devem mudar o jeito de trabalho, aplicando novos métodos como slides, vídeos, hipertextos, fotografias e blogs.
Atualmente todos estamos em contato com as mídias, em todo lugar é possível acessá-las, temos TVs, internet, revistas, jornais e celulares sempre a nossa disposição. Assim, cada aluno tem um parecer diferente sobre os temas e pode coloca-los para discussão na sala de aula.
Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
sábado, 30 de agosto de 2014
Mídia-educação no contexto escolar
Hoje nas escolas, famílias, grupos sociais e
meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores.
Isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das
demais instituições sociais, respeito do
papel político, cultural e econômico das mídias. Enfim as tecnologias mudaram
nossas vidas, e cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a
vida das mídias. Para finalizar nosso trabalho pegamos a ideia do Professor Silvio
da Costa Pereira citou a experiência de que a mídia, os novos meios de
comunicação, novas tecnologias estão com tudo hoje em dia facilitando a vida de
todos no geral. Hoje é raro uma pessoa não ter contato com algumas das
tecnologias, pois está fácil o uso de internet, redes sociais, em casa, nas
escolas e locais públicos. E nos como, professores temos o dever de não deixar
nossos livros serem substituídos pela internet.
Julciane
Bianchi
Rosane
Bodanese
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia
A arara
cantora
Tipo do recurso: Áudio
Objetivo: Despertar
nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas, instigar
a imaginação para a construção das mesmas
Descrição do recurso: Conto
infantil que narra a história de uma arara chamada Aurora. Ela passa o tempo
todo a cantar e certo dia decide que vai ser uma cantora. Depois disso, cantava
o dia e a noite inteira e a bicharada não aguentava mais tanta cantoria. Até
que certo dia Aurora ficou rouca e a bicharada comemorou
Observação: Coleção:
Estrelinha. Narração: Paulo Gonçalves. Tempo total: 00:02:08
Componente Curricular: Educação
Infantil::Linguagem oral e escrita
Tema: Educação
Infantil::Linguagem oral e escrita::Falar e escutar
Autor(es): Junqueira,
Sônia
Idioma: Português
(pt)
País: Brasil
(br)
Mídia-Educação no contexto escolar.
Com o passar dos anos o ser humano
tem passado mais tempo na frente da televisão ou recursos tecnológicos,
deixando de lado os livros e revistas ou jornais. Com a criação de meios
tecnológico, hoje não se vê mais crianças e adolescentes com livros ou algo
parecido, estão sendo substituído por tabletes e celulares, hoje não se vê mais
crianças pedindo que para seus pais comprem
um brinquedo ou um gibi para colecionar.
É importante e necessário, refletir sobre a presença dos
meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de
forma crítica e criativa, para que então possamos escolher quais mídias são
apropriados às necessidades pessoais e coletivas. Enfim as tecnologias mudaram
nossas vidas, e cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a
vida das mídias.
Segundo professor Silvio Da Costa
Pereira as mídias estão com tudo nas escolas e principalmente nas salas de
aulas, onde os professores estão modificando suas aulas com a ajuda das novas
tecnologias fazendo com que elas fiquem mais dinâmicas e prestativas.
Alunas: Maikieli Carla Pagani
Simone Alves de Lima
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
Projeto literatura infantil
INTRODUÇÃO:
Este trabalho vem abordar
a importância de se trabalhar a leitura na educação infantil. As crianças sentem e imaginam o mundo, de um jeito
muito próprio, assim a educação infantil deve cumprir um papel socializado,
compreendendo a leitura no desenvolvimento da coordenação motora, através de
atividades elaboradas e adaptadas a faixa etária das crianças, Compreendendo a
importância da leitura na aprendizagem escolar, como meio fundamental na
construção do conhecimento..
O resgate da leitura, não
será a solução dos problemas mundiais, no entanto como eles atuam também no
inconsciente, podem ajudar muito a criança, a eliminar e entender os conflitos
pelo qual está passando no momento em que entra em contato com a educação
infantil.
PROJETO E PLANO DE ENSINO
Este projeto aborda o tema
literatura infantil e foi escolhido pois, podemos perceber que a literatura
infantil e contos vêm se percebendo e
que ao passar dos anos, na
pré-escola, as crianças e professoras possuem série e a tendência da magia dos
contos é se perder gradativamente no caminho, passando a ser vistas como coisa
de crianças.
Os trabalhos serão realizados com a participação dos alunos.
Todas as atividades foram divididas em etapas, explorando sempre o máximo da
criatividade dos mesmos. Primeiramente um embasamento teórico esclarecendo dúvidas e
traçando metas, não fugindo da realidade vivenciada pelos alunos, sendo assim trabalhar
textos, histórias, fabulas criação de personagens e histórias de diversas
formas, além de todo o conteúdo iniciado pela professora regente.
Buscar com este trabalho
resgatar conhecimentos, motivando as crianças, e resgatando valores que irão
contribuir, através da literatura infantil.
RECURSOS
Livros infantis
Fantoches
AVALIACAO
Avaliar o desempenho de
cada aluno durante a aula
CONCLUSÃO
.
Analisando concepções de vários
autores, podemos observar que a literatura infantil desde cedo, está presente
nas atividades da criança. A leitura é para a criança uma maneira ilusória,
imaginária de realizar desejos impossíveis, de serem concretizados na prática e
tanto se apresenta como uma atividade que satisfaz as necessidades referentes
àquilo que motiva para agir, como uma atividade que lhe proporciona prazer.
E de
fundamental importância que, nós enquanto educadores não esqueçam a leitura,
pondo no lugar apenas lápis e papel, pois o mundo infantil vai além disso, até
mesmo do que pensamos. As crianças nos surpreendem através de pequenas
atitudes, as quais aprendem no convívio e socialização com os outros e isto se
dá na maioria das vezes por meio da leitura.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria analise
didática. São Paulo: Moderna, 2000
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Estudo
sobre a história do comportamento: O macaco, o primitivo e a criança. Porto
Alegre: Artes medicas, 1996.
MÍDIA-EDUCAÇÃO
Nos dias de hoje as
pessoas passam diariamente intertidas em TV ou na internet, invés de passarem a
maioria desse tempo irem atrás de livros, com o avanços das novas tecnologia as
crianças passam mais tempo na internet ao invés de brincarem com brinquedos
educativos.
Nos professores
temos o dever de não deixar nossos livros serem substituídos pela internet,
como diz o Professor Silvio Da Costa Pereira a mídia a cada dia esta com tudo
nas escolas principalmente nas salas de aulas , nos professores estamos mudando
o mode de se trabalhar, pois a tecnologia muda a cada momento e com isso ela
nos ajuda a deixar as aulas mais diferentes.
Mídia educação no contexto escolar.
A cada dia que passa vemos mais pessoas intertidas na televisão
ou navegando pela internet do que em busca de livros, revistas ou jornais. Com o
avanço das novas tecnologias é raro ver uma criança, adolescente com um livro
na mão os mesmo foram substituídos pelos mp3, tablets, celulares de ultima geração
que hoje possibilitam uma serie de aplicativos e entretenimento.
Nos
como profissionais da educação professores temos como obrigação nos preocupar
com a troca de livros clássicos por aplicativos do celular. E claro que não
devemos só criticar porque o modo de pesquisa ficou muito mais fácil com o
google.
Segundo
professor Silvio Da Costa Pereira as mídias estão com tudo nas escolas e
principalmente nas salas de aulas, aonde os professores estão modificando suas
aulas com a ajuda das novas tecnologias fazendo com que elas fiquem mais dinâmica
e prestativas.
Alunas : Bianca Ap. Piana e Gisele Ap. Lucas
Mídia-educação no contexto escolar
Para finalizar nosso trabalho pegamos a ideia do Professor Silvio da Costa Pereira, citamos a experiência de que a mídia, os novos meios de comunicação, novas tecnologias estão com tudo hoje em dia facilitando a vida de quase todos no geral. Hoje é raro uma pessoa não ter contato com algumas das tecnologias, pois está fácil o uso de internet, redes sociais, em casa, nas escolas, locais públicos onde se imaginar. E esses meios de comunicação em nossa opinião são ótimos nas escolas, pois os alunos, eles não querem saber sempre do mesmo modo, eles querem coisas novas que despertem suas vontades de aprendizagem. E quando professor e aluno trabalham juntos seus desempenhos vão além. O que mais se precisa hoje são alunos e professores que tenham força de vontade para fazer a diferença.
Alunas: Ana Paula Domingos
Micheli Concolatto
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Projeto Trânsito
PROJETO
TRÂNSITO
Tema:
Trânsito
Introdução
O homem sempre precisou
se deslocar de um lugar para o outro em busca de alimento e bens para a sua
vida.
Atualmente é um dilema
o trânsito nas grandes cidades, ele permite o acesso a diversos locais, porém,
o congestionamento, os acidentes, e a poluição ambiental prejudicam a vida das
pessoas.
Trabalhar o tema
trânsito na escola, faz com que os alunos se tornem mais conscientes de seu
papel como cidadãos que utilizam o trânsito diariamente, ampliando seu
conhecimento sobre as melhores maneiras de se comportam quando são pedestres e
quando são passageiros.
Justificativa
Existem atualmente
muitos veículos na rua e as crianças saem cedo de casa para chegar até a
escola, pois utilizam como meio de transporte o ônibus ou as vans escolares. O projeto
Trânsito busca contribuir na conscientização e conhecimento quanto a proteção a
vida, na redução de acidentes, além de a pratica de um bom relacionamento entre
pedestres e motoristas, a atenção e o respeito que ambas as partes necessitam
ter para a melhoria do trânsito.
Objetivos:
a)
Geral
·
Desenvolver os valores essenciais à vida
e a convivência social, entendendo normas, leis e cuidados no trânsito.
b)
Objetivos
específicos:
·
Desenvolver a consciência da criança no
trânsito;
·
Identificar diferentes símbolos e normas
de trânsito;
·
Desenvolver ações para melhorar a
qualidade do trânsito na cidade;
·
Compreender as relações sociais
existentes nos espaços comuns.
·
Identificar diferenças entre os bairros
da cidade e como acontece o trânsito.
Público alvo:
Alunos
da primeira série
Atividades
a)
Língua portuguesa
· Leitura do livro O trânsito no mundinho, de Ingrid
Biesemeyer Bellinghausen.
· Explorar
o livro, fazer uma roda de conversa sobre o trânsito;
· Leitura
de textos sobre o trânsito;
· Ouvir
músicas que falam sobre o trânsito;
· Assistir
vídeos sobre o tema.
· Interpretação
de algumas placas de trânsito e seu significado;
· Na
internet jogar jogos que auxiliam a observar os cuidados necessários para o
trânsito.
· Discussão
sobre as regras de trânsito.
· Jogo
do trânsito: confeccionar bandeirinhas com as cores verde e vermelho. Mostrar a bandeirinha verde, os
alunos andam livremente, quando mostrar a bandeirinha vermelha todos devem parar.
Quem se movimentar sai do jogo.
· Brincadeiras
envolvendo o trânsito: Brincadeira
de mão no saco - Em um saco será colocado elementos de brinquedo que se relacionem
com o trânsito como, carrinho, caminhãozinho, boneco, ônibus, moto, bicicleta,
apito, etc., e alguns que não se relacione como, panelinhas, animais do
zoológico, chaveiro, anel, etc. O saco será passado de mão em mão enquanto o
grupo canta a música. Quando a música para a criança que está com o saco na mão
deve retirar um objeto, identificar e reconhecer se há ligação com o trânsito e
se tiver explicar qual é a relação.
Atravesse
na faixa
Cuide os
dois lados
Pare,
olhe
Preste
atenção
/: Um
trânsito seguro
É questão
de educação! :/
No
trânsito há carros,
Moto e
caminhão
Pare,
olhe
A
sinalização
/: No
trânsito seguro
O
importante é o cidadão! :/
b)
Matemática
· Desenhos
geométricos;
· Resolução
de cálculos simples envolvendo questões de trânsito;
· Fazer
um gráfico sobre o meio de transporte que cada aluno utiliza para ir a escola.
c)
História
· História
dos meios de transporte;
· Origem
e aspectos das profissões ligadas ao trânsito;
· Lista
das profissões dos meios de transporte.
d)
Geografia
· O trânsito urbano, rural e das grandes cidades;
· Sinais de trânsito.
e)
Ciências
· Primeiros socorros;
· Poluição do ar.
Avaliação
A
avaliação do projeto será constante, para observar os indicativos do
aprendizado dos alunos que pode ser medido através da participação, interesse,
entusiasmo, na resolução de duvidas e na mudança de comportamento.
Conclusão
Conclui-se
com este projeto que o aluno deixa de ser um aprendiz passivo, e passa a usar
no cotidiano, atitudes que o tornam um cidadão consciente de seus atos.
Trabalhar
sobre a educação no trânsito, garante a vivencia da pratica, desde cedo, no ato
de ir e vir com responsabilidade, respeitando motoristas e pedestres.
Referências
BRASIL. Código de trânsito brasileiro (Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997). Brasília: Diário Oficial da União, 1997.
BRASIL. Educação de trânsito no ensino regular - Denatran
Disponível em: <www.denatran.gov.br/download/unidade%202.pdf>. Acesso
em: 20 abr 2013.
EMILI. Exemplo De Plano De Aula. Disponível
em: http://projetosdetrabalho.blogspot.com.br/2011/02/exemplo-de-plano-de-aula.html
JÚNIOR, Giovanni Salera. Projeto
trânsito na escola. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1539000
Projeto:
Educação Para O Trânsito. Disponível em: http://www.cetsp.com.br/media/194181/07_projeto2.pdf
Alunas:
Daiane Pavan
Cleonice Zanco
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