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sábado, 30 de agosto de 2014

Mídia-educação no contexto escolar

        Hoje em dia as mídias estão presentes nas escolas de várias formas. Os professores conseguiram fazer com que elas somassem nas aulas, fazendo com que os alunos prestem mais atenção e colaborem de maneiras diferentes com os assuntos abordados para a aprendizagem.
        Isso é aplicado pelo professor Silvio da Costa Pereira, que aponta que os professores devem mudar o jeito de trabalho, aplicando novos métodos como slides, vídeos, hipertextos, fotografias e blogs.
        Atualmente todos estamos em contato com as mídias, em todo lugar é possível acessá-las, temos TVs, internet, revistas, jornais e celulares sempre a nossa disposição. Assim, cada aluno tem um parecer diferente sobre os temas e pode coloca-los para discussão na sala de aula.

Mídia-educação no contexto escolar



 

                Hoje nas escolas, famílias, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais,  respeito do papel político, cultural e econômico das mídias. Enfim as tecnologias mudaram nossas vidas, e cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias. Para finalizar nosso trabalho pegamos a ideia do Professor Silvio da Costa Pereira citou a experiência de que a mídia, os novos meios de comunicação, novas tecnologias estão com tudo hoje em dia facilitando a vida de todos no geral. Hoje é raro uma pessoa não ter contato com algumas das tecnologias, pois está fácil o uso de internet, redes sociais, em casa, nas escolas e locais públicos. E  nos como, professores temos o dever de não deixar nossos livros serem substituídos pela internet.

 

Julciane Bianchi

Rosane Bodanese

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia


         A arara cantora

Tipo do recurso:        Áudio

Objetivo:      Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas, instigar a imaginação para a construção das mesmas
Descrição do recurso:             Conto infantil que narra a história de uma arara chamada Aurora. Ela passa o tempo todo a cantar e certo dia decide que vai ser uma cantora. Depois disso, cantava o dia e a noite inteira e a bicharada não aguentava mais tanta cantoria. Até que certo dia Aurora ficou rouca e a bicharada comemorou
Observação:               Coleção: Estrelinha. Narração: Paulo Gonçalves. Tempo total: 00:02:08
Componente Curricular:        Educação Infantil::Linguagem oral e escrita
Tema:            Educação Infantil::Linguagem oral e escrita::Falar e escutar
Autor(es):    Junqueira, Sônia
Idioma:          Português (pt)
País:                Brasil (br)

Mídia-Educação no contexto escolar.



Com o passar dos anos o ser humano tem passado mais tempo na frente da televisão ou recursos tecnológicos, deixando de lado os livros e revistas ou jornais. Com a criação de meios tecnológico, hoje não se vê mais crianças e adolescentes com livros ou algo parecido, estão sendo substituído por tabletes e celulares, hoje não se vê mais crianças pedindo que para seus pais comprem  um brinquedo ou um gibi para colecionar.
 É importante e necessário, refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa, para que então possamos escolher quais mídias são apropriados às necessidades pessoais e coletivas. Enfim as tecnologias mudaram nossas vidas, e cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias.
Segundo professor Silvio Da Costa Pereira as mídias estão com tudo nas escolas e principalmente nas salas de aulas, onde os professores estão modificando suas aulas com a ajuda das novas tecnologias fazendo com que elas fiquem mais dinâmicas e prestativas.
Alunas: Maikieli Carla Pagani
             Simone Alves de Lima
 

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Projeto literatura infantil

    INTRODUÇÃO:

Este trabalho vem abordar a importância de se trabalhar a leitura na educação infantil. As crianças sentem e imaginam o mundo, de um jeito muito próprio, assim a educação infantil deve cumprir um papel socializado, compreendendo a leitura no desenvolvimento da coordenação motora, através de atividades elaboradas e adaptadas a faixa etária das crianças, Compreendendo a importância da leitura na aprendizagem escolar, como meio fundamental na construção do conhecimento..
O resgate da leitura, não será a solução dos problemas mundiais, no entanto como eles atuam também no inconsciente, podem ajudar muito a criança, a eliminar e entender os conflitos pelo qual está passando no momento em que entra em contato com a educação infantil.

PROJETO E PLANO DE ENSINO

Este projeto aborda o tema literatura infantil e foi escolhido pois, podemos perceber que a literatura infantil e contos vêm se percebendo e  que  ao passar dos anos, na pré-escola, as crianças e professoras possuem série e a tendência da magia dos contos é se perder gradativamente no caminho, passando a ser vistas como coisa de crianças.
Os trabalhos serão  realizados com a participação dos alunos. Todas as atividades foram divididas em etapas, explorando sempre o máximo da criatividade dos mesmos. Primeiramente  um embasamento teórico esclarecendo dúvidas e traçando metas, não fugindo da realidade vivenciada pelos alunos, sendo assim trabalhar textos, histórias, fabulas criação de personagens e histórias de diversas formas, além de todo o conteúdo iniciado pela professora regente.
Buscar com este trabalho resgatar conhecimentos, motivando as crianças, e resgatando valores que irão contribuir, através da literatura infantil.


RECURSOS
Livros infantis
Fantoches

AVALIACAO
Avaliar o desempenho de cada aluno durante a aula

CONCLUSÃO

           .
             Analisando concepções de vários autores, podemos observar que a literatura infantil desde cedo, está presente nas atividades da criança. A leitura é para a criança uma maneira ilusória, imaginária de realizar desejos impossíveis, de serem concretizados na prática e tanto se apresenta como uma atividade que satisfaz as necessidades referentes àquilo que motiva para agir, como uma atividade que lhe proporciona prazer.           
E de fundamental importância que, nós enquanto educadores não esqueçam a leitura, pondo no lugar apenas lápis e papel, pois o mundo infantil vai além disso, até mesmo do que pensamos. As crianças nos surpreendem através de pequenas atitudes, as quais aprendem no convívio e socialização com os outros e isto se dá na maioria das vezes por meio da leitura.                   
     
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria analise didática. São Paulo: Moderna, 2000

            VYGOTSKY, Lev Seminovich. Estudo sobre a história do comportamento: O macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes medicas, 1996.


MÍDIA-EDUCAÇÃO

Nos dias de hoje as pessoas passam diariamente intertidas em TV ou na internet, invés de passarem a maioria desse tempo irem atrás de livros, com o avanços das novas tecnologia as crianças passam mais tempo na internet  ao invés de brincarem com brinquedos educativos.

Nos professores temos o dever de não deixar nossos livros serem substituídos pela internet, como diz o Professor Silvio Da Costa Pereira a mídia a cada dia esta com tudo nas escolas principalmente nas salas de aulas , nos professores estamos mudando o mode de se trabalhar, pois a tecnologia muda a cada momento e com isso ela nos ajuda a deixar as aulas mais diferentes.

                

Mídia educação no contexto escolar.


A cada dia que passa vemos mais pessoas intertidas na televisão ou navegando pela internet do que em busca de livros, revistas ou jornais. Com o avanço das novas tecnologias é raro ver uma criança, adolescente com um livro na mão os mesmo foram substituídos pelos mp3, tablets, celulares de ultima geração que hoje possibilitam uma serie de aplicativos e entretenimento.
                Nos como profissionais da educação professores temos como obrigação nos preocupar com a troca de livros clássicos por aplicativos do celular. E claro que não devemos só criticar porque o modo de pesquisa ficou muito mais fácil com o google.
                Segundo professor Silvio Da Costa Pereira as mídias estão com tudo nas escolas e principalmente nas salas de aulas, aonde os professores estão modificando suas aulas com a ajuda das novas tecnologias fazendo com que elas fiquem mais dinâmica e prestativas.


Alunas  : Bianca Ap. Piana e Gisele Ap. Lucas

Mídia-educação no contexto escolar


           A princípio, não há mídia que não possa ser usada na escola. Novidades tecnológicas, meios de comunicação que estão sendo criados atuam na produção e na disseminação de cultura, moral e das ideias. Se antes uma revista, um jornal e os livros já o faziam um pouco a diferença, imagina agora do uso dos novos equipamentos, e tem alterado substancialmente a forma de nos comunicarmos. Resumindo tudo a tecnologia está cada vez mais abrangente “Faz-se, portanto, necessário, refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa”. Para que então possamos escolher quais mídias são apropriados às necessidades pessoais e coletivas, qual uso desejou dar a cada uma, ou quais usos pretendemos evitar. Hoje nas escolas, famílias, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores algum, pois nem todos. Isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias. Enfim as tecnologias mudaram nossas vidas, e cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias. Embora, jornais comunitários já fossem feitos nessa perspectiva, a proliferação de rádios e TVs comunitárias, sites, blogs e o uso de espaços de compartilhamento de produções midiáticas, como o You Tube, são sinais desta crescente necessidade de expressão pública e apropriação do espaço midiático            A cidadania do século XXI requer um grau de conhecimento que até agora poucos de nós têm. Requer do indivíduo que saiba ler os produtos de mídia e que seja capaz de questionar suas estratégias. Isso envolveria capacidades que vão além do que foi considerado alfabetização em massa na época da mídia impressa.

         Para finalizar nosso trabalho pegamos a ideia do Professor Silvio da Costa Pereira, citamos a experiência de que a mídia, os novos meios de comunicação, novas tecnologias estão com tudo hoje em dia facilitando a vida de quase todos no geral. Hoje é raro uma pessoa não ter contato com algumas das tecnologias, pois está fácil o uso de internet, redes sociais, em casa, nas escolas, locais públicos onde se imaginar. E esses meios de comunicação em nossa opinião são ótimos nas escolas, pois os alunos, eles não querem saber sempre do mesmo modo, eles querem coisas novas que despertem suas vontades de aprendizagem. E quando professor e aluno trabalham juntos seus desempenhos vão além. O que mais se precisa hoje são alunos e professores que tenham força de vontade para fazer a diferença.


Alunas: Ana Paula Domingos
            Micheli Concolatto

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Projeto Trânsito

PROJETO TRÂNSITO

Tema: Trânsito
Introdução
O homem sempre precisou se deslocar de um lugar para o outro em busca de alimento e bens para a sua vida.
Atualmente é um dilema o trânsito nas grandes cidades, ele permite o acesso a diversos locais, porém, o congestionamento, os acidentes, e a poluição ambiental prejudicam a vida das pessoas.
Trabalhar o tema trânsito na escola, faz com que os alunos se tornem mais conscientes de seu papel como cidadãos que utilizam o trânsito diariamente, ampliando seu conhecimento sobre as melhores maneiras de se comportam quando são pedestres e quando são passageiros.

Justificativa

Existem atualmente muitos veículos na rua e as crianças saem cedo de casa para chegar até a escola, pois utilizam como meio de transporte o ônibus ou as vans escolares. O projeto Trânsito busca contribuir na conscientização e conhecimento quanto a proteção a vida, na redução de acidentes, além de a pratica de um bom relacionamento entre pedestres e motoristas, a atenção e o respeito que ambas as partes necessitam ter para a melhoria do trânsito.


Objetivos:
a)                 Geral
·                    Desenvolver os valores essenciais à vida e a convivência social, entendendo normas, leis e cuidados no trânsito.

b)     Objetivos específicos:
·         Desenvolver a consciência da criança no trânsito;
·         Identificar diferentes símbolos e normas de trânsito;
·         Desenvolver ações para melhorar a qualidade do trânsito na cidade;
·         Compreender as relações sociais existentes nos espaços comuns.
·         Identificar diferenças entre os bairros da cidade e como acontece o trânsito.

Público alvo:
Alunos da primeira série

Atividades

a)      Língua portuguesa
· Leitura do livro O trânsito no mundinho, de  Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
· Explorar o livro, fazer uma roda de conversa sobre o trânsito;
· Leitura de textos sobre o trânsito;
· Ouvir músicas que falam sobre o trânsito;
· Assistir vídeos sobre o tema.
· Interpretação de algumas placas de trânsito e seu significado;
· Na internet jogar jogos que auxiliam a observar os cuidados necessários para o trânsito.
· Discussão sobre as regras de trânsito.
· Jogo do trânsito: confeccionar bandeirinhas com as cores verde  e vermelho. Mostrar a bandeirinha verde, os alunos andam livremente, quando mostrar a bandeirinha vermelha todos devem parar. Quem se movimentar sai do jogo.
· Brincadeiras envolvendo o trânsito: Brincadeira de mão no saco - Em um saco será colocado elementos de brinquedo que se relacionem com o trânsito como, carrinho, caminhãozinho, boneco, ônibus, moto, bicicleta, apito, etc., e alguns que não se relacione como, panelinhas, animais do zoológico, chaveiro, anel, etc. O saco será passado de mão em mão enquanto o grupo canta a música. Quando a música para a criança que está com o saco na mão deve retirar um objeto, identificar e reconhecer se há ligação com o trânsito e se tiver explicar qual é a relação.
Atravesse na faixa
Cuide os dois lados
Pare, olhe
Preste atenção
/: Um trânsito seguro
É questão de educação! :/

No trânsito há carros,
Moto e caminhão
Pare, olhe
A sinalização
/: No trânsito seguro
O importante é o cidadão! :/


b)     Matemática

·  Desenhos geométricos;
·  Resolução de cálculos simples envolvendo questões de trânsito;
·  Fazer um gráfico sobre o meio de transporte que cada aluno utiliza para ir a escola.

c)      História

·      História dos meios de transporte;
·      Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito;
·      Lista das profissões dos meios de transporte.

d)     Geografia

· O trânsito urbano, rural e das grandes cidades;
· Sinais de trânsito.

e)      Ciências

·  Primeiros socorros;
·  Poluição do ar.

Avaliação

A avaliação do projeto será constante, para observar os indicativos do aprendizado dos alunos que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo, na resolução de duvidas e na mudança de comportamento.


Conclusão

Conclui-se com este projeto que o aluno deixa de ser um aprendiz passivo, e passa a usar no cotidiano, atitudes que o tornam um cidadão consciente de seus atos.
Trabalhar sobre a educação no trânsito, garante a vivencia da pratica, desde cedo, no ato de ir e vir com responsabilidade, respeitando motoristas e pedestres.

Referências

BRASIL. Código de trânsito brasileiro (Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997). Brasília: Diário Oficial da União, 1997.



JÚNIOR, Giovanni Salera. Projeto trânsito na escola. Disponível em:  http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1539000

Projeto: Educação Para O Trânsito. Disponível em: http://www.cetsp.com.br/media/194181/07_projeto2.pdf



Alunas:
Daiane Pavan

Cleonice Zanco