Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
AUTORIA COLETIVA NA INTERNET
A autoria Coletiva na Internet se torna viável e rápida ,devido a dimensão que essa tecnologia abrange largos espaços e milhões de pessoas em todo o mundo .Que está sintonizado a mediar e aprender de forma simples sem se deslocar de seu próprio espaço.
O mundo moderno precisa avançar de forma que todos tem acesso a várias informações em curto período de tempo.Porque só é alcançado
um objetivo quando todos o compartilham dele, em se tratando de todos os setores , principalmente na tecnologia do mundo da internet.
blog
O blog é uma ferramenta importante para o professor,
pois possibilita a produção de textos,
análises, opiniões sobre a atualidade,
publicação de fotos, videos,
além de favorecer a imaginação e a facilitar
a socialização através dos comentários
por outras pessoas.
Minha opinião
Na minha opinião o blog é uma ferramenta de aprendizagem, é fruto da cultura da internet e nasceu com jovens.E vale a pena ser visitado pois nele você encontra muitos links de blogs e outros recursos tais como projetos pedagógicos.Nas escolas é muito importante pois serve de recursos para os alunos para trabalhos pedagógicos no meu ponto de vista.
Redes sociais
É muito importante, pois alunos podem pesquisar seus trabalhos, falar com outros colegas, facilitando o aprendizado, as redes sociais tem um potencial para gerar integração. Precisa ter cuidado com as crianças, que muitos programas não é legal elas entrarem isso pais e professores devem estar atento. Com estas tecnologias professores devem estar sempre se especializando, para poder repassar para seus alunos.
Blogs como ferramentas pedagógicas
O processo de informatização
da educação deve ser considerado como meio de ampliação das funções do
professor. Seu papel continuará a ser fundamental nesse processo, mas não como
aquele que transmite o conhecimento e sim como um “mediador”, aquele que
estimula e orienta o aluno a buscar novos conhecimentos. As novas tecnologias vêm
exigindo do educador novas maneiras de pensamento. Os velhos padrões didáticos
não têm atendido às mudanças que batem à porta da escola e às necessidades dos
alunos.
As tecnologias digitais
favorecem a construção cooperativa, o trabalho conjunto entre professores e
alunos, próximos física ou virtualmente. Pode-se participar de uma pesquisa em
tempo real, de um projeto entre vários grupos, de uma investigação sobre um
problema de atualidade. Uma das formas mais interessantes de trabalhar hoje
colaborativa mente é criar uma página dos alunos, como um espaço virtual de
referência, aonde estes vão construindo e colocando o que acontece de mais importante
nas aulas, os textos, os endereços, as análises, as pesquisas, os anseios, as
dúvidas, as descobertas, enfim uma verdadeira teia de informações, construção e
reconstrução de conhecimentos.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
OS BLOGS
È uma tecnologia em que o
professor e alunos interagem juntos, permite que o aluno manifeste suas próprias
ideias, e também faz com que ele tenha interesse pelo assunto proposto pelo
docente.
A impotâcia da autoria e da autoria coletiva na internet.
Os processos autorais coletivos, colaborativos e iterativos, que têm lugar nas redes de comunicação problematizam a noção de autoria em várias direcções
A produção escrita nesse contexto não é mais referida necessariamente a um indivíduo em particular , mas a uma multidão. A figura do autor, portanto, como alguém que detém um tipo de talento ou conhecimento, um artista ou um especialista, é substituída por uma atuação coletiva
distribuída em rede, que mistura diversas competências e níveis de
contribuição. Por outrolado, a obra deixa de ter contornos definidos e torna-se um processo potencialmente sempre inacabado.
Nilva e Idiane.
Wikipédia
A Wikipédia é uma enciclopédia on-line livre, que conta com colaboradores de vários países do mundo. Ela contém diversas páginas da web que contém informações que podem pesquisadas e ampliadas por qualquer pessoa.
Quando alguém acessa a Wikipédia e quer escrever algo sobre determinado assunto, os demais usuários são avisados, para que não haja bagunça e esteja escrevendo fatos reais.
Qualquer pessoa que possui acesso a internet pode modificar os artigos da Wikipédia e se tornar colaborador. Essa enciclopédia contribui para a aprendizagem do aluno além dos muros da escola, porém nem tudo o que está escrito nela pode ser confiável, devemos ter uma atitude critica pois nem tudo o que está escrito está correto.
Alunas: Cleonice Zanco, Daiane Pavan, Marizete Rottava
Quando alguém acessa a Wikipédia e quer escrever algo sobre determinado assunto, os demais usuários são avisados, para que não haja bagunça e esteja escrevendo fatos reais.
Qualquer pessoa que possui acesso a internet pode modificar os artigos da Wikipédia e se tornar colaborador. Essa enciclopédia contribui para a aprendizagem do aluno além dos muros da escola, porém nem tudo o que está escrito nela pode ser confiável, devemos ter uma atitude critica pois nem tudo o que está escrito está correto.
Alunas: Cleonice Zanco, Daiane Pavan, Marizete Rottava
A internet como espaço de autoria
A internet é um meio de comunicação em que o pesquisador tem
participação ativa no campo de pesquisa,interagindo com outras
pessoas,sendo em espaço que dá oportunidade tanto para a pessoa ser um
pesquisador, como autor de seus próprios produtos de aprendizagem. A
internet é uma interessante fonte de informação, um excelente e rico
espaço para a pesquisa tornando assim uma biblioteca virtual, que coloca
disponível para quem quer acessar um mundo de materiais diversos na
forma e no conteúdo.
É uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático a reedição e futuras visitas. Você pode editar essa página, clicando no separador no inicio da página ou no link no final da página, dependendo do modelo que estiver usando.
Alunas: Ana Paula, Bianca, Gisele
É uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático a reedição e futuras visitas. Você pode editar essa página, clicando no separador no inicio da página ou no link no final da página, dependendo do modelo que estiver usando.
Alunas: Ana Paula, Bianca, Gisele
A internet como espaço de autoria.
Somos livres para pensar e se quisermos podemos compartilhar o que
pensamos com o mundo, pois existe um espaço virtual para todos, no
entanto é preciso vontade e conhecimento das funcionalidades dispostas
na internet. Como referência a Wikipédia, que contém milhares de
informações difundidas e editadas de forma coletiva.
Temos também o Wikidicionário que é uma produção de um dicionário livre em português, onde todos podem contribuir publicando um ou mais verbetes e seu significado dividindo essa informação com todos.
Imaginemos a satisfação de nossos alunos ao poder vislumbrar os conteúdos contidos em um blog, na Wkipédia, Fotoblogs, ou Google Docs, e melhor ainda que podem interagir, contribuir, corrigir, criar e publicar informações que poderão ser vistas por todos que preenchem o espaço virtual, um espaço onde o ser humano é capaz entre outras coisas de: interagir em comunidades virtuais, viajar pelo mundo e principalmente produzir conhecimento toda vez que nós professores permitimos que os alunos ultrapassarem os muros das escolas.
A aplicabilidade da ferramenta no meio educacional terá êxito se houver uma formação adequada dos professores para que o aluno possa ser co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um problematizador dos conhecimento construídos pelos alunos. Não aprendemos porque copiamos e colamos, mas sim, o que copiamos e como colamos, e ai se faz uma boa reflexão do conteúdo.
Esses recursos disponibilizados na internet possibilitam criar e socializar informações, pois o conhecimento deve ser dinâmico e estar em constante transformação. Através de projetos de aprendizagem evidenciados em sala de aula, busca-se usar as ferramentas com o objetivo de tornar o ensino mais dinâmico, onde os alunos se sintam co-autores do conhecimento.
Temos também o Wikidicionário que é uma produção de um dicionário livre em português, onde todos podem contribuir publicando um ou mais verbetes e seu significado dividindo essa informação com todos.
Imaginemos a satisfação de nossos alunos ao poder vislumbrar os conteúdos contidos em um blog, na Wkipédia, Fotoblogs, ou Google Docs, e melhor ainda que podem interagir, contribuir, corrigir, criar e publicar informações que poderão ser vistas por todos que preenchem o espaço virtual, um espaço onde o ser humano é capaz entre outras coisas de: interagir em comunidades virtuais, viajar pelo mundo e principalmente produzir conhecimento toda vez que nós professores permitimos que os alunos ultrapassarem os muros das escolas.
A aplicabilidade da ferramenta no meio educacional terá êxito se houver uma formação adequada dos professores para que o aluno possa ser co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um problematizador dos conhecimento construídos pelos alunos. Não aprendemos porque copiamos e colamos, mas sim, o que copiamos e como colamos, e ai se faz uma boa reflexão do conteúdo.
Esses recursos disponibilizados na internet possibilitam criar e socializar informações, pois o conhecimento deve ser dinâmico e estar em constante transformação. Através de projetos de aprendizagem evidenciados em sala de aula, busca-se usar as ferramentas com o objetivo de tornar o ensino mais dinâmico, onde os alunos se sintam co-autores do conhecimento.
Alunas: Maikieli Carla Pagani
Rosane Bodanese
Simone A. De Lima.
Blog
O blog é uma importante ferramenta que pode auxiliar pedagogos a compartilhar suas ideias e aprender com as ideias dos outros. Também é muito usado por adolescentes para expressar seus sentimentos e ideias. No blog pode ser postado fotos, vídeos, textos, pensamentos, etc. Muitas escolas o utilizam para postar seus projetos, planos de aulas, atividades lúdicas, atividades na hora cívica, fotos dos mesmos, entre outros, facilitando a relação com a família, sendo que esta pode acompanhar quais atividades são feitas na escola e/ou por seu filho, aproximando cada vez mais a família e a escola.
A importância dos blogs e redes sociais
Hoje em dia não é possível ignorar a quantidade e a qualidade de informações que circulam nos espaços virtuais. É fascinante a variedade de textos, imagens e vídeos existentes na web. Ensinar a criança e o adolescente a se apropriar dessas novas linguagens é a única maneira de torná-los competentes para a comunicação coletiva. Toda escola deveria assumir o compromisso ético de proporcionar aos alunos o uso adequado dessas ferramentas, dando, assim, subsídios para que sejam capazes de filtrar as informações disponíveis, produzir conteúdos e conseguir articulá-los de forma reflexiva.
Blog
Na minha opinião acho que é importante sim o blog porque a linguagem é bem conhecida dos adolescentes que á utilizam para publicar paginas pessoais, é uma maneira de se divulgar projetos pedagógicos e de trocar conhecimentos com outras escolas, onde o professor aprende ainda mais com os alunos, especialmente porque também obtém conhecimentos e descobertas com a criação deles.
Familia
Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.
Eugênia Puebla
A importância do blog na educação.
A importância do blog na educação
O blog pode ser utilizado para:
Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento.
Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas.
O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os outros colegas e o professor.
O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os outros colegas e o professor.
O blog pode ser utilizado para:
- Reflexões em torno de áreas específicas;
- Apoio multidisciplinar;
- Apresentação de um projeto acadêmico;
- Interação e participação por parte de quem posta e o feedback de quem acompanha.
O uso do blog na educação amplia o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado.
O uso do blog na educação amplia o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado.
Verdades da Profissão de Professor
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
domingo, 1 de junho de 2014
Muito importantes com tudo isso que foi publicado acabaram aprendendo mais com os outros colega, com o blog e muito mais fácil tornar publica suas ideias e o seus conhecimento, fazendo com que os alunos acabam pensando, planejam, e se preocupam com as palavras, colocada no texto, pois varias pessoas vão ler, é muito interessante e estimula todos para a publicação, tanto de aprendizado ou publicações pessoais é ótimo.
Assinar:
Postagens (Atom)