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sexta-feira, 10 de maio de 2013

Projeto com uso de tecnologias



  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Nome da escola: CEIM  Recanto Encantado – Xaxim –SC.
 Turma : Infantil III – 3 anos.
Numero de alunos : 20
Nome dos Participantes:  Maria Luiza Granella
                                         Lourdes Rissi
                                         Carmem Marostica
                                         Marilei Debastiani
                                         Oneides C. da Silva.


2.    Problemática

Falta de interesse pe;a leitura em adolescentes e adultos.


3.    Justificativa


As historias infantis, os contos e as fabuls são recursos próprios para se trabalhar á sensibilidadedas crianças com o propósito de conseguir mudança da atividades comportamentais.
Através desde projeto pretendemos trabalhar os contos de fadas e as fabulas explorando amplamente a literatura infantil moderna com leitura, conto de historias e dramatizações.
No aspecto pedagógico também trabalhamos com a literatura infantil de forma prazerosa onde a  criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita

4- Objetivo Geral :
            Despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura, possibilitando assim o aprendizado da literatura visual através das imagens desenvolvidas  a saber ler sem saber ler.

Objetivos Específicos:
            -Identificar personagens de contos de fadas como:magros, fadas, duendes,anões, gigantes etc.
            - Compreender asa mensagens que as fabulas transmitem.
            - Reconhecer letras e palavras conhecidos presentes no titulo das historias e nomes e nomes de personagens.
            - Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colegens.
            - Utilizar a linguagens oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas e as fábulas.
            - Realizar leturas visuais através das gravuras.
            - Incentiva as crianças a contarem historias para os colegas.
            - Construir sequencia de historias apartir de determinado ponto.
            - Identificar títulos de historias.
            - Descrever cenários e personagens .
            -Realizar leituras visuais através de gravuras.
            -Resgatar a importância do contar historias, no contexto familiar. 
            - Aprender valores.
            - Desenvolver o senso critico e a criatividade.
            - Valorizar o conto as contos de fadas, considerando-os parte da tradição dos povos.

5-Conteúdo

- Contação de História

- Exploração das Histórias

- Personagens das Histórias

- Dramatização da História conhecidas

-Cinema

- Sacola da literatura

-Fantoches.


6- Disciplinas Envolvidas:
- Linguagem
- Matemática
-Ciências
-Artes
-Educacao Física
- Geografia.


7- Metodologia

- Leitura diária de contos defada e fabulas criando Situacoes de fantasia e encantamentos;

- Exploração oral dos contos.

- Listagem oral das histórias preferidas;

- Reconhecimento de títulos das histórias e nomes de alguns personagens.

- Elaboração  de um novo final, diferente do original;

-Reprodução de histórias ouvidas com fantoches;

-Construção de uma televisão feita com caixa para apresentação das historias no cineminha.

- Sacola da literatura onde as crianças levam para casa e no outro dia escolhe uma história  para contar   aos  colegas.

- Dramatizacao bde historia conhecidas, aonde as crianças sejam os personagens;

- Desenhos, pintura, mascaras sobre as historias;

- Montagem de um espaço na sala d aula com diversos livros para manuseio das crianças ( cantinho da leitura).

- História em CD e DVD um espaço na sala como um cinema com pipocas.



8- Cronograma

Mês de Abril

 Duracao : 10 dias

Demos ênfase a esse tema durante dez dias, mas ele se estende o ano todo por ser um tema relevante as crianças de ed. Infantil.


9- Recursos

- massa de modelar
- livros de literatura
-fantoches
-CDs e DVDs
- Video
- Radio
- Digital
- Cartolina
-Folhas de Oficio
- Tesoura
- Lapis de cor
- Tinta guache
- Caderno
- Pinceis.


10-- Conclusão.

            Através da literatura infantil a criança familiariza-se com os livros, despertando nelas o hábito e o interesse pela leitura.
            Sendo assim a literatura é um dos caminhos mais valiosos que leva a criança a desenvolver a sua imaginação, criatividade e a lidar com suas emoções  e sentimentos e forma prazerosa e significativa, proporcionando o aprendizado nas diversas áreas do conhecimento.



11- Avaliação

A avaliação será continua no decorrer da, pratica desde projeto, através da colaboração, criatividade e participação, ativa de cada criança em todos os momentos, possibilitando assim , a formação de sujeito critico , autônomos e cooperativos.


12-  Referencias Bibliográficas.


ABRAMOUICH, F. Literatura inf:
Gostpsuras e Bobices.5 ano  Ed. São Paulo Scipione, 1945.

BRASIL, Secretaria  de Educacao Fundamental.Parâmetro Curriculares  Nacional: Língua Portuguesa. Brasília Ed. Brasília, 2001.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não:cartas a quem ousa ensinar. São Paulo:Olho D ´água, 1997.

TODOLIVRO, Distribuidores. Os mais belos contos clássicos. Ed Brasileitura.
ZILMERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. São Paulo, 1981, 2 ano ed.Ed Global.


 






























quinta-feira, 9 de maio de 2013

Projeto de Leitura na escola

Escola de E. B. Prof. Custódio de Campos – Municipalizada de 1° ao 5° ano.
Diretora: Lenita M. Foppa Mariani.
Professoras responsáveis pelo projeto: Seliane V. de Oliveira e Ivania Seghetto.
Turmas: 5° ano, matutino e vespertino.
Número de alunos: 51
                   
Projeto de leitura na escola

 JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos educandos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola.
Faz-se necessário então, que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania, visando desse modo, contribuir com a melhoria do nível de leitura dos alunos, além de possibilitar a ampliação da interpretação e do raciocínio. Pois sabemos que, é na exploração da fantasia e da imaginação, por meio da leitura que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre o leitor e o texto.  
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares como é atualmente. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nós educadores e de nossa instituição de ensino propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, à consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
O Projeto compreende a leitura como uma prática social, uma interação entre leitor e texto, em que instigado pelo que lê, o leitor produz sentidos, dialoga com o texto, com os intertextos e com o contexto, ativando o seu conhecimento interno.
Pois, sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

2. OBJETIVOS

- Despertar para o hábito da leitura através da utilização de uma aula semanal para a leitura em sala de aula, com material diversificado, prazeroso e emprestado na biblioteca da escola, de porte dos próprios alunos ou fornecido pelos professores;
- Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
- Estimular o desejo de novas leituras, através de trabalhos como, contação de história realizados pelos professores e pelos próprios alunos;
- Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica juntamente com os professores e repassado aos alunos, ocorrendo semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia, ou encaminhados à biblioteca para a escolha de um livro, nesta semana onde foi trabalhada mais, a produção de atividades por meio da leitura a cada dia foi preparado um material diversificado pelas professoras.
Em comemoração ao dia do livro, e pra completar as atividades já iniciadas nesta respectiva data, iniciamos a semana com o seguinte cronograma:
- Na segunda-feira a coordenadora pedagógica reuniu as turmas para trabalhar sobre a importância da leitura com uma breve palestra no data show.
- Na terça-feira os alunos assistiram ao filme Matilda, onde logo após realizaram um debate sobre o tema, partindo para o desenvolvimento de folder informativo sobre o tema, no laboratório de informática.
- Na quarta-feira, foi realizada a contação de história, pelas professoras “A Verdadeira História dos Três Porquinhos”, onde logo em seguida os alunos foram motivados a realizarem a produção textual e teatral de uma nova versão dessa história, a qual foi apresentada para os demais na sala de aula.
- Na quinta-feira os alunos tiveram a oportunidade na aula de leitura, estarem escolhendo um livro de seu interesse na “mala da leitura” (a qual faz parte do projeto, desenvolvido na escola como incentivo a leitura).
- Na sexta-feira foi realizado um momento para os educandos, participarem do baú das adivinhas e a casinha dos gêneros textuais, os quais também são trabalhados em todas as turmas do 1° ao 5° ano, neste momento os mesmos trabalharam em equipes nos espaços dentro da sala de aula e, na área coberta da escola.
Além disso, serão realizados momentos de palestras para os alunos, com Profissionais capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
Foram também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
Sugestões de trabalhos complementares:
Seminários de leitura,
Passaporte de leitura,
Correio.

4. RECURSOS

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..

5. CRONOGRAMA

O Projeto de Leitura teve início na semana do dia 22 á 26 de abril, sendo que as aulas de leitura além da realização do mesmo continuam sendo desenvolvidos até dezembro de 2013, referente às aulas de leitura, vale frisar que, há uma aula semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, ocorrendo sempre na mesma, bem como em seus conteúdos, a qual é realizada por todas as turmas da unidade escolar.

6. Referências Bibliográficas
Projeto Político Pedagógico da E. E. B. Prof. Custódio de Campos.
CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil? 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SCIESZKA, Jon. O diário do lobo. 1 ed. 32 pág.



PROJETO: A LEITURA COMEÇA NA ESCOLA


PROJETO: A LEITURA COMEÇA NA ESCOLA


1.      IDENTIFICAÇÃO

      Escola Básica Municipal Dom Dosco E CEIM Mário Ferrazzo
       Xaxim -SC
   Turmas; Berçário, Educação Infantil, 4° ano e 8° série.
   Professoras: Clecy Bertollo, Cleusa Gaspari, Daiane Candaten e Janete Baggio.
     
2. PROBLEMÁTICA              

            O crescimento tecnológico vem afastando gradativamente os estudantes dos livros. Percebe-se que o computador, os videogames, a televisão, entre outros, estão sendo prioridade na vida das crianças e adolescentes e isso tem feito com que nossos educandos leem cada vez menos. Isso consequentemente gera dificuldades na aprendizagem, onde o vocabulário está precário, com erros ortográficos, produções deixando a desejar e os conhecimentos escolares ficando em segundo plano.
            É necessário que a escola incentive cada vez mais a leitura, pois através dela é possível transpor o desconhecido, imaginar lugares, situações, criar personagens.

Para aprender a escrever, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, defrontar-se com as reais questões que a escrita coloca a quem se propõe produzi-la, arriscar-se a fazer como consegue e receber ajuda de quem já sabe escrever. (PCN, 1997, p. 66-67).

Podemos conhecer a história dos antepassados e deixar a nossa história para os nossos descendentes, viver experiências, construir conhecimentos. Segundo Geraldi (1995), o começo para o exercício da escrita se dará pela leitura, interpretação e discussão de textos.

3.      JUSTIFICATIVA

            Justifica-se este projeto com o intuito de propiciar para os educandos o despertar para a leitura, o amor aos livros, à importância do hábito de ler. O estudante deve perceber que através da leitura dependem os demais atos da educação: pesquisar, analisar, criticar, posicionar-se e escrever com qualidade. Por isso, a importância de se trabalhar o projeto de leitura de forma interdisciplinar.           


4.      OBJETIVO GERAL

            Promover o envolvimento da comunidade escolar para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler, incentivando o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história, dramatizações e da produção literária.


4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS







  • Estimular a leitura;
  • Proporcionar atividades lúdicas através da leitura;
  • Propiciar produtores de textos, teatros e dramatizações através da leitura começando pela Educação Infantil;
  • Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginações, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;
  • Desenvolver as capacidades das habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever;
  • Permitir que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que leem;
  • Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
  • Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, revistas, jornais...)
  • Aguçar a criatividade do educando;
  • Desenvolver o vocabulário;
  • Estimular o desejo de novas leituras;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens:
  • Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
  • Ampliar situações de leitura, de pequenas histórias infantis, despertando assim o gosto pela mesma;
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
5.      DISCIPLINAS ENVOLVIDAS


Ø  Artes;
Ø  Educação Física;
Ø  Ensino Religioso;
Ø  Geografia;
Ø  História,
Ø  Inglês;
Ø  Língua Portuguesa;
Ø  Matemática;

§  Educação Infantil;
§  Maternal;

6.      METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
           
            Encontro com os educadores para tomada de decisões sobre o projeto e incluindo sugestões. Iniciou o dia da leitura na escola no dia 18 de abril (dia do livro), através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. Os estudantes foram incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores  oferecereram aos alunos, gêneros de leituras variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
            Na disciplina de Língua Portuguesa, construiu-se produções de texto a respeito de debates realizados a partir da aula de leitura.  Os educandos do 6º e 7º anos ensaiaram e dramatizaram a história da “Margarida friorenta” e também a contação da “verdadeira história dos três porquinhos”, onde estas duas apresentações foram assistidas pelas demais turmas da escola, em forma de oficinas. Realizado pela Prof. Cláudia.
            Na disciplina de Educação Física, os estudantes de 3º e 4º anos realizaram a aula de leitura na quadra de esportes, ao final abriu-se um pequeno espaço para que os alunos falassem sobre o que foi lido.  Com as turmas de Educação Infantil, 1º e 2º anos, realizou-se a contação da história dos “Três Porquinhos”. Na aula seguinte finalizou-se a construção das casinhas e posteriormente a dramatização da mesma pelos educandos.
            Na disciplina de Inglês os alunos da 8° 82 leram várias histórias do escritor Monteiro Lobato, para posteriormente ser eleita uma, a qual seria apresentada para o restante dos alunos da escola em forma de teatro. A história escolhida pelos educando foi: “A Pílula Falante do DR. Caramujo”. Após algumas adaptações e personagens escolhidos iniciou o processo de ensaios. No dia 30 do mês de abril, os alunos da oitava série então, apresentaram o teatro as demais turmas da Escola Dom Bosco no período matutino, os alunos adoraram a apresentação, principalmente os menores.
            Para dar ênfase a contação de histórias na Educação Infantil, a Professora Cleusa convidou os alunos da Professora Silvana para participarem, atividade essa a qual todos os educandos se envolveram com alegria e satisfação.
            No CEIM Emília Ferazzo também aconteceram contações de histórias as quais foram envolvidas as crianças do Berçário e da Educação Infantil I, juntamente com as Professoras Francieli, Cristiane e Marília.

7.      RECURSOS

            Recursos humanos: disponibilizamos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica e educadores.  Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, cola, tesoura, palha, madeira, tinta, giz de cera, canetinhas, câmera digital, coleções Monteiro Lobato (acervo da escola), fantasias dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, estas fornecidas pelo CEACA.

8.  CRONOGRAMA

            O Projeto de Leitura na Escola Básica municipal Dom Bosco iniciará no dia do livro onde durante toda a semana acontecerá atividades programadas nas mais diversas disciplinas e turmas.  O mesmo efetuar-se-á até novembro do corrente ano, sendo uma aula de leitura mensal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos.

9.     AVALIAÇÃO E RESULTADOS

            As aulas de leitura deste mês de abril entraram para história da escola Dom Bosco, foram atividades relacionadas à leitura desenvolvidas por todos educadores e com todos os educandos, deste a educação infantil até as séries finais. Os educandos tiveram novas experiências com o tema proposto pela escola, e demonstram muito interesse, não somente lendo, mas ouvindo, encenando  e produzindo. Acreditamos que essas atividades não foram importantes somente para os alunos, mas para nós professores também, é um momento em que nos aproximamos mais dos nossos alunos, ouvimos suas histórias compartilhamos conhecimentos e nos conhecemos melhor. Foram dias de magia da escola, no qual vários personagens da literatura infantil e infanto junevil estavam a solta, trazendo alegria e diversão.
            Este projeto espera despertar o gosto pela leitura, e também o hábito de ler, não somente na escola, como também despertar o gosto por outros gêneros de leituras, não somente livros, que este bom hábito se estenda a leitura de jornais, revistas e quaisquer outras fontes de conhecimento.


10. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

ANEXOS:

Fotos do 4° ano e Educação Infantil I e II.


           
FOTOS 8° SÉRIE 82







FOTOS EDUCAÇÃO INFANTIL





            FOTOS BERÇÁRIO E EDUCAÇÃO INFANTIL I