Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

expectativas das tic na educação -apresentação

Eu enquanto educadora espero ter muitos avancos e muitas oprotunidades de adquirir novos conhecimentos neste curso, sou da geração que a informação digital era pra poucos .Tenho medo e espectativas com essa nova geração movida as novas tecnologias e procuro estar sempre atualizada Sei  que desenvolvendo as atividades deste curso vou aprender mais e interagir com meus colegas

Escola e Sociedade

                                                                                                                                                                                                            
O objetivo da educação é capacitar para viver em sociedade e comunicar-se. Petrus, Romans e Trilla (2000), a educação é global, é social e se da ao longo de toda vida.
Por isso é importante saber que não é só a escola que educa e sim todas as experiências, vivências, família, todas as relações com o outro.
Para Moran (2000), “passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio”. Em todos os instantes novas ferramentas, recursos, métodos surgem na rede. A inserção das novas tecnologias num ambiente tradicional como é a escola, traz consigo inúmeras contradições, discussões e interpretações sobre sua utilização no ambiente escolar.


                                                                                           

AS TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA



Listar as tecnologias na sua escola e como são utilizadas.

Educação e Tecnologia

                                                    Educação e Tecnologia
        Segundo Ladislaou Dowbor precisamos refletir mais sobre como estamos utilizando as tecnologias em nossas aulas, ou será, que estamos apenas lecionando, ou será que estamos administrando aula?
        É importante ter bem claro que a tecnologia é essencial na vida de qualquer cidadão, estamos ligado por a ela, por tuda parte; exemplo se precisar ir no banco, ao supermercado, loteria, farmacia, em tudo estabelecimento nos deparemos com tecnologia, e não pode ser diferente em sala de aula, nos profissionais do saber, precisamos organizar as ideias, informações que nossos alunos trazem consigo.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

TECNOLOGIAS NO CEIM
No CEIM Emilia Varnier temos rádio, televisão, internet, telefone, CD, livros de literatura. Estes são os recursos que temos para trabalhar com nossas crianças.Usamos a televisão para assistir vídeos informativos e recreação. O rádio eles gostam para expressão corporal.
 Estas tecnologias vem para auxiliar no dia a dia no CEIM pois nossos alunos passam o dia a dia todo no CEIM.Assim temos algo para nos ajudar a passar o dia junto com eles que não seja tão cansativo.
  Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
  O envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo condizente  com a sociedade tecnológicas, que deve se caracterizar pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento. A escola engloba a compreensão dos processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção.





Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
As tecnologias digitais nos trazem a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgar e compartilhar.Ensinar e organizar situações de aprendizagem, a fim de criar condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto e da própria identidade.Propiciar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e de intrpretação de mundo , e que o leve, a aprender de forma significativa e com sentido.