Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
expectativas das tic na educação -apresentação
Eu enquanto educadora espero ter muitos avancos e muitas oprotunidades de adquirir novos conhecimentos neste curso, sou da geração que a informação digital era pra poucos .Tenho medo e espectativas com essa nova geração movida as novas tecnologias e procuro estar sempre atualizada Sei que desenvolvendo as atividades deste curso vou aprender mais e interagir com meus colegas
Escola e Sociedade
O objetivo da educação é capacitar para viver em sociedade e comunicar-se. Petrus, Romans e Trilla (2000), a educação é global, é social e se da ao longo de toda vida.
Por isso é importante saber que não é só a escola que educa e sim todas as experiências, vivências, família, todas as relações com o outro.
Para Moran (2000), “passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio”. Em todos os instantes novas ferramentas, recursos, métodos surgem na rede. A inserção das novas tecnologias num ambiente tradicional como é a escola, traz consigo inúmeras contradições, discussões e interpretações sobre sua utilização no ambiente escolar.
Educação e Tecnologia
Educação e Tecnologia
Segundo Ladislaou Dowbor precisamos refletir mais sobre como estamos utilizando as tecnologias em nossas aulas, ou será, que estamos apenas lecionando, ou será que estamos administrando aula?
É importante ter bem claro que a tecnologia é essencial na vida de qualquer cidadão, estamos ligado por a ela, por tuda parte; exemplo se precisar ir no banco, ao supermercado, loteria, farmacia, em tudo estabelecimento nos deparemos com tecnologia, e não pode ser diferente em sala de aula, nos profissionais do saber, precisamos organizar as ideias, informações que nossos alunos trazem consigo.
Segundo Ladislaou Dowbor precisamos refletir mais sobre como estamos utilizando as tecnologias em nossas aulas, ou será, que estamos apenas lecionando, ou será que estamos administrando aula?
É importante ter bem claro que a tecnologia é essencial na vida de qualquer cidadão, estamos ligado por a ela, por tuda parte; exemplo se precisar ir no banco, ao supermercado, loteria, farmacia, em tudo estabelecimento nos deparemos com tecnologia, e não pode ser diferente em sala de aula, nos profissionais do saber, precisamos organizar as ideias, informações que nossos alunos trazem consigo.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
TECNOLOGIAS NO CEIM
No CEIM Emilia Varnier temos rádio, televisão, internet, telefone, CD, livros de literatura. Estes são os recursos que temos para trabalhar com nossas crianças.Usamos a televisão para assistir vídeos informativos e recreação. O rádio eles gostam para expressão corporal.
Estas tecnologias vem para auxiliar no dia a dia no CEIM pois nossos alunos passam o dia a dia todo no CEIM.Assim temos algo para nos ajudar a passar o dia junto com eles que não seja tão cansativo.
Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
O envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológicas, que deve se caracterizar pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento. A escola engloba a compreensão dos processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção.
Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
As tecnologias digitais nos trazem a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgar e compartilhar.Ensinar e organizar situações de aprendizagem, a fim de criar condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto e da própria identidade.Propiciar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e de intrpretação de mundo , e que o leve, a aprender de forma significativa e com sentido.
Assinar:
Postagens (Atom)