Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

Questões para refletir

1- Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?

 O Docente pode estar proporcionando para o aluno uma aula recreativa , criando situações onde o dicente possa utilizar esses recursos  para seu aprendizado, onde ele participe ativamente.Ex: uma pesquisa usando a internet, levando a uma investigação do assunto estudado, ou passar um filme, assim o aluno aprendera melhor e a aula  se tornará mais agradável.



2-Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?

O professor deve criar situações utilizando os recursos tecnológicos,estimulando o conhecimento e a curiosidade e a vontade do aluno em aprender utilizando a internet, videos, músicas, etc...

sexta-feira, 2 de maio de 2014

PAPEL DO PROFESSOR

O PROFESSOR DEVE DESENVOLVER JUNTO AOS ALUNOS ATIVIDADES ONDE POSSAM, DE MANEIRA SIGNIFICATIVA UTILIZAREM-SE DAQUILO QUE JÁ FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS MESMOS, DAQUILO QUE OS MESMOS TÊM CONHECIMENTO, TIRAR PROVEITO DAS TECNOLOGIAS QUE ESTÃO AO ALCANCE DO GRUPO, PRODUZIR TRABALHOS TENDO O PROFESSOR COMO ORIENTADOR E AUXILIADOR. FAZÊ-LOS ENTENDER QUE ESSAS TECNOLOGIAS ESTÃO AI PARA AJUDÁ-LOS NÃO SÓ COMO ESTUDANTES MAS TAMBÉM EM SUAS ESCOLHAS PESSOAIS PARA UMA PERSPECTIVA NA VIDA PROFISSIONAL.

Para refletir

  -  Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
          O professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora, analisando a realidade da tecnologia da escola onde leciona, e assim, buscando maneiras de adaptar suas atividades à essa realidade para que as tecnologias possam vir a contribuir positivamente.

 - Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno? 
         O professor deve criar situações que instiguem a curiosidade do aluno, fazendo com que este busque compreender e observar o que está aprendendo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

 


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Hipertexto

Um tipo de texto eletrônico uma tecnologia, informática radicalmente nova e, ao mesmo tempo, um modo de edição

Hipertexto  no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados que permite ligar paginas informativas usando links que os associem um nível mais alargados , aonde realizamos trabalho colaborativos aonde temos alguns conhecimento


Hipertexto e muito interessante e o lugar aonde devemos sempre pesquisar, e aprender armazenar e recuperar  conhecimento com o uso do links para um acesso rápido e intuitivo


Questões Para Refletir.

# Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?

R: O professor pode criar situações  que venham a propiciar o aluno a participação ativa e uma aprendizagem significativa, levando-o a uma investigação e a uma problematização para a produção e o desenvolvimentos de projetos, para a resolução de problemas.

# Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?

R:Criando ambientes de aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos, seja através da internet, vídeos, ou quaisquer outros meios. 

PERGUNTAS PARA REFLETIR


Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?

O uso das tecnologias o professor pode desenvolver varias atividade para trabalhar com seus alunos, utilizando a internet, essa tecnologia contribui muito para o aspecto pessoal de todos.



Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?

 O professor deve fazer atividades interativas para o aluno utilizando a internet, como pesquisas em laboratórios e entre outras.  

quarta-feira, 30 de abril de 2014

PERGUNTAS




Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?


 Com o uso da Internet, o professor pode desenvolver vários planos de aula no seu dia-dia, nas quais as tecnologias contribuem no seu aspecto pessoal, social,politico e cultural.





 
Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?

o professor deve instigar os alunos a fazer pesquisa, a valorizar as tecnologias que auxiliam no desenvolvimento humano.

Perguntas

   Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?

  O uso da internet, videos e muitos outros recursos que podem ser utilizados na escola para os alunos aprenderem. O aluno com a internet pode estar pesquisando os sites e realizar seus trabalhos.


Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
  
 Com a internet se pesquisa o professor orienta o aluno, como se pesquisa os passos a seguir de maneira correta.
COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA...



 Para o professor desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola, precisa ter consciência da sua importância enquanto educador, da necessidade de planejar suas ações pedagógicas; precisa conhecer o seu aluno, como ele aprende e quais os seus interesses; precisa antes de tudo ser um aprendiz, ser curioso, buscar novas formas de ensinar e colocar em prática as teorias da aprendizagem.
            É necessário que o professor propicie situações de aprendizagem onde o aluno possa construir seu próprio conhecimento através da observação, da interpretação e do contato com o seu objeto de estudo. Essas situações de aprendizagem são mais eficazes quando trabalhadas por meio de projetos que desafiem o aluno a buscar respostas; que despertem a curiosidade e a predisposição para aprender.
 Existe uma grande necessidade de buscar novos conhecimentos que incluam e envolvam as novas tecnologias existentes, é necessário que haja um envolvimento com este novo mundo tecnológico. Precisamos nos adequar a este novo mundo para trazer novas metodologias de ensino - aprendizagem e repassar este conhecimento e agregar ao conhecimento que o aluno possui, transformando assim em um ambiente de constante ensino-aprendizagem.
Por esta razão, é importante que o professor crie situações de aprendizagem que propicia ao aluno o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar a complexidade do mundo atual e desenvolva a autonomia para a busca de novas aprendizagens. Para que esta forma contextualizada de aprender se concretize, é importante que o professor aprenda a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas que também aprenda a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo. Cada uma das tecnologias seja o vídeo, DVD, a Internet, o computador, entre outras, carrega suas próprias especificidades, que podem ser utilizadas de forma complementar entre si ou não. É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo, e não apenas como um apêndice do processo educacional. 


terça-feira, 29 de abril de 2014

Como efetuar uma apendizagem significativa.

                O professor pode desenvolver uma pratica pedagógica integradora, sendo mediador de conteúdos, fazendo o aluno refletir, favorecendo o aluno a aprender fazendo, reconhecendo sua autoria, produzindo por meio de pensamento próprio e não de cópias.
            As tecnologias devem ser utilizadas em sala de maneira produtiva, e planejada, deve ser conhecedor do assunto a ser passado para seu aluno.
Cursista: Marizete Rottava

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Uso de tecnologias


     O professor pode estar complementando o conteúdo com materiais de estudo propostos e apresentar informações que servem para provocar reflexões, passar um vídeo para complementar a matéria, usar a internet para pesquisas e aprendizagem significativa envolvendo as habilidades dos alunos nas novas tecnologias que as escolas nos proporciona.

     O professor pode criar uma situação usando as tecnologias e abranger mais o processo de aprendizagem com o uso das tecnologias.  E a aprendizagem significativa para o aluno será aquela em que ele tenha responsabilidade sobre a aprendizagem, sobre a construção desse processo; assim, o professor precisa utilizar as tecnologias como instrumento na atuação do aluno no tratamento da informação recebida, e não simplesmente como ferramenta do professor enquanto transmissor dessa informação. Daí o conhecimento das diversas formas de utilização da pesquisa dirigida, dos programas de produção de mídia, não só pelo professor, mas também pelo aluno.

PARA REFLETIR

Ter um bom conhecimento no conteúdo repassado para que possa fazê-lo com segurança, proporcionando um bom entendimento, sendo assim, o aluno se torna participativo, e consegue adquirir um bom conhecimento.


TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A televisão é uma tecnologia que esta sendo muito usada, que em conjunto com o DVD estimulam a criança com as músicas, historias até em seu raciocínio lógico matemático e linguístico.
    Impressora é muito usada para imprimir atividades elaboradas e tirada do computador, tem varias utilidades na área da educação. Data Show também é bastante usado para uma aula mais dinâmica. climatizador é uma tecnologia bastante usada na educação infantil para o melhor conforto e aprendizado da criança, e tem muitas outras tecnologias em nosso meio.

Papel do Professor

1.Se aperfeiçoando e criando melhorias  para aprendizagem,utilizando as de forma correta fazendo com que o aluno  se interesse e participe das aulas tornando as agradável.


2.Buscando habilidade técnica e dominando as tecnologias para que as mesmas sejam bem repassadas  e entendidas pelo aluno.

Tecnologia na Escola

Entrevistei duas colegas de trabalho sobre as tecnologias na escola ,as quais me relatam as seguintes :computador ,dvd ,xerocadora ,retroprojetor ,filmadora e radio na visão das entrevistadas essas tecnologias não são o suficiente para fazer um bom trabalho na escola, temos que ter em mãos lápis , caderno, borracha e um lugar adequado para  nossos alunos estudarem. De nada adianta ter essas tecnologias se na hora de usa-las o professor  não ter conhecimento sobre as mesmas e um espaço adequado para usar com os alunos, exemplo simples se assistir um filme qualquer é uma tecnologia,mas se esse filme não tiver conteúdo de nada adianta usar as tais tecnologias o mais viável então seria fazer a uma pesquisa em livros referente a tal assunto trabalhado .Mas deixando claro as tecnologias são importantes no dia a dia mas teque saber a maneira correta de utiliza lá.

O Professor na atualidade

Diferente do professor do passado de antigamente o professor de hoje têm que saber lidar não so com o saberes mas também com a tecnologia e com a complexibilidade social, oque não existia no passado.
   Cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais sobem as exigências sobre a escola. Os professores podem e devem exigir duas coisas absolutamente essenciais que são.
   Uma, é calma tranquilidade para o exercicio do seu trabalho, precisam estar rodeadas com pessoas que lhes tragam essa tranquelidade. Quer dize, não é possivel trabalhar pedagogicamente no meio do ruido, no meio da critica.
    E por outro lado, ter condições de dignidade profissional, por questão de salário, por questão de formação, não é possível imaginar que os professores tenham condições para responder a este aumento de exigências e missões, no meio de situações intoleráveis, de acusação aos professores e as escolas.
as tecnologias mais utilizadas na escola são os computadores e a televisão, porém na entrevista feita as professoras falaram que não utilizam muito a tecnologia em suas aulas, optando por aulas mais teóricas, seguindo a apostila.
no meu ver, a tecnologia é um elemento a mais no nosso cotidiano

As tecnologias na Escola.

As tecnologias mais utilizadas em nossas escolas são televisão, computadores, DVD's, etc. Um exemplo disso é a pesquisa realizada com as professoras, sendo essas as tecnologias mais utilizadas por elas no dia-a-dia. De acordo com as respostas dadas, percebo que as professoras estão procurando sempre se manter lado a lado com a tecnologia, pesquisando atividades que possam ser realizadas com as crianças, músicas e filmes infantis. É sempre bom estar apar das novidades do mundo virtual, pois podemos encontrar muitas atividades diferentes para aplicar em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica e menos cansativa para as crianças. Além de trabalhar a apostila, as professoras costumam passar filmes e músicas algumas vezes por semana, para sair da rotina.

Tecnologia e seu uso em sala de aula.

               As tecnologias mais utilizadas são computadores, aparelhos de telefone e impressoras, sendo estes utilizados como ferramentas no ensino e no funcionamento da escola; o computador e o mais utilizado, ele e a ferramenta que auxilia o professor em pesquisas para o trabalho. Já na entrevista com minhas colegas, não usam com frequencia outras formas de tecnologia a mais usada em sala de aula e a tv, mas sem muita finalidade pedagogica, usa por usar. No meu ver a tecnologia não esta tendo o seu devido valor em sala de aula, tem muito para se aprender a utilisar as mais diversas formas tecnologicas e seus beneficios para uma educação muito mais completa e ampla.

O uso das tecnologias

As colegas entrevistadas foram claras e objetivas, uma disse que não sabe como introduzir as tecnologias em suas aulas pois não tem o habito, acha mais fácil trabalhar somente o conteúdo, a outra diz que sempre que pode costuma usar as tecnologias mas as vezes sem  se dar conta da importância dessa tecnologia usa por usar, cheguei em uma conclusão que as tecnologias na escola não são bem, aproveitadas,e não é dada a importância necessária.

domingo, 27 de abril de 2014

As tecnologias dentro da escola

               Em minha escola, as tecnologias mais utilizadas são computadores, o projetor multimídia, aparelhos de telefone e impressoras. Estes são utilizados como ferramentas de auxilio no ensino e no funcionamento da escola; o computador, para pesquisas e para o desenvolvimento de trabalhos bem como ferramenta para o trabalho dos professores e nos arquivos escolares; o projetor multimídia, para exibição de slides, vídeos entre outras mídias; o aparelho de telefone como meio de comunicação para a escola e a impressora para imprimir provas e trabalhos que são utilizados em sala de aula. Dentre outras, essas são as tecnologias principalmente utilizadas, que contribuem para o bom funcionamento escolar e também para potencializar as práticas de ensino.

As tecnologias em sala de aula

Em entrevistas os professores me relatarão que as tecnologias são usadas para qualificar as aulas tornando mais interessantes em relação a informatica: isso significa, não aprender sobre o computador isso significa aprender com o apoio do computador todos os professores usam as novas tecnologias para tornar as aulas mais dinâmicas e para desenvolver projetos junto com os alunos  

TECNOLOGIA NA ESCOLA

Hoje as tecnologia esta  cada vez mais  avançada  com informação e comunicação na aprendizagem .  As tecnologias usadas na escola são: computadores, internet, televisões, DVD, telefone, câmara fotográficas, radio entre outros. Cada escola possui seu jeito próprio de ser e de educar. Mas para todas elas não é mais possível ignorar as novas tecnologias, pois elas podem melhorar a quantidade e a qualidade da educação oferecida. Independentemente do recurso tecnológico em questão o professor é o sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. E também O uso das tecnologias na escola está além de disponibilizar aliar método e metodologia na busca de um ensino mais interativo.

Aprendizagem Significativa

Aprendizagem Significativa

Por essa razão, é muito importante que o professor crie, incentivando o aluno que desperte pelo aspecto presente na vida pessoal, social, política e cultural  preservando as com muito desempenho, usar, explorar realmente o que é interessante para o aprendizado.

Com muita leitura com varias idéias com o conhecimento de cada aluno com conceitos diferentes com redação sínteses, com cartazes, exercícios trazer novidades a cada dia, fazer apresentação em sala  para que eles realmente demonstre que estão  aprendendo e tem interesse no aprendizado.