1- Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
O Docente pode estar proporcionando para o aluno uma aula recreativa , criando situações onde o dicente possa utilizar esses recursos para seu aprendizado, onde ele participe ativamente.Ex: uma pesquisa usando a internet, levando a uma investigação do assunto estudado, ou passar um filme, assim o aluno aprendera melhor e a aula se tornará mais agradável.
2-Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
O professor deve criar situações utilizando os recursos tecnológicos,estimulando o conhecimento e a curiosidade e a vontade do aluno em aprender utilizando a internet, videos, músicas, etc...
Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
sábado, 3 de maio de 2014
sexta-feira, 2 de maio de 2014
PAPEL DO PROFESSOR
O PROFESSOR DEVE DESENVOLVER JUNTO AOS ALUNOS ATIVIDADES ONDE POSSAM, DE MANEIRA SIGNIFICATIVA UTILIZAREM-SE DAQUILO QUE JÁ FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS MESMOS, DAQUILO QUE OS MESMOS TÊM CONHECIMENTO, TIRAR PROVEITO DAS TECNOLOGIAS QUE ESTÃO AO ALCANCE DO GRUPO, PRODUZIR TRABALHOS TENDO O PROFESSOR COMO ORIENTADOR E AUXILIADOR. FAZÊ-LOS ENTENDER QUE ESSAS TECNOLOGIAS ESTÃO AI PARA AJUDÁ-LOS NÃO SÓ COMO ESTUDANTES MAS TAMBÉM EM SUAS ESCOLHAS PESSOAIS PARA UMA PERSPECTIVA NA VIDA PROFISSIONAL.
Para refletir
- Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
O professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora, analisando a realidade da tecnologia da escola onde leciona, e assim, buscando maneiras de adaptar suas atividades à essa realidade para que as tecnologias possam vir a contribuir positivamente.
- Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
O professor deve criar situações que instiguem a curiosidade do aluno, fazendo com que este busque compreender e observar o que está aprendendo.
O professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora, analisando a realidade da tecnologia da escola onde leciona, e assim, buscando maneiras de adaptar suas atividades à essa realidade para que as tecnologias possam vir a contribuir positivamente.
- Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
O professor deve criar situações que instiguem a curiosidade do aluno, fazendo com que este busque compreender e observar o que está aprendendo.
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Hipertexto
Um tipo de texto eletrônico uma tecnologia, informática radicalmente
nova e, ao mesmo tempo, um modo de edição
Hipertexto no seu nível
mais básico, é um manipulador de bases de dados que permite ligar paginas
informativas usando links que os associem um nível mais alargados , aonde
realizamos trabalho colaborativos aonde temos alguns conhecimento
Hipertexto e muito interessante e o lugar aonde devemos sempre
pesquisar, e aprender armazenar e recuperar conhecimento com o uso do links para um acesso
rápido e intuitivo
Questões Para Refletir.
# Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que
contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as
diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias
possam contribuir efetivamente?
R: O professor pode criar situações que venham a propiciar o aluno a participação ativa e uma aprendizagem significativa, levando-o a uma investigação e a uma problematização para a produção e o desenvolvimentos de projetos, para a resolução de problemas.
# Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
R:Criando ambientes de aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos, seja através da internet, vídeos, ou quaisquer outros meios.
R: O professor pode criar situações que venham a propiciar o aluno a participação ativa e uma aprendizagem significativa, levando-o a uma investigação e a uma problematização para a produção e o desenvolvimentos de projetos, para a resolução de problemas.
# Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
R:Criando ambientes de aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos, seja através da internet, vídeos, ou quaisquer outros meios.
PERGUNTAS PARA REFLETIR
Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
O uso das tecnologias o professor pode desenvolver
varias atividade para trabalhar com seus alunos, utilizando a internet, essa tecnologia
contribui muito para o aspecto pessoal de todos.
Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
O professor deve
fazer atividades interativas para o aluno utilizando a internet, como pesquisas
em laboratórios e entre outras.
quarta-feira, 30 de abril de 2014
PERGUNTAS
Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
Com o uso da Internet, o professor pode desenvolver vários planos de aula no seu dia-dia, nas quais as tecnologias contribuem no seu aspecto pessoal, social,politico e cultural.
Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
o professor deve instigar os alunos a fazer pesquisa, a valorizar as tecnologias que auxiliam no desenvolvimento humano.
Perguntas
Como o Professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que
contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as
diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias
possam contribuir efetivamente?
O uso da internet, videos e muitos outros recursos que podem ser utilizados na escola para os alunos aprenderem. O aluno com a internet pode estar pesquisando os sites e realizar seus trabalhos.
O uso da internet, videos e muitos outros recursos que podem ser utilizados na escola para os alunos aprenderem. O aluno com a internet pode estar pesquisando os sites e realizar seus trabalhos.
Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem
com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
Com a internet se pesquisa o professor orienta o aluno, como se pesquisa os passos a seguir de maneira correta.
COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA...
Para o professor desenvolver uma
prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as
competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola,
precisa ter consciência da sua importância enquanto educador, da necessidade de
planejar suas ações pedagógicas; precisa conhecer o seu aluno, como ele aprende
e quais os seus interesses; precisa antes de tudo ser um aprendiz, ser curioso,
buscar novas formas de ensinar e colocar em prática as teorias da aprendizagem.
É
necessário que o professor propicie situações de aprendizagem onde o aluno possa construir seu
próprio conhecimento através da observação, da interpretação e do contato com o
seu objeto de estudo. Essas situações de aprendizagem são mais eficazes quando
trabalhadas por meio de projetos que desafiem o aluno a buscar respostas; que
despertem a curiosidade e a predisposição para aprender.
Existe uma grande necessidade de buscar
novos conhecimentos que incluam e envolvam as novas tecnologias existentes, é
necessário que haja um envolvimento com este novo mundo tecnológico. Precisamos
nos adequar a este novo mundo para trazer novas metodologias de ensino -
aprendizagem e repassar este conhecimento e agregar ao conhecimento que o aluno
possui, transformando assim em um ambiente de constante ensino-aprendizagem.
Por esta razão, é importante que o professor
crie situações de aprendizagem que propicia ao aluno o desenvolvimento da
capacidade de ler e interpretar a complexidade do mundo atual e desenvolva a
autonomia para a busca de novas aprendizagens. Para que esta forma
contextualizada de aprender se concretize, é importante que o professor aprenda
a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas que
também aprenda a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas
diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do
currículo. Cada uma das tecnologias seja o vídeo, DVD, a Internet, o
computador, entre outras, carrega suas próprias especificidades, que podem ser
utilizadas de forma complementar entre si ou não. É fundamental que a
tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada de forma integrada na
prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo, e não apenas
como um apêndice do processo educacional.
terça-feira, 29 de abril de 2014
Como efetuar uma apendizagem significativa.
O professor pode desenvolver uma pratica pedagógica integradora, sendo mediador de conteúdos, fazendo o aluno refletir, favorecendo o aluno a aprender fazendo, reconhecendo sua autoria, produzindo por meio de pensamento próprio e não de cópias.
As tecnologias devem ser utilizadas em sala de maneira produtiva, e planejada, deve ser conhecedor do assunto a ser passado para seu aluno.
Cursista: Marizete Rottava
As tecnologias devem ser utilizadas em sala de maneira produtiva, e planejada, deve ser conhecedor do assunto a ser passado para seu aluno.
Cursista: Marizete Rottava
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Uso de tecnologias
O professor
pode estar complementando o conteúdo com materiais de estudo propostos e
apresentar informações que servem para provocar reflexões, passar um vídeo para
complementar a matéria, usar a internet para pesquisas e aprendizagem
significativa envolvendo as habilidades dos alunos nas novas tecnologias que as
escolas nos proporciona.
O professor
pode criar uma situação usando as tecnologias e abranger mais o processo de
aprendizagem com o uso das tecnologias. E a aprendizagem significativa para o aluno
será aquela em que ele tenha responsabilidade sobre a aprendizagem, sobre a
construção desse processo; assim, o professor precisa utilizar as tecnologias
como instrumento na atuação do aluno no tratamento da informação recebida, e
não simplesmente como ferramenta do professor enquanto transmissor dessa
informação. Daí o conhecimento das diversas formas de utilização da pesquisa
dirigida, dos programas de produção de mídia, não só pelo professor, mas também
pelo aluno.
PARA REFLETIR
Ter um bom conhecimento no conteúdo repassado para que possa fazê-lo com segurança, proporcionando um bom entendimento, sendo assim, o aluno se torna participativo, e consegue adquirir um bom conhecimento.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A televisão é uma tecnologia que esta sendo muito usada, que em conjunto com o DVD estimulam a criança com as músicas, historias até em seu raciocínio lógico matemático e linguístico.
Impressora é muito usada para imprimir atividades elaboradas e tirada do computador, tem varias utilidades na área da educação. Data Show também é bastante usado para uma aula mais dinâmica. climatizador é uma tecnologia bastante usada na educação infantil para o melhor conforto e aprendizado da criança, e tem muitas outras tecnologias em nosso meio.
Impressora é muito usada para imprimir atividades elaboradas e tirada do computador, tem varias utilidades na área da educação. Data Show também é bastante usado para uma aula mais dinâmica. climatizador é uma tecnologia bastante usada na educação infantil para o melhor conforto e aprendizado da criança, e tem muitas outras tecnologias em nosso meio.
Papel do Professor
1.Se aperfeiçoando e criando melhorias para aprendizagem,utilizando as de forma correta fazendo com que o aluno se interesse e participe das aulas tornando as agradável.
2.Buscando habilidade técnica e dominando as tecnologias para que as mesmas sejam bem repassadas e entendidas pelo aluno.
2.Buscando habilidade técnica e dominando as tecnologias para que as mesmas sejam bem repassadas e entendidas pelo aluno.
Tecnologia na Escola
Entrevistei duas colegas de trabalho sobre as tecnologias na escola ,as quais me relatam as seguintes :computador ,dvd ,xerocadora ,retroprojetor ,filmadora e radio na visão das entrevistadas essas tecnologias não são o suficiente para fazer um bom trabalho na escola, temos que ter em mãos lápis , caderno, borracha e um lugar adequado para nossos alunos estudarem. De nada adianta ter essas tecnologias se na hora de usa-las o professor não ter conhecimento sobre as mesmas e um espaço adequado para usar com os alunos, exemplo simples se assistir um filme qualquer é uma tecnologia,mas se esse filme não tiver conteúdo de nada adianta usar as tais tecnologias o mais viável então seria fazer a uma pesquisa em livros referente a tal assunto trabalhado .Mas deixando claro as tecnologias são importantes no dia a dia mas teque saber a maneira correta de utiliza lá.
O Professor na atualidade
Diferente do professor do passado de antigamente o professor de hoje têm que saber lidar não so com o saberes mas também com a tecnologia e com a complexibilidade social, oque não existia no passado.
Cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais sobem as exigências sobre a escola. Os professores podem e devem exigir duas coisas absolutamente essenciais que são.
Uma, é calma tranquilidade para o exercicio do seu trabalho, precisam estar rodeadas com pessoas que lhes tragam essa tranquelidade. Quer dize, não é possivel trabalhar pedagogicamente no meio do ruido, no meio da critica.
E por outro lado, ter condições de dignidade profissional, por questão de salário, por questão de formação, não é possível imaginar que os professores tenham condições para responder a este aumento de exigências e missões, no meio de situações intoleráveis, de acusação aos professores e as escolas.
Cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais sobem as exigências sobre a escola. Os professores podem e devem exigir duas coisas absolutamente essenciais que são.
Uma, é calma tranquilidade para o exercicio do seu trabalho, precisam estar rodeadas com pessoas que lhes tragam essa tranquelidade. Quer dize, não é possivel trabalhar pedagogicamente no meio do ruido, no meio da critica.
E por outro lado, ter condições de dignidade profissional, por questão de salário, por questão de formação, não é possível imaginar que os professores tenham condições para responder a este aumento de exigências e missões, no meio de situações intoleráveis, de acusação aos professores e as escolas.
As tecnologias na Escola.
As tecnologias mais utilizadas em nossas escolas são televisão, computadores, DVD's, etc. Um exemplo disso é a pesquisa realizada com as professoras, sendo essas as tecnologias mais utilizadas por elas no dia-a-dia. De acordo com as respostas dadas, percebo que as professoras estão procurando sempre se manter lado a lado com a tecnologia, pesquisando atividades que possam ser realizadas com as crianças, músicas e filmes infantis. É sempre bom estar apar das novidades do mundo virtual, pois podemos encontrar muitas atividades diferentes para aplicar em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica e menos cansativa para as crianças. Além de trabalhar a apostila, as professoras costumam passar filmes e músicas algumas vezes por semana, para sair da rotina.
Tecnologia e seu uso em sala de aula.
As tecnologias mais utilizadas são computadores, aparelhos de telefone e impressoras, sendo estes utilizados como ferramentas no ensino e no funcionamento da escola; o computador e o mais utilizado, ele e a ferramenta que auxilia o professor em pesquisas para o trabalho. Já na entrevista com minhas colegas, não usam com frequencia outras formas de tecnologia a mais usada em sala de aula e a tv, mas sem muita finalidade pedagogica, usa por usar. No meu ver a tecnologia não esta tendo o seu devido valor em sala de aula, tem muito para se aprender a utilisar as mais diversas formas tecnologicas e seus beneficios para uma educação muito mais completa e ampla.
O uso das tecnologias
As colegas entrevistadas foram claras e objetivas, uma disse que não sabe como introduzir as tecnologias em suas aulas pois não tem o habito, acha mais fácil trabalhar somente o conteúdo, a outra diz que sempre que pode costuma usar as tecnologias mas as vezes sem se dar conta da importância dessa tecnologia usa por usar, cheguei em uma conclusão que as tecnologias na escola não são bem, aproveitadas,e não é dada a importância necessária.
domingo, 27 de abril de 2014
As tecnologias dentro da escola
Em minha escola, as tecnologias mais utilizadas são computadores,
o projetor multimídia, aparelhos de telefone e impressoras. Estes são
utilizados como ferramentas de auxilio no ensino e no funcionamento da escola;
o computador, para pesquisas e para o desenvolvimento de trabalhos bem como
ferramenta para o trabalho dos professores e nos arquivos escolares; o projetor
multimídia, para exibição de slides, vídeos entre outras mídias; o aparelho de
telefone como meio de comunicação para a escola e a impressora para imprimir
provas e trabalhos que são utilizados em sala de aula. Dentre outras, essas são
as tecnologias principalmente utilizadas, que contribuem para o bom
funcionamento escolar e também para potencializar as práticas de ensino.
As tecnologias em sala de aula
Em entrevistas os professores me relatarão que as tecnologias são usadas para qualificar as aulas tornando mais interessantes em relação a informatica: isso significa, não aprender sobre o computador isso significa aprender com o apoio do computador todos os professores usam as novas tecnologias para tornar as aulas mais dinâmicas e para desenvolver projetos junto com os alunos
TECNOLOGIA NA ESCOLA
Hoje as tecnologia esta cada vez mais avançada com informação e comunicação na aprendizagem
. As tecnologias usadas na escola são:
computadores, internet, televisões, DVD, telefone, câmara fotográficas, radio
entre outros. Cada escola possui seu jeito próprio de ser e de educar. Mas para
todas elas não é mais possível ignorar as novas tecnologias, pois elas podem
melhorar a quantidade e a qualidade da educação oferecida. Independentemente do
recurso tecnológico em questão o professor é o sujeito capaz de mediar o
aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. E
também O uso das tecnologias na escola está além de disponibilizar aliar método
e metodologia na busca de um ensino mais interativo.
Aprendizagem Significativa
Aprendizagem Significativa
Por essa razão, é muito importante que o professor crie, incentivando
o aluno que desperte pelo aspecto presente na vida pessoal, social, política e
cultural preservando as com muito
desempenho, usar, explorar realmente o que é interessante para o aprendizado.
Com muita leitura com varias idéias com o conhecimento de
cada aluno com conceitos diferentes com redação sínteses, com cartazes, exercícios
trazer novidades a cada dia, fazer apresentação em sala para que eles realmente demonstre que estão aprendendo e tem interesse no aprendizado.
Assinar:
Postagens (Atom)