Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

QUESTÕES 1 E 2 DA PÁGINA 141

Acredito muito na prática dialógica, pois vejo que nela vem a maior riqueza da aula, quando o aluno começa a expor seu ponto de vista certa ou errado, é muito importante sua participação, pois esta demonstrando sua interpretação que não foi decodificada de forma objetiva e muitas das vezes também nos surpreendemos com ótimas observações.
As curiosidades são de muito proveito, pois o aluno foi além, seu voo foi mais longe e o professor  é o responsável para medir a profundidade delas para não deixar o aluno sem resposta e nem tomar muito extensa para atrapalhar seu cronograma de planejamento.
Tento sempre trabalhar temas em que a mídia esta trabalhando, jornais, rádios televisão para incentivar a participação e colher o Máximo de informação e participação.



Desenvolvo minha prática de sala de aula com meus alunos sempre de forma dialógica, para que desta forma, diminua as distâncias entre o aluno e a minha pessoa e dessa forma deixando o aluno menos tenso para expor suas dúvidas. Procuro sempre ouvir e respeitar a individualidade de cada um, pois nós temos nossos conhecimentos prévios, os quais podem ser compartilhados em sala.
Além disso, busco ampliar esses conhecimentos sempre com questionamentos para que os mesmo busquem resposta e soluções. Além das discussões em sala a respeito de determinados assuntos, sempre que possível, busco enfatizar a importância da tecnologia para a ampliação dos conhecimentos aplicados, já que hoje ela faz parte do cotidiano das pessoas.
Muitas vezes peço para eles pesquisarem determinados assuntos para debatermos na aula seguinte, outras vezes direciono que página eles devem acessar a fim de debater algo mais pontual e outras vezes buscam as redes sociais para a troca de informações. Dessa forma permito que os alunos percebam que as ferramentas tecnológicas servem também para obter informações importantes sobre os assuntos abordados.


A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM PROJETOS COM OS ALUNOS



Ensinar é organizar situações de aprendizagem, favorecer o levantamento e a identificação de temas ou problemas de investigação, discutir sua importância, possibilitar a articulação entre diferentes pontos de vista, reconhecer distintos caminhos a seguir na busca de sua compreensão ou solução, negociar redefinições, incentivar a busca de distintas fontes de informações ou fornecer informações relevantes, favorecer a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a aprendizagem significativa.
Nesta perspectiva, a criação de ambientes de aprendizagem, com a presença das tecnologias, significa utilizá-las para a representação, a articulação entre pensamentos e a realização de ações que podem ser depuradas e reformuladas com vistas a novos patamares de compreensão. Para isso, as interações entre os alunos e entre os alunos e o professor são fundamentais para o processo de ensino e de aprendizagem.

Na interação com os colegas, na troca de ideias, experiências e reflexões viabilizadas presencialmente ou nos espaços virtuais de comunicação permitem ao aluno fazer comparações, diferenciações, estabelecendo novas relações e compreensões. 
Na interação com o professor, o aluno sente que pode ser ouvido, questionado e também orientado para que o foco de suas vivências e análises possa potencializar a construção de conhecimento.