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sábado, 6 de abril de 2013

Eixo II - Atividade 2.1

Estamos iniciando mais uma etapa  de nosso curso.Nesta atividade vocês deverão ler o artigo Formação de professores numa escola aprendiz disposto na pag 99 do guia do cursista. Este artigo nos traz algumas reflexões sobre o cotidiano das escolas o trabalho coletivo, na possibilidade de trocar feedback entre professores. em alguns trechos são apontadas falas da palestra de Monica Gather Thurler. Reflita sobre estas citações e co cotidiano das escolas hoje. poste sua reflexão no comentário desta postagem. Obrigada!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

1.3 Projeto e suas caracteristicas

Atividade 1.3 Projetos e suas características.

Todo projeto pode se tornar interdisciplinar dependendo da abordagem e aprofundamento que o professor der.
Sim é possível, o professor é quem delimita o enfoque do projeto porem a meu ver ele se torna mais enriquecedor quando ele englobas diversas áreas da aprendizagem favorecendo a aprendizagem dos alunos.
Cada professor molda o projeto de acordo com seu objetivo principal dando mais ou menos ênfase a determinada área a ser estudada

quinta-feira, 4 de abril de 2013


PROJETO:


Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito



EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientar as crianças para os cuidados trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura.
JUSTIFICATIVA
Muitas vezes o estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas e nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência, gerando uma forma de dirigi ofensiva e arriscada. A família, espelho das ações das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à vida. Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.
OBJETIVOS

·         Desenvolver atitudes coerentes à paz no trânsito, através de debates, conversação e confecção de murais com as regras de trânsito;

·         Despertar valores de tolerância e respeito, através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no trânsito;

·         Orientar-se no trânsito através das sinaleiras, faixas de segurança e placas;

·         Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas regras, através de palestras como agente de trânsito;

·         Reconhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas finalidades.

ALGUNS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
LINGUAGEM ORAL
·         Através de um mural com regras de trânsito, identificar as atitudes corretas e incorretas no trânsito;

·         Dialogar sobre a forma com a família respeita as regras de trânsito e discutir que orientações às crianças devem levar às famílias.

LINGUAGEM NUMÉRICA

·         Identificar as formas geométricas presentes nos sinais de trânsito;

·         Noções de espaço (grande, pequeno, perto, longe, aqui, ali), medidas de tempo (antes, depois, hoje, amanhã), quantidades (muitos, poucos, alguns...).

MÚSICA E MOVIMENTO

·         Aprimorar a motricidade através de círculos, reproduzindo a estrada, quebra-molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

·         Levar jornais e notícias sobre trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados;

·         Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quas são elas;

·         Fazer gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamento que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades;

·         Fazer um mural sobre o que aprendemos para que fique exposto;

·         Se houver a possibilidade, levar um guarda de trânsito até a escola, para que coverse e orientes os pequenos;

·         Construção de painéis;

·         Jogo matemático envolvendo sequencias, contagem, relação de números e quantidades, escritas numéricas e resolução de situações problema;

·         Construção de um gráfico demonstrando o tipo de transporte utilizado pelas crianças para virem à escola;

·         Construção de texto cooperativo, com título “Meu Papel no Trânsito”; ou outro relacionado ao tema;

·         Confecção de vários tipos de veículos utilizando material reciclável (rolinhos, caixas, tampinhas...);

·         Observação do trânsito nas proximidades da Escola;

·         Visita de um agente de trânsito para falar sobre as regras do trânsito;

·         Rodas de conversa e reflexão sobre o tema;

·         Decoração dos corredores da Escola com sinais de trânsito e marcação da pista em duas vias;

·         Momento de Espiritualidade: a VIDA como presente de Deus;

·         Atividade de letramento envolvendo os nomes dos veículos;

·         Atividade de psicomotricidade envolvendo o apito do guarda de trânsito, que também se constitui um sinal, e as cores da sinaleira, entre outras;

·         As crianças também podem confeccionar a sua própria carteira de habilitação, na categorias “motoca”, “bicicleta com/sem rodas auxiliares”, “patinete” e outros “veículos” autorizados para crianças. O projeto pode terminar com a entrega solene das carteiras de habilitação em uma linda comemoração.
Como bons motoristas, todos receberam a habilitação para dirigir. Durante a realização das atividades as crianças evidenciam muito conhecimentos sobre trânsito e as regras pertinentes, demonstrando que estão no cominho certo para se ternarem cidadãos consciente de suas responsabilidades. Os objetivos do projeto são totalmente alcançados, uma vez que as crianças envolvem-se com entusiasmo na realização das atividades, ajudando, inclusive, a modificar o comportamento dos pais no trânsito.
Esta constatação mostra a importância do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, que, de forma lúdica, proporcinam às nossas crianças os saberes necessários para a vida.

1.       MATERIAL DIDÁTICO

Resma de Papel A4,
Cartolinas e papel crepom
Tesoura, cola branca e fita adesiva
Pincel atômico
Pincel para pintura
Tinta guache
Caixas de lápis de cor
Caneta hidrocor
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos.

2.       MATERIAL DE APOIO

Aparelho de DVD
TV tela plana
Filmes de DVD
Aparelho de Som portátil
Cd’s diversos
Máquina fotográfica digital

 3.       AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito” se dará durante o processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e “Extra-classe”.
Além disso, os professores e a equipe pedagógica da Escola poderão observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, no educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, passageiros e futuros condutores.

TRÂNSITO COMPORTADO
                Para fazer as crianças enfrentar seus trajetos diários com segurança e com comportamento solidários, procure passar as seguintes orientações em seu projeto:

A PÉ

·         Ao chegar a um cruzamento e encontrar o semáforo de pedestres aberto, aguardar o fechamentos e a posterior reabertura para atravessar;

·         Nunca atravessar um cruzamento na diagonal;

·         Atravessar na faixa de pedestres, nunca entre os veículos;

·         Andar sobre a calçada, com cuidado nas estradas e saídas de veículos;

·         Ao descer de um ônibus, não atravessar a rua na frente dele;

·         Ao travessar a rua de mão dupla, olhar para os dois lados;

·         Ao atravessar, escolher um local onde não haja obstáculos que impeçam o motorista e o motociclista de velo;

·         Quando o adulto estiver com uma criança deve-se segurá-la pelo pulso.

AO VOLANTE
·         Usar sempre o cinto de segurança;

·         Jamais falar ao celular;

·         Não fumar;

·         Não se virar ao conversar com passageiros;

·         Não dirigir com animais de estimação no colo;

·         Não dirigir com crianças no colo (elas devem estar sempre no banco de trás, com equipamento de segurança adequado);

·         Sempre sinalizar com antecedência os movimentos que pretende fazer (conversões à direita ou à esquerda, estacionar, mudar de faixa, parar no acostamento);

·         Usar constantemente os espelhos retrovisores;

·         Não colar adesivos grandes nas janelas. Eles diminuem o campo de visão;

·         Se rodar em baixa velocidade, utilizar faixa da direita;

·         Ao passar por ônibus parado no ponto, reduzir a velocidade e observar se não há pedestres tentando atravessar a rua pela frente do veículo;

·         Jamais ultrapassar ônibus ou peruas escolares estacionadas para embarcar ou desembarcar crianças;

·         Não jogar nenhum tipo de lixo pela janela;

·         Não parar em fila dupla, nem mesmo por alguns instantes;

·         Caso não conheça o caminho, não parar no meio da rua para procurar informações;

·         Prefira estacionar para consultar o guia ou para perguntar às pessoas;

·         Nas conversões, dê sempre prioridade aos pedestres que iniciam a travessia;

·         Nunca pare o veículo sobre a faixa de pedestres;

·         Não avance assim que o semáforo ficar verde. Espere os pedestres concluírem a travessia.

Agindo assim, com certeza nosso trânsito será melhor!

Banco de Dados

TEMA: Festas Juninas


JUSTIFICATIVA

 Das festas católicas é marcado por diversas comemorações de dias santos, cujo ciclo é iniciado com o nascimento de Jesus Cristo e encerrado com a paixão e morte. N tradição brasileiras as festas mais importantes são o Natal, Páscoa e o São João.
As festas juninas adquirindo maior ou menor destaque, ainda são realizadas em todas as regiões do Brasil, representando uma das manifestações culturais brasileiras mais importantes.
O mês de junho não traz apenas temperaturas baixas, com ele também chega as Festas Juninas, que é uma ótima oportunidade para estudar a cultura e as tradições desta festa, pois a escola é o melhor lugar para se estudar e divulgar a cultura do nosso país com maior rapidez.
Nas escolas todas as atividades giram em torno deste tema, que é grande agrado das crianças. Nas lojas as bandeirinhas, balões, frisam a chegada das festas juninas, despertando o  interesse das crianças pelo folclore brasileiro.


OBJETIVO GERAL

Procurar levar as crianças a conhecer as diferentes culturas e tradições existentes em nosso país. Proporcionando a criança condições de ampliação de suas experiências e valorização de seu saber dando-lhe oportunidade de compreender, transformar o mundo e as relações sociais.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Proporcionar a integração da criança com a cultura;
·        Resgatar nas festas juninas sua tradição e sua história;
·        Reconhecer crendices das festas juninas;
·        Desmistificar a imagem do caipira em nossa sociedade;
·        Valorizar a vida no campo;
·        Analisar as formas de consumismo que giram em torno desta data;
·        Identificar cuidados que devemos terão desenvolver atividades tradicionais nas festas juninas;
·        Desenvolver a criatividade e a imaginação;
·        Estimular a linguagem oral;
·        Socialização;


CONTEÚDOS

·        Contextualização histórica das festas juninas;
·        Tradições;
·        Crenças;
·        Santos: Santo Antonio – São João Batista – São Pedro;
·        Origem da fogueira de São João;
·        Características das festas juninas: vestimentas dos participantes, ornamentação do ambiente, pratos típicos;
·        Quem é o “caipira” e sua importância em nossa sociedade;
·        Formas de comemorações: quadrilha, casamento caipira, danças, canções folclóricas...
·        Exploração comercial em torno desta data;
·        Cuidados: balões, rojões, fogueiras, bebidas alcoólicas, pessoas estranhas...



SUGESTÕES DE ATIVIDADES


·        Montagem de murais juninos;
·        Confecção do casal caipira com material de sucata e vesti-los com trajes típicos (cuidar para não ridicularizar o homem do campo);
·        Pesquisar como é a vida do homem no campo;
·        Confecção de materiais para decoração do CEIM;
·        Montar chocalhos com alimentos típicos;
·        Móbiles com litros descartáveis;
·        Fazer bandeirinhas e carimbá-las com as mãos das crianças ou colar papel colorido picado;
·        Passar pipoca em barbante para fazer cordões;
·        Degustar pratos típicos;
·        Amassar papéis e confeccionar balões;
·        Comentar com as crianças sobre cuidados que devemos ter nas festas juninas;
·        Ouvir musicas e trabalhar ritmos;
·        Cantar musicas relacionadas as festas;
·        Ensaiar danças;
·        Confeccionar álbum com receitas de comidas típicas;
·        Selecionar uma das recitas, expor num mural e prepara-las com as crianças;
·        Fazer máscaras;
·        Dramatizar histórias;
·        Pesquisas com os pais: como eram as festas juninas antigamente?
·        Montar painel com rótulos de ingredientes que usamos para fazer comidas típicas de festas juninas;
·        Brincadeiras;


AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com seus colegas e com a professora.


Atividade 1.4 Banco de Projetos.

Escola de E. B. Profº Custódio de Campos.
Alunos participantes: Duas turmas de 5ºano, totalizando 50 alunos.
Professora regente: Seliane V. de Oliveira

Título do Projeto: Xaxim 59 anos de emancipação política.
Tema: Eu-como agente transformador.

Justificativa:
Justificamos em trabalhar a semana do aniversário do município de Xaxim para constatar que somos parte integrante e cidadão e cidadã pertencente a este município. Neste trabalho vamos perceber que Eu-Corpo-Corporeidade, sentimos, pensamos e agimos. O Eu-corpo expressa história, cultura, questões sócio-econônicas trazendo marcas. Ele cria significados, hábitos e é dinâmico em suas relações consigo mesmo, com os outros, com o universo numa visão de totalidade.

Descrição Geral: 
Este projeto foi realizado no período de 3 semanas próximas ao aniversário do município, envolvendo todas as disciplinas, trazendo diferentes assuntos dentro de cada uma, mas relacionados ao conhecimento da história do nosso município.
O mesmo foi muito bom, pois permitiu o desenvolvimento de novos saberes, além das trocas de conhecimento, pesquisas e desenvolvimento de muitas curiosidades.

Tecnologias Utilizadas:
Rádio, livros, internet, cd's...

ATIVIDADE 1.4

CURSISTA: FABIANE PAULA GIROTTO RISSI

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “ROSA ZAMBENEDETTI”
XAXIM-SC

TURMAS ATENDIDAS PELO PROJETO: BERÇÁRIO, INFANTIL I, INFANTIL II, INFANTIL III E INFANTIL IV –TOTAL -112 CRIANÇAS

EDUCADORAS: 16

ÁREAS DE CONHECIMENTO: ARTES, NATUREZA E SOCIEDADE

TÍTULO:RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DO LIXO PRODUZIDO NAS SALAS DE AULA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “ROSA ZAMBENEDETTI”


INTERDICIPLINAR

DESCRIÇÃO GERAL:

Durante os meses de abril, maio e junho será desenvolvido o referido projeto por todos os profissionais do CEIM Rosa Zambendedetti e em todas as salas de aula. Cada educador irá adaptar o tema a idade de suas crianças. Será feita a contação e leitura de histórias, assistidos vídeos, confecção de painéis,
Confecção de lixeiras para separação de papel em sala de aula por todas as cursistas, cada uma com sua respectiva turma, todo o papel produzido excedente será separado para posterior utilização.
Visita ao projeto de reciclagem da Escola Custódio de Campos. Nesta visita será entregue papel que foi separado em sala pelas crianças para ser processado.
Confecção de cartão com papel reciclado e porta flores que será entregue na homenagem para as mães juntamente com uma muda de flor natural para ser cultivada.
Conclusão do projeto me junho durante a semana do meio ambiente, com plantio de mudas de flores e árvores no jardim do CEIM.

TECNOLOGIAS:papel, livros, TV, DVD, histórias, textos

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1)      Todo projeto é interdisciplinar?
      A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigações. Deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar compreender, intervir mudar e atrair a atenção.
Todos ganham com a interdisciplinaridade os professores, pela necessidade desde melhorarem sua interação com colegas e repensar sua pratica docente, os alunos por estarem em contato com o trabalho em grupo.

2)      É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
      Com certeza. Os alunos podem trabalhar e desenvolver estudos nas várias áreas do conhecimento. Todo o projeto é um esforço que queremos atingir. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Atividade 1.2- Diálogo teórico- Paulo Freire

Atividade 1.2- Diálogo teórico: Paulo Freire

Para este educador brasileiro a aprendizagem é uma decorrência espontânea da leitura do mundo. O que quer dizer que o aluno precisa ler o mundo, aprender sobre ele para poder transformá-lo. Para o educador escola não tem fronteiras, é a aprendizagem da vida.
               Freire diz que a missão do professor é possibilitar a criação de conhecimentos e não apenas transmiti-los.
A teoria do educador esta bem definida, pois o aluno chega na escola com sua cultura e os dois (aluno e professor) aprimoram e aprendem juntos. É assim que deve ser tendo uma relação afetiva e democrática, cada um demonstrando suas ideias e opiniões.
Analisando a concepção do autor fica claro que nós educadores devemos ensinar e aprender ao mesmo tempo, pois o verdadeiro educador é aquele que se coloca junto ao aluno para aprender e superar dificuldades, fazendo desse momento um verdadeiro aprendizado.

Atividade 1-4; Banco de Projetos


Atividade 1 -4; Banco de Projetos

Loriene Carla Ramon Venazzi

Projeto: Fazendo “Artes” na Escola
 
Este projeto foi realizado no Centro de Educação Infantil Prosperina Folle, contou com o envolvimento de 3 professoras: a regente da sala, a professora de artes e a de educação física e foi desenvolvido na turma do infantil IV, com 27 crianças.

TITULO DO PROJETO: Fazendo “Artes” na Escola

CARACTERISTICAS DO PROJETO; Trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolveu as várias áreas de conhecimento como: educação física, artes, linguagem, matemática e natureza e sociedade.

DESCRIÇÃO GERAL:

Procurando partir do pressuposto que o projeto precisa surgir de uma curiosidade ou necessidade do educando, o projeto fazendo “artes” na escola busca estimular as crianças a realizar “fazeres artísticos” em momentos diversificados.

 TECNOLOGIAS UTILIZADAS. Rádio, folhas, tintas, pincel, lápis, fitas, arcos, cartolina, canetão.

METODOLOGIA:

Observando as crianças, percebemos que elas tinham curiosidade em misturar cores em tintas, massas de modelar, e fazer “experiências” com materiais diversos. Então, aproveitamos essa curiosidade das crianças e transformamos isso em um projeto, que envolveu também as professoras de educação física e artes.

Inicialmente fizemos um passeio e coletamos materiais da natureza que poderiam servir de experiência para produzir obras de artes e também para adquirir cores.

A professora de educação física aproveitou o momento para conversar com as crianças sobre a importância de se realizar atividades físicas. Também procurou, em sala de aula, estimular os grandes músculos através de imitação de movimentos e de coreografias.

Durante a aula de artes as crianças misturaram cores de tintas, criando e descobrindo novas cores. Também fizeram experiências, como o decalque, com os materiais coletados.

Em matemática contamos e somamos as cores misturadas. A quantidade utilizada. Descobrimos formas geométricas nos materiais coletados. Construímos coletivamente um painel sobre as descobertas e a experiência vivida.

No final, organizamos uma mostra dos trabalhos construídos e uma apresentação para as demais salas das coreografias criadas.

CONCLUSÃO:

Ao final do trabalho, percebemos o quanto é relevante considerar as curiosidades das crianças, pois percebe-se que um projeto desenvolvido a partir da necessidade da criança obtém maior êxito, pois toda problematização parte da realidade ampliando assim a chance da criança aprender uma vez que ela se sente envolvida com o processo de construção do conhecimento e não meramente uma expectadora.

Banco de Projetos



Nome do cursista: Daiane Candaten
Identificação do local: E.B.M Dom Bosco
Série: 6° Ano Ensino Fundamental
Característica do Projeto: Disciplinar
Título do Projeto: “A Importância de Aprender uma Segunda Língua”

Descrição Geral

Justificativa
O projeto “A Importância de Aprender uma Segunda língua” tem como finalidade oferecer o ensino da língua inglesa a estudantes 6º Ano do Ensino Fundamental, com os alunos da Escola Básica Municipal Dom Bosco.   O objetivo desse projeto é: Ensinar a língua inglesa de forma agradável e conscientizar os alunos à importância de aprender outro idioma. É inegável que a língua inglesa, esteja cada vez mais se tornando universal no Brasil, pois o conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para os alunos em fase escolar, mas para a maioria da população.
De acordo com os PCN’s:
A posição do inglês nos campos dos negócios, da cultura popular e das relações acadêmicas internacionais coloca-o como a língua do poder econômico e dos interesses de classes, constituindo-se em possível ameaça para outras línguas e em guardião de posições de prestígio na sociedade.
Por outro lado, há a posição dos que olham a cultura como um processo em constante negociação, neste momento realizado em condições político-culturais de inter-relacionamento global. Isso se torna particularmente importante agora, quando as fronteiras tradicionais do mundo estão se abrindo. (PCN, 1998, p. 39-40).

               O ensino de língua inglesa propicia ao aluno a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano), e também o faz entrar em contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um dos principais eixos do ensino. Para tanto é necessário incentivar o estudante, desde o princípio a observar as diferenças de valores e costumes que permeiam a compreensão de textos.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos uma condição melhor de trabalhar com eficiência os conceitos propostos neste projeto, objetivando-os e estimulando-os a adquirir novos conhecimentos em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira, através de atividades lúdicas que facilitem o aprendizado.


Objetivos Específicos

·       * Incentivar a prática da escrita de uma forma dinâmica e criativa, com atividades diferenciadas e diversificadas;
·              * Conscientizar e motivar os alunos para a importância de aprender a Língua inglesa;
·       * Despertar o interesse do educando relacionado à pronúncia, através de diálogos e conversações;


Tecnologias:

·       Rádio;
·       TV / DVD;
·       Internet;
·       Dicionários bilíngues;


Comentários

Aprender uma segunda língua hoje é extremamente importante, afinal o mundo todo está ligado através das viagens, da política, da comunicação, dos negócios, do esporte e muito mais. Segundo os Parâremtros Curriculares Nacionais PCN’s (1999) o ensino das línguas estrangeiras modernas está sendo reconhecido como indispensável. Possibilitando que o indivíduo faça parte de um novo universo com novas culturas e interaja com um mundo globalizado.
Para a aquisição de uma segunda língua sabemos que deve existir por parte do aluno uma dedicação extrema, pois adquirir conhecimentos em uma segunda língua não é tão fácil assim, porém se não houver dedicação, persistência e muito estudo isso não acontecerá. Estudos afirmam que aprender uma segunda língua é muito simples, principalmente quando isso ocorre ainda na infância. A leitura é uma habilidade fundamental, pois é nessa habilidade que ocorre principalmente a aquisição do vocabulário e também a observação por parte do aprendiz na gramática.   

Referências

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental. Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: códigos e suas tecnologias. Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC/SEF, 1999.