Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
sábado, 6 de abril de 2013
sexta-feira, 5 de abril de 2013
1.3 Projeto e suas caracteristicas
Atividade 1.3 Projetos e suas características.
Todo projeto pode se tornar interdisciplinar dependendo da abordagem e aprofundamento que o professor der.
Sim é possível, o professor é quem delimita o enfoque do projeto porem a meu ver ele se torna mais enriquecedor quando ele englobas diversas áreas da aprendizagem favorecendo a aprendizagem dos alunos.
Cada professor molda o projeto de acordo com seu objetivo principal dando mais ou menos ênfase a determinada área a ser estudada
Todo projeto pode se tornar interdisciplinar dependendo da abordagem e aprofundamento que o professor der.
Sim é possível, o professor é quem delimita o enfoque do projeto porem a meu ver ele se torna mais enriquecedor quando ele englobas diversas áreas da aprendizagem favorecendo a aprendizagem dos alunos.
Cada professor molda o projeto de acordo com seu objetivo principal dando mais ou menos ênfase a determinada área a ser estudada
quinta-feira, 4 de abril de 2013
PROJETO:
Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito
EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientar as crianças para os
cuidados trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para
a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e
segura.
JUSTIFICATIVA
Muitas vezes o
estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas e
nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência,
gerando uma forma de dirigi ofensiva e arriscada. A família, espelho das ações
das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas
atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo
pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou
permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à
vida. Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros
motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de
trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.
OBJETIVOS
·
Desenvolver atitudes coerentes à paz no
trânsito, através de debates, conversação e confecção de murais com as regras
de trânsito;
·
Despertar valores de tolerância e respeito,
através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no
trânsito;
·
Orientar-se no trânsito através das sinaleiras,
faixas de segurança e placas;
·
Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas
regras, através de palestras como agente de trânsito;
·
Reconhecer e nomear os diferentes meios de
transportes e suas finalidades.
ALGUNS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
LINGUAGEM ORAL
·
Através de um mural com regras de trânsito,
identificar as atitudes corretas e incorretas no trânsito;
·
Dialogar sobre a forma com a família respeita as
regras de trânsito e discutir que orientações às crianças devem levar às
famílias.
LINGUAGEM
NUMÉRICA
·
Identificar as formas geométricas presentes nos
sinais de trânsito;
·
Noções de espaço (grande, pequeno, perto, longe,
aqui, ali), medidas de tempo (antes, depois, hoje, amanhã), quantidades
(muitos, poucos, alguns...).
MÚSICA E
MOVIMENTO
·
Aprimorar a motricidade através de círculos,
reproduzindo a estrada, quebra-molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc.
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
·
Levar jornais e notícias sobre trânsito para as
crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados;
·
Questionar se a turma conhece regras de trânsito
e quas são elas;
·
Fazer gráfico da turma sobre (quantos usam
cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamento que
levem os pequenos a compreensão do número, quantidades;
·
Fazer um mural sobre o que aprendemos para que
fique exposto;
·
Se houver a possibilidade, levar um guarda de
trânsito até a escola, para que coverse e orientes os pequenos;
·
Construção de painéis;
·
Jogo matemático envolvendo sequencias, contagem,
relação de números e quantidades, escritas numéricas e resolução de situações
problema;
·
Construção de um gráfico demonstrando o tipo de
transporte utilizado pelas crianças para virem à escola;
·
Construção de texto cooperativo, com título “Meu
Papel no Trânsito”; ou outro relacionado ao tema;
·
Confecção de vários tipos de veículos utilizando
material reciclável (rolinhos, caixas, tampinhas...);
·
Observação do trânsito nas proximidades da
Escola;
·
Visita de um agente de trânsito para falar sobre
as regras do trânsito;
·
Rodas de conversa e reflexão sobre o tema;
·
Decoração dos corredores da Escola com sinais de
trânsito e marcação da pista em duas vias;
·
Momento de Espiritualidade: a VIDA como presente
de Deus;
·
Atividade de letramento envolvendo os nomes dos
veículos;
·
Atividade de psicomotricidade envolvendo o apito
do guarda de trânsito, que também se constitui um sinal, e as cores da
sinaleira, entre outras;
·
As crianças também podem confeccionar a sua
própria carteira de habilitação, na categorias “motoca”, “bicicleta com/sem
rodas auxiliares”, “patinete” e outros “veículos” autorizados para crianças. O
projeto pode terminar com a entrega solene das carteiras de habilitação em uma
linda comemoração.
Como bons motoristas,
todos receberam a habilitação para dirigir. Durante a realização das atividades
as crianças evidenciam muito conhecimentos sobre trânsito e as regras
pertinentes, demonstrando que estão no cominho certo para se ternarem cidadãos
consciente de suas responsabilidades. Os objetivos do projeto são totalmente
alcançados, uma vez que as crianças envolvem-se com entusiasmo na realização
das atividades, ajudando, inclusive, a modificar o comportamento dos pais no
trânsito.
Esta
constatação mostra a importância do trabalho desenvolvido na Educação Infantil,
que, de forma lúdica, proporcinam às nossas crianças os saberes necessários
para a vida.
1.
MATERIAL DIDÁTICO
Resma de Papel A4,
Cartolinas e papel crepomTesoura, cola branca e fita adesiva
Pincel atômico
Pincel para pintura
Tinta guache
Caixas de lápis de cor
Caneta hidrocor
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos.
2.
MATERIAL DE APOIO
Aparelho de DVD
TV tela planaFilmes de DVD
Aparelho de Som portátil
Cd’s diversos
Máquina fotográfica digital
A avaliação do “Projeto Década Mundial de Ações para a Segurança do
Trânsito” se dará durante o processo pedagógico, de maneira que os
profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e
dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação,
interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e
“Extra-classe”.
Além disso, os professores e a equipe pedagógica da Escola poderão
observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, no
educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência
social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, passageiros e futuros
condutores.
TRÂNSITO COMPORTADO
Para
fazer as crianças enfrentar seus trajetos diários com segurança e com
comportamento solidários, procure passar as seguintes orientações em seu
projeto:
A PÉ
·
Ao chegar a um cruzamento e encontrar o semáforo
de pedestres aberto, aguardar o fechamentos e a posterior reabertura para
atravessar;
·
Nunca atravessar um cruzamento na diagonal;
·
Atravessar na faixa de pedestres, nunca entre os
veículos;
·
Andar sobre a calçada, com cuidado nas estradas
e saídas de veículos;
·
Ao descer de um ônibus, não atravessar a rua na
frente dele;
·
Ao travessar a rua de mão dupla, olhar para os
dois lados;
·
Ao atravessar, escolher um local onde não haja
obstáculos que impeçam o motorista e o motociclista de velo;
·
Quando o adulto estiver com uma criança deve-se
segurá-la pelo pulso.
AO VOLANTE
·
Usar sempre o cinto de segurança;
·
Jamais falar ao celular;
·
Não fumar;
·
Não se virar ao conversar com passageiros;
·
Não dirigir com animais de estimação no colo;
·
Não dirigir com crianças no colo (elas devem
estar sempre no banco de trás, com equipamento de segurança adequado);
·
Sempre sinalizar com antecedência os movimentos
que pretende fazer (conversões à direita ou à esquerda, estacionar, mudar de
faixa, parar no acostamento);
·
Usar constantemente os espelhos retrovisores;
·
Não colar adesivos grandes nas janelas. Eles
diminuem o campo de visão;
·
Se rodar em baixa velocidade, utilizar faixa da
direita;
·
Ao passar por ônibus parado no ponto, reduzir a
velocidade e observar se não há pedestres tentando atravessar a rua pela frente
do veículo;
·
Jamais ultrapassar ônibus ou peruas escolares
estacionadas para embarcar ou desembarcar crianças;
·
Não jogar nenhum tipo de lixo pela janela;
·
Não parar em fila dupla, nem mesmo por alguns
instantes;
·
Caso não conheça o caminho, não parar no meio da
rua para procurar informações;
·
Prefira estacionar para consultar o guia ou para
perguntar às pessoas;
·
Nas conversões, dê sempre prioridade aos
pedestres que iniciam a travessia;
·
Nunca pare o veículo sobre a faixa de pedestres;
·
Não avance assim que o semáforo ficar verde.
Espere os pedestres concluírem a travessia.
Agindo assim,
com certeza nosso trânsito será melhor!
Banco de Dados
TEMA: Festas Juninas
JUSTIFICATIVA
Das festas católicas é marcado por diversas comemorações de dias santos, cujo ciclo é iniciado com o nascimento de Jesus Cristo e encerrado com a paixão e morte. N tradição brasileiras as festas mais importantes são o Natal, Páscoa e o São João.
As festas juninas adquirindo maior ou menor destaque, ainda são realizadas em todas as regiões do Brasil, representando uma das manifestações culturais brasileiras mais importantes.
O mês de junho não traz apenas temperaturas baixas, com ele também chega as Festas Juninas, que é uma ótima oportunidade para estudar a cultura e as tradições desta festa, pois a escola é o melhor lugar para se estudar e divulgar a cultura do nosso país com maior rapidez.
Nas escolas todas as atividades giram em torno deste tema, que é grande agrado das crianças. Nas lojas as bandeirinhas, balões, frisam a chegada das festas juninas, despertando o interesse das crianças pelo folclore brasileiro.
OBJETIVO GERAL
Procurar levar as crianças a conhecer as diferentes culturas e tradições existentes em nosso país. Proporcionando a criança condições de ampliação de suas experiências e valorização de seu saber dando-lhe oportunidade de compreender, transformar o mundo e as relações sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Proporcionar a integração da criança com a cultura;
· Resgatar nas festas juninas sua tradição e sua história;
· Reconhecer crendices das festas juninas;
· Desmistificar a imagem do caipira em nossa sociedade;
· Valorizar a vida no campo;
· Analisar as formas de consumismo que giram em torno desta data;
· Identificar cuidados que devemos terão desenvolver atividades tradicionais nas festas juninas;
· Desenvolver a criatividade e a imaginação;
· Estimular a linguagem oral;
· Socialização;
CONTEÚDOS
· Contextualização histórica das festas juninas;
· Tradições;
· Crenças;
· Santos: Santo Antonio – São João Batista – São Pedro;
· Origem da fogueira de São João;
· Características das festas juninas: vestimentas dos participantes, ornamentação do ambiente, pratos típicos;
· Quem é o “caipira” e sua importância em nossa sociedade;
· Formas de comemorações: quadrilha, casamento caipira, danças, canções folclóricas...
· Exploração comercial em torno desta data;
· Cuidados: balões, rojões, fogueiras, bebidas alcoólicas, pessoas estranhas...
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
· Montagem de murais juninos;
· Confecção do casal caipira com material de sucata e vesti-los com trajes típicos (cuidar para não ridicularizar o homem do campo);
· Pesquisar como é a vida do homem no campo;
· Confecção de materiais para decoração do CEIM;
· Montar chocalhos com alimentos típicos;
· Móbiles com litros descartáveis;
· Fazer bandeirinhas e carimbá-las com as mãos das crianças ou colar papel colorido picado;
· Passar pipoca em barbante para fazer cordões;
· Degustar pratos típicos;
· Amassar papéis e confeccionar balões;
· Comentar com as crianças sobre cuidados que devemos ter nas festas juninas;
· Ouvir musicas e trabalhar ritmos;
· Cantar musicas relacionadas as festas;
· Ensaiar danças;
· Confeccionar álbum com receitas de comidas típicas;
· Selecionar uma das recitas, expor num mural e prepara-las com as crianças;
· Fazer máscaras;
· Dramatizar histórias;
· Pesquisas com os pais: como eram as festas juninas antigamente?
· Montar painel com rótulos de ingredientes que usamos para fazer comidas típicas de festas juninas;
· Brincadeiras;
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com seus colegas e com a professora.
Atividade 1.4 Banco de Projetos.
Escola de E. B. Profº Custódio de Campos.
Alunos participantes: Duas turmas de 5ºano, totalizando 50 alunos.
Professora regente: Seliane V. de Oliveira
Título do Projeto: Xaxim 59 anos de emancipação política.
Tema: Eu-como agente transformador.
Justificativa:
Justificamos em trabalhar a semana do aniversário do município de Xaxim para constatar que somos parte integrante e cidadão e cidadã pertencente a este município. Neste trabalho vamos perceber que Eu-Corpo-Corporeidade, sentimos, pensamos e agimos. O Eu-corpo expressa história, cultura, questões sócio-econônicas trazendo marcas. Ele cria significados, hábitos e é dinâmico em suas relações consigo mesmo, com os outros, com o universo numa visão de totalidade.
Descrição Geral:
Este projeto foi realizado no período de 3 semanas próximas ao aniversário do município, envolvendo todas as disciplinas, trazendo diferentes assuntos dentro de cada uma, mas relacionados ao conhecimento da história do nosso município.
O mesmo foi muito bom, pois permitiu o desenvolvimento de novos saberes, além das trocas de conhecimento, pesquisas e desenvolvimento de muitas curiosidades.
Tecnologias Utilizadas:
Rádio, livros, internet, cd's...
Alunos participantes: Duas turmas de 5ºano, totalizando 50 alunos.
Professora regente: Seliane V. de Oliveira
Título do Projeto: Xaxim 59 anos de emancipação política.
Tema: Eu-como agente transformador.
Justificativa:
Justificamos em trabalhar a semana do aniversário do município de Xaxim para constatar que somos parte integrante e cidadão e cidadã pertencente a este município. Neste trabalho vamos perceber que Eu-Corpo-Corporeidade, sentimos, pensamos e agimos. O Eu-corpo expressa história, cultura, questões sócio-econônicas trazendo marcas. Ele cria significados, hábitos e é dinâmico em suas relações consigo mesmo, com os outros, com o universo numa visão de totalidade.
Descrição Geral:
Este projeto foi realizado no período de 3 semanas próximas ao aniversário do município, envolvendo todas as disciplinas, trazendo diferentes assuntos dentro de cada uma, mas relacionados ao conhecimento da história do nosso município.
O mesmo foi muito bom, pois permitiu o desenvolvimento de novos saberes, além das trocas de conhecimento, pesquisas e desenvolvimento de muitas curiosidades.
Tecnologias Utilizadas:
Rádio, livros, internet, cd's...
ATIVIDADE 1.4
CURSISTA: FABIANE PAULA GIROTTO RISSI
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “ROSA ZAMBENEDETTI”
XAXIM-SC
TURMAS ATENDIDAS PELO PROJETO: BERÇÁRIO, INFANTIL I, INFANTIL II, INFANTIL III E INFANTIL IV –TOTAL -112 CRIANÇAS
EDUCADORAS: 16
ÁREAS DE CONHECIMENTO: ARTES, NATUREZA E SOCIEDADE
TÍTULO:RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DO LIXO PRODUZIDO NAS SALAS DE AULA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “ROSA ZAMBENEDETTI”
INTERDICIPLINAR
DESCRIÇÃO GERAL:
Durante os meses de abril, maio e junho será desenvolvido o referido projeto por todos os profissionais do CEIM Rosa Zambendedetti e em todas as salas de aula. Cada educador irá adaptar o tema a idade de suas crianças. Será feita a contação e leitura de histórias, assistidos vídeos, confecção de painéis,
Confecção de lixeiras para separação de papel em sala de aula por todas as cursistas, cada uma com sua respectiva turma, todo o papel produzido excedente será separado para posterior utilização.
Visita ao projeto de reciclagem da Escola Custódio de Campos. Nesta visita será entregue papel que foi separado em sala pelas crianças para ser processado.
Confecção de cartão com papel reciclado e porta flores que será entregue na homenagem para as mães juntamente com uma muda de flor natural para ser cultivada.
Conclusão do projeto me junho durante a semana do meio ambiente, com plantio de mudas de flores e árvores no jardim do CEIM.
TECNOLOGIAS:papel, livros, TV, DVD, histórias, textos
-->
1)
Todo projeto é interdisciplinar?
A interdisciplinaridade supõe um eixo
integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigações.
Deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de
explicar compreender, intervir mudar e atrair a atenção.
Todos ganham
com a interdisciplinaridade os professores, pela necessidade desde melhorarem
sua interação com colegas e repensar sua pratica docente, os alunos por estarem
em contato com o trabalho em grupo.
2)
É possível desenvolver um projeto focado em um tema de
uma determinada área do conhecimento?
Com certeza. Os alunos podem trabalhar e
desenvolver estudos nas várias áreas do conhecimento. Todo o projeto é um
esforço que queremos atingir.
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Atividade 1.2- Diálogo teórico- Paulo Freire
Atividade 1.2- Diálogo teórico: Paulo Freire
Para este educador brasileiro a aprendizagem é uma decorrência espontânea da leitura do mundo. O que quer dizer que o aluno precisa ler o mundo, aprender sobre ele para poder transformá-lo. Para o educador escola não tem fronteiras, é a aprendizagem da vida.
Freire diz que a missão do professor é possibilitar a criação de conhecimentos e não apenas transmiti-los.
A teoria do educador esta bem definida, pois o aluno chega na escola com sua cultura e os dois (aluno e professor) aprimoram e aprendem juntos. É assim que deve ser tendo uma relação afetiva e democrática, cada um demonstrando suas ideias e opiniões.
Analisando a concepção do autor fica claro que nós educadores devemos ensinar e aprender ao mesmo tempo, pois o verdadeiro educador é aquele que se coloca junto ao aluno para aprender e superar dificuldades, fazendo desse momento um verdadeiro aprendizado.
Atividade 1-4; Banco de Projetos
Atividade 1 -4; Banco de
Projetos
Loriene
Carla Ramon Venazzi
Projeto: Fazendo “Artes” na Escola
Este
projeto foi realizado no Centro de Educação Infantil Prosperina Folle, contou
com o envolvimento de 3 professoras: a regente da sala, a professora de artes e
a de educação física e foi desenvolvido na turma do infantil IV, com 27
crianças.
TITULO DO
PROJETO: Fazendo “Artes” na Escola
CARACTERISTICAS
DO PROJETO; Trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolveu as várias
áreas de conhecimento como: educação física, artes, linguagem, matemática e
natureza e sociedade.
DESCRIÇÃO
GERAL:
Procurando
partir do pressuposto que o projeto precisa surgir de uma curiosidade ou
necessidade do educando, o projeto fazendo
“artes” na escola busca estimular as crianças a realizar “fazeres
artísticos” em momentos diversificados.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS. Rádio, folhas, tintas,
pincel, lápis, fitas, arcos, cartolina, canetão.
METODOLOGIA:
Observando as crianças, percebemos
que elas tinham curiosidade em misturar cores em tintas, massas de modelar, e
fazer “experiências” com materiais diversos. Então, aproveitamos essa
curiosidade das crianças e transformamos isso em um projeto, que envolveu
também as professoras de educação física e artes.
Inicialmente fizemos um passeio e
coletamos materiais da natureza que poderiam servir de experiência para
produzir obras de artes e também para adquirir cores.
A professora de educação física aproveitou
o momento para conversar com as crianças sobre a importância de se realizar
atividades físicas. Também procurou, em sala de aula, estimular os grandes
músculos através de imitação de movimentos e de coreografias.
Durante a aula de artes as crianças misturaram
cores de tintas, criando e descobrindo novas cores. Também fizeram experiências,
como o decalque, com os materiais coletados.
Em matemática contamos e somamos as
cores misturadas. A quantidade utilizada. Descobrimos formas geométricas nos
materiais coletados. Construímos coletivamente um painel sobre as descobertas e
a experiência vivida.
No final, organizamos uma mostra dos
trabalhos construídos e uma apresentação para as demais salas das coreografias
criadas.
CONCLUSÃO:
Ao final do trabalho, percebemos o
quanto é relevante considerar as curiosidades das crianças, pois percebe-se que
um projeto desenvolvido a partir da necessidade da criança obtém maior êxito,
pois toda problematização parte da realidade ampliando assim a chance da criança
aprender uma vez que ela se sente envolvida com o processo de construção do
conhecimento e não meramente uma expectadora.
Banco de Projetos
Nome do cursista: Daiane Candaten
Identificação do local: E.B.M Dom Bosco
Série: 6° Ano Ensino Fundamental
Característica do Projeto: Disciplinar
Título do Projeto: “A Importância de Aprender uma Segunda Língua”
Descrição Geral
Justificativa
O projeto “A Importância de Aprender uma Segunda língua” tem como
finalidade oferecer o ensino da língua inglesa a estudantes 6º Ano do Ensino Fundamental, com os alunos
da Escola Básica Municipal Dom Bosco. O
objetivo desse projeto é: Ensinar a língua inglesa de forma agradável e
conscientizar os alunos à importância de aprender outro idioma. É inegável que
a língua inglesa, esteja cada vez mais se tornando universal no Brasil, pois o conhecimento em língua estrangeira é hoje
considerado um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena,
não apenas para os alunos em fase escolar, mas para a maioria da população.
De
acordo com os PCN’s:
A posição do inglês nos campos dos negócios, da cultura popular e
das relações acadêmicas internacionais coloca-o como a língua do poder
econômico e dos interesses de classes, constituindo-se em possível ameaça para
outras línguas e em guardião de posições de prestígio na sociedade.
Por outro lado, há a posição dos que olham a cultura como um
processo em constante negociação, neste momento realizado em condições
político-culturais de inter-relacionamento global. Isso se torna
particularmente importante agora, quando as fronteiras tradicionais do mundo
estão se abrindo. (PCN, 1998, p. 39-40).
O ensino de língua inglesa propicia ao aluno a
oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico,
tecnológico, humano), e também o faz entrar
em contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um
dos principais eixos do ensino. Para tanto é necessário incentivar o
estudante, desde o princípio a observar as
diferenças de valores e costumes que permeiam a compreensão de textos.
Objetivo Geral:
Proporcionar
aos alunos uma condição melhor de trabalhar com eficiência os conceitos propostos neste projeto, objetivando-os e estimulando-os a
adquirir novos conhecimentos em relação ao processo de ensino e
aprendizagem da Língua Estrangeira, através de atividades lúdicas que facilitem
o aprendizado.
Objetivos
Específicos
· * Incentivar a prática da escrita de uma forma dinâmica e criativa, com
atividades diferenciadas e diversificadas;
· * Conscientizar
e motivar os alunos para a importância de aprender a Língua inglesa;
· * Despertar o interesse do educando relacionado à pronúncia, através de
diálogos e conversações;
Tecnologias:
·
Rádio;
·
TV / DVD;
·
Internet;
·
Dicionários bilíngues;
Comentários
Aprender uma segunda língua hoje é extremamente importante, afinal o mundo
todo está ligado através das viagens, da política, da comunicação, dos
negócios, do esporte e muito mais. Segundo os Parâremtros Curriculares
Nacionais PCN’s (1999) o ensino das línguas estrangeiras modernas está sendo
reconhecido como indispensável. Possibilitando que o indivíduo faça parte
de um novo universo com novas culturas e interaja com um mundo globalizado.
Para a aquisição de uma
segunda língua sabemos que deve existir por parte do aluno uma dedicação
extrema, pois adquirir conhecimentos em uma segunda língua não é tão fácil
assim, porém se não houver dedicação, persistência e muito estudo isso não
acontecerá. Estudos afirmam que aprender uma segunda língua é muito simples,
principalmente quando isso ocorre ainda na infância. A leitura é uma habilidade
fundamental, pois é nessa habilidade que ocorre principalmente a aquisição do
vocabulário e também a observação por parte do aprendiz na gramática.
Referências
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental.
Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros curriculares nacionais: códigos e suas tecnologias. Língua
Estrangeira Moderna. Brasília: MEC/SEF, 1999.
Assinar:
Postagens (Atom)