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sexta-feira, 3 de maio de 2013

Projeto adaptação Roselaine/Morgana


1 IDENTIFICAÇÃO
Iremos aplicar este projeto em dois Centros de Educação Infantil, temos nos preocupado em acolher bem as crianças em entrar em contato com o novo.
CEIM Virgínia Ribolli, situado no bairro Primavera, Rua Angelo Piana nº 98, na turma do Infantil II com 22 alunos, professora regente Roselaine Arisi, uma estagiária e uma bolsista.
CEIM Mário Ferrazzo, situado no Bairro Bela Vista, na Rua Fioravante Baggio, nº 29, também na turma do Infantil II com 23 alunos, professora regente Morgana Tiziani e uma bolsista.

2 PROBLEMÁTICA
Adaptação na Educação Infantil.

3 JUSTIFICATIVA

Para favorecer uma tranquilidade e segurança tanto para os pais como para as crianças é fundamental fazer adaptação nos primeiros dias que a criança chega no CEIM, sejam alunos novos ou que já frequentam, pois todos passam pelo tempo da novidade.
Dessa forma as crianças irão se acostumando com as educadoras e os novos colegas, cada qual no seu ritmo começará entrar na organização da rotina do CEIM.
A adaptação é um processo continuo de mudança e amadurecimento para todos, durante este período é comum que se sintam ansiosos e chorem.

4 OBJETIVO GERAL

Favorecer um ambiente rico em estímulos onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente, fazer com que a criança se adapte na educação infantil através de uma rotina organizada.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·              Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
·              Oportunizar a criança a vivencia de situações que favorecem o desenvolvimento a integração e a convivência;
·              Tornar as crianças felizes e seguros no ambiente escolar;
·              Socializar-se ao ambiente e as pessoas do convívio escolar;

6 CONTEÚDOS

·              Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
·              Segurança da família/criança;
·              Expressão oral (relatos de acontecimentos, músicas);
·              Memorização;
·              Visualização;

7 DISCIPLINAS DESENVOLVIDAS
Linguagem Oral e Escrita;
Natureza e Sociedade;
Artes Visuais;
Música;

8 METODOLOGIA
1º - Pedir fotos em que as crianças apareçam com a família. Solicitar objetos de apego de cada um com identificação para ficar no CEIM para usarem quando sentir necessidade (chupeta, paninho...).
2º - Aproveitar a permanência dos pais no CEIM para colher informações sobre a rotina caseira. EX: horário de sono, o que mais gosta de comer...
3º - Guardar os pertences trazidos de casa em uma caixa sempre que surgir um novo, estimular as crianças a manipular e explorar o novo objeto, introduzindo a ideia de que pertences podem ser emprestados.
4º - Fixar gravuras ou ate mesmo fotos onde à criança consiga visualizar. Essa atividade irá contribuir para a noção de identidade e também a ideia de coletividade.
Para complementar utilizar músicas, vídeos infantis, histórias que prendam a atenção da criança durante alguns minutos, mostrar fotos no episcópio, fazer passeio no pátio do CEIM, registrar com fotos alguns momentos, ex: chegada, hora da história, utilizar álbuns de estimulação visual.

9 CRONOGRAMA
Aproximadamente duas semanas.

10 RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
·              Máquina fotográfica;
·              Televisão;
·              CDs e DVs;
·              Rádio;
·              Episcópio;
·               
11 CONCLUSÃO
É importante ressaltar que a confiança e a segurança são essenciais para a adaptação, pois foi possível perceber que houve menos choro, as atividades se tornaram prazerosas e o processo de separação, de construção de novos vínculos vividos pela criança passaram segurança e tranquilidade para os pais. Ficou claro que os bebês se adaptam a tudo o que é novo, quanto mais cedo à criança entrar na creche mais fácil será sua adaptação
12 AVALIAÇÃO E RESULTADOS

Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento da despedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos atenta-se a manifestação de saudades, choro ou sorrisos. Anotar as reações no decorrer do período de adaptação.
Quando as famílias percebem que as educadoras irão contribuir na educação da criança o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIESEL, M. Adaptação escolar, sentimentos e percepções do educador diante da questão. Revista do professor. Porto Alegre, p. 10, 2009.

ORTIZ, A. Entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisá-la, p. 9, 2003.

FERRARI. Maria Ivone de Jesus. Acolhimento na educação infantil. Direcional Educador. 2010.












Projeto de Leitura: Contando e Encantando


Centro de Educação Infantil Prosperina Folle
Xaxim-SC
Professoras: Lorivalda Bianchi, Liane Cerezolli, Rosane Dal´Molin, Eugenia Somensi, Loriene Venazzi, Marisete Bordignon , Lindanir Dalla Cort  e Lenize Tuni.
Turma: Berçário, Infantil I, Infantil II, Infantil III e Infantil IV. 
Cronograma: 22 a 26 de abril.

Projeto: Contando e Encantando




Problematização:
Como o CEIM pode contribuir para a formação do hábito de leitura?

Justificativa:

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às crianças seja interessante e desperte a curiosidade das mesmas, pois o hábito de leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente ativo. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
  Neste sentido, a literatura infantil, deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágicas ou reais.


Objetivo Geral

Incentivar o prazer pela leitura, aproximando os educandos das diversas literaturas infantis proporcionando assim, o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo com que eles construam espontaneamente o hábito de ler.

Objetivos Específicos

-Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo;
-Tornar a leitura um ato prazeroso;
-Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar;
-Estimular os alunos a participar ativamente da ciranda de livros;




Conteúdos:
LINGUAGEM:
Expressão oral;
Leitura de imagens;

MOVIMENTO:
Coordenação óculo-manual;

ARTES:
Expressão artística;

NATUREZA E SOCIEDADE:
Reciclagem;

MATEMÁTICA:
Contagem;
Classificação;

EDUCAÇÃO FÍSICA:
Imitar o movimento de  personagens de histórias:



Metodologia:
        A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com as crianças faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar ficha dos livros que serão trocados entre as crianças com auxílio da professora semanalmente, para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.
Hora do conto diário e leitura de livros, determinando um horário para que seja realizado um momento de leitura, que se realizarão de diferentes formas como: rodízio, histórias com fantoches, histórias contadas pelas crianças;
Durante a contação de histórias procurar cantar canções relacionadas, como: pela estrada a fora, quem quer casar com a dona baratinha;
Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
Assistir filmes relacionados às histórias contadas, como: os três porquinhos, chapeuzinho vermelho, bambi;
Conversa informal sobre valores, como amizade, família, vivenciados nas histórias;
Registrar através de desenhos, massa de modelar, as histórias lidas ou ouvidas;
Dramatização e encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas, etc;
Confecção de personagens e fantoches para amostra literária com sucata;
Organização do cantinho da leitura;
Leitura de livros em casa com os pais, cada dia uma criança levará para casa a sacola da leitura. Esta conterá um livro de história e um caderno de desenho para que a família faça o registro, após a leitura;
Preparação de um cenário para dramatizações;
Durante a contação das histórias, realizar a contagem de personagens;
Classificar os livros segundo um atributo como: animais, clássicos, etc;
Promover uma campanha de arrecadação de livros entre familiares, visando ampliar o acervo literário do CEIM.
Organizar fichas de leitura onde cada criança escolhe o livro que levará para casa semanalmente, procurando selecionar livros de autores conhecidos.
Recursos:
Livros, fantoches, DVDs, cenário, papel kraft, folhas de ofício, giz de cera, massa de modelar, sacola de literatura, digital, fichas de leitura, microfone e caixa de som, data show e telão.
Avaliação
Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor no seu cotidiano, do interesse e da participação em grupo.

Conclusão:
O trabalho de estimulação de leitura é amplo e contínuo, e envolve crianças, educadores e família.
Durante a execução do Projeto: Contando e Encantando percebemos uma melhora na oralidade das crianças, que se interessaram em conhecer palavras novas contribuindo assim, para a ampliação do vocabulário.
As crianças também entraram em contato com títulos e autores de literaturas diversas e também diversas formas de acesso a essa literatura, considerando assim as diversas formas de aquisição do conhecimento: visual, auditiva e sinestésica.
Este projeto possibilitou a realização de um trabalho coletivo, onde houve o envolvimento de todos em sala de aula e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que compartilharam do projeto fazendo a leitura em casa, contribuindo assim de forma significativa na vida escolar dos filhos.




Referências bibliográficas
CUNHA, Maria Antunieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1997.
GARCIA, Walkíria Angélica Passos... [et al.]. Baú do Professor. Belo Horizonte: Fapi, 2003.









quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reta Final

Olá pessoal!
Estamos nos aproximando da reta final do nosso curso.
Na próxima semana iremos apresentar aos colegas os projetos aplicados por vocês. Assim a partir de hoje peço que postem os projetos aplicados e umas duas ou três fotos da aplicação. Isso em uma nova postagem 1 dos integrantes do grupo faz a postagem com o nome de todos.
Até semana que vem em nosso encontro presencial!