A sociedade
da aprendizagem eo desafio de converter desafio de converter informação em
conhecimento.
Vivemos em
mundo evoluído, onde cada vez mais a novas tecnologias, um mundo de informação
e conhecimentos. Mas nem todo mundo consegue acompanhar, porque a bastantes
pessoas e alunos com dificuldade de se comunicar, através da internet ou de
outras tecnologias, moram em lugares distantes das cidades onde não a ate mesmo
energia.
O mundo que
vivemos é um fluxo intenso de informação, expansão e mudança.
Os desafios
impostos a escola é imenso, o que desafia a desenvolvermos nos estudos e
competência para interagir num mundo global, altamente competitivo, onde os
alunos devem ser criativos, capaz de encontrar soluções inovadoras para os
problemas do amanhã.
Há cada vez mais pessoas com dificuldade para aprender
aquilo que a sociedade exige delas, muitas pessoas não se interessam em
aprender e acompanhar a evolução que estamos vivendo .
Aprendizagem
esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos lidando com
muita informação, com diversas tecnologias, mas é visível que crianças e
adultos não conseguem interpretá-las.
A escola precisa formar alunos que saibam dar
sentido a informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma
assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não
mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de
trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico, isso só
se constrói com muita leitura interpretativa, conhecimento verdadeiro, um saber
ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, devemos ter um ensino das novas competências
para a gestão do conhecimento.
Alunas: Ana Paula Dervanoski / Elisangela Zappani