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quinta-feira, 17 de julho de 2014

Projetos na Aprendizagem


A inclusão de projetos no currículo não é uma idéia nova e nem revolucionária no ramo de educação. No
entanto, na última década, essa prática evoluiu para uma estratégia de ensino com uma definição mais
formal. Trabalho com projeto ganhou um lugar de maior interesse na sala de aula quando os pesquisadores
documentaram o que os professores há muito já sabiam: os alunos participam mais quando têm a chance
de se aprofundar em problemas complexos, desafiadores e, às vezes, bastante confusos que se
assemelhem à vida real.
 
 
O trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de

problemas atrativos, que geram resultados originais. Os projetos que apresentam mais oportunidades de

ensino em sala de aula podem variar muito em termos de tema e abrangência e podem ser apresentados

em quase todas as séries.

No entanto, eles tendem a compartilhar recursos de definição. Os projetos dão

margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro. Os

projetos colocam os alunos em uma posição ativa, aquele que soluciona problemas, que toma

decisões, o investigador ou o documentarista. Os projetos servem a metas educacionais específicas e

essenciais; eles não são desvios ou complementos do currículo "real".




Questões 1 e 2 pg 141

É preciso trabalhar com  alunos, de forma que se possa atingir os objetivos, e para isso nada melhor que aproveitar a bagagem que eles trazem consigo, dando-lhes oportunidade de expressar seus desejos, ideias, conhecimentos,dúvidas e curiosidades . Levando em consideração o direito de errar e acertar. Fazendo repensar as prática pedagógica para que se possa aprender a melhorar cada vez mais.

 As estratégias de ensino, com uso das tecnologias podem criar um ambiente motivador e de livre expressão,usando a criatividade e experiência para a realização de atividades significativas, planejadas e prazerosas para os alunos. Fazendo uso das novas tecnologias na concretização do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma conseguimos atingir também o tempo e a forma de cada aluno em aprender. Oferecendo diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo.
 

Leitura na Educação Infantil(webquest)

  INTRODUÇÃO
O professor poderá irá à biblioteca da escola e separar alguns livros de contos. No dia da visita da turma, os livros escolhidos ficarão expostos nas mesas e cada criança escolherá um para leitura.
  TAREFAS
Em sala, as crianças irão contar do seu jeito a história que leu para a turma. Como atividade de registro, as crianças representam por meio da escrita/desenho a história que leu. É importante que o professor questione as crianças  para ajudá-las na reconstrução da história.Questionando:
  • Como começa essa história?: Era uma vez? Há muitos anos? Um certo dia?
  • Quem são os personagens? O que acontece com eles?
  • Tem acontecimentos mágicos? Qual?
  • Em qual lugar aconteceu a história? (em castelos, na floresta, casa, na rua...)
PROCESSO
 Por meio desses questionamentos o professor retoma com as crianças as cracterísticas dos contos de fadas.
Com as reescritas o professor organizará o livro de contos de fadas da turma. Outra atividade que pode ser realizada é a contação de histórias para outras crianças da escola.

 AVALIAÇÃO
    A avaliação será continua possibilitando que ascrianças acompanhem suas conquistas e suas dificuldades ao longo do seu aprendizado. Assim, a avaliação terá como objetivo intervir emodificar a prática docente para garantir uma aprendizagem significativa para as crianças, não sendo decaráter promocional, mas servindo como orientadora de intervenções para sanar as dificuldades existentes no decorrer da aprendizagem.

CONCLUSÃO
Conclui-se que a leitura surge como algo fundamental para garantir as crianças o desenvolvimento de habilidades necessárias a vida, pois o leitor é alguém capaz de sonhar, de criar, de inventar, de construir pontes para superar cada obstáculo enfrentado, dedesafiar a si próprio em busca de seus ideais. Ler não é simplesmente uma ação mecânica, é acima de tudo um ato de coragem que permitirá ao seu praticante ver a realidade desvelada de suas impurezas sociais.
http://educadores.diaadia.pr.gov.br

Animais Domésticos

Introdução

Os animais são nossos amigos.Neste trabalho vamos saber mais sobre eles.Vamos ver como eles se comportam .

A tarefa

* Organizar um livro com os diversos animais doméstico.
* Recolha de Fotografias de diferentes animais.
* No final todos irão elaborar uma história , construir fantoches , dramatizar a história e fazer o livro.

O processo

* Fotografias de animais.
* Recolha informações em livros , revistas e internet.
* Conversas e entrevistas a pessoas que tem animais domésticos.
* Adivinhas

Avaliação

5  Se participou em todas as atividades , trouxe material.
4  Se participou em todas as atividades mas não trouxe material.
3  Se participou um pouco .
1  Se não participou e não trouxe material.

Conclusão

Vamos concluir que há uma grande variedade de animais , cada um com suas características . São seres vivos nascem , crescem , reproduzem -se e morrem , mas eles são nossos amigos.


A importância de se trabalhar com projetos

 É muito importante trabalhar com projetos para desenvolver o aprendizado do aluno.
Os  projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares.
A duração de um projeto varia de acordo com cada contexto, sendo influindo pela abrangência e aprofundamento almejados para determinada turma. A elaboração do projeto feita em parceria entre alunos e professores deve ser entendida como uma organização aberta.

Questões

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço idéias, dúvidas, curiosidades?

R:  Acreditamos que é muito importante a pratica de dialogar, pois é muito importante a participação dos alunos, onde eles podem trazer idéias de casa , através de revistas, jornais, rádios, televisão, e com isso debater em sala de aula.


Quais são as estratégicas que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o dialogo?  De de que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

R: Precisamos estar sempre atento as mudanças, para podermos   repassar o conhecimento aos alunos, atráves das redes sociais, pesquisas, podem ajudar e auxiliar na sala de aula.







Alunas: Ana Paula dervanoski/Elisangela Zappani

quarta-feira, 16 de julho de 2014

PROJETOS NAS ESCOLA

O desenvolvimento de um projeto envolve diversas habilidades e competências que podem ser avaliadas de diferentes formas favorecendo a aprendizagem do educando, uma vez que o conhecimento é construído por ele, e ele realmente é parte do processo e interage com as informações em tempo real. Os projetos trazem a possibilidade de compreender os mais diversos conhecimentos através de múltiplas linguagens, vários projetos podem se desenvolver ao mesmo tempo, de tal forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer. O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.

A IMPORTANCIA DE TRABALHAR PROJETOS

     A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR PROJETOS
 
Para que possamos ampliar um pouco esta visão é importante que acreditamos que através de um projeto podemos ir além do desenvolvimento ou estudo de um determinado tema. Um projeto pensado de forma bem mais ampla e abrangente “é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e, conseqüentemente, as articulações destas”. Desta forma podemos imaginar que um projeto nos remete a fazer antecipações, referências ao futuro,buscar a realização de um desejo, de um sonho.
 Certamente sempre que temos uma intenção, um objetivo, uma vontade de conhecer mais, de investigar a respeito de algum assunto, temos também um problema a resolver e, por conseqüência, temos algumas certezas ou crenças, algumas dúvidas, questões a responder, e isso é ir muito além de desenvolver um tema. Em outras palavras a chave para se ter um projeto é ter problemas para resolver, ter questões, levantar dúvidas e propor hipóteses de soluções.
Esta é uma ideia  que intriga os professores quando se propõem a desenvolver projetos. O que será o mais indicado: ensinar ou estimular a aprendizagem? Mas qual a diferença entre ensinar e aprender? Certamente se pensarmos em uma escola pautada na tradicionalidade, ensinar será o caminho mais curto e sensato para se trabalhar projetos, mas se pensarmos em uma escola com bases construtivistas, pautada nas relações, a aprendizagem será a preocupação primeira do professor.
JUSSARA MENDO  E RENATA FORTUNATTI

segunda-feira, 14 de julho de 2014

TRABALHANDO PROJETOS COM ALUNOS

             Com a utilização das tecnologias, o professor pode propor aos alunos atividades que envolvam projetos. Com conteúdos direcionados pelo educador, o aluno terá a responsabilidade de buscar seu conhecimento, pesquisar, utilizar alternativas oportunizando-o a um maior aprendizado dentro desse novo contexto. Ele fará de forma significativa, sem tantos conteúdos que vinham de forma pronta para serem decorados. Durante o desenvolvimento de seu projeto ele terá uma interação com o conteúdo abordado, contato com novas formas ou métodos de aprendizagem. Percebe  que é capaz de produzir, ir além do ambiente escolar.

Projetos na escola

A ideia de projeto envolve a antecipação de algo que ainda não foi realizado. Projeto é uma construção própria do ser humano que se concretiza partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades, cuja realização produz um movimento de buscar, no futuro, uma nova situação que responda as suas indagações ou caminho no sentido de melhor compreendê-las. Os projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos, do mesmo modo que podem originar-se de acontecimentos externos à escola, é na interação com nossos alunos que podemos descobrir que tipos de projetos podem ser realizados para uma melhor aprendizagem. Ao desenvolver projetos em sala de aula, apresenta-se necessidade de se criar uma nova cultura educacional. Nessa perspectiva, a utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação. O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece, a uma nova visão educacional. Considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do conhecimento; construir conceitos sobre valores, crenças, usos e costumes.

domingo, 13 de julho de 2014

A importância de se trabalhar com projetos na escola.

É na escola que a criança estabelece toda a base do seu desenvolvimento motor, intelectual e social. A aprendizagem surge da descoberta e da curiosidade natural do indivíduo pelo mundo que o cerca. Portanto, a criança precisa de condições para experimentar, criar, construir e expressar-se livremente.
Ao trabalhar com projetos em sala de aula, o professor amplia o conhecimento de suas crianças, tendo como eixo central uma aprendizagem significativa, possibilitando um diálogo constante entre a realidade de cada um sobre as diversas áreas de conhecimento. Hernández e Ventura (1998) afirmam:
O ponto de partida para a definição de um projeto de um projeto de trabalho é a escolha do tema. Em cada nível e etapa da escolaridade, essa escolha adota características diferentes. Os alunos partem de suas experiências anteriores, da informação que tem sobre os projetos já realizados ou em processo de elaboração por outras classes. Essa informação se torna pública num painel situado na entrada da escola (com isso, as famílias também estão cientes). Dessa forma, o tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum (como os acampamentos), originar-se de um fato da atualidade, surgir um problema proposto pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto (p. 67).

Os projetos escolares desenvolvem no aluno um olhar critico levando-os a resolver suas dúvidas e problemas, sejam eles de caráter social e intelectual, tornando o aluno mobilizado para buscar recursos e aplicação de seus conhecimentos para a solução de problemas. Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apoia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e busca aprofundamentos.

O que se percebe frente a estudos realizados por Hernández e Ventura (1998) é que a partir da década de 1980, após um grande movimento na educação, as práticas de pesquisas se tornaram atividades frequentemente utilizadas em sala de aula, pois o intuito era o de provocar a aquisição de capacidades relacionadas com emprego do conhecimento prévio dos alunos e suas experiências da vida indo além dos limites curriculares, difundindo a interdisciplinaridade e o saber globalizado. Portanto, a interdisciplinaridade leva a criança a usá-la sempre que possível na resolução de problemas ou estudos de fenômenos nos quais cada disciplina dá a sua parcela ou contribuição para o êxito do resultado. O professor passa a ser o facilitador de novas experiências.

DESENVOLVO UMA PRATICA DIALOGICA COM OS MEUS ALUNOS? OUÇO IDEIAS DÚVIDAS CURIOSIDADES

É IMPORTANTE PERCEBER QUE APARTIR DE UM PROJETO OU DE UM OBJETIVO FOCADO EM UMA DISCIPLINA EX O USO DO SOFTWER O PROFESSOR DA ARÉA DE PORTUGUÊS PODE IMEDIATAMENTE IDENTIFICAR A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR COM O DESENVOLVIMENTO DE LEITURA ESCRITA DO ALUNO A MEDIDA QUE O ALUNO INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO CRIA HISTÓRIAS ELE PODE TRAZER ASSUNTOS QUE SE RELACIONAM A OUTRA AREAQUE PERMITE DESSA FORMA CAMINHA PARA UM PROJETO COM CARACTERISTICAS MULTIDISCIPLINAR OUVINDO OPINIÕES E SUGESTÕES DOS ALUNOS EO PROFESSOR ACREDITANDO NO POTÊNCIAL DO ALUNO SEMPRE INOVANDO. ALUNAS RENATA FORTUNATTI JUSSARA MENDO

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGICAS QUE UTILIZO OU CONSIDERO QUE PODEM SER ÚTEIS PARA ESTABELECER UM AMBIENTE DE LIVRE EXPRESSÃO QUE FAVOREÇA O DIÁLOGO?

Certamente o uso de médotos novos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dá lugar a interação consequentemente a aprendizagem do aluno acontecera de forma muito mais verdadeira e concreta.claro que diante de tudo isso o educador precisa estar em constante aperfeicoamento um professor que já venha com uma cara diferente não so para dar aula mas que seja inovador que mexa com as novas linguagens que tenha blog que participe desse mundo das crianças ,jovense adolecentes que seja criativo inovando para que o aluno tenha prazer em aprender e que consiga expor suas ideias alunas :RENATA FORTUNATTI,JUSSARA MENDO

Importância de projetos

O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.

Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.

Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apoia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.


Praicas dialogicas


Desenvolver uma prática dialógica com os  alunos como também propiciar um ambiente de livre expressão na sala de aula através de momentos de debates, atividades em grupo, sondagem prévia do conhecimento dos alunos sobre determinado assunto, entre outras atividades. Acredito que assim, ouvindo suas dúvidas e curiosidades, além de poder auxilia-los e instiga-los na busca do conhecimento, possibilitarei que sejam os autores na construção do seu conhecimento. 

As discussões em sala são a  respeito de determinados assuntos, sempre que possível, busco enfatizar a importância da tecnologia para a ampliação dos conhecimentos aplicados, já que hoje ela faz parte do cotidiano das pessoas. Muitas vezes peço para eles pesquisarem determinados assuntos para debatermos na aula seguinte, outras vezes direciono que página eles devem acessar a fim de debater algo mais pontual e outra vez busca as redes sociais para a troca de informações. Dessa forma permito que os alunos percebam que as ferramentas tecnológicas servem também para obter informações importantes sobre os assuntos abordados.


Água o bem mais precioso


Introdução

  • Porque é importante beber água ?

Tarefa  = você  sabia

  • um copo de água depois de acordar , ajuda a ativar os órgãos internos
  • um copo de água antes do banho ajuda abaixar a pressão arterial
  • um copo de água 30 minutos antes da comida ajuda na digestão
  • um copo de água antes ir para a cama ajuda a evitar um derrame cerebral ou ataque do coração
  Processo

Professor pede para os alunos fazer um desenho sobre água e os cuidados q devemos ter com ela que é tão preciosa para nosso dia a dia

Avaliação

Como os alunos se saíram nos desenhos e a preocupação sobre a água, e observar a criatividade deles nesse assunto

Conclusão

Que nos todos não vivemos sem água, e nem os seres vivos  


A importância de se trabalhar com projetos em sala de aula.

     O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece, efetivamente, uma nova visão educacional ao:
 * Promover a colaboração e o diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade;
*Considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção de conhecimento;
*Construir pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costumes. 
     No momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparações, reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas ,novas dúvidas e das dúvidas algumas certezas.
     O projeto ainda, rompe fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas do conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Não significa que irá abandonar as disciplinas, mas sim integrá-las  no desenvolvimento das investigações, no qual possui como pano de fundo a unicidades do conhecimento em construção.