Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

   

 A nossa sociedade está cada vez mais interessada nas aprendizagens, porém as vezes não nos damos conta que é preciso transformar aprendizagem em conhecimento, com a adoção das tecnologias dentro e fora de sala de aula, o processo de ensino aprendizagem vem se tornando uma estratégia pedagógica adicional. Com isso estão utilizando novos recursos tecnológicos para lhe  auxiliarem, exemplo: A televisão,o quadro negro, o rádio e o DVD, a  câmera fotográfica, o telefone e o computador.   Esses meios tecnológicos, além de ser útil na exploração de conteúdos de uma maneira mais interativa, ajuda o docente na  prática pedagógica, sendo um sujeito mais ativo e participativo, o professor deve ser inovador, buscar novos conhecimento e coloca-los em prática para que o conhecimento realmente aconteça.

   Independentemente do recurso tecnológico em questão, o professor é o sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. Os recursos tecnológicos, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados.

Tecnologias em sala de aula.

     Com a adoção das tecnologias dentro e fora de sala de aula, o processo de ensino aprendizagem vem se tornando uma estratégia pedagógica adicional.
     As tecnologias utilizadas em sala de aula são: computador, internet, TV, DVD, tais são utilizadas para uma melhor prática pedagógica, facilitando aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração de conteúdos de uma maneira mais interativa. Desta forma, o dicente passa a ser um sujeito mais ativo e participativo.

 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

TECNOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES NA ESCOLA

            As tecnologias utilizadas por nossa escola são sites pesquisados na internet, onde os professores, apartir daí, desenvolvem atividades lúdicas como: cantigas, brincadeiras e artigos , entre outros, para auxiliarem em suas tarefas. É feita também a produção de vídeos utilizando imagens dos alunos e professores, realizando dessa maneira a interação com o grupo.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Quem sou como professor e aprendiz


     Ser professor é ter domínio do conteúdo e entender os processos de aprendizagem dos alunos, saber ensinar, criando situações que favoreçam o aluno a encontrar sentido para aquilo que esta aprendendo conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar e entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e de aprendizagem.
      Eu como professor devo estar sempre buscando novos conhecimentos e estar aprendendo sempre pois a aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interações com o meio e com o outro.E para o professor, a aprendizagem possibilita que ele analise e avalie como experimenta esse processo, criando condições para tornar-se consciente sobre como aprende.


REFLEXÃO

O PROFESSOR TEM QUE ESTAR INTERLIGADO , COM TODOS OS MEIOS QUE O LEVAM A UM APERFEIÇOAMENTO , TECNOLÓGICO, CIENTIFICO;APROPRIADO A TODA CLIENTELA QUE NECESSITA DESSE CONHECIMENTO. O PROFESSOR DEVE USAR A INTERNACIONALIDADE; PARA FORMAR UM ELO ENTRE TODOS OS CONHECIMENTOS , FORMANDO UM GRUPO ATIVO QUE INCORPORE TODO O APRENDIZADO APLICADO NESSA FORMA DE APRENDER. VENDO O MUNDO NO SEU AMPLO MÉTODO EM CONJUNTO EXPONDO TODAS AS SUAS IDEIAS. O PROFESSOR PODE CRIAR A PARTIR DA PRÓPRIA REALIDADE DO ALUNO, INSERINDO NO SEU MEIO COTIDIANO TODAS AS SITUAÇÕES QUE O LEVAM A ASSOCIAR EM UM CONTESTO , SIGNIFICATIVO ; AMPLO QUE O LEVA A UM APROFUNDAMENTO TECNOLÓGICO E REAL AO SEU PONTO DE VISTA.O ALUNO TEM SUA INDIVIDUALIDADE PARA APRENDER O TEMPO EO MOMENTO CORRETO PARA ABSORVER QUALQUER TIPO DE APRENDIZAGEM. DE FORMA INDIVIDUAL ;PARA PODER SE ORIENTAR E DEPOIS REPASSA-LO AOS DEMAIS COMPONENTES DO GRUPO DE UMA FORMA QUE CAUSE CURIOSIDADE NA FORMA DE APRENDER.

Respostas da pag 52


 Respostas da pag. 52

 1- Penso que a idéia é abranger mais o processo de aprendizagem com o uso das tecnologias para facilitar o trabalho e trazer interesse dos alunos para a sala de aula.
  2-  E a aprendizagem significativa é aquela que o professor tem responsabilidade sobre a aprendizagem, sendo que ele tenha que utilizar as tecnologias como instrumento na atuação do aluno no tratamento da informação recebida, integrando sua base de conhecimento.

 Mariana Lunardi

TECNOLOGIAS





 1- ELE PRECISA ELABORAR AULAS QUE ESTIMULEM E QUE ELES SINTAM CURIOSIDADES PRECISAM PERDER O MEDO DO NOVO PORQUE AS TECNOLOGIAS PODEM FACILITAR MUITO A VIDA DO PROFESSOR QUE PODEM TRAZER NOVAS IDEIAS .TAMBÉM E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE AS TECNOLOGIAS SEJA COMPREENDIDA PARA QUE POSSA SER UTILIZADA  DE FORMA QUE SE TRAGA ALGUM  CONHECIMENTO AO ALUNO.



 2- O ALUNO PRECISA ENCONTRAR SENTIDO NAQUILO QUE ESTA APRENDENDO POR ISSO A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR ESTIMULAR O CONHECIMENTO  E PROPORCIONAR A CURIOSIDADE .







VANESA BARBIERI

Tecnologia significativa

-É preciso que o professor crie situações que instigue a curiosidade do aluno, que utilize destas novas tecnologias para aprimorar sua prática em sala de aula e para potencializar a aprendizagem significativa para o aluno.

-O professor deve estabelecer relações com o cotidiano existente na vida do aluno e da sociedade que o cerca, como a própria tecnologia que esta presente a todo o momento no nosso dia-a-dia, criando situações a partir da sua realidade apresentando informações que faça refletir atribuindo significados.

professor e as tecnologias na sala de aula.

-O  professor   deve ser dinâmico,deve trazer novas práticas para a sala de aula,deve sempre estar atualizados e atentos as novas tecnologias para trazer para seus alunos e eles sempre estarem interessados,buscar sempre trazer praticas pedagogicas novas,leituras de qualidades que devem servir para provocar reflexão ideias novas.

-o aluno precisa ter curiosidade de aprender aquilo que o professor esta repassando, para isso o professor sempre deve trazer novas alternativas de ensino em que o aluno se interesse e queira sempre aprender mais sobre aquilo,pode ser com livros vidéos enfim alguma forma que o aluno encontre sentido para aquilo que esta aprendendo

TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA ESCOLA





As tecnologias mais utilizadas em sala de aula, são os computadores, nets, dvd, televisão,etc.
As tecnologias servem para facilitar a busca de novos conhecimentos nas práticas pedagógicas. A maioria dos professores usam para pesquisas, assistir filmes, auxiliando ou complementando a mátéria  em suas aulas..

AS TECNOLOGIAS MAIS UTILIZADAS EM SALA DE AULA.


As tecnologias estão modificando, o professor esta fazendo dinâmicas diferentes para trabalhar em sala de aula,  com isso estão utilizando novos recursos tecnológicos para lhe  auxiliarem, exemplo:

  •  A televisão ;
  •  O quadro negro;
  •  O radio e o DVD ;
  •  A câmera fotográfica;
  •  Telefone ;
  •  Computador;
  •  Climatizador;
O uso dessas tecnologias estão ajudando a cada dia mais na aprendizagem dos alunos, Para  isso professores estão  fazendo cursos para aprender mais a se familiarizar com as novas tecnologias.



UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DE MANEIRA PRODUTIVA EM NOSSAS ESCOLAS.

A chegada das tecnologias de informação e comunicação na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e  os tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra, identificando  e trabalhando as características do pedagógico, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas.
Em nossa escola as tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.


No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
ALUNA: MARIZETE  ROTTAVA.

Parabéns!

   Meninas, os trabalhos estão ficando muito bons, as reflexões sobre nossa prática pedagógica e nossa relação com o ensinar e aprender são muito interessantes. Continuem com as reflexões e percebam como as tecnologias podem nos auxiliar no cotidiano escolar para que possamos deixar nossas ulas mais atrativas e dessa forma contribuir para melhorar cada vez mais nossa prática e a educação.

terça-feira, 22 de abril de 2014

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Professor 1 = É utilizado a TV, Internet, computador entre outras, sendo para desenvolver um trabalho mais elaborado com as crianças desenvolvendo a criatividade de cada uma delas dentro desta realidade tecnológica , fazendo com que usem sua imaginação. As vezes usamos a "tecnologias" em sala de aula para aperfeiçoarem as atividades desenvolvidas.

Professor 2 = As tecnologias hoje é a TV, retroprojetor, DVD, computador sendo usado para aperfeiçoar os trabalhos pedagógicos, para fazer a elaboração de projetos quando necessário e para trabalhar o lúdico e memorização.

Alunas= Débora C.de Almeida Stemke.
               Renata Sberse.

Tecnologias nas escolas


TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS
     
   Percebemos o quanto é importante a inclusão dos recursos tecnológicos na sala de aula, os mais básicos são a TV, o DVD, o telefone, os computadores, o rádio e a câmera digital.
   A internet é importante na hora da educação por estar intimamente ligada ao dia-a-dia da criança e do jovem.
    As tecnologias utilizadas pelos professores em sala de aula tem como objetivo a elaboração de atividades para trabalhos complementares.
 Devemos pensar em como trabalhar essas tecnologias em favor da educação, para que os estudantes possam tornar as aulas mais interessantes, pois os meios tecnológicos mudam a rotina dos mesmos, assim tornando as aulas mais produtivas.

Alunas: Mariana Lunardi e Vanesa Barbieri
TECNOLOGIAS NA ESCOLA


A utilização de recursos tecnológicos, como elemento diferenciado nas atividades escolares, vem se constituindo num dos principais campos de estudos, tanto para professores, quanto para os alunos na área da educação que as escolas não exploram todo o potencial que a tecnologia oferece. É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor, mas também para os alunos, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo.
Nos dias de hoje faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na escola, no sentido de romper com a liberalidade de aprendizagem, utilizando ferramentas que se tornaram imprescindíveis à Educação tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet.
Além do computador, outras tecnologias também auxiliarão aos professores, como a TV, câmera de vídeo, DVD, câmera fotográfica, rádio, gravador, máquina de calcular e outros. O computador, no papel de principal meio tecnológico utilizado na atualidade, vem contribuir para a aprendizagem, no intuito de conectá-los com o mundo letrado e informatizado, pois ele é necessário e indispensável em todos os setores das sociedades.




Tecnologias mais utilizadas na escola
  • É utilizada a televisão, para repassar vídeos, musicas, onde os alunos assistem, cantam e com isso aprendem.
  • O relógio para verificação da hora, para repassar as tarefas programadas.
  • O quadro para ensinar as crianças a ler, escrever e passar os recados.
  • O climatizador para deixar o ambiente com melhor ventilação.
  • O radio e DVD,  para ouvir musica.
  • Materiais escolares como, lápis, caneta, caderno, pinceis, e muitos outros, para o aluno escrever, desenhar, pintar.



















  • Alunas: Ana Paula Dervanoski/Tasia somensi


Ser professor


Ser Professor

Ser professor hoje é muito importante, não se pode imaginar um futuro para humanidade sem professor, mas é uma tarefa muito difícil para eles, pois precisam de dedicação, aos estudos, pesquisas tecnológicas, onde devemos estar se especializando, evitando assim o risco de que alunos saibam mais que professores e estar atentos sempre com as mudanças.
Estar conversando com colegas de trabalho, tirando duvidas, ajuda muito , estar abertos a novas aprendizagens, fazendo assim trabalhos dinâmicos ,inovadores e criativos para nossos alunos. Fazendo assim com que os alunos se interessem pelo assunto e aprendam mais.
Tempos atrás era mais fácil ser professor, pois existia menos cobranças, menos tecnologias e alunos respeitavam mais os professores.
Professores de hoje precisam superar vários obstáculos  devendo assim ser mais valorizados pela sociedade.








Aluna: Ana Paula Dervanoski

tecnologia na escola

segunda-feira, 21 de abril de 2014

MINHA ESCOLA

         O uso das tecnologias vem a ajudar na aprendizagem e entendimento do aluno. Com o avanço das mesmas, as formas de aprendizagem se tornaram mais acessível e comum na vida do ser humano.
Elas criam pontos positivos e negativos, mas devem ser utilizadas com sabedoria.
         Para mim, as tecnologias na educação tem cada vez mais um papel importante, não so na aprendizagem, mas também como meio de informação.
        A tecnologia não faz sentido quando vem de forma deslumbrada. Ela tem que ser vista como meio de transformar o processo de aprendizagem. 
      A escola deve  identificar as reais necessidades, pesquisar os meios e implementar aquilo que poderá, de fato, melhorar a Educação. Não são todos os conceitos que se enquadram na realidade das escolas brasileiras. Por isso, é importante tanto a gestão pública quanto os gestores escolares apurarem o olhar para as novas possibilidades de ensino.