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sábado, 6 de outubro de 2012

Pedagogia de projetos

     Segundo o texto a pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, pesquisas e criar relações que incentivam novas buscas de descobertas. 
     A pedagogia de projetos para muitos profissionais se torna um desafio, pois viabiliza ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos com várias áreas do conhecimento, desde que seja bem elaborado e orientado para que haja integração dos mesmos.
   As tecnologias que possuímos na escola são indispensável, para o aprendizado e facilita a interdisciplinariedade, tornando-se fundamental o processo de reconstrução de uma escola nova.

Por quê o computador na educação?


        Para muitos professores o computador se tornou uma ameaça, algo de insegurança, incerteza, por não saber lidar com o mesmo. Há um outro grande problema é o equipamento, que quase sempre não tem o necessário para entender a demanda escolar, e quando tem estão em péssimo estado de conservação. Por outra visão o computador é um instrumento para auxiliar o professor, como ferramenta que vai auxiliar o processo de expressão do nosso pensamento, abre novos caminhos para o saber.
    Segundo o texto o uso do computador tem sido caracterizado, erroneamente, como construtivista. A interação propicia o desenvolvimento de esquemas mentais e, portanto, o aprendizado. Entre tanto, esse desenvolvimento é fruto do trabalho mental da criança de um processo de ensino ou transformação. 

Currículo, projetos e tecnologias



Nos dias atuais é de tal importância manter um diálogo constante com nossos alunos, para auxiliar nas dúvidas, e conhecermos sua realidade. Acreditamos que essa parceria entre o professor e o aluno é que edifica o sucesso da ação pedagógica.

Uma estratégia utilizada em sala são filmes que possam ser refletidos e fazer uma analise que encontramos nos dias de hoje.  Através do dialogo e de produções escrita é possível conhecer melhor meu aluno e também o mesmo consegue se expressar sobre o que pensa, sente, vê e vivência.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

dDesafios e possibilidades da integração de tecnologia ao currículo atividade 4.6







Ao pensarmos  em educação é importante verificarmos a organização social e econômica e tecnológica  de cada momento histórico influenciam  ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E O PERFIL DE EDUCADOR E EDUCANDO Também O TRABALHADOR PARTA O MERCADO DE trabalho.
Podemos perceber, então que há a exigência de um novo tipo de escola com possibilidades de integração da tecnologia ao currículo escolar.
Ao invés de preparar nossos educandos para memorizar fatos e conceitos devemos possibilitar a aquisição de habilidades com atividades que lhes permitam pensar e agir criticamente desenvolvendo a iniciativa própria, capaz de perceber o caráter transitório desse conhecimento, pois é ele um eterno aprendiz e esta em constante transformação.
Preparar nossos educandos para enfrentar os desafios em um ambiente escolar voltado para as tecnologias com um currículo flexível, integrando as diferentes tecnologias das mais convencionais e até a tecnologia digital.


Atividade 4.6 desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo

Hoje na área da educação são inegáveis as possibilidades do uso educativo de tecnologias, e este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologia. A integração entre tecnologia e currículo se estabelece em um espaço de experiência de ensino e aprendizagem, de formação de cidadãos e de vivencia democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
            O desafio mais complexo desse processo esta na criação de um design educacional que seja flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais. Assim o uso dessas tecnologias implica em romper com a forma da representação do pensamento e implica em novas maneiras de expressar o pensamento, organizar e produzir conhecimento como uso de múltiplas linguagens.  

atividade 4.5 Refletindo sobre prejeto de reaprendizagem


A pedagogia de projetos começa em sala de aula, é na integração com nossos alunos que poderemos descobrir temas pertinentes para projetos que possibilitem a aprendizagem significativa entre a realidade do educando em seu dia a dia. Esta pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça sua própria autonomia contextualizando conceitos já conhecidos e descobrindo outros durante seu desenvolvimento.
            Neste sentido é necessário que o professor tenha abertura e flexibilidade para relativizar a sua pratica e as estratégias pedagógicas, de maneira a proporcionar aos educandos a reconstrução do conhecimento podendo assim o aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representações 

Atividade 4.5 projeto de aprendizagem

projeto é a forma de passar o que sabemos em direção onde queremos chegar, anexando a ele as duvidas e questionamentos das crianças procurando sempre te-los como peças fundamentais de uma proposta pedagógicas.Pondendo intenrrompe-lo e mudar o seu foco,se as duvidas surgirem em busca do conhecimento,objetivando a maxima qualidade.

ATIVIDADE 4.3 Porque o computador na escola

O computador na educação pode ser usado como uma ferramenta muito importante dentro desta mudança de paradigma educacional, principalmente para produzir uma nova maneira de aprender, enriquecendo ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com os objetos deste ambiente, tem chance de construir seu próprio conhecimento.

Atividade 3.7 Analizando mídias digitais

    
Analisando mídias digitais através da mídia podemos aprimorar alguns assuntos, não apenas o vídeo por si só mas  acompanhado de um trabalho pré elaborado  ser desenvolvido

Atividade 4.1Pensando sobre possíveis mudanças Atividde4.2da teoria a pratica

     atividade 4.1-   diariamente desde a roda de conversas com a turma no momento  das novidades, desta forma  estou ouvindo suas idéias e explorando -as
atividade 4.2- rodas de conversas, painéis envolvidos com o tema explorado.Levando e envolvendo o professor nas atividades, promovendo a fala ,escuta dos interlocutores.As tecnologias podem nos favorecer através de música, filmes,,retroprojetor colaborando com o assunto abordado.

Midia-Educação atividade 3.6


Mídia – educação:  experiência  At. 3.6


                Hoje a nossa realidade nas escolas é do uso de mídias como computadores, televisores, apresentações de trabalhos em Datashow, ferramentas tão utilizadas no cotidiano escolar que por muitas vezes não nos damos conta.
                Os próprios alunos no seu dia a dia tem o costume de utilizar as mídias, sendo a mais popular os computadores, notebooks, celulares e hoje a moda são os tablets. Essas tecnologias vem agregar ainda mais valores aos estudos, as pesquisas e trabalhos escolares, com mais fundamentação, recursos  e imagens.
Mesmo com crianças pequenas os recursos audiovisuais são bem entendidos pelos pequenos, e do seu jeito conseguem explicar o que entenderam e realizar atividades criativas, principalmente apresentadas por meio de desenhos e da ludicidade.
Essas mídias são uma realidade para os professores, uma ferramenta do cotidiano que no momento do planejamento das aulas elas estão sempre presentes, facilitando o trabalho do professor,  o entendimento do aluno e para o crescimento intelectual de ambos.
As mídias audiovisuais chamam a atenção de todos sejam adultos ou crianças por apresentar uma característica única, além do som, das imagens ela tem o movimento dos personagens o que facilita a apropriação do conhecimento, podendo também serem repetidas para que os educandos vejam e revejam tirando as dúvidas sobre os questionamentos feitos pelos professores.
Um livro nos permite a leitura e uma viagem pela imaginação, mas a televisão, o computador e rádio nos permitem além da imaginação, recrear de várias formas o que vemos ou ouvimos.