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sábado, 23 de março de 2013

1.4 PROJETOS COM USO DAS TECNOLGIAS


ESCOLA MUNICIPAL DIRCE SALETE DALL ÀGNOL
Professora: Lorivalda  Grando Bianchi  
Professora:Marinês Baggio( Artes Visuais) 
 Professor:Marcelo Volpato (EducaçãoFísica)
Turma:Infantil V
Números de alunos:25
Ano:2012
Projeto sobre a Páscoa
Justificativa:
A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate.
Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.
Objetivo geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
Objetivos específicos:

· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.
Conteúdos:
Data comemorativa: Páscoa;
Afetividade e solidariedade;
  MOVIMENTO:
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
-Música;-Dramatização

LINGUAGEM:
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
-Historias;

MATEMATICA:

· Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
· Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
· Seriação;
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Metodologia:
           - Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras,
DVDs e relatos sobre o assunto;
            - Visualização dos símbolos da Páscoa através de ficha,
DVDs, Internet e livros didáticos;
        - Ouvir músicas no
Cd e DVDS e dramatizar as músicas relacionada à Páscoa como: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova usando também o microfone;
-Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;
-Confecção de um mural sobre a Páscoa;
· Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em seqüência;
· Quebra cabeça do coelho;
Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”,
-Jogos com figuras e da memória;
· Atividades de rua: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
· Pintura facial;
· A procura do ninho.
Culminância:  Todas as atividades foi feita pintura facial  nas crianças e eles iam a procura dos ninhos, que estavam espalhados pelo pátio.


 

Tecnologias utilizadas:

-DVDs;

-Cds;

-Internet;

_Microfone;

-Máquina digital.


Avaliação:

 Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O Registro das atividades serão feitas também com a máquina  fotográfica digital para melhor visualização das atividades.

Comentários

 Foi bem gratificante realizar este  projeto, pois ele é  interdisciplinar ,conseguindo assim interligar várias áreas do conhecimento, fazendo  com que a criança seja um sujeito  critico,ativo e participante  neste processo educativo,e os educadores se envolveram neste projeto juntamente com as crianças. 

quarta-feira, 20 de março de 2013

1.4 projeto com uso de tecnologias


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SESC
CEI SESC XANXERÊ








PROJETO INTERDISCIPLINAR
“O sapo e as nossas descobertas.”





Educadora:
Indianara Baggio


Técnica de Educação:
Juliana Beatriz Gatto











XANXERÊ, março de 2010.
TEMA: “O sapo e as nossas descobertas.”

PERÍODO DE APLICAÇÃO: março e abril de 2010.
TURMAS: Educação Infantil Grupo II 4 anos
TURNOS: Vespertino.


JUSTIFICATIVA

As crianças pequenas têm um grande interesse por animais, ficando claro na escolha do tema, o qual provém da origem do nome da turma sugerido pela aluna Gabriela e aceito pelos demais colegas, a finalidade deste é sanar dúvidas e despertar a curiosidade científica das crianças.

As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes às do homem. O estudo dos animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza. A criança sai do conceito eu para conhecer o outro, o que é muito saudável. Ao estudar os animais, os alunos aprendem sua própria natureza. Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/

Com o estudo dos sapos, teremos a oportunidade de perceber as transformações que ocorrem na natureza, como é o caso da metamorfose, onde o ovo se transforma em girino e este em sapo.
Esta classe de animais vertebrados, composta por sapos, rãs, salamandras aquáticas e as cecílias, foi a primeira a aparecer no planeta terra por volta de 300 milhões de anos. Hoje, habitando algumas ilhas da Indonésia, ainda existem espécimes raros e antigos que viveram na Idade do Carvão, período em que estes animais foram o grupo dominante. Os anfíbios têm a capacidade de viver tanto dentro quanto fora da água, porém, sua pele precisa estar constantemente úmida, pois funciona como um meio de respiração para este animal. Apesar de quase todos desta classe possuírem pulmões, eles são de estrutura extremamente simples. Tanto a rãs e quanto os sapos possuem ouvidos e um coração de complexidade superior se comparado aos seus ancestrais.
A forma de vida anfíbia, considerada bastante adaptável, vem evoluindo durante milhares de anos por sua capacidade de habitar a maior parte dos continentes do mundo, exceto a Antártida, que possui condições climáticas extremamente rigorosas para quase todo o tipo de vida. No Brasil podemos encontrar estes seres em várias regiões, inclusive na região da Mata Atlântica, que com uma biodiversidade ainda maior do que a da Floresta Amazônica, possui sua fauna formada principalmente por anfíbios (grande variedade de anuros), além, é claro, de outras vidas como os mamíferos canídeos e aves das mais diversas. É uma das áreas mais sujeitas à precipitação no Brasil, com chuvas orográficas que caem em função das elevações do planalto e das serras, o que torna este um habitat perfeito para a categoria estudada.
No mundo todo há cerca de 4800 espécies de sapos. A maioria deles vive dentro ou próximo a uma fonte de água, muito embora existam aqueles que vivam em ambientes úmidos, mas que não são considerados ambientes aquáticos. A necessidade por água é mais premente para os ovos e os girinos do adulto, que vivem somente em ambiente líquido respirando através de guelras, assim como os peixes. Contudo, algumas espécies utilizam poças temporárias com água coletada nos ramos de plantas. Durante seu desenvolvimento ocorrem alterações genéticas que fazem com que as guelras dêem lugar ao pulmão.
Cerca de 4000 espécies fazem parte do grupo moderno destes vertebrados, sendo suas três principais categorias: os Caudata, chamados também de anfíbios com caudas, aqui estão as salamandras e sirenídios; Anura, são aqueles que não possuem calda, como as rãs e os sapos; e ainda os Gmnofiona ou Apoda, são aqueles que possuem o formato de verme.
Este projeto proporcionará esse contato com os as animais, em especial o sapo, ao promover uma postura investigativa por meio da observação direta e por meio de outros recursos de pesquisa (internet, computador, revistas, livros e textos informativos), além do desenvolvimento da linguagem, construção de conceitos e aquisição de conhecimento científico.









OBJETIVO SOCIAL

  • Ciências naturais.

OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Ciências Físicas Biológicas e sociais;
  • Artes.

OBJETIVOS DO PROJETO
Com este projeto pretende-se um entendimento maior a cerca do tema, reconhecer suas características, sua metamorfose e outras curiosidades partindo da curiosidade das crianças.

CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Identificação de fontes de informações;
  • Utilização da narrativa para descrever fatos, informações e situações;
  • Fluência na articulação de expressão oral;
  • A língua e a possibilidade de comunicação de sentimentos, desejos e idéias;
  • Respeito e atenção à fala dos interlocutores nas situações que envolvam comunicação oral;
  • Prazer e participação de situações de leitura e escrita e no uso expressivo da língua oral (dramatização, reconto de histórias, etc.);
  • O uso da expressão oral e gestual na leitura de textos diversificados ( música, poema, etc.).

MATEMÁTICA

  • Valorizar a matemática como instrumento de conhecimento e expressão da realidade cotidiana;
  • Utilização de diferentes tipos de registros a partir de contagens e situações – problemas;
  • Confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais na resolução de problemas;
  • Sensibilidade para observação das formas geométricas na natureza, nas artes, nas edificações;
  • Noção de número natural:
- Leitura
- Interpretação
- Escrita numérica

CIÊNCIAS FÍSICAS, BIOLÓGICAS E SOCIAIS.

  • Busca e coleta de informações;
  • Registro e interpretação das informações;
  • Diversidade dos seres vivos, animais, locomoção, alimentação, reprodução;
  • Ciclo vital dos seres vivos;
  • Diferentes formas de deslocamento;
  • Elaboração de perguntas e suposições acerca das características dos temas trabalhados.

ARTES

  • A arte como expressão e comunicação dos indivíduos;

MOVIMENTO E EXPRESSÃO CORPORAL

  • Informações visuais, sonoras e táteis;
  • Atitudes de cooperação;
  • Prazer de jogar independentemente dos resultados;
  • Jogos de roda;
  • Jogos motores;
  • Jogos perceptivo-sensoriais;
  • Jogos de regras.

PRÉ- ATIVIDADE

  • Atividades diagnósticas, com dinâmicas, músicas e brincadeiras, que envolvam apresentação do tema.

ETAPAS PROVÁVEIS:

  • Pesquisa;
  • Recorte e colagem;
  • Pinturas;
  • Filmes;
  • Confecção de cartazes;
  • Contação de história;
  • Músicas;
  • Dramatizações;
  • Jogos;
  • Brincadeiras;
  • Atividades dirigidas.

OBJETIVOS FINAIS

  • Ouvir e contar experiências e fatos vividos;
  • Dramatizar acontecimentos, construindo a identidade dos personagens nos diversos contextos;
  • Utilizar a comunicação oral,reconhecendo a sua importância na realização das atividades coletivas;
  • Realizar experiências com intenção de chegar a algumas conclusões;
  • Desenvolver a curiosidade científica realizando pesquisas explorações experiências e registros,
  • Explorar o meio ambiente;
  • Apropriar-se do mundo ativamente por meio de representações simbólicas, jogos, dramatizações.compreender a metamorfose dos sapos
  • Estabelecer as diferenças entre rã, sapos e pererecas.



ATIVIDADE FINAL/ FINALIZAÇÃO DO PROJETO
-Socialização entre as turmas do CEI.


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

- Fotos variadas para registros dos trabalhos.

AVALIAÇÃO

Todo o processo será observado e analisado, sendo o mesmo, um ato contínuo de construção e evolução de cada educando, particularmente. As avaliações serão feitas de forma descritiva, utilizando-se recursos como observações diárias do educador, portfólio e produções de cada criança, a avaliação das aulas poderá se dar pelas respostas dos alunos, orais, escritos ou desenhos produzidas pelos alunos antes e depois das explicações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

O REINO animal . São Paulo: Abril, 1985, p. 19-25.
PINTO, R. G. Dona Sapuda e seus filhotes. Belo Horizonte, MG: Fabi, 1987.
PRADO, T. V. G.; SOLIGO, R. Porque escrever é fazer história. Campinas, SP: FE,
2005.

REVISTA ESCOLA . Rio de Janeiro: Bloch, n 101, abr. 1993, p.12

SESC, Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Departamento Nacional: Rio de Janeiro, 2001.



segunda-feira, 18 de março de 2013

Postagens e Comentários

Pessoal apesar dos transtornos com a internet nesta segunda-feira, os trabalhos postados e a contribuição através dos comentários esta indo muito bem. Peço a todos(as) que tenham paciência, pois lidar com as tecnologias é algo interessante, mas também um exercício de paciência. Boa noite e bom descanso!

atividade 1.2 Ester, Loreci, Indianara.

JOHANN PESTALOZZI ( 1746-1827)

Seu pai morreu quando ainda era criança, vivendo na pobreza com sua mãe soube de perto o que era preconceito racial, em uma sociedade dividida entre nobres e plebeus, tornou-se um revolucionário, criticando  a política do pais, gastando parte de sua vida e só focou na educação após a morte de seu amigo.
A invasão francesa da Suíça em 1798 revelou-lhe um caráter verdadeiramente heróico. Muitas crianças vagavam no Cantão de Unterwalden, às margens do Lago de Lucerna, sem pais, casa, comida ou abrigo. Pestalozzi reuniu muitos deles num convento abandonado, e gastou suas energias educando-os. Durante o inverno cuidava delas pessoalmente com extremada devoção mas, em junho de1799, o edifício foi requisitado pelo invasor francês para instalar ali um hospital, e seus esforços foram perdidos.
Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referênciaconcentrou suas idéias sobre educação num livro intitulado "Como Gertrudes ensina suas crianças"

Partia sempre do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo. Continuava daí, medindo, pintando, escrevendo e contando, e assim por diante.
Em 1799 obteve permissão para manter uma escola em Burgdorf, onde permaneceu trabalhando até 1804. Em 1802 foi como deputado a Paris, e fez de tudo para fazer com que Napoleão se interessasse em criar um sistema nacional de educação primária; mas o conquistador disse-lhe que não podia perder tempo com o alfabeto.
Em 1805 ele mudou-se para Yverdon, no Lago Neuchâtel, e por vinte anos dedicou-se ao seu trabalho continuamente. Ali era visitado por todos que se interessavam pela educação, Por volta de 1815 dissensões surgiram entre os professores de sua escola, e os últimos 10 anos de seu trabalho foram marcados por cansaço e tristeza. Em 1825 ele se aposentou em Neuhof. Escreveu suas memórias e seu último trabalho, "O canto do cisne", vindo a morrer em Brugg.
Eu sou Loreci kuczkowski trabalho na rede municipal de ensino 40 horas com educação infantil há mais de 20 anos ,sou pós graduada em educação infantil.Amo meu trabalho não me vejo fazendo outra atividade se não ser professora tenho orgulho do que faço.

1.3 Projeto e suas características


Reflita sobre as questões abaixo e debata virtualmente com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências.
Questões:
1 - Todo projeto é interdisciplinar?
2 - É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Fundamentação teórica: Ler a entrevista intitulada “Como se trabalha com Projetos” realizada com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola, pg. 61 guia do cursista.
Obs: o debate será feito apenas através dos comentários na postagem do tutor

domingo, 17 de março de 2013

Como se trabalha com projetos.

É a partir das situacões problemáticas do presente que o aluno é desafiado a buscar informacões e articula-las com conhecimentos que já possui, para entender a problemática e propor situacões e subsidios que possam soluciona-la.
  Todo projeto deve ser trabalhado a partir de investigacões, desenvolvendo no aluno também a autonomia e a tomada de decisões além de novas experiências. Nos projetos os alunos fazem levantamentos históricos e estatísticos a respeito do tema.
  A metadologia de projetos traz um grande potencial para se romper com o isolamento das disciplina, mas isso não significa que tudo tenha que ser  somente com projetos. É possivel articular todas as disciplinas num determinado projeto.
  Os problemas também podem ser trabalhados por meio de interacões a distância, e esta prática ajuda a aprofundar mais os estudos e também a elaboracão de producões. Os recursos disponíveis como: TV, computador, e livros são usados dentro de sua potencialidade.
  A representacão do conhecimento pode ser de várias formas como: imagens, gráficos, palavras, qualquer subsidio, desde que mostre a pessoa um fato ou acontecimento. É importante permitir que o aluno represente o seu conhecimento de modo que ele possa identificar o que sabe e o que precisa buscar.
  O professor pode identificar as dificuldades e descobertas do aluno e intervir em seu processo de desenvolvimento.