Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

WEBQUEST


Meninas estou convidando vocês para olharem minha webquest com o tema JOGOS EDUCATIVOS no site: www.webquestfacil.com.br.
                     

Autoria

A autoria coletiva envolve a construção de um texto ou documento por mais de uma pessoa (SAPSOMBOON, 1997). Não entraremos no mérito da finalidade do texto,
que pode ser um texto literário, um relatório técnico (seja da área médica, da computação, da engenharia, etc.), um artigo ou um relato, um parecer, etc. Todos os tipos de documentosdesenvolvidos a várias mãos envolvemas complexidades, a um só tempo, da autoria em si e da coordenação de esforços
no trabalho em equipe (DILON, 1993."

“A autoria não está restrita ao texto — literário, científico, técnico, jornalístico, etc — mas a qualquer tipo de criação humana, com suas peculiaridades e problemáticas próprias”

"Obra em co-autoria - quando é criada em comum, por dois ou mais autores" (LF 9.610 de 98)

Aí vem a mesma lei de Direito Autoral e define, juridicamente, uma obra coletiva:

"a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma" (LF 9.610 de 98)

Consideraremos Autoria Coletiva sinônimo de co-autoria, que é o trabalho de mais de uma pessoa na elaboração de qualquer tipo de criação humana. Entendemos que a idéia de Obra Coletiva, definida pela legislação brasileira, seja uma linguagem jurídica que se refere a um tipo específico de realização coletiva. Sobre a abrangência do direito autoral para obra em co-autoria e obra coletiva

AUTORIA

Autoria

A autoria é a imputação relativa ao agente responsável por uma conduta Teoria do Domínio Final do Fato existe autoria quando o agente praticou o tipo penal exatamente previsto na lei, agindo ainda com pleno e consciente domínio sobre a sua função na execução do ato. Todo e qualquer agente que participa ou age para a efetivação do ato exatamente escrito na lei como criminoso, seja perpetrando exatamente o ato, ou algum outro ato diretamente ligado e necessário pra a efetivação do tipo penal, será autor, seja sua autoria imediata, quando ele pessoalmente praticou o ato, de forma objetiva, seja sua autoria subjetiva, como no caso do autor intelectual, o qual planeja ou comanda a ação delituosa, sem ela praticar diretamente.
Consideraremos Autoria Coletiva sinônimo de coautoria, que é o trabalho de mais de uma pessoa na elaboração de qualquer tipo de criação humana. Entendemos que a ideia de Obra Coletiva, definida pela legislação brasileira, seja uma linguagem jurídica que se refere a um tipo específico de realização coletiva. Sobre a abrangência do direito autoral para obra em coautoria e obra coletiva.

Alunas  Tassia e Jussara

Autoria


AUTORIA
 
      A autoria coletiva envolve a construção de um texto ou documento por mais de uma pessoa (SAPSOMBOON, 1997). Não entraremos no mérito da finalidade do texto,
que pode ser um texto literário, um relatório técnico (seja da área médica, da computação, da engenharia, etc.), um artigo ou um relato, um parecer, etc. Todos os tipos de documentosdesenvolvidos a várias mãos envolvemas complexidades, a um só tempo, da autoria em si.

      “A autoria não está restrita ao texto — literário, científico, técnico, jornalístico, etc — mas a qualquer tipo de criação humana, com suas peculiaridades e problemáticas próprias” (Miranda, Simeão, Mueller, 2006

      "Obra em co-autoria - quando é criada em comum, por dois ou mais autores" (LF 9.610 de 98)

      Aí vem a mesma lei de Direito Autoral e define, juridicamente, uma obra coletiva:

      "a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma" (LF 9.610 de 98)


autoria coletiva

          AUTORIA          é sempre  o indivíduo que fez, que criou. O autor, em relação à Literatura ou outro tipo de arte, é aquele a quem se deve uma obra. É alguém que tem uma determinada visão do mundo e a exprime em termos artísticos ou científicos.
 
 
 
 
 
 
A autoria coletiva na ciências e
sui generis
, difere em vários aspectos da
autoria coletiva em outras áreas da cultura, como
 na música, em textos literários, ou nas
artes. O motivo está no papel que o reconhecimento da autoria desempenha na ciência
(certificação do conhecimento) e na vida
do pesquisador: mais do que o lucro
financeiro, está em jogo o seu nome. Para
entendermos o quanto o prestígio do nome
significa para um pesquisador, poderíamos fazer uma analogia com o que a
credibilidade da moeda representa para a economia de uma nação, ou os bens pessoais
para um indivíduo. Assim, é essencial para
 a sobrevivência profissional de um
pesquisador ter a autoria de suas produções
 científicas validada e reconhecida pelos
pares. O reconhecimento do valor da contribuição
 científica se dá com a publicação e se
firma pela citação .
 
 
 
VANESA BARBIERI

terça-feira, 17 de junho de 2014

AUTORIA DE INTERNETI

A influência do conceito de autoria no letramento digital, observado na produção de texto na internet em ambientes virtuais de aprendizagem. A proposta do presente trabalho e observar como se constitui a questão da autoria.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

webquest

Meninas estou convidando vocês para olharem minha webquest com o tema bullyng no site: www.webquestfacil.com.br.
                      grata:Marizete Rottava 

Wikipédia é a enciclopédia on-line livre

Sandra Mara Brunetto
Érica Alves de Lima
Wikipédia é a enciclopédia on-line livre 
A Wikipédia é a enciclopédia on-line livre, com contas de colaboradores de vários países, contém diversas páginas na web com várias informações para todo o publico.
Essa ferramenta da internet é muito importante, pois quando os usuários escrevem algo sobre algum determinado assunto os demais usuários é avisada para não haver confusão, essa enciclopédia contribui muito para a aprendizagem de nossos alunos, pois pode ir além do espaço escolar, porem lembramos que nem tudo o que esta escrita na pagina pode estar correto e seguro.
Enfatizamos, ainda, que uma enciclopédia com essas características nos ajudam a implantar uma atitude crítica na escola, pois nem tudo o que está nos livros didáticos esta correta; para quase tudo, pode haver mais de uma forma de ver e de conceber. A realidade, nós a criamos no dia a dia com as verdades que produzimos.
Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou a sociedade.