Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Mito da telinha

O mito da telinha

      Muito se fala em tecnologia na escola porem esquecemos que o que mais interessa os nossos alunos são realmente ligado nas telinha da TV, onde reproduzem as informações, sentimentos, expressões. Por isso faz-se necessário a intervenção do educador em mostrar como é possivel ter a tecnologia como aliada, mas tambem pode ser uma ameaça se não souber lidar com ela.
     Sabemos que o avanço é continuo e que precisamos estar sempre atualizado com as mudanças como se refere o texto de Graziela Giusti Pachane quando se refere: "Acreditar que a implantação e utilização do computador em sala possam transformar a ação docente é reduzir o processo de ensino e aprendizagem a um simples problema de tecnologia, ou seja, é acreditar que o computador, por ser um instru,emto 'novo' e 'moderno' renove o ensino, tornando-o mais dinâmico e atrativo, tanto para os professores quanto para os aluno ..." para que isso aconteça é importante o educador buscar o novo e atrastivo para que o ensino seja atrativo e dinamico.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MIDIA-EDUCAÇÃO

 Os projetos evidenciaram-se aspectos favoráveis à integração de conteúdos entre disciplinas, abrindo espaços para processos interdisciplinares.Quanto aos resultados da coleta de dados com os professores destacaram os seguintes temas: (a) o interesse despertado pelas mídias no processo de aprendizagem; (b) a importância dos projetos como dinamizador das ações do professor; (c) o computador como complementar ao trabalho pedagógico; (d) a insuficiência de softwares adequados aos projetos em desenvolvimento; (e) os projetos desenvolvidos como possibilidades de integração de conteúdos.Em relação à coleta de dados com os alunos foram levantados os temas seguintes: (a) a importância e interesse atribuído à mídia digital; (b) o computador como fator favorável para a aprendizagem: (c) a diversidade de freqüência à sala de Informática nas escolas observadas; (d) o valor e facilidade atribuídos à pesquisa na mídia digital; (e) a articulação das atividades da sala de leitura com a de aula.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Mito da Telinha comentario

O uso das novas midias como ferramentas educacionais,incorpora gradativamente o computador com a possibilidade de percorer vários caminhos e utiliza-los,não apenas como uma ferramenta de elaboração e arquivamento de texto,mas como um completo sistemas de comunicação criando possibilidades de interação capaz de se comunicar simultaneamente com pessoas de lugares diferente.Portanto o computador passa a ser uma ferramenta indispensável a imagem da escola que se pretende ter dinamica interativa e formadora de mentes criativas e inovadoras.