Páginas

sábado, 10 de maio de 2014

HIPERTEXTO


HIPERTEXTO

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o  cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.


Hipertexto é o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês  Ronald Barthes, seria a ligação de textos com outros textos. Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hipertexto


   Hipertexto é um conceito relativamente moderno de estruturação da informação eletrônica, que acabou por se tornar um padrão na elaboração de todo o tipo de documentação. Com a 'Internet', este tipo de documentos eletrônicos parece ter ganhado novo fôlego, transformando-se na ferramenta essencial de divulgação da informação na 'Net'.
CNS-Companhia Nacional de Serviços S.A. Disponível em:
http://www.estudar.org/pessoa/fp98/01concep/conceitos.html Acesso em 23 e junho de 2009.
    O Hipertexto é um texto que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser consideradas como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários, bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante, quando se fala de hipertexto eletrônico ou digital, conceito que para muitos estudiosos equivale ao de hipermídia.

BRAGA, Socorro. Conceito Hipertexto. Disponível em:
http://professorabraga.blogspot.com/2009/04/conceito-hipertexto-2-medio.html.
Acesso em 23 de junho de 2009.

Comentário:
   Hipertexto são conjuntos de elementos ligados por conexões em Internet. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos.

Conceitos de Hipertexto

Conceitos de Hipertexto

O Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não-sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário.
Siqueira, Débora C. Hipertexto conceito Debora. Disponível em: http://ead1.unicamp.br/e-lang/multimodal/DeboraHipertexto%20Conceito.htm Acesso em 23 de junho de 2009.

Hipertexto é um conceito relativamente moderno de estruturação da informação eletrônica, que acabou por se tornar um padrão na elaboração de todo o tipo de documentação. Com a 'Internet', este tipo de documentos eletrônicos parece ter ganho novo fôlego, transformando-se na ferramenta essencial de divulgação da informação na 'Net'.

Comentário:
Hipertexto são conjuntos de elementos ligados por conexões em Internet. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos.
São conectados como se fosse um texto de um livro, um assunto é ligado ao outro em sequencia. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto.





conceito de hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto.




. Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.


CONCEITO DE HIPERTEXTO


CONCEITO DE HIPERTEXTO


  • Hipertexto é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. 

  •  um tipo de texto electrônico, uma tecnologia informática radicalmente nova e, ao mesmo tempo, um modo de edição.
Mariana Lunardi

terça-feira, 6 de maio de 2014

CONCEITO DE HIPERTEXTO

           Hipertexto é o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. 

         O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

            Hipertexto são conjuntos de elementos ligados por conexões em Internet. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos. São conectados como se fosse um texto de um livro, um assunto é ligado ao outro em sequência. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas. O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto.


http://lucipires.blogspot.com.br/2009/06/conceitos-de-hipertexto.html



HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://hipertexto.wikidot.com/o-que-e-hipertexto


Hipertexto é o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.

No hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento.

Débora Stemke.

Conceitos de hipertexto.

 -Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlink, ou simplesmente links.....
-Ele também pode ser considerado como um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Identidade do Professor


IDENTIDADE DO PROFESSOR
O conhecimento e a vontade de aprender são os principais objetivos de um professor. Amaneira de como se deve trabalhar e desenvolver uma pratica pedagógico interage e contempla os conteúdos curriculares, nossas competências e habilidades. A aula pratica facilita o aprendizado do nosso aluno no dia-a-dia principalmente para os alunos “especiais” no qual a tenção do professor dobra mediante a eles, mas o desenvolvimento bem melhor do que na teoria.Partes teóricas são aplicadas para entender um pouco mais sobre ahistoria do conteúdo.
Um professor no dia de hoje é tratado como apenas mais um cidadão na comunidade. Agora me responda como é a formação de um engenheiro ou ate mesmo de um advogado. Eles não precisaram passar por um professor para saber? Não precisaram passar por um ensino fundamental para aprender a ler e escrever?
Um professor deve ser tratado como Dr. Mesmo não pode perder o respeito perante a sociedade cada um esta onde esta graças a um professor que ensinou e orientou. Ser professor nos dias de hoje não é muito fácil não requer de nos muito esforço e dedicação.
Faça o que você ama, não faça nada à contra vontade.
Ser professor é uma dádiva de Deus.

Para Refletir


  1. Aulas de informática, por exemplo, usando o Word ate mesmo o PowerPoint são aulas praticas no qual pode usar varias atividades desenvolvendo a capacidade e aprendizado do aluno na pratica ate mesmo uma horta com varias plantas e verduras o aprendizado na pratica pelo meio ambiente vai ser relevante.
  2. Usando aplicativos educativos que gere um conhecimento relevante e cativante para o aluno.

Perguntas


Quem sou como professor aprendiz?
Sou uma eterna criança... Na qual passo meu conhecimento para os alunos e junto com eles vai adquirindo mais conhecimentos, novas atividades e também experiências.
O que é ser professor?
Ser professor é ter o poder divino de saber educar o aluno amá-lo cada vez mais pelas suas atitudes pelas conquistas adquiridas juntas no decorrer dos dias em que vamos passando junto. E uma família a mais em sua vida, na qual não tem como descrever.
Quem sou eu (professor) neste contexto?
Sou um educador no qual exige o despertar do conhecimento em cada aluno e um eterno aprendiz do conhecimento. Basta estar se atualizando.


Ser professor hoje


Ser professor hoje exige de nos muita responsabilidade, competência e atualização. As tecnologias estão tomando conta dos nossos dia-a-dia computadores, notebooks tabletes, lousas digitais entre outros, são esses os “bichos” que estão terrorizando e nos deixando com muitas nos duvidas quais lidar e como usar.
Os alunos estão cada vez mais atualizados e espertos com a tecnologia. Cada dia as tecnologias vão avançado e eles vão avançando e se atualizando junto. Isso vem potencializando e modificando cada vez as aulas tornando-as mais criativas e praticas para desenvolver atividades de conhecimento.

Questões pra refletir

1. Professor pode auxiliar o aluno em algumas aulas online que talvez tenham uma outra maneira de ensino, que pode melhorar o entendimento do aluno.

2.Ele pode auxiliar e ensinar o aluno jogar algum jogo educativo, ou algum outro programa que ensina e tenha a interatividade do aluno.

Tecnologia na escola

                 Entrevistei duas colegas de trabalho sobre as tecnologias na escola, questionei sobre quais elas usavam e as respostam foram as seguintes: computador, xerocadora, TV, DVD, máquina digital, rádio, filmadora. As professoras relataram que é necessário outros materiais para auxiliar na aprendizagem como lápis, caderno, apostilas, livros.  
                 Acredito que nada adianta a escola estar equipada com as tecnologias mais modernas se os professores não as usam adequadamente. Sem duvidas a as tecnologias são fundamentais na escola hoje, e devem ser usadas, pois os alunos sempre são beneficiados com os novos conhecimentos.

PARA REFLETIR!

R: Todos os recursos tecnologicos, a disposição do professor deve sim ser utilizado em sala de aula, é com estas novas maneiras de encinar que faz com que as aulas e aprendizagem se tornem muito mais atraente e estimulante. atravez de projetos e pesquisa pedagógica, desta maneira pode desenvolver uma prática pedagógica integradora.

R: Cabe ao professor direcionar extimular a pesquisa e uso adequado em sala de aula das tecnologias, fazendo com que o aluno aprenda e tenha prazer em aprender, entender que a tecnologia usada de maneira certa será muito mais proveitosa e agradavel.
                                                                                                                                        

Para refletir.

O professor pode usar facilmente a tecnologia em suas aulas, integrando com o conteúdo, criando atividades em que possibilite os alunos á se envolver e interagir, não só pela tecnologia, mas pelas novas situações proporcionadas por ela.O professor tende a ser mais flexível quanto as variedades de instrumentos que podem ser usados em sua aula, pois á uma grande evolução tecnológica e que pode ser usada para melhorar a aprendizagem dos alunos. Já passou o tempo em que apenas era usado cadernos e livros nas salas de aula, e o professor apenas repetia conteúdos. Agora a uma infinidade de materiais tecnológicos que podem - e devem - ser usados para auxiliar no dia-a-dia do professor.

domingo, 4 de maio de 2014

O papel do Professor

O professor cria ambientes de aprendizagem que podem indicar uma concepção na pratica pedagógica com base na informatização do ensino e na transmissão de informação. Ele pode também conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integra-las aos desenvolvimento do currículo.
As aulas podem ser desenvolvidas de maneiras diferentes, abordando tecnologias diferenciadas como vídeos, músicas, DVDs, computadores e internet, fazendo com que o aluno se envolva com meios tecnológicos e possa construir o conhecimento em seu dia-a-dia através das redes sociais e pesquisas na internet fora da escola.

PERGUNTAS PARA REFLETIR

 R: Os recursos pedagógicos, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizados simultaneamente situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa  e incentivando com projetos  atividades e desenvolvimento  para o aluno.



 R: o professor deve  buscar  utilizar as tecnologias como instrumento na atuação do aluno assim fazendo eles buscar e pesquisar,  sempre orientando de maneira correta.