Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Navegando na internet
Ao navegar na internet podemos encontrar muitas informações que podem contribuir com a nossa formação, e ajudando a tornar as aulas mais interessante. Desde que estejamos preparados para buscar o diferente e coloca-lo em prática. Tem varios blogges interessantissimo para encontrar sugestões de atividades.
Projeto Noi e Ju
INTRODUÇÃO
O trabalho é uma porta para a independência, onde você começa uma vida e descobre novos caminhos. Nos dias de hoje, o trabalho passou a ser um dos principais objetivos na vida das pessoas. Isso indica que a educação é o rumo para a construção de seres humanos pensantes e atuantes no mercado de trabalho.
O trabalho é visto como um marco importante e fundamental para a vida dos homens. Através dele a pessoa pode modificar a realidade, formar uma consciência comunitária, buscar a solidariedade, a justiça e a liberdade, que são elementos fundamentais na formação do cidadão.
Neste trabalho abordar-se-á assuntos referentes à importância de qualificar-se para o mercado de trabalho; o desemprego ou falta de mão de obra; a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho; as desigualdades salariais entre homens e mulheres e a exploração do trabalho infantil.
Sabe-se que o caminho da educação, deve ser capaz de preparar sujeitos a fim de questionar, pensar, tomar decisões e agir para benefício próprio e dos outros. Enquadrado no sistema educativo encontra-se o jovem que, mais tarde, estarão substituindo as atividades escolares pelas exigências e pressões inerentes ao exercício de uma profissão, ou ocupação no mundo do trabalho.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto pretende demonstrar que as relações do trabalho passam a ser um caminho pelo qual a educação deve percorrer para manter-se atrelada à vida das pessoas em sociedade. O educando precisa conhecer e refletir sobre a complexidade crescente do mundo do trabalho, precisa tomar conhecimento de como organizar-se e prepara-se para o mercado de trabalho e quais são os direitos e deveres do trabalhador.
A elaboração deste projeto dar-se-á no sentido de que a valorização humana, o trabalho e a educação, fontes de emanação de direitos sociais e cidadania, devem ser encarados como instrumentos para a construção de uma sociedade igualitária e justa e não apenas com objetivos financeiros.
PÚBLICO ALVO: Educandos da 8ª série - Ensino Fundamental Anos Finais.
OBJETIVO GERAL:
Este trabalho visa proporcionar aos educandos noções básicas sobre o mercado de trabalho de forma que os mesmos possam desenvolver hábitos e atitudes que conduzem a este mercado, adquirindo assim, um nível de conhecimentos dando-lhe maturidade e responsabilidade, que venha a torná-los aptos para ingressar no mundo do trabalho, com condições de desenvolver suas funções com responsabilidade e dignidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Possibilitar aos jovens identificar, incorporar e vivenciar valores, no tocante a construção da autonomia e da solidariedade em termos pessoais e sociais.
- Identificar quais as regiões do país apresentam maior índice de desemprego ou falta de mão de obra;
- Possibilitar o conhecimento sobre a inclusão de trabalhadores com deficiência;
- Identificar as diferenças salariais entre homens e mulheres; e
- Identificar índices de exploração do trabalho infantil.
METODOLOGIA:
Os educandos serão divididos em cinco grupos onde cada um abordará um tema. G1: A importância de qualificar-se para o mercado de trabalho; G2: O desemprego ou falta de mão de obra; G3: A inclusão das pessoas com deficiência no mercado do trabalho; G4: As desigualdades salariais; e G5: A exploração do trabalho infantil.
No primeiro momento na sala de informática, os alunos dedicam-se na busca de informações sobre seus respectivos assuntos. Na aula seguinte os Grupos 1, 3 e 4, explorarão a escrita, onde os mesmos deverão produzir um texto do tema proposto. Os Grupos 2 e 5 trabalharão em forma de gráficos que mostram os números encontrados referente ao assunto pesquisado. Após este trabalho, cada grupo apresentará o resultado de tudo que foi abordado neste período de aprendizado. E pra finalizar realizar-se-á um seminário com discussões sobre o assunto em destaque.
É necessário se pensar numa constante evolução dos sistemas de educação, principalmente quanto à formação do indivíduo. Com as constantes mudanças no mundo do trabalho faz-se necessário incluir este tema nos debates com os educandos ainda na educação básica.
O trabalho é fonte de renda e necessário para uma vida digna, sendo assim todos precisam preparar-se para o mercado de trabalho, pois um dia deverá fazer parte.
Pode-se dizer que nos dias atuais o setor empresarial também está preocupado com a valorização humana. É possível perceber que quando valorizado, motivado, capacitado e reconhecido no seu ambiente de trabalho, o colaborador pode fazer a diferença.
O índice de desemprego no país vem caindo a cada ano que passa, e em muitas localidades já ocorre a falta de mão de obra, principalmente no Sul do Brasil, que devido à alta na construção civil e o setor industriário falta trabalhadores em diversos setores.
Com a pesquisa permitiu-se identificar que embora o trabalho possa conferir valor social e pessoal ao trabalhador com necessidades especiais, torna-se indispensável ações efetivas para que ocorra a inclusão destes no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Faz-se necessário a implantação de programas que envolvam além da educação básica, a inclusão da educação profissional incluindo os itens de desempenhos funcionais e aspectos de relacionamentos interpessoais no contexto do trabalho.
Apesar da participação crescente da mulher no mercado de trabalho as desigualdades entre homens e mulheres são visíveis. Entre as pessoas que exercem uma mesma função a média salarial dos homens geralmente é maior que a das mulheres e quanto maior o nível de qualificação das mulheres maior é a desigualdade de ganhos.
Em toda a parte, devido à baixa renda familiar, milhares de crianças e adolescentes ainda estão exercendo atividades perigosas, penosas e insalubres. Um desafio constante quando se fala dos direitos das crianças e adolescentes, que muitas vezes deixam de estudar para assumir a tarefa dos adultos. A região Nordeste é a que e apresenta o maior número de crianças e adolescentes trabalhando, seguida da região Sudeste e Sul.
Portanto, a educação torna-se fundamental para que os educandos tragam consigo, mesmo que mínimo, algumas informações sobre o mercado de trabalho, possibilitando aos mesmos terem a compreensão de que é possível superar desigualdades e construir condições sociais que resultem em cidadania.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Atividade 2.3
Hipertexto no cotidiano escolar é uma leitura que deve ser feita por todos os professores e futuros professores que estão preocupados em preparar seus alunos para uma vida que demanda deles o letramento digital cada vez mais sofisticado. (COSCARELI, 2012).
O hipertexto, como uma nova tecnologia, não tem como objetivo suplantar o livro, na sua forma tradicional. Dependendo do conteúdo e de sua aplicação, a forma hipertextual pode ser mais ou menos adequada que o livro impresso. Por exemplo, dicionários, enciclopédias e manuais de equipamentos se aplicam mais ao formato multimídia e não-linear dos hipertextos, enquanto os romances literários são mais adequados ao formato impresso. (DIAS, 1999)
Para a professora Angela (2009), o hipertexto são considerações feitas sobre o assunto elencadas em fragmentos formada por conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma seqüência de textos, e tem por objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto.
COSCARELLI, Carla Viana. Hipertexto no cotidiano escolar: uma prática possível. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 205-207. ISSN 1984-6398. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012000100011.
DIAS, Cláudia Augusto. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ci. Inf. [online]. 1999, vol.28, n.3, pp. 269-277. ISSN 0100-1965. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651999000300004.
Em meu ponto de vista o hipertexto é uma nova tecnologia de produção textual que pode ser introduzido em seu interior os links contendo informações que possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário. Com o hipertexto, o estudante tem a liberdade de estruturar o documento da forma que mais lhe convém, melhorando e acelerando sua compreensão. O hipertexto, como dispositivo didático, provê um ambiente propício à exploração, em que o aluno desenvolve seu próprio conceito.
atividade 2.1
O portal do professor é muito interessante porque permite pesquisar sugestões de aulas,notícias, conteúdos multimídias, cursos, materiais de estudos e muitas outras ferramentas de interação e colaboração para todos que dele tem acesso.Cada um pesquisou o que é de interesse em sua área de atuação.Esta pesquisa trouxe muitos ganhos, pois ajudam a aprofundar ainda mais e melhorar os conhecimentos nas áreas pesquisadas.
atividade 2.2
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como: sons, imagens, animação, tornando-se a consulta mais fácil e atraente. Com o hipertexto, o estudante tem a liberdade de estruturar o documento da forma que mais lhe convém, melhorando e acelerando sua compreensão do tema em estudo. O hipertexto, como dispositivo didático, provê um ambiente propício à exploração, em que o aluno desenvolve seu próprio estilo cognitivo.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
PROJETOS
Conscientização ambiental na educação infantil
INTRODUÇÃO
•Para que a natureza possa estar em equilíbrio dependendo da conscientização e atuação do homem, sabemos que os recursos naturais não são inesgotáveis e se não forem usadas de maneira adequada poderão se esgotar fazendo falta no futuro. Sendo que as crianças de hoje serão os futuros de amanhã, temos que desde cedo implantar a conscientização de preservação.
TAREFA
•Elaborar momentos de estudo com pesquisas em sites, revistas, livros e reportagens, como forma de aprofundar seus conhecimentos sobre os problemas ambientais.
•Partilhar a pesquisa com as famílias para que as mesmas contribuam e enriqueçam os dados da pesquisa.
•Possibilitar a capacidade de compreender a relação homem\natureza.
PROCESSOS
•Para trabalhar a conscientização ambiental deve se criar no âmbito escolar a integração de todas as disciplinas e da comunidade escolar.
•Junto com os educandos criar campanhas de conservação me conscientização no espaço escolar, com confecção de cartazes e textos elaborados pelos alunos divulgando para as demais turmas o seu plano de ação.
•Utilizar outros recursos como filmes, livros didáticos, revistas, jornais, reportagens sobre a destruição da natureza pela atuação do homem.
•Sugestoes elaboradas pelos alunos de como preservar e mudar este quadro de destruição da natureza.
AVALIACÃO
•Sera de forma continuada levando em consideração o interesse e o envolvimento dos alunos.
•Sera de forma continuada levando em consideração o interesse e o envolvimento dos alunos.
CONCLUSÃO
•Preocupação com o uso da água.
•Cuidado com as plantas e animais.
•Cuidados com a limpeza e organização das salas e também de todo espaço escolar.
•Atravéz deste projeto esperamos que com pequenas açoes consigamos alcançar grandiosos resultados no futuro.
APROFUNDANDO O CONHECIMENTO
É um jogo, uma diversão, mas eles sempre tentaram fazer o melhor, a meu ver , esse movimento em direção de ser, o melhor que você puder ser, é um movimento natural. Este é um trabalho que exige disciplina e criatividade pois elas andam juntas.
navegar e viajar pelas novas tecnologia
1-Navegar no portal do professor nos proporcionou novos
conhecimentos.
Tendo oportunidades de conhecer novas formas de trabalho,
sugestões interessantes na aquisição de novos conhecimentos.
2-As formas que foram expostas com criatividade e diversidades.
3- Não nos perdemos, porque tivemos boa orientação, seguindo
todos os espaços corretamente.
4-E com isso retornamos na página principal com êxito.
5-Sim pois toda a navegação que fizemos teve objetivo por isso
pesquisamos em site que julgamos interessante e tivemos bom
aproveitamento.
6-Os ganhos foram leituras dinâmicas, novas sugestões de
trabalhos, dinâmicas interessantes.
conhecimentos.
Tendo oportunidades de conhecer novas formas de trabalho,
sugestões interessantes na aquisição de novos conhecimentos.
2-As formas que foram expostas com criatividade e diversidades.
3- Não nos perdemos, porque tivemos boa orientação, seguindo
todos os espaços corretamente.
4-E com isso retornamos na página principal com êxito.
5-Sim pois toda a navegação que fizemos teve objetivo por isso
pesquisamos em site que julgamos interessante e tivemos bom
aproveitamento.
6-Os ganhos foram leituras dinâmicas, novas sugestões de
trabalhos, dinâmicas interessantes.
texto sobre hipertxtos
.
Hipertexto.
Hipertexto é um sistema de textos interligados que permite as pessoas
ter um assunto de forma personalizada sendo remetido à novos textos
quando clica sobre palavras quentes.Oferecendo múltiplos caminhos para
a leitura.
Hipertexto.
Hipertexto é um sistema de textos interligados que permite as pessoas
ter um assunto de forma personalizada sendo remetido à novos textos
quando clica sobre palavras quentes.Oferecendo múltiplos caminhos para
a leitura.
Assinar:
Postagens (Atom)