Atividade 1.4
Projeto
Tema
18 de Abril
Dia Nacional do
Livro Infantil
Cursistas:
Lindanir S. Dalla Cort
Xaxim SC Março 2013
Apresentação
O presente projeto busca apresentar propostas
de trabalho e sugestões no que se refere ao Dia
Nacional Do Livro e ser desenvolvidos na Escolas Municipais nas áreas da
Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pretende-se também, organizar um
cronograma dentro das unidades escolares proporcionarem momentos de leitura
para os alunos e professores.
Justificativa
A
Leitura faz parte do processo de informação intelectual, educacional e social do aluno e parte
essencial na construção de pessoas capazes, críticas, instruídas, com
capacidade de interpretação. Através da leitura é possível viajar pelo fantástico mundo imaginário e real, ela
é o meio mais poderoso para disseminação e preservação do conhecimento.
Objetivos
Objetivo Geral:
·
Proporcionar aos alunos das unidades escolares
da rede municipal de ensino atividades de leitura e escrita, enfatizando o Dia
Nacional Do Livro Infantil.
Objetivo Específico:
·
Promover atividades de leitura no Dia
Nacional do Livro Infantil, bem como,
das continuidade a este processo o decorrer do ano letivo.
·
Resgatar a magia
dos contos e histórias infantis através de seus principais personagens.
·
Resgatar nas crianças o(s) livro(s) que foi
importante, que marcou o início de seu conhecimento literário.
·
Buscar ou levar informações de como Monteiro
Lobato contribuiu para o fortalecimento da Literatura Infantil Brasileira.
·
Enfatizar a importância do livro, bem como
orientação/formas de melhor conservá-lo.
·
Utilizar os momentos destinados ao conto de
histórias para enfatizar os personagens e histórias do autor Monteiro Lobato.
Metodologia
Sugere-se que cada Professor avalie a melhor forma de
trabalhar o tema com os alunos, de acordo com a disciplina e idade dos mesmos.
Algumas Sugestões:
·
Momentos para a leitura individual e grupal.
·
Promover debates: qual o futuro dos livros em
tempos de era digital, por que poucos tem acesso a aquisição de livros se é de
tão importante para a vida das pessoas:, quem lê mais, os homens ou ao
mulheres, na sua casa, é dado espaço para a promoção da leitura, o que costumam
ler, em que horário.
·
Promover pesquisas sobre o escritor Monteiro
Lobato.
·
Promover pesquisas sobre os principais
personagens do escrito Monteiro Lobato.
·
Promover a criação de histórias com ilustração
pelos alunos.
·
Promover a troca de livros na biblioteca
semanalmente, com exceção daqueles que estiverem com livros de maior conteúdo.
Recursos Materiais
·
Livros disponíveis nas escolas e CEIs.
·
Livros disponíveis na Secretaria Municipal de
Educação
·
Caderno, lápis, borracha. . .
·
Materiais de sucata diversos.
Cronograma
Meses/atividades
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Abril
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Maio
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Junho
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Julho
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Agosto
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Setembro
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Outubro
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Novembro
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Dezembro
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Realizar 01 hora/aula de leitura por semana.
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Realizar 02 horas/aulas de leitura e interpretação a cada 15 dias.
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Sugere-se que, na primeira semana seja usada a
segunda-feira, na segunda semana a terça-feira, na terceira semana a
quarta-feira. . .
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E um primeiro momentos faz-se a leitura, em um
segundo momento escrever uma síntese da leitura, contemplar momentos de leitura
coletiva e comentários do professor (a) com a turma.
Avaliação
Avaliar-se-á
os aspectos ligados a produção, participação e empenho dos alunos na execução
das atividades, bem como, se as atividades contribuíram, estimulando-os a
prática da leitura e escrita.
Também
avaliar-se-á acompanhando a execução do Projeto nas Escolas.
Considerações Finais
Qualquer
alteração ou adequação deste Projeto a realidade de cada unidade escolar,
deverá ser informado ao responsável pelo Projeto.
Sugestão de texto para discussão e
análise:
"Que
haverá nos livros? – costumava perguntar a mim mesma, quando tinha três ou
quatro anos, sentada no meu banquinho, na livraria dos meus avós. Atrás da
caixa, sentava-se a avó. Do outro lado do balcão, a minha mãe esperava os
clientes. Por detrás dela, as estantes chegavam até ao texto e, para se poder
alcançar os livros das prateleiras de cima, uma grande escada, suspensa de uma
barra de ferro por dois ganchos, deslizava da esquerda para a direita e da
direita para a esquerda. Não pensem que me aborrecia! Quando um cliente entrava
na loja, eu punha-me a adivinhar: irá escolher um livro das estantes
inferiores, ou interessar-se-á por algum colocado nas de cima? Jovem, ágil e
inteligente, a minha mãe sabia onde se encontrava cada livro, subia a escada se
necessário, descia com um livro de capa azul, vermelha ou dourada e colocava-o
diante do comprador. Eu sentia-me orgulhosa da minha mãe e cada vez me
interessava mais e mais pelo que pudesse existir nos livros. Nas filas de
baixo, também os havia de capa azul, vermelha ou dourada, cheios de letras
negras, pequeninas, mas nenhum tinha desenhos tão bonitos como os meus!Em minha
casa toda a gente lia. A minha mãe, o meu pai, os meus avós. Ao observar os
seus rostos inclinados sobre um livro, ao ver que às vezes sorriam, que outras
vezes se punham sérios, e que em certos momentos viravam a página com uma
atenção tensa, interrogava-me: Por onde andarão? Se lhes falo, não me ouvem e,
quando por fim me prestam atenção, parecem acabados de sair de algum lugar
distante. Por que não me levam com eles? Que existe afinal nos livros? Qual é o
segredo que não me querem contar?Mais tarde aprendi a ler. E descobri, enfim, o
segredo dos livros. Descobri que neles estava tudo. Não apenas fadas, gnomos,
princesas e bruxas malvadas. Também lá estávamos tu e eu com todas as nossas
alegrias, as nossas preocupações, os nossos desejos, as nossas tristezas; o bem
e o mal, a verdade e a falsidade, a natureza, o universo. Tudo isso cabe nos Livros.
Abre um livro! Ele partilhará contigo todos os seus segredos.