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sábado, 30 de março de 2013

1.4 Banco de Projetos


Cursista: ADELAINE DE FÁTIMA ZANCAN.

                           A Internet auxiliando na Alfabetização.

Este projeto foi realizado na Unidade Escolar, E. E. B. Luiz Lunardi que localiza-se  na comunidade de Vila Tigre, Município de Xaxim SC. A turma trabalhada foi a do 1º Ano Do Ensino Fundamental Séries Iniciais, com quatorze educandos, com a professora regente da turma Adelaine De Fátima Zancan.
As características desse projeto são interdisciplinar incluindo, língua portuguesa, artes,  visualização, e  matemática.  O conteúdo envolvido foram as vogais,  o alfabeto,  as famílias silábicas, e a quantidade.

Descrição geral: No primeiro momento a professora fez  uso do retroprojetor para a ampliação das vogais e suas respectivas figuras, bem como as consoantes.
 Depois de explanado os sons das letras e suas famílias  silábicas  foi ouvido a música “O que que começa com A” do CD Eliana.  Os educandos conseguiram memorizar a música com facilidade, reproduzindo simultaneamente durante a realização  das atividades.
 Num outro  momento  os educandos foram para a sala de informática  onde a professora regente contou com o auxilio do professor Lurian.  Na ocasião os educandos  puderam manusear os computadores individualmente, de  forma lúdica e bem descontraída. Iniciou-se com a pesquisa dos jogos educativos no site -http://www.smartkids.com.br/    onde a regra era  encontrar as vogais iniciais dos objetos que apareciam na tela; concluindo a etapa seguia  encontrando   letras iniciais  correspondentes aos nomes das figuras,  novamente  vencendo a  etapa seguia para a procura da sílaba inicial dessa figura.  As imagens  são relacionadas a objetos do convívio dos educandos, que em geral foram  alegres engraçadas e de variadas  cores, onde chamou  muito atenção dos mesmos.  
As tecnologias utilizadas  foram: Retroprojetor, CD, computadores e internet.

As tecnologias são ferramentas que vem dar subsídios para os educadores  explorar as várias maneiras de aprender dos seus educandos. Pois na  contemporaneidade em que os educandos se encontram onde as tecnologias fazem parte do seu dia a dia desde muito cedo, se faz necessário introduzi-las para iniciação da alfabetização onde ele agrega o gosto pelas letras e números ao seu cotidiano que é  são as tecnologias, em geral a internet.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Atividade 1.4= Banco de Projetos

1- Cursista: Marisa Bressan

2- Identificação do local: Escola Básica Municipal Santa Terezinha
                                      Xaxim-SC
                                      Turma: Eduacação Infantil V
                                       Número de alunos: 22
                                       Ano: 2012
                                 
3- Título do Projeto: O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA E SUAS POSSIBILIDADES                    
                                 INTERATIVAS

4- Características do Projeto: Trata-se de um projeto de cunho interdisciplinar, pois abrange várias áreas do conhecimento. Dentre elas: Linguagem Oral e Escrita, Cibernética, Matemática, Arte e Educação Física.

5- O presente projeto nasceu a partir da observação de uma situação do cotidiano das crianças e de uma inquietação da educadora em resolver tal conflito.
Na hora do brinquedo, apressadamente cada criança apossava-se de um ou de mais brinquedos como se fossem seus, resistindo muito em dividí-los com os colegas. Por este motivo, resolveu-se desenvolver várias atividades, abrangendo diversas áreas do conhecimento e disciplinas.
Na disciplina de Educação Física as crianças puderam escolher livremente jogos educativos de sua preferência para jogar, sendo que deveriam formar duplas para brincar com os jogos.
Linguagem Oral: Em seguida, cada criança falou sobre o brinquedo escolhido e o que fez com ele.
Linguagem Escrita: As crianças fizeram o registro através de desenho, com tinta guache, do seu brinquedo preferido. Na sequência, explicaram para os demais seu desenho e a educadora registrou dando-lhes informações sobre a escrita
Matemática: As crianças receberam várias figuras geométricas para colorir, recortar e posteriormente após identificá-las e nomeá-las, montar a figura de um boneco, que será fixado em painel, após ouvirem, cantarem e coreografarem o canto "Abraço".
Linguagem Cibernética: Na aula de Informática, as crianças puderam visualizar brinquedos e brincadeiras de antigamente, inclusive através de obras de arte que retratam o assunto.
Como parte recreativa assistiram ao filme TOY STORY.

6- Tecnologias Utilizadas:  Rádio com CD, Televisão, Aparelho de DVD e Computadores

7- Comentários: A partir de um recurso tecnológico simples e cotidiano como a televisão e o aparelho de DVD, as crianças puderam fazer uma leitura diferente de um filme, pois aprenderam a interpretar, retirando a essência da mensagem e transferindo valores como a amizade, a cooperação e a socialização para suas relações no ambiente escolar.

1.4 Projetos


Atividade 1.4   Banco de projetos

1.   Nome do cursista:    Adriana Maria Giachini

2.   Identificação do local:  Escola Básica Municipal Santa Terezinha  
Série:       série    Ano:    2012
 Número de alunos:    24
 Número de professores:     01
 Áreas de conhecimentos:    Matemática, Geografia, Ciências, Português e  história  
Outros participantes envolvidos:   Famílias dos alunos 

3.   Título do projeto:    Lixo na comunidade: Conhecer para mudar a realidade

4.   Características do Projeto   (interdisciplinar)
*Doenças causadas pelo acúmulo  de lixo
*Contaminação da água e  do solo
*Importância da reciclagem
*Formas de reciclar  e reaproveitar
*Fonte de renda  com  recolhimento  do lixo
*Valor pago pelo quilo de lixo recolhido
*Mudanças na paisagem, causadas pelo  lixo
*Desequilíbrio  ambiental  
* Consumismo

5.    Descrição geral:
          O  projeto   foi realizado durante a Semana do Meio Ambiente , iniciou  a partir de um estudo de campo realizado com os alunos, onde através de passeios fotografamos e filmamos  os problemas causados pelo lixo e o descuido  das  famílias com o meio ambiente. Depois na escola estudamos  pesquisamos e traçamos metas para que juntos pudéssemos  começar  um trabalho de conscientização . Primeiramente com as próprias famílias depois partir para os vizinhos.

6.   Tecnologias utilizadas
DVD ( filme e documentários)
Filmadora
Máquina fotográfica
Aparelho de som
Computador
Internet
Jornais  impressos e televisionados

7.    Comentários
        A  realização do projeto foi muito interessante, pois, estavamos estudando e conhecendo os problemas do nosso bairro. Juntos  observamos, estudamos e traçamos  metas para modificar  a realidade.


1.3 Projetos e suas caracteristicas



1.Todo projeto é interdisciplinar?
 
 Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a construção do conhecimento é essencial que seja adequado à realidade de cada aluno. Portanto acredito que todo projeto seja interdisciplinar.

2. É possivel desenvolver um projeto em um tema de uma determinada área do conhecimento?


Acho que sim, que é possível desenvolver um projeto focado em uma determinada área do conhecimento e após isso abrir esse leque e direcionar a pesquisa para as outras disciplinas. Como explica a professora Elizabeth “o projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área do conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras área.”
 



Atividade 1.4
Projeto


Tema
18 de Abril
Dia Nacional do Livro Infantil


Cursistas:
Lindanir S. Dalla Cort



Xaxim SC Março 2013





Apresentação

                 O presente projeto busca apresentar propostas de trabalho e sugestões no que se refere ao Dia  Nacional Do Livro e ser desenvolvidos na Escolas Municipais nas áreas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pretende-se também, organizar um cronograma dentro das unidades escolares proporcionarem momentos de leitura para os alunos e professores.
Justificativa
                A Leitura faz parte do processo de informação intelectual,  educacional e social do aluno e parte essencial na construção de pessoas capazes, críticas, instruídas, com capacidade de interpretação. Através da leitura é possível viajar  pelo fantástico mundo imaginário e real, ela é o meio mais poderoso para disseminação e preservação do conhecimento.
Objetivos
Objetivo Geral:
·         Proporcionar aos alunos das unidades escolares da rede municipal de ensino atividades de leitura e escrita, enfatizando o Dia Nacional Do Livro Infantil.
Objetivo Específico:
·         Promover atividades de leitura no Dia Nacional  do Livro Infantil, bem como, das continuidade a este processo o decorrer do ano letivo.
·         Resgatar a magia  dos contos e histórias infantis através de seus principais personagens.
·         Resgatar nas crianças o(s) livro(s) que foi importante, que marcou o início de seu conhecimento literário.
·         Buscar ou levar informações de como Monteiro Lobato contribuiu para o fortalecimento da Literatura Infantil Brasileira.
·         Enfatizar a importância do livro, bem como orientação/formas de melhor conservá-lo.
·         Utilizar os momentos destinados ao conto de histórias para enfatizar os personagens e histórias do autor Monteiro Lobato.
Metodologia
Sugere-se que cada Professor avalie a melhor forma de trabalhar o tema com os alunos, de acordo com a disciplina e idade dos mesmos.
Algumas Sugestões:
·         Momentos para a leitura individual e grupal.
·         Promover debates: qual o futuro dos livros em tempos de era digital, por que poucos tem acesso a aquisição de livros se é de tão importante para a vida das pessoas:, quem lê mais, os homens ou ao mulheres, na sua casa, é dado espaço para a promoção da leitura, o que costumam ler, em que horário.
·         Promover pesquisas sobre o escritor Monteiro Lobato.
·         Promover pesquisas sobre os principais personagens do escrito Monteiro Lobato.
·         Promover a criação de histórias com ilustração pelos alunos.
·         Promover a troca de livros na biblioteca semanalmente, com exceção daqueles que estiverem com livros de maior conteúdo.
Recursos Materiais
·         Livros disponíveis nas escolas e CEIs.
·         Livros disponíveis na Secretaria Municipal de Educação
·         Caderno, lápis, borracha. . .
·         Materiais de sucata diversos.

Cronograma
Meses/atividades
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Realizar 01 hora/aula de leitura por semana.
X
X
X
X





Realizar 02 horas/aulas de leitura e interpretação a cada 15 dias.




X
X
X
X
X

        *            Sugere-se que, na primeira semana seja usada a segunda-feira, na segunda semana a terça-feira, na terceira semana a quarta-feira. . .
        *            E um primeiro momentos faz-se a leitura, em um segundo momento escrever uma síntese da leitura, contemplar momentos de leitura coletiva e comentários do professor (a) com a turma.
Avaliação
        Avaliar-se-á os aspectos ligados a produção, participação e empenho dos alunos na execução das atividades, bem como, se as atividades contribuíram, estimulando-os a prática da leitura e escrita.
        Também avaliar-se-á acompanhando a execução do Projeto nas Escolas.
Considerações Finais
        Qualquer alteração ou adequação deste Projeto a realidade de cada unidade escolar, deverá ser informado ao responsável pelo Projeto.

Sugestão de texto para discussão e análise:

"Que haverá nos livros? – costumava perguntar a mim mesma, quando tinha três ou quatro anos, sentada no meu banquinho, na livraria dos meus avós. Atrás da caixa, sentava-se a avó. Do outro lado do balcão, a minha mãe esperava os clientes. Por detrás dela, as estantes chegavam até ao texto e, para se poder alcançar os livros das prateleiras de cima, uma grande escada, suspensa de uma barra de ferro por dois ganchos, deslizava da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Não pensem que me aborrecia! Quando um cliente entrava na loja, eu punha-me a adivinhar: irá escolher um livro das estantes inferiores, ou interessar-se-á por algum colocado nas de cima? Jovem, ágil e inteligente, a minha mãe sabia onde se encontrava cada livro, subia a escada se necessário, descia com um livro de capa azul, vermelha ou dourada e colocava-o diante do comprador. Eu sentia-me orgulhosa da minha mãe e cada vez me interessava mais e mais pelo que pudesse existir nos livros. Nas filas de baixo, também os havia de capa azul, vermelha ou dourada, cheios de letras negras, pequeninas, mas nenhum tinha desenhos tão bonitos como os meus!Em minha casa toda a gente lia. A minha mãe, o meu pai, os meus avós. Ao observar os seus rostos inclinados sobre um livro, ao ver que às vezes sorriam, que outras vezes se punham sérios, e que em certos momentos viravam a página com uma atenção tensa, interrogava-me: Por onde andarão? Se lhes falo, não me ouvem e, quando por fim me prestam atenção, parecem acabados de sair de algum lugar distante. Por que não me levam com eles? Que existe afinal nos livros? Qual é o segredo que não me querem contar?Mais tarde aprendi a ler. E descobri, enfim, o segredo dos livros. Descobri que neles estava tudo. Não apenas fadas, gnomos, princesas e bruxas malvadas. Também lá estávamos tu e eu com todas as nossas alegrias, as nossas preocupações, os nossos desejos, as nossas tristezas; o bem e o mal, a verdade e a falsidade, a natureza, o universo. Tudo isso cabe nos Livros. Abre um livro! Ele partilhará contigo todos os seus segredos.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira, 28 de marco de 2013.


Atividade 1.4 Banco de Projetos.

1- Nome do Cursista: Sonia Madalosso

2- Identificacão do Local: Centro de Educacão Infantil Municipal
''Emilia Varnier''.

Xaxim-SC

Turma: Infantil III

Número de alunos: 18 alunos

Ano/2013

3- Titulo do Projeto: Mãe

4- Características do Projeto: Interdisciplinar

Áreas do Conhecimento:

Linguagem:

Conversas Informais

Literatura

Cantos

Músicas

Fotos

Artes:

Recorte e Colagem

Pintura

Fantoches

Matemática:

Número de Mães

Quantas letras tem o nome da mãe

Sóciocientífica:

Valorizacão das Mães

Desenvolvimento da Imaginacão

Socializacão

Linguagem e raciocinio

Educacão Física:

Dancas

Cantos

Dramatizacão

5- Descricão Geral: Como é sua mãe? Ela trabalha? Onde?
O que sua mãe faz para você? Você gosta dela? O que fazem juntos? Ajuda nas tarefas domésticas? Fisionomia da mamãe. O que gostaria de dizer para sua mãe no seu dia. Mensagem para a mamãe. Importância do dia das mães.

6- Tecnologias Utilizadas:

Internet

CDs

DVDs

Rádio

Câmera Digital

7- Comentários:

Estima-se no final desse projeto, obter ou garantir a conscientizacão das criancas sobre a importancia do respeito, amor, dedicacão que devemos ter para com nossa mães. Como podemos melhorar as imagens refletidas na sociedade através deste estudo.

8- Comentário Final:

Após a observacão e análise dos projetos aqui postados pode-se concluir que todos são de suma importancia para que se possa construir uma sociedade mais crítica e humana com direitos iguais.








ATIVIDADE 1.4 PROJETO INTERDISCIPLINAR


ESCOLA  BÁSICA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA

PROJETO: MÚSICA
                                 
                                                                                                                
PROF: AIDA L. DA SILVA 
NÚMERO DE ALUNOS: 28
SÉRIE: 5° ANO

  1. TEMA

A música na construção do conhecimento do educando

  1. PROBLEMA

            Devido às dificuldades de leitura, nas produções escritas, interpretações de problemas e cáculos enfrentadas pelas crianças desde os anos iniciais de escolaridade, sente-se a necessidade de desenvolver práticas que incentivem o gosto pela aprendizagem.
Então, o quinto ano terá a oportunidade de desenvolver atividades relacionadas ao projeto música, já que o fazer musical proporciona de forma lúdica uma aprendizagem significativa e prazerosa.


  1. JUSTIFICATIVA


            A música constitui um importante instrumento que pode contribuir significativamente na aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo, pois o desperta para um mundo prazeroso e satisfatório, para a mente e para o corpo, pois facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. O referido projeto visa desenvolver uma prática docente inovadora, haja visto a música ter um caráter dinâmico e ser algo que suscita quase sempre reações de surpresa, pois é um espaço de interação e distração.  A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. 
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
         No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula.
         A interdisciplinaridade, na verdade, busca a construção do conhecimento através da interligação de várias outras ciências, saber de qual forma ela se concretiza, como ela se dá, suas limitações e qual será o resultado de seu auxílio na prática pedagógica, nos dará a visão de como poderemos aplicá-la na realidade musical.
                                                                                                                                                              
 4. OBJETIVO
Promover ações pedagógicas para que o educando possa por meio da música, ampliar conhecimentos nas diferentes áreas, espaços e tempos.


5. RECURSOS DIDÁTICOS
-      Cartazes;
-    Aparelho de som;
-       CDs;
-     Aparelho de   DVD/TV;
-     Xerox;
 -   Pesquisas na internet;
-   Slides;
-   Livros de literaturas;
-   Projetor de imagem.


6. AVALIAÇÃO

         Durante o processo de execução do Projeto Música, a avaliação será contínua, através de observação do interesse em relação à participação, o envolvimento e o desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.


Ouvir música é uma atividade gostosa e relaxante...
Mexe com as emoções, equilibrando-as.
Na educação, se utilizada como recurso, facilita a aprendizagem.
Na Educação Infantil auxilia os pequenos na aprendizagem devido ao seu caráter lúdico.
No Ensino Fundamental permite a assimilação de informações de forma dinâmica e descontraída.
Na Educação Especial, abre possibilidades de aprendizagens para as crianças com deficiência.
A música é a alma da vida.
Portanto, entre neste universo e deixe-se levar...