Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
sábado, 23 de agosto de 2014
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este presente artigo tem como objetivo principal mostrar a importância
da contação de histórias no centro de Educação Infantil. A contação de
histórias é uma arte, e muito importante no processo educativo. Ela favorece
situações ocorridas no dia a dia das crianças. No momento em que é contada uma
história é preciso respeitar as necessidades das crianças, onde se é possível dar
boas gargalhadas, como também sentir tristeza, insegurança, medo, onde o
professor deve saber respeitar esses momentos vividos pelas crianças no ato em
que é contada a história.
O
professor precisa despertar em suas crianças a fantasia e a imaginação, onde a
criança possa viajar num mundo encantador de contos de fadas, princesas, reis e
rainhas um mundo aonde cada mente infantil imagina de uma forma diferente.
TEMA
Pode-se perceber quanto é grande
a importância dos contos em nossos Centros de Educação Infantil. Sabendo que
contar histórias é uma das artes mais antigas, que de geração em geração ela é repassada através da voz materna e
pedagogos. Levando-nos a pensar os benefícios em que as histórias podem
auxiliar as nossas crianças.
O que provocará nas crianças reações
de amor e a beleza das histórias, imaginação no mundo da fantasia comparando
com a realidade, e ainda, as crianças fazem os seus comentários dando uma
sequencia aos fatos da história, e aprendem a ouvir o outro falar,
respeitando-o
O bom contador de histórias é
aquele que se prepara para contar a história, tê-la lido várias vezes antes de
conhece-las, mostrando o interesse e o gosto pela história, e a cada página o
contador vai variando o tom de voz de personagens, animais, e fazendo certo
Suspense para atrair os olhares e
a atenção das crianças.
Pretende-se,
contudo, verificar se os Centros de Educação Infantil adotam a literatura
infantil cada vez mais para sua melhor educação, e assim, na busca de um mundo
mais humanizado formem pessoas responsáveis e competentes pelos seus atos.
PROBLEMA
Quais os problemas
enfrentados pelos professores nos momentos em que são contadas as histórias infantis
no Cento de Educação Infantil Virginia Ribolli de Xaxim?
JUSTIFICATIVA
O PROFESSOR CONTADOR
O
contar histórias é uma arte, muito presente no processo educativo. Uma das
exigências para se contar histórias é primeiramente gostar de ler.
De acordo com (KRAEMER, 2008), ‘‘
O professor precisa procurar despertar a fantasia e a imaginação, criando um
espaço de encantamento que auxilie o desenvolvimento da criatividade e da
expressão. Deve ser dada a criança a oportunidade de sorrir, chorar,
divertir-se, admirar-se e espantar-se’’
Segundo (KRAEMER, 2008), “No ato
em que está sendo contada a história o professor deve transformar num momento
mágico, onde os personagens dos contos tornam-se reias para as mentes
infantis”.
Além de contar história se é
possível também criar um cenário para que está historia seja contada. Conforme
ROMÃO, (2013), vale a criatividade. Pratos de papel, papel alumínio,
cartolinas, latas, copos plásticos, embalagens diversas: qualquer objeto pode
ser transformado em cenário, compondo a paisagem e o cenário.
BOM LEITOR, BOM CONTADOR.
De acordo com MEGO(2013, p.37), ‘‘Um bom
leitor ´potencialmente um bom contador”. Ainda segundo MEGO (2013), a maneira
com que o professor contador se relaciona com o livro é transmitida para a
criança, seja ela de maneira positiva ou negativa.
Um dos fatores importantes é
também, poder a criança ter o contato com os livros, isso traz para elas o
prazer e a intimidade com o mundo literário e imaginário, e não adianta ter uma
linda biblioteca e nem sequer as crianças chegarem perto ´para observarem as
obras. MEGO (2013).
OBJETIVOS
·
Analisar a importância e a contribuição das
histórias infantis para o desenvolvimento de crianças que frequentam os centros
de Educação Infantil.
·
Descrever a relevância das histórias infantis
para aluno que frequentam a Educação Infantil.
·
Analisar as facilidades e dificuldades enfrentadas
pelos professores na hora da contação de histórias em sala de aula.
·
Verificar as estratégias e o procedimento metodológicos
utilizados para a contação de histórias infantis no Centro de Educação Infantil
Virginia Ribolli de Xaxim
O público alvo será os professores do
Centro de Educação Infantil Virginia Ribolli, da cidade de Xaxim-SC, onde será
observada a rotina e a realidade da contação de historia.
Atividades
1.
Em sua opinião qual é a importância da contação
de historia na educação infantil?
2.
O que a historia desperta na criança?
3.
Em sua opinião é necessário montar um cenário
diferente para atrai a atenção das crianças
Alunas : Gisele Aparecida Lucas e Bianca Aparecida Piana .
Musicalização na educação Infantil
INTRODUÇÃO:
Este projeto tem por objetivo apresentar a música e a musicalização
como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a
integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com a
aprendizagem, traz algumas sugestões de atividades e analisa o papel da música
na educação.
Justificativa:
Não dá pra imaginar um mundo sem sons.
Se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia,
são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma
torneira, os trovões, a chuva, os pássaros e as cigarras cantando lá fora, o
arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo
cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros.
Uma bela forma de
ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já
vivenciadas por elas podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e
mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o
telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser.
Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu
redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a
desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de
tudo.
Publico
Alvo: Crianças.
ATIVIDADES:
2ª feira: Percepção auditiva (sons/ruídos).
Escurecer a sala apagar as luzes e
fechar as cortinas.
Deitar no chão (utilizando colchonetes
ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos (Cd para relaxamento).
·
Barulho
de água/cachoeira
·
Canto
dos pássaros
·
Assovios...
Após essa atividade, conversar na
rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente.
·
Pessoas
conversando
·
Barulhinhos
de vasilhas na cozinha
·
Galo
cantando no quintal do vizinho
·
Cachorro
latindo
·
Telefone
tocando.
·
Criança
gritando...
O
ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros
desagradáveis ao nosso ouvido.
Brincadeiras
de roda. Brincar
de corre cutia.
3ª Feira:
Ler o livro “A
Banda dos Filhotes”.
Ouvir a história e os sons dos
instrumentos musicais, no livro.
Observar o cenário.
· Ursinho tocando tambor
· Guaxinim tocando flauta
· Gatinho tocando piano/teclado
· Cachorrinho tocando trompete
· Cavalinho, cachorrinho e gatinho
tocando triângulo.
· Hipopótamo tocando a tuba.
Pedir
par fechar os olhinho e identificar os sons... tambor, flauta, piano...
Brincar
de bandinha com alguns dos instrumentos citados na história.
Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.
Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.
4ª Feira:
Conhecendo o teclado
Cantar:
Os instrumentos musicais.
(ritmo de ciranda cirandinha)
(ritmo de ciranda cirandinha)
São tantos e diferentes
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
Refrão Tum, Tum, Tum faz o tambor
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano
Pó, pó, pó grita o trombone. (Bis)
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano
Pó, pó, pó grita o trombone. (Bis)
Todos juntos, é uma festa
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
A flauta chora baixinho
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Cantar
várias vezes, junto aos alunos.
Observação: A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos. (cantando pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
Observação: A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos. (cantando pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
5ª
Feira: Foi
na loja do mestre André.
"Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André... "
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!
Cantar
fazendo gestos.
Brincadeiras de roda. Cantar foi à Bahia buscar meu chapéu.
Brincadeiras de roda. Cantar foi à Bahia buscar meu chapéu.
6ª
Feira:
Auditório.
Comemoração “abertura Oficial do
projeto”
“Cantando a gente brinca
“Brincando a gente aprende”
Ü Apresentação
dos instrumentos musicais realizada pela professora
AVALIAÇÃO:
As atividades musicais realizadas na
escola não visam à formação de músicos, e sim, através da vivência e
compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais,
facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo
para a formação integral do ser.
CONCLUSAO
A presença da música na educação
auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda
com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos
que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além
disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem estar no trabalho
e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e
recuperação da saúde.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação
e reeducação. 2. Ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.
BARRETO, Sidirley de Jesus; SILVA,
Carlos Alberto Da. Contato: Sentir
os sentidos e a alma: saúde e lazer para o dia-a-dia. Blumenau: Acadêmica,
2004.
Alunas Ana Paula Domingos e Micheli Concolatto
Alunas Ana Paula Domingos e Micheli Concolatto
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
RECURSOS EDUCACIONAIS
No escuro e vendo:
Informar sobre a visão e funcionamento do olho. Explicar como a dilatação das pupilas dos nossos olhos permitem com que enxergamos no escuro.
https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=1776
Joelma Badia E Marilei Pertuzzatti
Informar sobre a visão e funcionamento do olho. Explicar como a dilatação das pupilas dos nossos olhos permitem com que enxergamos no escuro.
https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=1776
Joelma Badia E Marilei Pertuzzatti
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
RECURSOS EDUCACIONAIS
Muito interessante para a disciplina de Ciências. Informar sobre a baunilha que é uma essência extraída de algumas espécies de orquídeas(Vanilla). Além de falar sobre a biologia da planta explica o processo de produção da essência.
https://w.w.w.ufmg.br/naondadavida/?p=1781
https://w.w.w.ufmg.br/naondadavida/?p=1781
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Portal do Professor
Olá meninas, visitem esse site é bem interessante.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57025
Praticas pedagógica e mídias digitais
Os elementos estão toda hora em nosso dia a dia, som imagens
na arte, com o avanço tecnológico e muito mais fácil produzir qualquer coisa
ali mesmo, filmes e criação de personagens, para o nosso dia a dia essencial
para desenvolver um trabalho resultando a experiência de algo novo, ao mesmo
tempo você pode trabalhar, musica, teatro, fazer um programa de radio tudo
isso, com ajuda da tecnologia, com isso eles vão aprender de varias maneiras e
com funções diferentes no grupo a mídia é fundamental pela comunicação, e
praticas Pedagógicas ,abrindo o espaço dialógico e uma boa divulgação e um
ótimo aprendizado.
PORTAL DO PROFESSOR
Olá meninas tenho um site do portal do professor no link
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56921
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56921
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Portal do Professor
Olá meninas, tenho um site bem legal para ser trabalhado com Ensino Fundamental Inicial, visitem o link, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56763, beijoss
Atividade Portal do Professsor
Olá colegas. Visitem o site portal do professor, no link : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=38075
domingo, 17 de agosto de 2014
Site com atividades educacionais
Olá meninas, tenho um site bem legal com atividades para ser trabalhada com Educação Infantil, passem lá para dar uma olhadinha . Essa atividade tem como objetivo trabalhar coordenação, fala e a expressividade.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19221.
Assinar:
Postagens (Atom)