Páginas

sábado, 23 de agosto de 2014

Portal do Professor

O portal do professor oferece a troca de ideias, materiais e pode ser usado para o professor deixar as aulas mais interessantes para os alunos. É o lugar onde o professor tem acesso para conhecer novas sugestões de aulas elaboradas por outros professores, podendo dar suas opiniões e ter novas ideias.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este presente artigo tem  como objetivo principal mostrar a importância da contação de histórias no centro de Educação Infantil. A contação de histórias é uma arte, e muito importante no processo educativo. Ela favorece situações ocorridas no dia a dia das crianças. No momento em que é contada uma história é preciso respeitar as necessidades das crianças, onde se é possível dar boas gargalhadas, como também sentir tristeza, insegurança, medo, onde o professor deve saber respeitar esses momentos vividos pelas crianças no ato em que é contada a história.
                O professor precisa despertar em suas crianças a fantasia e a imaginação, onde a criança possa viajar num mundo encantador de contos de fadas, princesas, reis e rainhas um mundo aonde cada mente infantil imagina de uma forma diferente.


TEMA
Pode-se perceber quanto é grande a importância dos contos em nossos Centros de Educação Infantil. Sabendo que contar histórias é uma das artes mais antigas, que de geração em geração  ela é repassada através da voz materna e pedagogos. Levando-nos a pensar os benefícios em que as histórias podem auxiliar as nossas crianças.
O que provocará nas crianças reações de amor e a beleza das histórias, imaginação no mundo da fantasia comparando com a realidade, e ainda, as crianças fazem os seus comentários dando uma sequencia aos fatos da história, e aprendem a ouvir o outro falar, respeitando-o
O bom contador de histórias é aquele que se prepara para contar a história, tê-la lido várias vezes antes de conhece-las, mostrando o interesse e o gosto pela história, e a cada página o contador vai variando o tom de voz de personagens, animais, e fazendo certo
Suspense para atrair os olhares e a atenção das crianças.
                Pretende-se, contudo, verificar se os Centros de Educação Infantil adotam a literatura infantil cada vez mais para sua melhor educação, e assim, na busca de um mundo mais humanizado formem pessoas responsáveis e competentes pelos seus atos.


PROBLEMA
                Quais os problemas enfrentados pelos professores nos momentos em que são contadas as histórias infantis no Cento de Educação Infantil Virginia Ribolli de Xaxim?


JUSTIFICATIVA
O PROFESSOR CONTADOR
                O contar histórias é uma arte, muito presente no processo educativo. Uma das exigências para se contar histórias é primeiramente gostar de ler.
De acordo com (KRAEMER, 2008), ‘‘ O professor precisa procurar despertar a fantasia e a imaginação, criando um espaço de encantamento que auxilie o desenvolvimento da criatividade e da expressão. Deve ser dada a criança a oportunidade de sorrir, chorar, divertir-se, admirar-se e espantar-se’’
Segundo (KRAEMER, 2008), “No ato em que está sendo contada a história o professor deve transformar num momento mágico, onde os personagens dos contos tornam-se reias para as mentes infantis”.
Além de contar história se é possível também criar um cenário para que está historia seja contada. Conforme ROMÃO, (2013), vale a criatividade. Pratos de papel, papel alumínio, cartolinas, latas, copos plásticos, embalagens diversas: qualquer objeto pode ser transformado em cenário, compondo a paisagem e o cenário.
BOM LEITOR, BOM CONTADOR.
 De acordo com MEGO(2013, p.37), ‘‘Um bom leitor ´potencialmente um bom contador”. Ainda segundo MEGO (2013), a maneira com que o professor contador se relaciona com o livro é transmitida para a criança, seja ela de maneira positiva ou negativa.
Um dos fatores importantes é também, poder a criança ter o contato com os livros, isso traz para elas o prazer e a intimidade com o mundo literário e imaginário, e não adianta ter uma linda biblioteca e nem sequer as crianças chegarem perto ´para observarem as obras. MEGO (2013).


OBJETIVOS
·         Analisar a importância e a contribuição das histórias infantis para o desenvolvimento de crianças que frequentam os centros de Educação Infantil.
·         Descrever a relevância das histórias infantis para aluno que frequentam a Educação Infantil.
·         Analisar as facilidades e dificuldades enfrentadas pelos professores na hora da contação de histórias em sala de aula.
·         Verificar as estratégias e o procedimento metodológicos utilizados para a contação de histórias infantis no Centro de Educação Infantil Virginia Ribolli de Xaxim

O público alvo será os professores do Centro de Educação Infantil Virginia Ribolli, da cidade de Xaxim-SC, onde será observada a rotina e a realidade da contação de historia.


Atividades
1.       Em sua opinião qual é a importância da contação de historia na educação infantil?
2.       O que a historia desperta na criança?
3.       Em sua opinião é necessário montar um cenário diferente para atrai a atenção das crianças




Alunas : Gisele Aparecida  Lucas  e  Bianca Aparecida  Piana .



Musicalização na educação Infantil

INTRODUÇÃO:
Este projeto tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, traz algumas sugestões de atividades e analisa o papel da música na educação.
Justificativa: 
Não dá pra imaginar um mundo sem sons. Se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, os pássaros e as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros.
Uma bela forma de ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já vivenciadas por elas podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de tudo.
Publico Alvo: Crianças.

ATIVIDADES:
2ª feira: Percepção auditiva (sons/ruídos).

Escurecer a sala apagar as luzes e fechar as cortinas.
Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos (Cd para relaxamento).

·         Barulho de água/cachoeira
·         Canto dos pássaros
·         Assovios...

Após essa atividade, conversar na rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente.

·         Pessoas conversando
·         Barulhinhos de vasilhas na cozinha
·         Galo cantando no quintal do vizinho
·         Cachorro latindo
·         Telefone tocando.
·         Criança gritando...

O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido.
Brincadeiras de roda. Brincar de corre cutia.


3ª Feira
 Ler o livro “A Banda dos Filhotes”.
Ouvir  a história e os sons dos instrumentos musicais, no livro.
 Observar o cenário.
·        Ursinho tocando tambor
·        Guaxinim tocando flauta
·        Gatinho tocando piano/teclado
·        Cachorrinho tocando trompete
·        Cavalinho, cachorrinho e gatinho tocando triângulo.
·        Hipopótamo tocando a tuba.

Pedir par fechar os olhinho e identificar os sons... tambor, flauta, piano...
Brincar de bandinha com alguns  dos instrumentos citados na história.

Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.

4ª Feira:
Conhecendo o teclado
Cantar: Os instrumentos musicais. 
  
 (ritmo de ciranda cirandinha)
São tantos e diferentes
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
Refrão Tum, Tum, Tum faz o tambor
Dó, Ré, Mi o xilofone
 
Plim, plim, plim toca o piano    
 
Pó, pó, pó grita o trombone.  (Bis)
Todos juntos, é uma festa
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
A flauta chora baixinho
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Cantar várias vezes, junto aos alunos.

Observação: A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos. (cantando  pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
5ª Feira: Foi na loja do mestre André.
"Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!

Foi na loja do mestre André... "
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!

Cantar fazendo gestos.

Brincadeiras de roda. Cantar foi à Bahia buscar meu chapéu.

6ª Feira:
Auditório.

Comemoração “abertura Oficial do projeto”
“Cantando a gente brinca
“Brincando a gente aprende”
Ü Apresentação dos instrumentos musicais realizada pela professora
AVALIAÇÃO:
As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser.
CONCLUSAO
A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem estar no trabalho e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e recuperação da saúde.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. Ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.

BARRETO, Sidirley de Jesus; SILVA, Carlos Alberto Da. Contato: Sentir os sentidos e a alma: saúde e lazer para o dia-a-dia. Blumenau: Acadêmica, 2004.
Alunas Ana Paula Domingos e Micheli Concolatto

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

RECURSOS EDUCACIONAIS

              No escuro e vendo:

               Informar sobre a visão e funcionamento do olho. Explicar como a dilatação das pupilas dos nossos olhos permitem com que enxergamos no escuro.
             
            https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=1776

           Joelma Badia E Marilei Pertuzzatti

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

RECURSOS EDUCACIONAIS

    Muito interessante para a disciplina de Ciências. Informar sobre a baunilha que é uma essência  extraída de algumas espécies de orquídeas(Vanilla). Além de falar sobre a biologia da planta explica o processo de produção da essência.
 https://w.w.w.ufmg.br/naondadavida/?p=1781

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Portal do Professor

Olá meninas, visitem esse site é bem interessante. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57025
Praticas pedagógica e mídias digitais


Os elementos estão toda hora em nosso dia a dia, som imagens na arte, com o avanço tecnológico e muito mais fácil produzir qualquer coisa ali mesmo, filmes e criação de personagens, para o nosso dia a dia essencial para desenvolver um trabalho resultando a experiência de algo novo, ao mesmo tempo você pode trabalhar, musica, teatro, fazer um programa de radio tudo isso, com ajuda da tecnologia, com isso eles vão aprender de varias maneiras e com funções diferentes no grupo a mídia é fundamental pela comunicação, e praticas Pedagógicas ,abrindo o espaço dialógico e uma boa divulgação e um ótimo aprendizado.

PORTAL DO PROFESSOR

Olá meninas tenho um site do portal do professor no  link  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56921

domingo, 17 de agosto de 2014

Site com atividades educacionais

Olá meninas,  tenho um site bem legal com atividades para ser trabalhada com Educação Infantil, passem lá para dar uma olhadinha . Essa atividade tem como objetivo trabalhar coordenação, fala e a expressividade.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19221.