No meu ver o computador na escola entrelaça os estudantes
entrelaçados por meio de redes virtuais tornando uma novidade. É um avanço no
aprendizado, como demonstram experiências no mundo todo. Com o
computador, as crianças dividem as etapas do conhecimento teórico com a prática
e pesquisa uma completando a outra. Os efeitos do computador na educação
crescem gradativamente quando seu uso ultrapassa as fronteiras da escola. Essa
e outras bem sucedidas experiências enfatizam ainda a ideia de que o computador
pode funcionar como poderoso motivador ao aprendizado, afinal, ele traz à sala
de aula uma linguagem com a qual os estudantes estão familiarizados e
adoram.
Nenhuma
experiência, contudo, encanta tanto os estudantes quanto a de embarcar numa
viagem virtual simulada pelo computador. É necessário que o educador se
posicione sobre o curso das tecnologias de informação e comunicação na
educação. Porém é necessário refletir sob esse aspecto e principalmente
conscientizar as crianças do uso de recursos tecnológicos e principalmente
desenvolver limitações do uso.
A
criança, ao ser alfabetizada em informática, compreende quando pode se utilizar
dos recursos, como utilizá-los e quais recursos são praticáveis. Compreender
que esta prática não faz parte da aquisição educacional, mas sim do processo de
ensino-aprendizagem; que a informática também pode ser ambiente de lazer e
diversão, mas não correlaciona-se com a prática pedagógica.