Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Porque o computador na escola


No meu ver o computador na escola entrelaça os estudantes entrelaçados por meio de redes virtuais tornando uma novidade. É um avanço no aprendizado, como demonstram experiências  no mundo todo. Com o computador, as crianças dividem as etapas do conhecimento teórico com a prática e pesquisa uma completando a outra. Os efeitos do computador na educação crescem gradativamente quando seu uso ultrapassa as fronteiras da escola. Essa e outras bem sucedidas experiências enfatizam ainda a ideia de que o computador pode funcionar como poderoso motivador ao aprendizado, afinal, ele traz à sala de aula uma linguagem com a qual os estudantes estão familiarizados e adoram. 
Nenhuma experiência, contudo, encanta tanto os estudantes quanto a de embarcar numa viagem virtual simulada pelo computador. É necessário que o educador se posicione sobre o curso das tecnologias de informação e comunicação na educação. Porém é necessário refletir sob esse aspecto e principalmente conscientizar as crianças do uso de recursos tecnológicos e principalmente desenvolver limitações do uso.
A criança, ao ser alfabetizada em informática, compreende quando pode se utilizar dos recursos, como utilizá-los e quais recursos são praticáveis. Compreender que esta prática não faz parte da aquisição educacional, mas sim do processo de ensino-aprendizagem; que a informática também pode ser ambiente de lazer e diversão, mas não correlaciona-se com a prática pedagógica.

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA OA CURRICULO

OS ESTUDOS SOBRE CURRICULO OU SOBRE AS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO SE DESENVOLVERAM DURANTE ALGUM TEMPO DESARTICULADOS ENTRE SI.
MAS SEJAM QUAIS FOREM OS ASPECTOS PREDOMINANTES QUE DIFICULTARAM A INTERAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS E CURRICULO, HOJE SÃO INEGÁVEIS AS POTENCIALIDADES DO USO EDUCATIVO DE TECNOLOGIAS.
A INTEGRAÇÃO ENTRE CURRICULO E TECNOLOGIAS POTENCIALIZA MUDANÇAS NA APRENDIZAGEM NO ENSINO E NA GESTÃO DA SALA DE AULA.
A PALAVRA CHAVE É A INTERAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS E CURRICULO QUE SE ESTABELECE NUMA ÓTICA DE TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA  E DA SALA DE AULA EM UM ESPAÇO DE EXPERIENCIA, DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ATIVA.

REFLETINDO SOBRE PROJETO DE REAPRENDIZAGEM

 A PEDAGOGIA DE PROJETO DEVE PERMITIR QUE O ALUNO APRENDA-FAZENDO E RECONHEÇA A PROPRIA AUTORIA NAQUILO QUE PRODUZ POR MEIO DE QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO QUE LHE IMPULSIONAM A CONTEXTUALIZAR CONCEITOS JÁ CONHECIDOS E DESCOBRIR OUTROS QUE EMERGEM DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.

Por quê o computador na escola?

A ENTRADA DO COMPUTADOR  NA EDUCAÇÃO TEM CRIADO MAIS CONTROVÉRSIAS DO QUE AUXILIADO A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO.O COMPUTADOR PROVOCOU INSEGURANÇA EM ALGUNS PROFESSORES MENOS INFORMADOS QUE RECEIAM E REFUTAM O USO DO COMPUTADOR NA SALA DE AULA.O COMPUTADOR PODE ENRIQUECER AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ONDE O ALUNO, INTERAGINDO COM OS OBJETOS DESSE AMBIENTE, TEM CHANCE DE CONSTRUIR O SEU CONHECIMENTO.

domingo, 23 de setembro de 2012

Contextualizando a mudança:da teoria a prática 4.2

Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos busca-se apresentar estratégias que oportunizem um debate relacionado ao assunto dando oportunidade para todos se manifestarem elencando suas duvidas e partindo disso propor a busca de maiores informações sobre o referido tema envolvendo para esta pesquisa os instrumentos tecnológicos disponíveis na escola. De acordo com o tema abordado podemos utilizar textos informativos imagens, fotos, pesquisas na internet, vídeos relacionados ao assunto, trocas de experiências, trabalhos em grupo, atividades praticas, registro digital, apresentação em slides das atividades desenvolvidas, divulgação dos resultados obtidos. Vemos que a tecnologia nos tempos atuais é um importante instrumento de trabalho para o aluno aprender, na qual pode valer-se de outras linguagens alem da escrita.         

Pensando sobre possiveis mudanças 4.1


Ao iniciarmos qualquer trabalho pedagógico devemos partir sempre de uma conversa relacionada ao tema, procurando descobrir seus desejos e necessidades de aprendizagem, partindo da realidade de nossos alunos. Com isso será mais fácil desenvolver um projeto que atenda seus  objetivos e a aprendizagem se tornará mais eficiente e significativa.

Analisando Midias Digitais

È possível sim desenvolver estes trabalho nas salas de aula desde que a instituição tenha recursos tecnológicos disponíveis e o professor ter domínio interferindo sobre o assunto  modificando-os e dando condições para os alunos entenderem, refletirem, e fazer uma nova leitura voltada a sua realidade diante das imagens apresentadas.