Páginas

sábado, 12 de abril de 2014

O PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS

SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS, É UMA TAREFA DIFÍCIL POIS TEM QUE LIDAR NÃO SÓ COM O SABER MAS TAMBÉM  COM A TECNOLOGIA QUE A CADA ANO VEM CRESCENDO MAIS, SER PROFESSOR NÓS DIAS DE HOJE E SABER PASSAR INFORMAÇÕES CORRETAS É SABER PASSAR SEUS CONHECIMENTOS E SER HUMILDE EM APRENDER TODOS OS DIAS POIS UM PROFESSOR VIVE BUSCANDO NOVAS APRENDIZAGENS ENCAMINHANDO OS  ALUNOS PARA UMA FORMAÇÃO .POIS O PROFESSOR É UM ORGANIZADOR DE APRENDIZAGENS APRENDIZAGENS VIA OS NOVOS MEIOS INFORMÁTICOS,  POR VIA DESSAS REALIDADES VIRTUAIS ALÉM DISSO ESSA EXPERIÊNCIA DE APRENDER  E ENSINAR É PODEROSA E NÃO NOS DAMOS CONTA DE QUE ESTAMOS APRENDENDO E ENSINANDO AO MESMO TEMPO COM O DESAFIO DE FORMAR EFETIVOS AGENTES DE APRENDIZAGEM.

indentidade do professor

E uma pessoa pronta para expressar suas idéias e aprender com os alunos muitas coisas, o professor e aquele que domina o seu próprio trabalho e sabe fazer uso dele, sabendo escutar, repassar e ouvir opiniões. Mostrando para o aluno o por que da importância do buscar cada vez mais nas mídias , pois com os desafios que a vida passa  com o avanço tecnológico surge o aprendizado e a postura de abertura  e a indagação sobre  a própria pratica .

A CADA DIA QUE ENSINAMOS TAMBÉM APRENDEMOS.


           Nos dias de hoje nos  professores estamos sempre buscando mais novidades para as nossas aulas e se preparando cada vez mais com a chegada das novas tecnologias, temos que estar sempre atualizado, nossos alunos estão vivendo num universo recheado de novidades por isso temos que estar ligados nas novas formas de falar e de se relacionar.
          Ser professor hoje não é fácil temos que ajudar  o aluno a desenvolver e ter uma aprendizagem melhor, fazer que o alunos aprendam, elaborar conteúdos para que os  aprendam a ter o desenvolvimento sozinho tendo a reflexão madura das coisas do  mundo.

          Podemos observamos que a nossa educação esta mudando por isso nos professores não podemos ficar de fora dos avanços da tecnologia, temos que esta sempre ligados para que nossos alunos tenham uma aprendizagem melhor, e somos capazes de ultrapassar as dificuldades que a tecnologia nos causa. 



quinta-feira, 10 de abril de 2014

A sociedade da aprendizagem e o conhecimento desafio de converter informação em conhecimento.

Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constituir uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de prendê-la.   Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez  menos , que estão menos preparados ? Quem nunca  se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices  de leitura e de aprendizagem dos alunos contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente , também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na historia pessoal e social ,ampliando a educação obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida , inclusive , levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal .
Uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente que conduz ao seguinte paradoxo; cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa  mais na tentativa de aprender ,como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos .Demandas crescentes de aprendizagem produzem no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento ,  que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas , mas que as prendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura de aprendizagem ,as tecnologia da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento , que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização(literária ,gráfica ,informática ,cientifica. )  Elas estão criando uma nova cultura da aprendizagem ,que a escola não pode –ou pelo menos não deve ignorar .
Hoje, qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria pagina web  e divulgar suas ideias ou acessar as de outros .Graças  
o primeiro paragrafo é o titulo ta a onde começa a sociedade da aprendizagem.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ser professor nos dia de hoje é saber lidar com os saberes e também com a tecnologia e sua complexidade, pois o professor hoje é um organizador de aprendizagens como o da sala de aula, da turma e da escola e esta organização escolar é mais que um trabalho pedagógico.
Onde devemos ser um professor reflexivo,ou seja, que reflete sua prática pedagógica para que tenha um efeito positivo dentro da escola.
      Ser professor nos dias atuais é muito difícil do que foi no passado, pois o professor deve estar preparado para as novas tecnologias. Ele deve ser um organizador de aprendizagens, assim reflete sobre a sua prática de transmitir o conhecimento.
     O professor precisa sempre ser um novo aprendiz, ser um pesquisador que pesquisa e reflete sobre sua prática, docente, pois isso é muito importante para transmitir e assim buscando ampliar novos horizontes.    

Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter desafio de converter informação em conhecimento.


     Estamos vivendo em mundo evoluído, onde as novas tecnologias exigem de nós cidadãos um mundo de informação e conhecimentos. Mas nem todo mundo consegue acompanhar, porque a bastantes pessoas e alunos com dificuldade de se comunicar, através da internet ou de outras tecnologias, moram em lugares distantes das cidades onde não a até mesmo energia.
O desafio imposto à escola é imenso, o que desafia a desenvolvermos nos estudos e competência para interagir num mundo global, altamente competitivo, onde os alunos devem ser criativos, capaz de encontrar soluções inovadoras para os problemas do amanhã. Há cada vez mais pessoas com dificuldade para aprender aquilo que a sociedade exige delas, muitas pessoas não se interessam em aprender e acompanhar a evolução que estamos vivendo.
      Aprendizagem esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, mas é visível que crianças e adultos não conseguem interpretá-las. A escola precisa formar alunos que saibam dar sentido a informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico, isso só se constrói com muita leitura interpretativa, conhecimento verdadeiro, um saber ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, devemos ter um ensino das novas competências para a gestão do conhecimento.
Tássia Somenzi




Professor e aprendiz.

      Ser professor hoje é necessário ser formulador de proposta própria, ou seja, saber elaborar conteúdo para os alunos, cuidar da aprendizagem dos alunos, tendo o domínio da atividade.
      Ser professor acima de tudo é respeitar seus limites, buscar suas duvidas passar sabedoria e principalmente ser criativo em suas atividades formando pessoas interessadas, tendo desenvolvimento teórico e prático, se estabelecendo e interagindo em nosso cotidiano.
      Na minha vida enquanto professora e aprendiz, busco entrosamento maior com as tecnologias existentes na minha escola, sempre procuro ensinar e aprender, pois, acredito que a troca de conhecimentos é muito importante, sendo essa troca tanto com profissionais na área quanto com os próprios alunos.

Mariana Lunardi

TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO
 E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

A realidade do mundo de hoje é diferente, quer um novo perfil de profissional que coloca na escola um novo desafio o uso de novas tecnologias que causam transformações na nossa maneira de se relaciona dentre as pessoas.
Do de giz para o pincel, do pincel até a tela digital. São muitas as mudanças tecnológicas, culturais e cientificas não tem como saber qual será o aprendizado necessário para a nossa área daqui alguns anos. Precisamos sempre estar inovando, aproveitar nosso tempo, ler livros, revistas e jornais diariamente. Os alunos precisam ser preparados para usar sistemas culturais e de representação do pensamento que marcam nossa sociedade contemporânea.
Ser professor nos dias de hoje não é uma tarefa tão fácil assim estamos em uma época em que se discutirem espaço, tempo, modo em que o sujeito é conteúdo de aprendizagem. Hoje em dia as crianças passam mais tempo dentro de uma escola do que em sua própria casa, professores são muito mais que só pais e educadores. Vale lembrar que nos anos setenta, nas escolas da rede pública, não se contava sequer com um telefone, e nós ate projeto de reciclagem temos.
Devemos nos conscientizar que já estamos no século XXI, tem pessoas que saem por ai reclamando de barriga cheia, mas passam com seus filhos o dia todo em creche e escolas muitos pais nem trabalham fora. Filho não precisa só de atenção dos professores mas sim dos pais em casa também professor é pra ensino e não para educar.

PROFESSOR E APRENDIZ

SER PROFESSOR HOJE E ESTIMULAR O ALUNO PARA QUE ELE TENHA UM APRENDIZADO CLARO, ESTAR SEMPRE BUSCANDO POSSIBILIDADE DE  APLICAR UMA AULA CONFORTÁVEL . E AMAR CADA ALUNO INDEPENDENTE DE COMO ELE E E PRINCIPALMENTE GOSTAR DO QUE FAZ,SABEMOS QUE NÃO E FÁCIL MAS COM DEDICAÇÃO E PERSEVERANÇA SEREMOS BONS EDUCADORES.

BUSCO CADA VEZ MAIS MELHORAR MEUS CONHECIMENTOS, POIS SER PROFESSOR A CADA DIA ESTA SENDO UM DESAFIO,DENTRO DE TANTAS MUDANÇAS PRECISAMOS ESTAR SEMPRE ENSINADO E TAMBÉM APRENDENDO DEVEMOS DESPERTA CURIOSIDADE DO NOVO

professor na atualiade

Ser professor na sociedade atual significa ser eterno aprendiz.Ser um profissional da educação exige muito mais que apenas repassar conhecimentos na sala de aula,requer sempre estar atualizados,bem informados com as atualidades do nosso cotidiano.
 Devemos dominar várias áreas do conhecimento, para sermos profissionais mais habilitados principalmente na área da tecnologia.como profissionais devemos sempre mais para nossos alunos,levar mais conhecimento informação para a sala de aula.
eu sou um eterno pesquizador; preocupado com a evolução do andamento do conhecimento da tecnologia que anda a passoa largosa cada dia. Eu como professOR sou esquizador. preocupado com o andamento da tecnologia e ciencia que anda a passoalargos .nos motivando a buscar sempre mais aproveitando todas as experiencias, A APRENDIZAGEM E LEVADA TODOS OS DIAS PARA NOSSA VIDA SER MELHOR E MAIS FACIL DE FAZER TUDO DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL. A

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?




  Nos dias de hoje ser professor, para a maioria das pessoas ou de nossos próprios alunos, é saber tudo e mais um pouco, porque se você não souber responder, ai vem as perguntas: mas você não é professor ?,deveria saber...Na atual sociedade, temos que viver em constantes mudanças, ou melhor sempre se actualizando, porque aquele professor que se diz saber tudo não passa de um mero aprendiz, porque os anos de magistério que temos conta tempo de serviço, mas a aprendizagem e o professor devem andar juntos lado a lado....

IDENTIDADE DO PROFESSOR


                     Para ser professor hoje, é necessário estar preparado às novas tendências e deparar-se com novos desafios. O sistema e a sociedade exige um professor que domine vários saberes, que acompanhe a evolução do ensino e da aprendizagem. É a constante busca do conhecimento para suprir a ausência dele. É tornar-se um eterno aprendiz.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Desafio do professor de hoje

Com as mudanças socioeconômicas decorrentes da tecnologia digital em nossa sociedade, o comportamento dos alunos já não é mais o mesmo e a preocupação em prepará-los para atender as demandas do cotidiano já está cada vez mais intensa para os professores. A exigência do mundo tecnológico é cada vez maior, requer pessoas qualificadas para atender as exigências do mercado capitalista e engajar-se no mundo da comunicação com muito mais freqüência.
            Ser professor hoje por si só já é um desafio. Nas escolas públicas brasileiras onde uma grande quantidade de professores atua, poucas mudanças aconteceram em relação às tecnologias. Quando a escola está equipada com recursos tecnológicos, faltam funcionários; quando há funcionários, falta qualificação para atender as demandas metodológicas digitais.

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

Juan Ignacio Pozo

´´Vivemos em uma sociedade da 
aprendizagem, na qual aprender 
constitui uma exigência social 
crescente que conduz a um paradoxo: 
cada vez se aprende mais e cada vez 
se fracassa mais na tentativa de aprender.´´


Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem.
Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a
sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como
um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca
disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados?
Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura
e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar
cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender
estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a
educação obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive,
levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de
aprendizagem informal.

DESAFIO DO PROFESSOR HOJE

      A sociedade espera muito do professor, assim temos que estar em constante aperfeiçoamento, pois não somos só transmissor, mas também receptor de conhecimento. Não podemos imaginar uma escola perfeita onde tudo funciona bem, mas também que não seja onde tudo funciona de maneira errada, por isso, devemos evoluir junto e procurar superar as exigências da sociedade.
     Somos sempre desafiados a transmitir o conhecimento, mas é muito difícil ensinar quem não está disposto a aprender.















Acredito que enquanto professor hoje em dia  devemos ser um mediador do conhecimento para nossos alunos.

Ao meu ver é essencial para todos os professores e buscar aperfeiçoamento continuado.


































QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ

   Nos dias de hoje, ser professor não é uma tarefa muito fácil, antigamente o docente apenas lidava com os saberes em sala de aula, hoje também temos que lidar com as tecnologias  e as mudanças da sociedade. Com o passar dos anos  nos docentes tivemos que fazer novas  especializar, pois a educação muda a todo momento e para não ficarmos no tradicionalismo  devemos buscar  novos cursos ou especialização para adquirir-mos novos conhecimentos.
   A sociedade espera muito dos professores. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem  numa sociedade onde nada funciona. os pais não conseguem assegurar disciplina, pede-se ainda mais disciplina a escola, A sociedade tem cada vez  menos capacidade para fazer certas coisa, mas sobem as exigências sobre a escola.
   Podemos concluir que nós docentes devemos estar sempre estudando  e adquirindo novos conhecimentos, pois não somos apenas  transmissores de conhecimento e sim receptores dele, somos professores de um novo milénio, capaz de acreditar como os educadores possam ultrapassar essa dificuldades e ser professores melhores.

Quem sou como professora e aprendiz.

       O profissão de professor é uma tarefa de muita complexidade. E, atualmente é mais difícil ser professor do que era antigamente. Ou seja, nos dias de hoje o professor é um mero transmissor de conhecimento e um organizador de aprendizagens. Com o passar dos anos nós docentes tivemos que fazer novas especializações, pois a educação muda a todo momento e para não ficarmos no tradicionalismo, devemos buscar novas especializações para adquirir-mos novos conhecimentos.
       A sociedade espera muito dos professores. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona. Os pais não conseguem assegurar disciplina, pede-se ainda mais disciplina a escola. A sociedade tem cada vez menos capacidade para fazer certas coisas, mas sobem as exigências sobre a escola.
     Por outro lado, é importante possuir-mos a valorização do nosso conhecimento. Pois, nós docentes estamos sempre em busca de novas técnicas de aperfeiçoamento.

O professor e a sociedade

Somos professores aprendizes,pois não lidamos só com saberes mas com a tecnologia,muitas vezes a sociedade cobra do professor coisas que ela não cumpre perante os cidadoẽs .Nossa sociedade espera muito de nós professores,sendo que a mesma não tem a capacidade de fazer e acabam a exigir da escola.
Acredito que quanto mais o tempo passar mais exigências e responsabilidades vamos encontrar nas salas de aula devido e essas mudanças e cobranças da sociedade,e nossa escola só ira funcionar direito a partir do momento em que a sociedade mudar e não sobrecarregar a escola e professores de tarefas que caberia a ela em primeiro lugar.

"Quem sou como professor e aprendiz?"

Acredito que quanto mais o tempo passa mais dificuldades vamos encontrar na sala de aula, devido a grande mudança que ocorre dia após dia na nossa sociedade. 
Porém, espero estar sempre evoluindo e aprendendo com os avanços tecnológicos e com a diversidade que está presente nas nossas escolas.
Além de ser professora, sou também aprendiz - transmitindo e adquirindo conhecimento para com os alunos.

Aprender com as dificuldades





        As dificuldades de aprender aquilo que a sociedade exige delas é vistas como um crescente fracasso os alunos sabem cada vez menos ,que estão menos preparados numa sociedade onde tantas coisas se aprende  ao mesmo tempo cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.Se realmente acreditamos que é possível um outro mundo nós temos que acreditar nisso é preciso investir no conhecimento na aprendizagem a nova forma de alfabetização, literária,gráfica,  cientifica elas estão criando uma nova cultura da aprendizagem aonde pode ser formados futuros cidadãos para que sejam aprendiz mais flexíveis, eficazes dotando as estratégias  de aprendizagem adequadas fazendo delas pessoas capazes de enfrentar novas demandas de aprendizagem na sociedade.Esses sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimentos, fazer um uso deles requer apropriar de novas formas de aprender e de relacionar- se com o conhecimento esse vai ser um dos maiores desafios para enfrentá-los por nossos sistemas educacionais e nas próximas décadas.


















O professor hoje



                 Ser professor é um desafio hoje, somos desafiados pela sociedade, pois os pais desejam que a escola assumam o papel de educadora, mas também coloque um limite nos alunos, pois eles já não conseguem mais. Além disso, a formação hoje é fundamental, a anos atrás o professor recebia uma formação inicial na sala de aula e ia para a escola, hoje só está formação inicial não é suficiente, as tecnologias estão aí e precisamos saber usa-las para que a aprendizagem, conhecimento dos aluno0s melhore.

              O professor precisa ter calma e tranquilidade para exercer seu trabalho, e precisa ter condições de dignidade profissional, pois é na sua pratica, no quotidiano que vai adquirindo conhecimento e experiência profissional para o seu melhor desempenho.

Professor e o desafio de ser professor

          Estamos em um tempo que para ser professor, é preciso estar dispostos a novos e vários desafios, que surgem diariamente,ser professor hoje não é que seja mais complexos , mas exige mais do professor pelo fato de tanta tecnologia hoje que vem para o professor usar em sala de aula, e muitas vezes é difícil pois, o professor precisa aprender a usar e depois aplicar. é uma tarefa árdua e diária.
          E preciso que o professor pense, repense e se avalie, para saber como está o seu trabalho. ele tem que ser reflexivo, para que ele possa saber como inovar e mudar, pois temos alunos de níveis de conhecimentos diferentes. e temos que conseguir lidar e fazer o melhor por cada um deles.Como dizem por ai é muito importante ter experiência, mais o mais importante é quem não tem experiência buscar se ingressar desse conhecimento e assim ir adquirindo experiências.
precisamos ser capazes de dominar essas ferramentas que nos são inseridas.

OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR

                SER PROFESSOR É UMA TAREFA DESAFIADORA,NA ATUALIDADE,  OS PROFESSORES SÃO DESAFIADOS NÃO SÓ EM LIDAR COM AS NOVAS TECNOLOGIAS ,MAS COM NOVOS SABERES, COM PRATICAS PEDAGÓGICAS.
                    DEVEMOS SER CAPAZES DE DOMINAR NOSSO  INSTRUMENTO DE TRABALHO, E FAZER UM BOM USO DO MESMO, ISSO SIGNIFICA QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DEVE SER DE MANEIRA CONTINUADA, DESSA MANEIRA DEVEMOS PARAR PARA ASSUMIRMOS UMA POSTURA DE INDAGAÇÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA. ESSA APRENDIZAGEM PODE ACONTECER DE MANEIRA PRÁTICA COM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, DE MANEIRA CONTINUADA AO LONGO DA VIDA.
                    NESTA MANEIRA DE PENSAR COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO CONTRIBUIRÁ PARA AVANÇOS, PARA REFLETIR NOSSAS REALIDADES PARA ENSINARMOS E APRENDERMOS DE MANEIRAS CRÍTICA E REFLEXIVA, A FIM DE TORNARMOS CIDADÃOS PENSANTES CAPAZES DE ENFRENTARMOS A REALIDADE DO DIA A DIA,POIS A MELHOR FORMA DE ENSINAR É INTERPRETAR A MANEIRA , O MUNDO E A CAPACIDADE DE CADA ALUNO, SEM PERDER DE VISTA O FOCO DA INTENCIONALIDADE EDUCACIONAL.
                

O Professor de Hoje

O Professor é um organizador de aprendizagem,de aprendizagem via os novos meios informaticos e ao mesmo tempo aprender com a tecnologia e com a troca de experiencias com os alunos.A experiencia é muito importante, mas a experiencia de cada um se transforma em conhecimento.Ninguém sabe tudo o tempo todo estamos sempre aprendendo,com os alunos com os colegas com as pessoas que cruzam nosso caminho no dia-dia.Eu me vejo hoje como uma professora aprendiz, que quero dignidade para trabalhar e continuar a aprender. Hoje temos que saber o objetivo da escola onde trabalhamos, desenvolver nos alunos um interesse pelo saber, por ter curiosidade em perguntar. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas , onde tudo funciona bem mas numa sociedade onde nada funciona e temos que transformar

Aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento

Aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento


          A nossa sociedade está cada vez mais se inserindo em aprendizagens, estamos loucos atrás de aprendizagens, mas não nos damos conta que é preciso, transformar essa aprendizagem em conhecimento.É preciso aprender de varias formas, para não ser passado para trás.
          Aprender por aprender não adianta, é preciso por em pratica esse aprendizado.A escola já não é mais a única fonte de conhecimento, para o nosso aluno, existem várias ferramentas que possibilita esse aprendizado. Visto que a escola não deve fechar os olhos para o programa que o governo está inserindo nas escolas em termos de alfabetização, é necessário se juntar e buscar o melhor não só para o aluno, mas, também para o professor, é preciso inovar no ensino para que os alunos possam inovar no conhecimento.
          Embora se diga que vivemos em uma sociedade do conhecimento, o acesso  a esse conhecimento culturalmente gerado não é fácil, como mostra as demandas na alfabetização.Um dos maiores desafios para a educação hoje e futuramente também, é como inserir diferentes formas de conhecimentos para o bom desenvolvimento do nosso trabalho pedagógico. O professor não pode continuar sendo só o tradicional, ele precisa mudar alguns conceitos já ultrapassados, para que assim possa andar junto com os alunos.

Aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento

A nossa sociedade está cada vez mais interessada nas aprendizagens, porém as vezes não nos damos conta que é preciso transformar aprendizagem em conhecimento, pois é preciso aprender de várias maneiras para não ser passado para traz.
Aprender por aprender não adianta, é preciso por o aprendizado em pratica. Além do mais a escola já não é mais a única fonte de conhecimento, o aluno precisa de diversas ferramentas que lhe proporcione aprendizado. Visto quer a esscola nao deve fechar os olhos para os programas do governo que estão sendo inseridos nas escolas em termos de alfabetização, é necessario se juntar  e buscar o melhor para o aluno e para o professor, é preciso INOVAR.
Mas, embora vivamos em uma sociedade do conhecimento o acesso a ele não é tão amplo, principalmente em relação a alfabetização, pois é um dos maiores desafios da educação, e o professor deve ser inovador, buscar novos conhecimento e coloca-los em pratica para que o conhecimento realmente aconteça.

AS MUDANÇAS QUE A TECNOLOGIA CAUSA NA EDUCAÇÃO

Vivemos em uma sociedade cada dia mais globalizada e as tecnologias estão tomando frente a cada dia, a comunidade escolar esta passando pela faze de transformação, onde nos professores devemos nos adequar as novas mudanças do mundo tecnológico para poder lidar com elas. A incorporação das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensinar e aprender requer um constante movimento de reflexões, questionamentos e discussões, pois seu potencial emancipador e de transformação implica repensar aspectos didáticos, dimensionar seus potenciais e suas fragilidades.
   Como em outras épocas, há uma expectativa grande de que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – nos trarão soluções rápidas para a melhoria da qualidade na educação. Porém, se a educação dependesse somente de tecnologias, já teríamos achado as soluções para essa melhoria há muito tempo. Acreditamos que a escola, em relação às TIC, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
   As escolas estão mudando seus método de aprendizado para com seus alunos, as tecnologias estão chegando e a cada momento com métodos de ensino novos para repassar aos alunos, antigamente ensinavam de um modo diferente, os alunos tinham apenas caderno e lápis para escreverem. Hoje á vários recursos para repassar o conteúdo de ensino.
   A educação está passando por uma fase nova de aprendizagem, difícil ás vezes, mas gostosa de ensinar, a cada dia aprendemos mais, e novas técnicas de aprendizagem colocamos em prática em nossas salas de aula , com um modo diferente que envolva os aluno no mundo da aprendizagem.






domingo, 6 de abril de 2014

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO

           Atualmente, a aprendizagem tem tomado novas formas, novas maneiras de acontecer, muito divergentes dos métodos utilizados antigamente. Isso ocorre, porque assim como os métodos, a realidade que se vive e os próprios alunos mudaram. Vivemos a geração tecnológica, onde tudo ocorre de forma rápida e pratica.
           Com toda a inovação nos meios de comunicação e nas tecnologias e com as novas ferramentas de distribuição de informações, a escola já não é a primeira fonte de contato com o conhecimento. Com a internet, é muito simples descobrir sobre a maioria, se não todos, os assuntos estudados em sala de aula. 
           Diante a essa situação, é necessário que não somente a escola, mas também o professor se adapte a essa nova realidade de aprendizagem. É preciso que o professor crie métodos de envolver a tecnologia com o aprendizado dentro da escola, fazendo destas ferramentas aliadas na construção do conhecimento.
 Esta é uma tarefa desafiante para o professor, principalmente para os que têm uma caminhada mais longa na educação. Mudar não é simples. Precisamos aos poucos ir nos adaptando às novas realidades, e ao mesmo tempo aprendendo pois no quesito tecnologia, a maioria dos alunos têm facilidade e domínio na utilização destas.