Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Hipertexto

Tecnologia e Educação

Estamos na era das transformações e vivemos em um mundo em constantes mudanças, na qual a tecnologia está determinando uma nova ordem socioeconômica nos mais variados campos da ação humana, essencialmente na área da educação. A cada dia, surgem novos modelos de ensino-aprendizagem. Por isso, é necessário ficar atento às mudanças e as práticas pedagógicas.
Nós educadores precisamos nos aperfeiçoar, nos adaptar a essas mudanças tecnológicas, buscando maneiras, programas, que nos auxiliam na nossa docência.
O papel do educador, portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento tendo como base as possibilidades que encontramos on-line.
O computador é uma ferramenta importantíssima que nos auxiliam na aprendizagem. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais, ou criar uma pagina na internet para publicar atividades desenvolvidas pelos nossos educandos estimulando ainda mais a capacidade de cada um.
Há uma década os computadores era um privilegio da elite. Com o avanço tecnológico em nossa sociedade,  onde tudo “ou quase tudo” é por meio a internet não seria diferente com a educação.
Pois ela está interligada com as mudanças e avanço, e por isso, que a real situação de termos laboratório de informática em nossas escolas e bem real e visível. E nós educadores precisamos ter consciência que o mundo virtual está conectado em nosso meio de trabalho sendo assim temos mais uma possibilidade de ensinar de forma lúdica e prazerosa, mas, porém é necessário que o educador seja o mediador entre tecnologia e ensino-aprendizagem.
Não é porque temos Internet, que os educandos podem usar da maneira que querem. Precisa enfocar planejar objetivos, metas e mostrar para o desenvolvimento e crescimento tanto intelectual quando social e profissional de cada um.
Podemos afirmar que a tecnologia e educação precisam andar engajadas uma completando a outra, sem deixar de lado a afetividade, o contato humano, a responsabilidade, o respeito e o compromisso de ser humano, pois formamos cidadões com direitos e deveres, não máquinas que não sabem pensar e nem agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário