Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Webquest

Introdução

         Perante os grandes desafios que nos deparamos em nossas escolas com a inclusão de alunos com deficiencias, e muitas vezes profissionais sem preparação para lidar com os mesmos, faz-se necessário buscar  informações e novas alternativas para ensinar e compreender este educando de uma maneira diferenciada, mas comprometida com o aprendizado dos mesmos. Mas para que este processo aconteça é importante desenvolver atividades que envolvam toda a turma em que ele esta inserido.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estabelecer significados do tema inclusão na escola e na sociedade;
Construir pequenos jogos que deverão ser representados para a turma;
Colaborar na elaboração das atividades propondo idéias que enriqueçam o debate;
Coletar informações sobre o tema INCLUSÃO na comunidade escolar.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há a necessidade de conhecimentos prévios sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
Caro Professor,
O tema  da INCLUSÃO na escola deve ser ampliado para discussão,sobretudo, na comunidade escolar, sejam docentes, alunos e funcionários.Nesta aula devemos estimular os alunos que pensem sobre o tema;participem das atividades de forma a contribuir para a discussão. Por isso, esta aula deverá ser desenvolvida na sala de aula.
Inicie a aula perguntando aos alunos o que é INCLUSÃO. Nas mais variadas definições e exemplos que os alunos derem tente contextualizar o tema abordando: sociedade - inclusão de PPNE(Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais); nível social; discriminação racial, etc. Bem, para começar está ótimo, certamente, outos temas aparecerão.
Proponho que possibilite que todos os alunos possam se expressar,porém, é importante que esse debate seja conduzido e    explorado para a preparação e execução das tarefas seguintes. Proponho que esta introdução tenha 5 minutos de discussão.

Fonte: http://www.moodle.ufba.br/file.php/8853/IMAGENS/inclusao_social.jpg
Atividade I - Inclusão x Exclusão:Organize a turma em 4 grupos mistos(meninos e meninas) e peça que cada grupo organize um jogo que deverá ser apresentado para a turma durante a aula.Porém,ao separar os grupos peça que dois desses grupos desenvolvam temas excludentes, onde,por exemplo,só os alunos que são considerados habilidosos joguem ou um grupo de amigos participe. Enquanto isso, os dois outros grupos deverão organizar jogos onde a inclusão seja preponderante na organização das atividades e, que todos os alunos tenham a oportunidade de participar. Ofereça 10 minutos para essa organização.
Atividade II - Apresentação dos jogos pelos grupos(Inclusão x Exclusão): Após a discussão, peça que cada grupo apresente os seus jogos. Cada grupo terá 5 minutos para apresentá-los.
Após a apresentação dos grupos organize uma discussão com a turma e estimule-os a discutir sobre o significado da inclusão na escola e na sociedade.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_wrchTJjNGJQ/SUEbPCLSxtI/AAAAAAAAAC4/eOYEcsdftCE/s320/254.jpg
Peça-os para definirem o que é inclusão.
Peça-os que avaliem os jogos apresentados pelos grupos e escolham quais os jogos estimularam a participação coletiva e ofereceram oportunidades para todos participarem.
Pergunte aos alunos: qual foi grupo que proporcionou maiores oportunidades de inclusão nos seus jogos?
Essa discussão terá 15 minutos, mas diante da necessidade de ampliar o debate caberá ao professor oferecer outras oportunidades de discussão.
Dicas:
I - Na discussão peça que reflitam e respondam: a escola possibilita a inclusão?
Finalize esta aula estimulando-os a levantarem questões de inclusão na sua comunidade escolar perguntando aos docentes, alunos e funcionários da escola sobre o que é INCLUSÃO(na escola, na sociedade).Peça aos alunos que anotem todas as informações e complementem este trabalho trazendo as informações coletadas na próxima semana.

Fonte: http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/uploaded_images/viva-799480.jpg
Recursos Complementares
Assista ao vídeo no site do Youtube: “Trabalho de Realidade Brasileiro Sobre Inclusão Escolar”
http://www.youtube.com/watch?v=Jcbh3EC4jIM
Avaliação
A avaliação desta aula será realizada através das tarefas propostas:
A criação e a apresentação dos jogos. Os grupos deverão apresentar por escrito a tarefa de criação das atividades que receberão uma pontuação e, as apresentações para a turma receberão outra pontuação. Ou seja, parte teórica acrescida da parte prática.
Apresentação na semana seguinte das informações coletadas na comunidade escolar sobre o tema da INCLUSÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário