Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

atividade 1.2 Ester, Loreci, Indianara.

JOHANN PESTALOZZI ( 1746-1827)

Seu pai morreu quando ainda era criança, vivendo na pobreza com sua mãe soube de perto o que era preconceito racial, em uma sociedade dividida entre nobres e plebeus, tornou-se um revolucionário, criticando  a política do pais, gastando parte de sua vida e só focou na educação após a morte de seu amigo.
A invasão francesa da Suíça em 1798 revelou-lhe um caráter verdadeiramente heróico. Muitas crianças vagavam no Cantão de Unterwalden, às margens do Lago de Lucerna, sem pais, casa, comida ou abrigo. Pestalozzi reuniu muitos deles num convento abandonado, e gastou suas energias educando-os. Durante o inverno cuidava delas pessoalmente com extremada devoção mas, em junho de1799, o edifício foi requisitado pelo invasor francês para instalar ali um hospital, e seus esforços foram perdidos.
Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referênciaconcentrou suas idéias sobre educação num livro intitulado "Como Gertrudes ensina suas crianças"

Partia sempre do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo. Continuava daí, medindo, pintando, escrevendo e contando, e assim por diante.
Em 1799 obteve permissão para manter uma escola em Burgdorf, onde permaneceu trabalhando até 1804. Em 1802 foi como deputado a Paris, e fez de tudo para fazer com que Napoleão se interessasse em criar um sistema nacional de educação primária; mas o conquistador disse-lhe que não podia perder tempo com o alfabeto.
Em 1805 ele mudou-se para Yverdon, no Lago Neuchâtel, e por vinte anos dedicou-se ao seu trabalho continuamente. Ali era visitado por todos que se interessavam pela educação, Por volta de 1815 dissensões surgiram entre os professores de sua escola, e os últimos 10 anos de seu trabalho foram marcados por cansaço e tristeza. Em 1825 ele se aposentou em Neuhof. Escreveu suas memórias e seu último trabalho, "O canto do cisne", vindo a morrer em Brugg.

2 comentários:

  1. Pestalozzi, realmente contribuiu muito para a educação brasileira, as colegas conseguiram compreender e resumir suas principal ideias.

    ResponderExcluir
  2. concordo com a ideia do autorque diz a educaçao começa com a percepçao de objetos concretos e açoes concretas,partindo do meio em que a criança convive para o social

    ResponderExcluir