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sexta-feira, 29 de março de 2013

Atividade 1.4= Banco de Projetos

1- Cursista: Marisa Bressan

2- Identificação do local: Escola Básica Municipal Santa Terezinha
                                      Xaxim-SC
                                      Turma: Eduacação Infantil V
                                       Número de alunos: 22
                                       Ano: 2012
                                 
3- Título do Projeto: O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA E SUAS POSSIBILIDADES                    
                                 INTERATIVAS

4- Características do Projeto: Trata-se de um projeto de cunho interdisciplinar, pois abrange várias áreas do conhecimento. Dentre elas: Linguagem Oral e Escrita, Cibernética, Matemática, Arte e Educação Física.

5- O presente projeto nasceu a partir da observação de uma situação do cotidiano das crianças e de uma inquietação da educadora em resolver tal conflito.
Na hora do brinquedo, apressadamente cada criança apossava-se de um ou de mais brinquedos como se fossem seus, resistindo muito em dividí-los com os colegas. Por este motivo, resolveu-se desenvolver várias atividades, abrangendo diversas áreas do conhecimento e disciplinas.
Na disciplina de Educação Física as crianças puderam escolher livremente jogos educativos de sua preferência para jogar, sendo que deveriam formar duplas para brincar com os jogos.
Linguagem Oral: Em seguida, cada criança falou sobre o brinquedo escolhido e o que fez com ele.
Linguagem Escrita: As crianças fizeram o registro através de desenho, com tinta guache, do seu brinquedo preferido. Na sequência, explicaram para os demais seu desenho e a educadora registrou dando-lhes informações sobre a escrita
Matemática: As crianças receberam várias figuras geométricas para colorir, recortar e posteriormente após identificá-las e nomeá-las, montar a figura de um boneco, que será fixado em painel, após ouvirem, cantarem e coreografarem o canto "Abraço".
Linguagem Cibernética: Na aula de Informática, as crianças puderam visualizar brinquedos e brincadeiras de antigamente, inclusive através de obras de arte que retratam o assunto.
Como parte recreativa assistiram ao filme TOY STORY.

6- Tecnologias Utilizadas:  Rádio com CD, Televisão, Aparelho de DVD e Computadores

7- Comentários: A partir de um recurso tecnológico simples e cotidiano como a televisão e o aparelho de DVD, as crianças puderam fazer uma leitura diferente de um filme, pois aprenderam a interpretar, retirando a essência da mensagem e transferindo valores como a amizade, a cooperação e a socialização para suas relações no ambiente escolar.

Um comentário:

  1. Com certeza, nos possibilita uma abrangência maior, com fins de incentivo as crianças e aproveitando o que ela tras consigo.

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