Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

ATIVIDADE 1.4 PROJETO INTERDISCIPLINAR


ESCOLA  BÁSICA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA

PROJETO: MÚSICA
                                 
                                                                                                                
PROF: AIDA L. DA SILVA 
NÚMERO DE ALUNOS: 28
SÉRIE: 5° ANO

  1. TEMA

A música na construção do conhecimento do educando

  1. PROBLEMA

            Devido às dificuldades de leitura, nas produções escritas, interpretações de problemas e cáculos enfrentadas pelas crianças desde os anos iniciais de escolaridade, sente-se a necessidade de desenvolver práticas que incentivem o gosto pela aprendizagem.
Então, o quinto ano terá a oportunidade de desenvolver atividades relacionadas ao projeto música, já que o fazer musical proporciona de forma lúdica uma aprendizagem significativa e prazerosa.


  1. JUSTIFICATIVA


            A música constitui um importante instrumento que pode contribuir significativamente na aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo, pois o desperta para um mundo prazeroso e satisfatório, para a mente e para o corpo, pois facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. O referido projeto visa desenvolver uma prática docente inovadora, haja visto a música ter um caráter dinâmico e ser algo que suscita quase sempre reações de surpresa, pois é um espaço de interação e distração.  A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. 
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
         No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula.
         A interdisciplinaridade, na verdade, busca a construção do conhecimento através da interligação de várias outras ciências, saber de qual forma ela se concretiza, como ela se dá, suas limitações e qual será o resultado de seu auxílio na prática pedagógica, nos dará a visão de como poderemos aplicá-la na realidade musical.
                                                                                                                                                              
 4. OBJETIVO
Promover ações pedagógicas para que o educando possa por meio da música, ampliar conhecimentos nas diferentes áreas, espaços e tempos.


5. RECURSOS DIDÁTICOS
-      Cartazes;
-    Aparelho de som;
-       CDs;
-     Aparelho de   DVD/TV;
-     Xerox;
 -   Pesquisas na internet;
-   Slides;
-   Livros de literaturas;
-   Projetor de imagem.


6. AVALIAÇÃO

         Durante o processo de execução do Projeto Música, a avaliação será contínua, através de observação do interesse em relação à participação, o envolvimento e o desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.


Ouvir música é uma atividade gostosa e relaxante...
Mexe com as emoções, equilibrando-as.
Na educação, se utilizada como recurso, facilita a aprendizagem.
Na Educação Infantil auxilia os pequenos na aprendizagem devido ao seu caráter lúdico.
No Ensino Fundamental permite a assimilação de informações de forma dinâmica e descontraída.
Na Educação Especial, abre possibilidades de aprendizagens para as crianças com deficiência.
A música é a alma da vida.
Portanto, entre neste universo e deixe-se levar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário