Atividade 1.4
Projeto
Tema
18 de Abril
Dia Nacional do
Livro Infantil
Cursistas:
Lindanir S. Dalla Cort
Xaxim SC Março 2013
Apresentação
O presente projeto busca apresentar propostas
de trabalho e sugestões no que se refere ao Dia
Nacional Do Livro e ser desenvolvidos na Escolas Municipais nas áreas da
Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pretende-se também, organizar um
cronograma dentro das unidades escolares proporcionarem momentos de leitura
para os alunos e professores.
Justificativa
A
Leitura faz parte do processo de informação intelectual, educacional e social do aluno e parte
essencial na construção de pessoas capazes, críticas, instruídas, com
capacidade de interpretação. Através da leitura é possível viajar pelo fantástico mundo imaginário e real, ela
é o meio mais poderoso para disseminação e preservação do conhecimento.
Objetivos
Objetivo Geral:
·
Proporcionar aos alunos das unidades escolares
da rede municipal de ensino atividades de leitura e escrita, enfatizando o Dia
Nacional Do Livro Infantil.
Objetivo Específico:
·
Promover atividades de leitura no Dia
Nacional do Livro Infantil, bem como,
das continuidade a este processo o decorrer do ano letivo.
·
Resgatar a magia
dos contos e histórias infantis através de seus principais personagens.
·
Resgatar nas crianças o(s) livro(s) que foi
importante, que marcou o início de seu conhecimento literário.
·
Buscar ou levar informações de como Monteiro
Lobato contribuiu para o fortalecimento da Literatura Infantil Brasileira.
·
Enfatizar a importância do livro, bem como
orientação/formas de melhor conservá-lo.
·
Utilizar os momentos destinados ao conto de
histórias para enfatizar os personagens e histórias do autor Monteiro Lobato.
Metodologia
Sugere-se que cada Professor avalie a melhor forma de
trabalhar o tema com os alunos, de acordo com a disciplina e idade dos mesmos.
Algumas Sugestões:
·
Momentos para a leitura individual e grupal.
·
Promover debates: qual o futuro dos livros em
tempos de era digital, por que poucos tem acesso a aquisição de livros se é de
tão importante para a vida das pessoas:, quem lê mais, os homens ou ao
mulheres, na sua casa, é dado espaço para a promoção da leitura, o que costumam
ler, em que horário.
·
Promover pesquisas sobre o escritor Monteiro
Lobato.
·
Promover pesquisas sobre os principais
personagens do escrito Monteiro Lobato.
·
Promover a criação de histórias com ilustração
pelos alunos.
·
Promover a troca de livros na biblioteca
semanalmente, com exceção daqueles que estiverem com livros de maior conteúdo.
Recursos Materiais
·
Livros disponíveis nas escolas e CEIs.
·
Livros disponíveis na Secretaria Municipal de
Educação
·
Caderno, lápis, borracha. . .
·
Materiais de sucata diversos.
Cronograma
Meses/atividades
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Novembro
|
Dezembro
|
Realizar 01 hora/aula de leitura por semana.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||
Realizar 02 horas/aulas de leitura e interpretação a cada 15 dias.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
*
Sugere-se que, na primeira semana seja usada a
segunda-feira, na segunda semana a terça-feira, na terceira semana a
quarta-feira. . .
*
E um primeiro momentos faz-se a leitura, em um
segundo momento escrever uma síntese da leitura, contemplar momentos de leitura
coletiva e comentários do professor (a) com a turma.
Avaliação
Avaliar-se-á
os aspectos ligados a produção, participação e empenho dos alunos na execução
das atividades, bem como, se as atividades contribuíram, estimulando-os a
prática da leitura e escrita.
Também
avaliar-se-á acompanhando a execução do Projeto nas Escolas.
Considerações Finais
Qualquer
alteração ou adequação deste Projeto a realidade de cada unidade escolar,
deverá ser informado ao responsável pelo Projeto.
Sugestão de texto para discussão e
análise:
Nenhum comentário:
Postar um comentário