Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013



Atividade 1.4
Projeto


Tema
18 de Abril
Dia Nacional do Livro Infantil


Cursistas:
Lindanir S. Dalla Cort



Xaxim SC Março 2013





Apresentação

                 O presente projeto busca apresentar propostas de trabalho e sugestões no que se refere ao Dia  Nacional Do Livro e ser desenvolvidos na Escolas Municipais nas áreas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pretende-se também, organizar um cronograma dentro das unidades escolares proporcionarem momentos de leitura para os alunos e professores.
Justificativa
                A Leitura faz parte do processo de informação intelectual,  educacional e social do aluno e parte essencial na construção de pessoas capazes, críticas, instruídas, com capacidade de interpretação. Através da leitura é possível viajar  pelo fantástico mundo imaginário e real, ela é o meio mais poderoso para disseminação e preservação do conhecimento.
Objetivos
Objetivo Geral:
·         Proporcionar aos alunos das unidades escolares da rede municipal de ensino atividades de leitura e escrita, enfatizando o Dia Nacional Do Livro Infantil.
Objetivo Específico:
·         Promover atividades de leitura no Dia Nacional  do Livro Infantil, bem como, das continuidade a este processo o decorrer do ano letivo.
·         Resgatar a magia  dos contos e histórias infantis através de seus principais personagens.
·         Resgatar nas crianças o(s) livro(s) que foi importante, que marcou o início de seu conhecimento literário.
·         Buscar ou levar informações de como Monteiro Lobato contribuiu para o fortalecimento da Literatura Infantil Brasileira.
·         Enfatizar a importância do livro, bem como orientação/formas de melhor conservá-lo.
·         Utilizar os momentos destinados ao conto de histórias para enfatizar os personagens e histórias do autor Monteiro Lobato.
Metodologia
Sugere-se que cada Professor avalie a melhor forma de trabalhar o tema com os alunos, de acordo com a disciplina e idade dos mesmos.
Algumas Sugestões:
·         Momentos para a leitura individual e grupal.
·         Promover debates: qual o futuro dos livros em tempos de era digital, por que poucos tem acesso a aquisição de livros se é de tão importante para a vida das pessoas:, quem lê mais, os homens ou ao mulheres, na sua casa, é dado espaço para a promoção da leitura, o que costumam ler, em que horário.
·         Promover pesquisas sobre o escritor Monteiro Lobato.
·         Promover pesquisas sobre os principais personagens do escrito Monteiro Lobato.
·         Promover a criação de histórias com ilustração pelos alunos.
·         Promover a troca de livros na biblioteca semanalmente, com exceção daqueles que estiverem com livros de maior conteúdo.
Recursos Materiais
·         Livros disponíveis nas escolas e CEIs.
·         Livros disponíveis na Secretaria Municipal de Educação
·         Caderno, lápis, borracha. . .
·         Materiais de sucata diversos.

Cronograma
Meses/atividades
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Realizar 01 hora/aula de leitura por semana.
X
X
X
X





Realizar 02 horas/aulas de leitura e interpretação a cada 15 dias.




X
X
X
X
X

        *            Sugere-se que, na primeira semana seja usada a segunda-feira, na segunda semana a terça-feira, na terceira semana a quarta-feira. . .
        *            E um primeiro momentos faz-se a leitura, em um segundo momento escrever uma síntese da leitura, contemplar momentos de leitura coletiva e comentários do professor (a) com a turma.
Avaliação
        Avaliar-se-á os aspectos ligados a produção, participação e empenho dos alunos na execução das atividades, bem como, se as atividades contribuíram, estimulando-os a prática da leitura e escrita.
        Também avaliar-se-á acompanhando a execução do Projeto nas Escolas.
Considerações Finais
        Qualquer alteração ou adequação deste Projeto a realidade de cada unidade escolar, deverá ser informado ao responsável pelo Projeto.

Sugestão de texto para discussão e análise:

"Que haverá nos livros? – costumava perguntar a mim mesma, quando tinha três ou quatro anos, sentada no meu banquinho, na livraria dos meus avós. Atrás da caixa, sentava-se a avó. Do outro lado do balcão, a minha mãe esperava os clientes. Por detrás dela, as estantes chegavam até ao texto e, para se poder alcançar os livros das prateleiras de cima, uma grande escada, suspensa de uma barra de ferro por dois ganchos, deslizava da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Não pensem que me aborrecia! Quando um cliente entrava na loja, eu punha-me a adivinhar: irá escolher um livro das estantes inferiores, ou interessar-se-á por algum colocado nas de cima? Jovem, ágil e inteligente, a minha mãe sabia onde se encontrava cada livro, subia a escada se necessário, descia com um livro de capa azul, vermelha ou dourada e colocava-o diante do comprador. Eu sentia-me orgulhosa da minha mãe e cada vez me interessava mais e mais pelo que pudesse existir nos livros. Nas filas de baixo, também os havia de capa azul, vermelha ou dourada, cheios de letras negras, pequeninas, mas nenhum tinha desenhos tão bonitos como os meus!Em minha casa toda a gente lia. A minha mãe, o meu pai, os meus avós. Ao observar os seus rostos inclinados sobre um livro, ao ver que às vezes sorriam, que outras vezes se punham sérios, e que em certos momentos viravam a página com uma atenção tensa, interrogava-me: Por onde andarão? Se lhes falo, não me ouvem e, quando por fim me prestam atenção, parecem acabados de sair de algum lugar distante. Por que não me levam com eles? Que existe afinal nos livros? Qual é o segredo que não me querem contar?Mais tarde aprendi a ler. E descobri, enfim, o segredo dos livros. Descobri que neles estava tudo. Não apenas fadas, gnomos, princesas e bruxas malvadas. Também lá estávamos tu e eu com todas as nossas alegrias, as nossas preocupações, os nossos desejos, as nossas tristezas; o bem e o mal, a verdade e a falsidade, a natureza, o universo. Tudo isso cabe nos Livros. Abre um livro! Ele partilhará contigo todos os seus segredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário