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quarta-feira, 27 de março de 2013

Projeto: LIXO E SEU DESTINO CORRETO


CURSISTA: JANETE MARIA MAIOLI BAGGIO

Projeto realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim com as turmas de I a IV Fases do turno vespertino. Foram envolvidos aproximadamente 55 educandos, e os profissionais sendo: os Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia, Coordenação Pedagógica e Direção, sendo, portanto um projeto interdisciplinar.

Título: LIXO E SEU DESTINO CORRETO

INTRODUÇÃO:
O lixo é um dos grandes problemas ambientais. Ao colocarmos o lixo no lixeiro ou em terrenos baldios, resolveremos o nosso problema e não nos damos conta da problemática que é encontrar uma solução para amenizar a agressão ao meio ambiente. O tratamento do lixo é uma questão social e não um problema individual, portanto se é um direito, termos um ambiente sadio, temos acima de tudo a obrigação de preservá-lo.
A coleta seletiva para reciclagem do lixo é uma ação importante, mas para obtermos bons resultados, é preciso que toda a sociedade colabore, primeiramente com a separação do lixo. E esse é um dos princípios desse projeto, fazer com que nosso educando se conscientize da importância que o cidadão tem no início do processo, separar adequadamente o lixo que produzimos em nossas residências. O papel do poder público também é fundamental para que tais ações se concretizem, no caso o tratamento e o destino correto desse lixo.
OBJETIVOS:
  • Sensibilizar os educandos da importância da separação correta do lixo que produzimos e usarmos o local adequado para sua colocação para posterior recolhimento;
  • Identificar quem são os trabalhadores que vivem da coleta do lixo;
  •  Refletir sobre à melhoria das condições de vida da população;
  • Refletirmos sobre como podemos evitar o desperdício dos alimentos;
  • Verificar se as ações do poder público condizem com as leis e normas que regem sobre o assunto.
ESTRATÉGIAS: 
Textos sobre a importância da separação do lixo e seu destino correto; Entrevistas com donas de casa; Visita ou aterro sanitário do município; Debates em grupos; Construção de gráficos e tabelas; Produção de poesias; Assistir o vídeo “Ilha das Flores” Seminário com todas as turmas.

ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES
  •  Discutir o tema apresentando materiais que mostrem a realidade, enfatizando as principais ideias levantadas pelos educandos a respeito do tema;
  •  Elaborar uma entrevista que será realizada pelos estudantes de preferências com as donas de casa;
  • Preparar e realizar a visita ao aterro sanitário;
  • Na aula de matemática construir tabelas que mostrem o destino do lixo segundo as donas de casa;
  • Construção de gráfico que demonstram quais países desperdiçam mais alimentos;
  •  Na disciplina de Língua Portuguesa produzir poesias que envolvam o tema estudado.
  •  Na geografia discutir sobre as regiões do Brasil que tem projetos que amenizem a problemática do lixo urbano e construir gráficos que demonstrem quais as regiões brasileiras que tem um maior número de aterros sanitários e realizam o destino correto do lixo por população;
  •  Na disciplina de ciências, refletir sobre os malefícios causados pelo destino incorreto do lixo;
  • Assistir o vídeo: “Ilha das Flores”;
  • Seminário de discussão.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Computadores, Data Show, Notebook, Pen drive e câmara digital.

CULMINÂNCIA
Todas as atividades serão apresentadas no seminário por turmas e após expostas na escola.

AVALIAÇÃO
Os educadores estarão acompanhando e avaliando todas as atividades realizadas pelos educandos, retomando e enfatizando o assunto e suas atitudes perante o mesmo. Ao final do projeto é importante destacar sobre se ocorreram mudanças de atitudes em suas residências.  Deve-se após uns dois meses retomar o assunto para juntos reavaliarem suas ações.
COMENTÁRIOS:
Este projeto foi de grande valia, pois a maior parte das nossas educandas são donas de casa e são elas que iniciam o processo de dar destino ao lixo produzido em suas residências. Igualmente foi importante a interação entre diversas áreas do conhecimento, sendo que em cada disciplina trabalhada sempre se reforça e enfatiza a discussão do tema. E lembrando sempre da importância da produção e construção do aprendizado pelos educandos. 

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