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terça-feira, 2 de abril de 2013

ATIVIDADE 1.4 BANCO DE PROJETOS


1-Nome do curista: Maria Roseli Hilgert
2-IDENTIFICAÇAO DO LOCAL:Escola de Educação Básica Luis Lunardi
3) Séries envolvidas no projeto: 6ª, 7ª e 8ª
4) Título do projeto: Produção de mudas de hortaliças e árvores exóticas e nativas.

5) Disciplinas envolvidas no projeto e na sua execução: Iniciação à Pesquisa Científica  e História.: , Geografia:  Ciências e Matemática:  Língua Portuguesa.


1 – TEMA: Produção de mudas de hortaliças e árvores exóticas e nativas.

2 - PROBLEMA

   A Escola De Educação Básica Luiz Lunardi está situada no interior da cidade de Xaxim. Sendo que atende, além dos alunos da comunidade de Vila Tigre, outros de diversas comunidades situadas nos arredores. Por isso, ao analisar a situação sócio-econômica da comunidade, observou-se à necessidade da criação de novas alternativas de fonte de renda a famílias de baixo poder aquisitivo. Além disso, observa-se também a degradação ambiental ocorrida devido a grande demanda de madeira como fonte de energia, principalmente para a produção de aves. Por ser uma das maiores atividades econômicas da região.
   Percebe-se também, a necessidade da produção de mudas de hortaliças e leguminosas, devido à demanda, já que se sabe que algumas famílias as adquirem nos centros urbanos e muitos, por falta de disponibilidade ou condições passam a conviver com a carência desses produtos, essenciais à saúde.
   O projeto tem como público alvo atender a famílias de baixa renda e toda a comunidade escolar uma vez que poderá se tornar uma importante ferramenta para a aprendizagem, pois se torna um laboratório onde pode se imbricar o teórico com a prática. Além disso, a escola já é referência no município por implantar um programa de educação ambiental e alimentar, com o objetivo das famílias permanecerem no campo (Programa AMBIAL).

a) – DESCRIÇÃO DA PROPOSTA
Através do projeto de produção de mudas de hortaliças e árvores exóticas e nativas, pretendemos conscientizar toda a comunidade escolar com a incrementação destes setores que irão contribuir com o meio-ambiente, para termos uma vida saudável, e além disso aumentando a fonte de renda das famílias envolvidas no projeto, através da venda destas mudas

b) - OBJETIVO GERAL:
- Conscientizar toda a comunidade da importância do reflorestamento e o cultivo de hortaliças e leguminosas para uma vida saudável.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Proporcionar a comunidade na qual a escola está inserida a viabilidade econômica a famílias de baixa renda. Bem como, desenvolver a consciência ecológica e alimentar.
·         Identificar a importância da produção de mudas exóticas para que ocorra o seu cultivo, já que ela é uma importante fonte de energia necessária para o desenvolvimento econômico comunitário.
·         Reconhecer a necessidade da vegetação nativa para manutenção do ecossistema da biodiversidade para a qualidade de vida da comunidade.
·         Propiciar a toda à comunidade mudas de hortaliças e leguminosas, desenvolvendo o hábito de uma alimentação saudável, além de uma fonte de renda extra.


   A Escola De Educação Básica Luiz Lunardi está situada no interior da cidade de Xaxim. Sendo que atende, além dos alunos da comunidade de Vila Tigre, outros de diversas comunidades situadas nos arredores. Por isso, ao analisar a situação socioeconômica da comunidade, observou-se à necessidade da criação de novas alternativas de fonte de renda a famílias de baixo poder aquisitivo. Além disso, observa-se também a degradação ambiental ocorrida devido a grande demanda de madeira como fonte de energia, principalmente para a produção de aves. Por ser uma das maiores atividades econômicas da região.
   Percebe-se também, a necessidade da produção de mudas de hortaliças e leguminosas, devido à demanda, já que se sabe que algumas famílias as adquirem nos centros urbanos e muitos, por falta de disponibilidade ou condições passam a conviver com a carência desses produtos, essenciais à saúde.
   O projeto tem como público alvo atender a famílias de baixa renda e toda a comunidade escolar uma vez que poderá se tornar uma importante ferramenta para a aprendizagem, pois se torna um laboratório onde pode se imbricar o teórico com a prática. Além disso, a escola já é referência no município por implantar um programa de educação ambiental e alimentar, com o objetivo das famílias permanecerem no campo.


d) A IMPORTÂNCIA DE HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

   O projeto não é apenas para defender a idéia do acesso aos alimentos, mas também para conscientizar a todos sobre a necessidade de que os alimentos sejam de qualidade. E para que a população tenha uma alimentação saudável é fundamental que ela esteja bem informada e tenha conhecimentos suficientes para selecionar e consumir os alimentos de forma segura e adequada. Por isso, a importância de conhecer o que é uma alimentação saudável e ter acesso a hortaliças e leguminosas necessárias ao bom funcionamento do organismo.
   Neste contexto, atividades de educação alimentar e nutricional são, portanto, a garantia do direito de cada cidadão a uma alimentação de qualidade. Dessa forma, quando realizadas com alunos se tornam ainda mais importante, uma vez que é na infância e na adolescência que acontece a formação dos hábitos alimentares das pessoas. Ao contrário, a carência e o excesso de alimentos pode gerar doenças. Ainda neste contexto, observou-se que no Brasil, ainda há muitas mortes causadas pela fome e milhões de crianças sofrem de desnutrição, que tem como causa diversos fatores, normalmente associados à pobreza e à falta de alimentos dela decorrente. Por outro lado, aumenta cada vez mais o número de crianças que estão acima do peso e têm problemas de obesidade. Esta pesquisa aponta que nos últimos20 anos, a obesidade triplicou entre as crianças de 6 a 18 anos, passando de 4,1% para 13,9%.
Isso tem acontecido porque vivemos um período conhecido como transição nutricional, onde mudanças significativas vêm ocorrendo na dieta da população.  Da década de 60 para cá, notou-se a redução do consumo de cereais, verduras, legumes, frutas e o aumento da ingestão de gordura, sal, açúcar, ovos, carnes, leite e derivados de produtos industrializados.
   Neste sentido, a nossa Unidade Escolar pretende com este projeto realizar ações que levem informações e condições de acesso à mudas de hortaliças e leguminosas para que haja o consumo consciente desses alimentos os quais são fundamentais para se alcançar o direito humano a uma alimentação saudável e reverter esse quadro de insegurança alimentar e nutricional existente em nosso país, o qual alia desnutrição e obesidade.
   Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2001), Segurança alimentar e nutricional é garantir o acesso a uma alimentação de qualidade e em quantidade suficiente em todas as fases da vida aliada à satisfação de outras necessidades básicas, como saúde, educação, lazer e trabalho.
   De acordo com o descrito acima, a boa saúde está relacionada com a qualidade do ar que aspiramos, com o alimento e a água que ingerimos. Portanto, respiração e alimentação são necessidades humanas básicas e essenciais para a manutenção da saúde e da vida.

REFLORESTAMENTO: ESSENCIAL PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

   Pesquisas apontam que a silvicultura brasileira é considerada uma das mais evoluídas do mundo e o plantio de eucaliptos tem sido uma das várias opções utilizadas para ocupação de áreas desmatadas no passado e que já se encontram em avançado estágio de degradação. No Brasil, o setor de florestas plantado dispõe de 5 milhões de hectares cultivados com eucalipto e pinus; propicia emprego para 500 mil pessoas de forma direta e 2 milhões de trabalhadores indiretamente; gera anualmente 16,1 bilhões em produtos de base florestal, o que representa 2,6 do PIB e propicia um superávit na balança comercial de cerca de 3,4 bilhões.
   Assim, identifica-se a importância das plantações florestais para atender a crescente demanda de madeira, como também para aliviar a pressão sobre as florestas naturais remanescentes. Essa situação crítica é mais dramática na região Sul do país, onde a maior parte da cobertura florestal nativa já desapareceu e onde se concentra a maior parte da demanda industrial de madeira.
   A maior parte do consumo de madeira é utilizada para a geração de energia, uma vez que, a energia produzida a partir da madeira é cerca de 87% mais barata que a de combustíveis fósseis ou da eletricidade.
   Na região Oeste Catarinense, a produção de eucalipto e pinus tornou-se uma importante atividade econômica para os pequenos agricultores. Pode parecer ironia da natureza, mas o ciclo inverteu, o cerco contra o corte de mata nativa se fecha cada vez mais e a necessidade crescente de madeira abre as portas para o reflorestamento, já que o crescimento econômico exige a produção de madeira para a fonte de energias e matéria-prima para as industrias.

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