Com o objetivo de postarmos as atividades de nosso curso de tecnologias na educação, este blog foi criado. Aqui poderemos discutir e ampliar nossos conhecimentos, tendo contribuições da comunidade virtual.
Vamos assistir ao vídeo da professora Léa Fagundes, no qual ela desafia a reflexão colocando a seguinte questão: Você, educador, está pronto para a cultura digital?
Nós educadores não estamos preparados para esta tecnologia digital mas estamos nos preparando,mas outro ponto é que nem todas as escolas tem esse recursos para oferecer aos alunos e as que tem não é de boa qualidade.
Eu não estou pronta, preciso aprender muito mais, nos os profissionais de educação ainda estamos bastante despreparados para trabalhar com o mundo digital, que tomou conta de nossa sociedade. Como vimos, é possível o uso das tecnologias em sala de aula, e como criar e desenvolver um projeto envolvendo várias disciplinas e as tecnologias. pois esta cultura digital já é dominada por nossas crianças, mas ainda é um tabu para a maioria dos educadores. Nós precisamos estar preparados para saber como usá-las e de que forma estas tecnologias vão nos auxiliar nos projetos e no ensino. Precisamos acompanhar este processo digital e nos apropriar desse novo instrumento em sala de aula. Por isso, cada educador deve encontrar a forma mais adequada de aprender e de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. A nova cultura digital ajuda-nos a rever, a ampliar as percepções humanas e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.
Não, nossa realidade ainda precisa mudar pois nossos professores são de uma geração em que não existia tantos aparelhos eletronicos e encontran dificuldade para lidar com as tecnologias. ja as crianças desde muito cedo elas estão em contato diario com computadores e eletronicos ja nasceram nesta era digital sendo assim bem mais facil, elas nem bem sabem ler e escrever e ja acessam saites jogos filmes sem dificuldade, elas não tem medo da maquina nos adultos perdemos pelas crianças. Concordo com a professora quando diz que é necessario uma mudança de atitude onde requer investimentos salas equipadas, pessoas com abilidades para auciliar . É preciso mudar toda a cultura do povo creio que isso va demorar um pouco mas assim as geracões iram evoluindo tambem .
Não, da forma como a palestrante se refere ao uso da tecnologia na escola, nós não estamos preparados, ainda temos uma longa caminhada para que possamos aplicar a cultura digital com qualidade. Mas isto deve iniciar rápido e deve ser de forma continuada; também precisa-se do investimento do poder público no sentido de fornecer as condições materiais e formativas.
Nós educadores não estamos preprados para trabalhar com os alunos as tecnologias digitais.Ainda estamos engatinhando,precisamos perder o medo da máquina ,nos atualizar,ampliar a percepção,mudar a cultura da escola,mudar os espaços,mesmo com a resistência dos profissionais da educação.Precisamos de mais investimento do poder público equipando as salas de informática.
Não.A nossa esducação é resistente a mudanças,precisamos mudar a passos lentos a cultura da escola.Temos que perder o medo da máquina para que possamos ampliar o nosso conhecimento e interagir juntamente com nossos alunos.
Acredito que a cultura digital do modo em que ela falou não está pronta para o nosso espaço, ainda temos que começar as mudanças e para isso é claro, deve partir de nós educadores e governantes dando condições para os educandos.
Não,precisamos buscar sempre mais,e mesmo assim nunca estamos preparados. Porem sabemos que para o aluno vai ser uma aula bem mais interessante e significativa com o uso das novas tecnologias.Falta pessoas preparadas e investimentos.
Estar pronto nunca estaremos plenamente, pois a modernidade da tecnologia está sempre numa constante transformação, o que é moderno hoje amanhã estará sendo inovado e o de ontem já estará ultrapassado. A cultura digital devera fazer parte do processo ensino aprendizagem desde já.
Não estamos prontos e talvez nunca estaremos, pois se a escola continuar caminhando a passos lentos, as universidades deixarem a desejar na formação docente e os entraves organizacionais e políticos continuarem a existir será impossível acompanharmos a evolução dos meios tecnológicos. Pois nos deparamos com problemas na formação dos professores, na infraestrutura das escolas e na manutenção dos equipamentos. Mas apesar de tudo isso, existem iniciativas bem sucedidas de professores que conseguem juntamente com seus alunos fazer o uso das tecnologias disponíveis e obter bons resultados na aprendizagem.
Na verdade não estamos prontos como deveria ser, na contemporaneidade a tecnologia está sempre de ponta, nós fazendo ir em busca de aperfeiçoamento constantemente. Para isso a cultura digital devera ser incluída na educação, que vem de encontro com as metodologias que o educador utilizara para que haja o processo ensino aprendizagem.
A INOVAÇÃO DA TECNOLOGIA. SABEMOS QUE A ESCOLA É UM ESPAÇO ONDE DEVE ESTAR SEMPRE APTO A INOVAÇÕES,E A TECNOLOGIA DIGITAL DEVERIA ESTAR PRESENTE. AMPLIANDO CONHECIMENTOS.MAS É NECESSARIO QUE SE TENHA ESTRUTURAS PARA CONSEGUIRMOS ESSES RECURSOS. SENDO QUE AS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA DESPERTAM MAIOR INTERESSE PELOS RECURSOS TECNOLOGICOS. CRIAR CONDIÇÕES ADEQUADAS A EVOLUÇÃO SE FAZ DE URGENTE NECESSIDADE.
Nós educadoras ainda não estamos preparadas e sentimos medo do novo,enquanto que nossas crianças dominam com facilidade as tecnologias,neste sentido devemos encontrar a forma mais adequada,mudar de atitude em salas com equipamentos eletronicos .para isso a cultura digital deve ser inccluída na educaçao mudando aforma de ensinar e aomesmotempo aprender.
Não, ainda não estamos preparados para acultura digital.Sabemos que os allunos já dominam as tecnologias,Por isso precisamos estar preparadose com qualidade e haja mudanças partindo de nós educadores e governantes.
Nos dias atuais, nós Professores não estamos qualificados ou preparados para trabalhar com as novas tecnologias presentes no nosso dia a dia. Uma solução para esse problema seria a implementação de cursos de aprendizagem, não só para nós mas sim para os alunos também. Porque estamos enfrentando muitas dificuldades em manusear tais aparelhos que em todo momentos nos confrontamos no nosso trabalho diário.
Não.Estou me desafiando e procurando ampliar meus connhecimentos nessa área,para fazer uso das técnologias e poder acompanhar a cultura digita.Sei que tenho muito que apender, pois ampliando a percepção estarei melhoramdo minha prática e contribuindo na formação das crianças.
Com base em seus estudos Léa Fagundes se dirige a nós educadores para nos chamar atenção sobre a necessidade de inserção da cultura digital no cotidiano escolar, aliando as tecnologias ao currículo, tornando as aulas significativas e produtivas. Acredito que ainda não estamos prontos. Pois, Não se trata de uma resistência apenas as novas tecnologias, mas acima de tudo, a necessidade de encarar e aprender a trabalhar fazendo uso destas novas tecnologias. Ela acredita que ainda é preciso pensar na mudança de postura do educador e do educando. Nesse contexto, faz-se necessário em primeiro lugar a mudança de atitude do professor, ele precisa tomar a iniciativa, buscar conhecimentos teóricos, práticos e desse modo utilizar as tecnologias para a comunicação e gerenciamento de informações.Temos que estar abertos aos avanços tecnológicos, pesquisando e aplicando nosso dia - a – dia.
Atualmente as formas de compreender e de agir sobre o mundo foram reestruturadas pelas novas possibilidades de ensinar usando o mundo digital. Consequentemente, a sociedade adquiriu novas maneiras de viver, de trabalhar e de fazer a educação Hoje em dia, a escola não é mais a única fonte onde os alunos podem buscar conhecimento. Na era digital, os alunos levam para a sala de aula muitas novidades e informações pesquisadas no computador É muito importante o professor conhecer e entender o funcionamento dessas novas tecnologias para que os mesmos possam auxiliar os alunos a utilizarem essas ferramentas da melhor forma possível.Por isso a importancia dos professores buscarem atualizaçao nesta area.
Nós professores ainda não estamos preparados para esta avalanche de tecnologias que chegam até nós todo os dias, os alunos conseguem acompanhar os avanços tecnológicos tanto a nível de lidar com as tecnologias, tanto no sentido de poder aquisitivo, o professor não consegue acompanhar os avanços, pois seu poder aquisitivo é cada vez menor, ele sente-se ultrapassado frente ao número de avanços todos os anos nas lojas, sem falar que o professor não consegue sair de seu mundo da aula expositiva ele ainda acha que o aluno está ouvindo suas explicações, o professor deve usar as tecnologias a seu favor, usando todos os recursos da internet para seu próprio uso em sala de aula, envolvendo toda a aula, não somente em pesquisas esporádicas, As tecnologias estão a nosso favor vamos perder o medo e entrar nesse mundo de avanços e e tecnologias.
Eu ainda não me considero preparada para trabalhar com tantas informações do mundo tecnológico. Precisamos nos preparar acompanhando a evolução humana e o uso das tecnologias associadas a cultura. Trabalhar projetos com toda cultura digital exige do professor conhecimento, paciência e dedicação, pois são instrumentos que venham aprimorar a aprendizagem dos alunos e inovar a prática pedagógica. percebi que através da entrevista é possível trabalhar projetos de maneira interdisciplinares com o uso das tecnologias em sala de aula interligando as diferentes áreas do conhecimento a facilitando a aquisição de novos conhecimentos.
Nos educadores não estamos preparados para utilizar a cultura digital. As crianças e os jovens de hoje são criados numa sociedade digital, por isso educar para os meios de comunicação é educar para a cidadania. Ai vem a urgencia de nós educadores e nossa escola se integrar a essa nova realidade. Com isso o professor precisa tomar a iniciativa, buscar novos conhecimentos teóricos e práticos para utilizar as tecnologias e gerenciamento de informações.
Vejo que não podemos mais ignorar esta ferramenta na educação. É visível que as coisas estão se encaminhando para essas mudanças, afinal este curso é um exemplo disso. Os educadores estão recebendo formações, para que possam aos poucos introduzir a tecnologia em suas aulas, porém ainda falta muita coisa. Concordo com a professora Léa quando ela destaca na sua fala, que as coisas irão mudar quando mudarem nas escolas os espaços, os tempos e o funcionamento das salas de aula. Muitas mudanças ainda se fazem necessárias, e acredito que primeiramente precisa-se mudar a mentalidade de muitos educadores, e acreditar que é possível construir uma educação de qualidade com o auxílio da tecnologia. Eu não me sinto totalmente preparada para usar esses recursos, mas estou buscando sim, novos aprendizados para enfrentar os desafios da Educação.
A cultura digital é um instrumento que veio para somar conhecimentos e garantir que todos tenham acesso a informação. Porém, percebemos que ainda falta muito investimento nesta área, para enfrentar os desafios que ainda ainda existem.e torná-lo um instrumento valioso na sala de aula.
Não. Porque a realidade da nossa geração era diferente. Não tínhamos acesso aos meios de comunicação como se tem hoje.Mas para se preparar melhor para a cultura digital, hoje são necessários vários cursos de aperfeiçoamento e também passar a ter mais acesso a esses aparelhos eletrônicos.Sendo assim,dia após dia,se torna mais fácil,apesar das dificuldades que enfrentamos com as operadoras,pois,são muitos acessos ao mesmo tempo.A geração de hoje, se prepara melhor, porque a própria sociedade impõe as regras para o mercado de trabalho.As crianças e os jovens de hoje se preparam melhor porque precisam preencher os pré-requisitos solicitados pelas empresas.
Ainda não estamos preparados e seguros em relação ao uso das tecnologias na educação. As escola estão cada vez mais equipadas com aparelhos modernos e que muitas vezes pelo nosso despreparo acabamos utilizando de forma errada ou restrita.Sei que estas tecnologias poderão mudar e melhorar a qualidade da educação, para que isso aconteça, hoje, cada vez mais estão sendo disponibilizados cursos e capacitações para os professores.
Acredito que escola em si, está numa fase própria para novas descobertas, que mesmo tendo um pouco de conhecimento nos recursos tecnológicos, não estou totalmente apta para desempenhá-los dentro da mesma, com um grande desempenho. Pois as mudanças tecnológicas estão bastante aceleradas em relação aos educadores e infelizmente os mesmos ainda não estão na sua maioria preparados para acompanhar as mudanças. Muito tenho a aprender por este motivo busco aprender e me aperfeiçoar cada vez mais.
Nós educadores ainda não nos encontramos preparados, para utilizar as tecnologias digitais, pois vejo que o espaço de tempo que temos e a capacitação que recebemos para aprendermos a trabalhar com as mesmas, ainda é insuficiênte. Devemos é claro buscar o conhecimento, mas para isso, precisamos efetuar algumas melhorias em nossas entidades escolares onde venham a atender a demanda, e dar oportunidade para os profissionais e alunos se aperfeiçoarem e além disso, estabelecer um método de ensino que venha a condizer com a nossa própria realidade.
A chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. A Informática Educativa nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. . Porém, para que isso ocorra de fato, é preciso que o professor não tenha medo da possibilidade de autonomia do aluno, pois muitos acreditam que com o computador em sala de aula, o professor perde o seu lugar. Pelo contrário, as máquinas nunca substituirão o professor, desde que ele re-signifique seu papel e sua identidade a partir da utilização das novas abordagens pedagógicas que as tecnologias facilitam. Se queremos preparar nossos alunos para a vida, um aluno cidadão crítico e com condições de interagir no meio em que vive, é preciso integrar a tecnologia no currículo da escola e na sala de aula, e assim também estaremos trabalhando dentro do cotidiano deles e dos acontecimentos do mundo.
Nós educadores estamos despreparados para trabalhar com a tecnologia digital bem como para o nosso próprio uso pessoal. E as unidades escolares poucas tem salas de infomáticas e as que tem nem todos os alunos tem acesso.Na minha opinião uma das aulas atividades deveria ser de informática com um profissional da área inclusive nos CEIS. A professora tem razão ao dizer que é necessário salas adequadas e equipamentos para essas tecnologias.
Nós educadores ainda não estamos prontos para este avanço, pois na nossa época não tínhamos acesso a toda essa tecnologia e hoje tentamos nos aperfeiçoar para acompanhar nossos alunos. Hoje mudou muito, tudo gira em torno das novas tecnologias. Além disso, nossas escolas também não estão preparadas para acompanhar toda essa mudança. Seria interessante primeiro aperfeiçoar os educadores para depois repassar o que aprenderam para os alunos.
Acho que nem nós professores e nem as escolas estão preparadas para a cultura digital. Veja o exemplo da minha escola que possui netbooks, as salas de aula nem têm tomadas o suficiente para carregar as baterias, pois as mesma terminam muito rápido. Não existe um bloqueio das redes sociais, por exemplo, e alguns não têm limite em saber o que pode e não pode ser acessado.
Nós educadores não estamos preparados para as tecnologias, mas buscamos atualizações, mas de contra partida as escolas também não oferecem condições extruturais, mas acredito que em passos lentos a tecnologia vai sendo difundida, precisamos de melhorias urgentes para que seja feito um bom trabalho, cai na ignorancia quem acredita que sabe tudo sobre tecnologias pois a cada dia que passa podemos e devemos aprender coisas novas que nos ajudarão no dia a dia.
A grande maioria dos educadores não estão preparados para utilizar as tecnologias, e as escolas também não tem bons recursos tecnologicos para oferecer.No meu ver a falha de não termos mais conhecimento tecnologicos vem da nossa gereção, e outro ponto e a nossa formação não nos capacta para as novas tecenologias.
Na minha opinião, nem a escola e nem os educadores estão preparados para a cultura digital, porque a escola é sempre uma das últimas a entrar na era da tecnologia e caminha sempre a passos lentos para as novas mudanças. O professor tem interesse em ampliar o conhecimento, mas a escola as vezes não oferece condições para as novas mudanças, como: espaço físico adequado, salas adaptadas, internet com baixa velocidade.
Preparados vejo que nós educadores não estamos pelo fato muitas vezes de não recebermos incentivo e aperfeiçoamento feitos pelos governentes. Hoje nós educadores precisamos mudar nossas técnicas para construir o conhecimento junto aos alunos. As escolas precisam recriar seu espaço oferecendo estrutura para que professores e alunos possam usufruir de maneira adequada as tecnologias que nos rodeiam. proporcionando um conhecimento contínuo de ambas as partes.
Nos professores estamos preparados apenas para repassar conteúdos de formas tradicional ,o uso das novas tecnologias, nõs nao estamos preparados com cursos e também não dominamos as tecnologias todas as quais precisamos para atuarmos nas nossas escolas, pois as mesmas também nao possuem estrutura para se estar atuando com nossos educandos. E mesmo tendo condições temos que junto com nossos alunos construir conhecimento não apenas realizar cópias.
Eu como educadora não me encontro pronta para esta tecnologia digital.É possivel trabalhar sim com esta nova ferramenta, mas nem todas escolas ainda tem este recurso para oferecer aos alunos. Precisamos nos atualizar e aceitar as novas mudanças que estão ocorrendo na sociedade.
Devemos estar mais atentos com as mudanças em sala de aula, porque as tecnologias estão avançando cada vez mais. E o professor tem que estar preparado para enfrentar os desafios de nossos alunos, assim, ele poderá só repassar o seu conhecimento mas, aprender com eles e consturir juntos.Pois, nós não estamos preparados, porque as tecnologias estão sempre se modificando a minutos.
Em minha opinião, nem a escola e nem os educadores estão preparados para a cultura digital, sabemos que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno. As tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em nossas vidas, mas como professores não precisamos ter “medo” de ser substituído pela tecnologia, como também não precisamos concorrer com os aparelhos tecnológicos. Temos que unir esforços e utilizar aquilo que de melhor se apresenta como recurso nas escolas . O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do conhecimento. Precisamos estar preparados para saber como usá-las e de que forma estas tecnologias vão nos auxiliar nos projetos e no ensino. Precisamos acompanhar este processo digital e nos apropriar desse novo instrumento em sala de aula.
A própria sociedade está em transformação tecnológica e a escola também está em um momento novo e aos poucos vai se adequando com estas novas ferramentas. Cabe ao educador procurar sempre se atualizar, mas com certeza não estamos ainda preparados para esta nova era tecnológica.
Penso que nós educadores precisamos estar em constante formação e isso inclui a formação em relação a cultura digital. Não podemos ignorar que ela existe nem privar, nossos alunos desse conhecimento temos sim que ir aprendendo. Não podemos pensar que vamos nos aposentar com os mesmos saberes que temos hoje, vamos aprimorando e melhorando o uso das tecnologias para facilitar a aprendizagem dos nossos alunos. Um bom exemplo é o áudio desse vídeo, que poderia ser bem melhor se fosse aproveitado todas as opções que as tecnologias nos oferecem. Com certeza, nós poderíamos compreender melhor e o vídeo.
Nós educadores não estamos preparados para esta tecnologia digital mas estamos nos preparando,mas outro ponto é que nem todas as escolas tem esse recursos para oferecer aos alunos e as que tem não é de boa qualidade.
ResponderExcluir
ResponderExcluirEu não estou pronta, preciso aprender muito mais, nos os profissionais de educação ainda estamos bastante despreparados para trabalhar com o mundo digital, que tomou conta de nossa sociedade. Como vimos, é possível o uso das tecnologias em sala de aula, e como criar e desenvolver um projeto envolvendo várias disciplinas e as tecnologias. pois esta cultura digital já é dominada por nossas crianças, mas ainda é um tabu para a maioria dos educadores. Nós precisamos estar preparados para saber como usá-las e de que forma estas tecnologias vão nos auxiliar nos projetos e no ensino. Precisamos acompanhar este processo digital e nos apropriar desse novo instrumento em sala de aula. Por isso, cada educador deve encontrar a forma mais adequada de aprender e de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. A nova cultura digital ajuda-nos a rever, a ampliar as percepções humanas e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.
Não, nossa realidade ainda precisa mudar pois nossos professores são de uma geração em que não existia tantos aparelhos eletronicos e encontran dificuldade para lidar com as tecnologias. ja as crianças desde muito cedo elas estão em contato diario com computadores e eletronicos ja nasceram nesta era digital sendo assim bem mais facil, elas nem bem sabem ler e escrever e ja acessam saites jogos filmes sem dificuldade, elas não tem medo da maquina nos adultos perdemos pelas crianças.
ResponderExcluirConcordo com a professora quando diz que é necessario uma mudança de atitude onde requer investimentos salas equipadas, pessoas com abilidades para auciliar . É preciso mudar toda a cultura do povo creio que isso va demorar um pouco mas assim as geracões iram evoluindo tambem .
Não, da forma como a palestrante se refere ao uso da tecnologia na escola, nós não estamos preparados, ainda temos uma longa caminhada para que possamos aplicar a cultura digital com qualidade. Mas isto deve iniciar rápido e deve ser de forma continuada; também precisa-se do investimento do poder público no sentido de fornecer as condições materiais e formativas.
ResponderExcluirNós educadores não estamos preprados para trabalhar com os alunos as tecnologias digitais.Ainda estamos engatinhando,precisamos perder o medo da máquina ,nos atualizar,ampliar a percepção,mudar a cultura da escola,mudar os espaços,mesmo com a resistência dos profissionais da educação.Precisamos de mais investimento do poder público equipando as salas de informática.
ResponderExcluirNão.A nossa esducação é resistente a mudanças,precisamos mudar a passos lentos a cultura da escola.Temos que perder o medo da máquina para que possamos ampliar o nosso conhecimento e interagir juntamente com nossos alunos.
ResponderExcluirAcredito que a cultura digital do modo em que ela falou não está pronta para o nosso espaço, ainda temos que começar as mudanças e para isso é claro, deve partir de nós educadores e governantes dando condições para os educandos.
ResponderExcluirNão,precisamos buscar sempre mais,e mesmo assim nunca estamos preparados. Porem sabemos que para o aluno vai ser uma aula bem mais interessante e significativa com o uso das novas tecnologias.Falta pessoas preparadas e investimentos.
ResponderExcluirEstar pronto nunca estaremos plenamente, pois a modernidade da tecnologia está sempre numa constante transformação, o que é moderno hoje amanhã estará sendo inovado e o de ontem já estará ultrapassado. A cultura digital devera fazer parte do processo ensino aprendizagem desde já.
ResponderExcluirNão estamos prontos e talvez nunca estaremos, pois se a escola continuar caminhando a passos lentos, as universidades deixarem a desejar na formação docente e os entraves organizacionais e políticos continuarem a existir será impossível acompanharmos a evolução dos meios tecnológicos. Pois nos deparamos com problemas na formação dos professores, na infraestrutura das escolas e na manutenção dos equipamentos.
ResponderExcluirMas apesar de tudo isso, existem iniciativas bem sucedidas de professores que conseguem juntamente com seus alunos fazer o uso das tecnologias disponíveis e obter bons resultados na aprendizagem.
Na verdade não estamos prontos como deveria ser, na contemporaneidade a tecnologia está sempre de ponta, nós fazendo ir em busca de aperfeiçoamento constantemente. Para isso a cultura digital devera ser incluída na educação, que vem de encontro com as metodologias que o educador utilizara para que haja o processo ensino aprendizagem.
ResponderExcluirA INOVAÇÃO DA TECNOLOGIA. SABEMOS QUE A ESCOLA É UM ESPAÇO ONDE DEVE ESTAR SEMPRE APTO A INOVAÇÕES,E A TECNOLOGIA DIGITAL DEVERIA ESTAR PRESENTE. AMPLIANDO CONHECIMENTOS.MAS É NECESSARIO QUE SE TENHA ESTRUTURAS PARA CONSEGUIRMOS ESSES RECURSOS. SENDO QUE AS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA DESPERTAM MAIOR INTERESSE PELOS RECURSOS TECNOLOGICOS. CRIAR CONDIÇÕES ADEQUADAS A EVOLUÇÃO SE FAZ DE URGENTE NECESSIDADE.
ResponderExcluirNós educadoras ainda não estamos preparadas e sentimos medo do novo,enquanto que nossas crianças dominam com facilidade as tecnologias,neste sentido devemos encontrar a forma mais adequada,mudar de atitude em salas com equipamentos eletronicos .para isso a cultura digital deve ser inccluída na educaçao mudando aforma de ensinar e aomesmotempo aprender.
ResponderExcluirNão, ainda não estamos preparados para acultura digital.Sabemos que os allunos já dominam as tecnologias,Por isso precisamos estar preparadose com qualidade e haja mudanças partindo de nós educadores e governantes.
ResponderExcluirNos dias atuais, nós Professores não estamos qualificados ou preparados para trabalhar com as novas tecnologias presentes no nosso dia a dia. Uma solução para esse problema seria a implementação de cursos de aprendizagem, não só para nós mas sim para os alunos também. Porque estamos enfrentando muitas dificuldades em manusear tais aparelhos que em todo momentos nos confrontamos no nosso trabalho diário.
ResponderExcluirNão.Estou me desafiando e procurando ampliar meus connhecimentos nessa área,para fazer uso das técnologias e poder acompanhar a cultura digita.Sei que tenho muito que apender, pois ampliando a percepção estarei melhoramdo minha prática e contribuindo na formação das crianças.
ResponderExcluirCom base em seus estudos Léa Fagundes se dirige a nós educadores para nos chamar atenção sobre a necessidade de inserção da cultura digital no cotidiano escolar, aliando as tecnologias ao currículo, tornando as aulas significativas e produtivas. Acredito que ainda não estamos prontos. Pois, Não se trata de uma resistência apenas as novas tecnologias, mas acima de tudo, a necessidade de encarar e aprender a trabalhar fazendo uso destas novas tecnologias. Ela acredita que ainda é preciso pensar na mudança de postura do educador e do educando. Nesse contexto, faz-se necessário em primeiro lugar a mudança de atitude do professor, ele precisa tomar a iniciativa, buscar conhecimentos teóricos, práticos e desse modo utilizar as tecnologias para a comunicação e gerenciamento de informações.Temos que estar abertos aos avanços tecnológicos, pesquisando e aplicando nosso dia - a – dia.
ResponderExcluir
ResponderExcluirAtualmente as formas de compreender e de agir sobre o mundo foram reestruturadas
pelas novas possibilidades de ensinar usando o mundo digital. Consequentemente, a
sociedade adquiriu novas maneiras de viver, de trabalhar e de fazer a educação
Hoje em dia, a escola não é mais a única fonte onde os alunos podem buscar
conhecimento. Na era digital, os alunos levam para a sala de aula muitas novidades e
informações pesquisadas no computador É muito
importante o professor conhecer e entender o funcionamento dessas novas tecnologias para
que os mesmos possam auxiliar os alunos a utilizarem essas ferramentas da melhor forma
possível.Por isso a importancia dos professores buscarem atualizaçao nesta area.
Nós professores ainda não estamos preparados para esta avalanche de tecnologias que chegam até nós todo os dias, os alunos conseguem acompanhar os avanços tecnológicos tanto a nível de lidar com as tecnologias, tanto no sentido de poder aquisitivo, o professor não consegue acompanhar os avanços, pois seu poder aquisitivo é cada vez menor, ele sente-se ultrapassado frente ao número de avanços todos os anos nas lojas, sem falar que o professor não consegue sair de seu mundo da aula expositiva ele ainda acha que o aluno está ouvindo suas explicações, o professor deve usar as tecnologias a seu favor, usando todos os recursos da internet para seu próprio uso em sala de aula, envolvendo toda a aula, não somente em pesquisas esporádicas, As tecnologias estão a nosso favor vamos perder o medo e entrar nesse mundo de avanços e e tecnologias.
ResponderExcluirEu ainda não me considero preparada para trabalhar com tantas informações do mundo tecnológico. Precisamos nos preparar acompanhando a evolução humana e o uso das tecnologias associadas a cultura. Trabalhar projetos com toda cultura digital exige do professor conhecimento, paciência e dedicação, pois são instrumentos que venham aprimorar a aprendizagem dos alunos e inovar a prática pedagógica.
ResponderExcluirpercebi que através da entrevista é possível trabalhar projetos de maneira interdisciplinares com o uso das tecnologias em sala de aula interligando as diferentes áreas do conhecimento a facilitando a aquisição de novos conhecimentos.
Nos educadores não estamos preparados para utilizar a cultura digital. As crianças e os jovens de hoje são criados numa sociedade digital, por isso educar para os meios de comunicação é educar para a cidadania. Ai vem a urgencia de nós educadores e nossa escola se integrar a essa nova realidade. Com isso o professor precisa tomar a iniciativa, buscar novos conhecimentos teóricos e práticos para utilizar as tecnologias e gerenciamento de informações.
ResponderExcluirVejo que não podemos mais ignorar esta ferramenta na educação. É visível que as coisas estão se encaminhando para essas mudanças, afinal este curso é um exemplo disso. Os educadores estão recebendo formações, para que possam aos poucos introduzir a tecnologia em suas aulas, porém ainda falta muita coisa. Concordo com a professora Léa quando ela destaca na sua fala, que as coisas irão mudar quando mudarem nas escolas os espaços, os tempos e o funcionamento das salas de aula. Muitas mudanças ainda se fazem necessárias, e acredito que primeiramente precisa-se mudar a mentalidade de muitos educadores, e acreditar que é possível construir uma educação de qualidade com o auxílio da tecnologia. Eu não me sinto totalmente preparada para usar esses recursos, mas estou buscando sim, novos aprendizados para enfrentar os desafios da Educação.
ResponderExcluirA cultura digital é um instrumento que veio para somar conhecimentos e garantir que todos tenham acesso a informação. Porém, percebemos que ainda falta muito investimento nesta área, para enfrentar os desafios que ainda ainda existem.e torná-lo um instrumento valioso na sala de aula.
ResponderExcluirNão. Porque a realidade da nossa geração era diferente. Não tínhamos acesso aos meios de comunicação como se tem hoje.Mas para se preparar melhor para a cultura digital, hoje são necessários vários cursos de aperfeiçoamento e também passar a ter mais acesso a esses aparelhos eletrônicos.Sendo assim,dia após dia,se torna mais fácil,apesar das dificuldades que enfrentamos com as operadoras,pois,são muitos acessos ao mesmo tempo.A geração de hoje, se prepara melhor, porque a própria sociedade impõe as regras para o mercado de trabalho.As crianças e os jovens de hoje se preparam melhor porque precisam preencher os pré-requisitos solicitados pelas empresas.
ResponderExcluirAinda não estamos preparados e seguros em relação ao uso das tecnologias na educação. As escola estão cada vez mais equipadas com aparelhos modernos e que muitas vezes pelo nosso despreparo acabamos utilizando de forma errada ou restrita.Sei que estas tecnologias poderão mudar e melhorar a qualidade da educação, para que isso aconteça, hoje, cada vez mais estão sendo disponibilizados cursos e capacitações para os professores.
ResponderExcluirAcredito que escola em si, está numa fase própria para novas descobertas, que mesmo tendo um pouco de conhecimento nos recursos tecnológicos, não estou totalmente apta para desempenhá-los dentro da mesma, com um grande desempenho. Pois as mudanças tecnológicas estão bastante aceleradas em relação aos educadores e infelizmente os mesmos ainda não estão na sua maioria preparados para acompanhar as mudanças. Muito tenho a aprender por este motivo busco aprender e me aperfeiçoar cada vez mais.
ResponderExcluirNós educadores ainda não nos encontramos preparados, para utilizar as tecnologias digitais, pois vejo que o espaço de tempo que temos e a capacitação que recebemos para aprendermos a trabalhar com as mesmas, ainda é insuficiênte. Devemos é claro buscar o conhecimento, mas para isso, precisamos efetuar algumas melhorias em nossas entidades escolares onde venham a atender a demanda, e dar oportunidade para os profissionais e alunos se aperfeiçoarem e além disso, estabelecer um método de ensino que venha a condizer com a nossa própria realidade.
ResponderExcluirAtividade 2.3
ResponderExcluirA chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. A Informática Educativa nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. . Porém, para que isso ocorra de fato, é preciso que o professor não tenha medo da possibilidade de autonomia do aluno, pois muitos acreditam que com o computador em sala de aula, o professor perde o seu lugar. Pelo contrário, as máquinas nunca substituirão o professor, desde que ele re-signifique seu papel e sua identidade a partir da utilização das novas abordagens pedagógicas que as tecnologias facilitam. Se queremos preparar nossos alunos para a vida, um aluno cidadão crítico e com condições de interagir no meio em que vive, é preciso integrar a tecnologia no currículo da escola e na sala de aula, e assim também estaremos trabalhando dentro do cotidiano deles e dos acontecimentos do mundo.
Nós educadores estamos despreparados para trabalhar com a tecnologia digital bem como para o nosso próprio uso pessoal. E as unidades escolares poucas tem salas de infomáticas e as que tem nem todos os alunos tem acesso.Na minha opinião uma das aulas atividades deveria ser de informática com um profissional da área inclusive nos CEIS. A professora tem razão ao dizer que é necessário salas adequadas e equipamentos para essas tecnologias.
ResponderExcluirNós educadores ainda não estamos prontos para este avanço, pois na nossa época não tínhamos acesso a toda essa tecnologia e hoje tentamos nos aperfeiçoar para acompanhar nossos alunos. Hoje mudou muito, tudo gira em torno das novas tecnologias. Além disso, nossas escolas também não estão preparadas para acompanhar toda essa mudança. Seria interessante primeiro aperfeiçoar os educadores para depois repassar o que aprenderam para os alunos.
ResponderExcluirAcho que nem nós professores e nem as escolas estão preparadas para a cultura digital. Veja o exemplo da minha escola que possui netbooks, as salas de aula nem têm tomadas o suficiente para carregar as baterias, pois as mesma terminam muito rápido. Não existe um bloqueio das redes sociais, por exemplo, e alguns não têm limite em saber o que pode e não pode ser acessado.
ResponderExcluirNós educadores não estamos preparados para as tecnologias, mas buscamos atualizações, mas de contra partida as escolas também não oferecem condições extruturais, mas acredito que em passos lentos a tecnologia vai sendo difundida, precisamos de melhorias urgentes para que seja feito um bom trabalho, cai na ignorancia quem acredita que sabe tudo sobre tecnologias pois a cada dia que passa podemos e devemos aprender coisas novas que nos ajudarão no dia a dia.
ResponderExcluirA grande maioria dos educadores não estão preparados para utilizar as tecnologias, e as escolas também não tem bons recursos tecnologicos para oferecer.No meu ver a falha de não termos mais conhecimento tecnologicos vem da nossa gereção, e outro ponto e a nossa formação não nos capacta para as novas tecenologias.
ResponderExcluirNa minha opinião, nem a escola e nem os educadores estão preparados para a cultura digital, porque a escola é sempre uma das últimas a entrar na era da tecnologia e caminha sempre a passos lentos para as novas mudanças. O professor tem interesse em ampliar o conhecimento, mas a escola as vezes não oferece condições para as novas mudanças, como: espaço físico adequado, salas adaptadas, internet com baixa velocidade.
ResponderExcluirPreparados vejo que nós educadores não estamos pelo fato muitas vezes de não recebermos incentivo e aperfeiçoamento feitos pelos governentes.
ResponderExcluirHoje nós educadores precisamos mudar nossas técnicas para construir o conhecimento junto aos alunos.
As escolas precisam recriar seu espaço oferecendo estrutura para que professores e alunos possam usufruir de maneira adequada as tecnologias que nos rodeiam. proporcionando um conhecimento contínuo de ambas as partes.
Nos professores estamos preparados apenas para repassar conteúdos de formas tradicional ,o uso das novas tecnologias, nõs nao estamos preparados com cursos e também não dominamos as tecnologias todas as quais precisamos para atuarmos nas nossas escolas, pois as mesmas também nao possuem estrutura para se estar atuando com nossos educandos. E mesmo tendo condições temos que junto com nossos alunos construir conhecimento não apenas realizar cópias.
ResponderExcluirEu como educadora não me encontro pronta para esta tecnologia digital.É possivel trabalhar sim com esta nova ferramenta, mas nem todas escolas ainda tem este recurso para oferecer aos alunos. Precisamos nos atualizar e aceitar as novas mudanças que estão ocorrendo na sociedade.
ResponderExcluirDevemos estar mais atentos com as mudanças em sala de aula, porque as tecnologias estão avançando cada vez mais. E o professor tem que estar preparado para enfrentar os desafios de nossos alunos, assim, ele poderá só repassar o seu conhecimento mas, aprender com eles e consturir juntos.Pois, nós não estamos preparados, porque as tecnologias estão sempre se modificando a minutos.
ResponderExcluir
ResponderExcluirEm minha opinião, nem a escola e nem os educadores estão preparados para a cultura digital, sabemos que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno.
As tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em nossas vidas, mas como professores não precisamos ter “medo” de ser substituído pela tecnologia, como também não precisamos concorrer com os aparelhos tecnológicos. Temos que unir esforços e utilizar aquilo que de melhor se apresenta como recurso nas escolas . O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do conhecimento.
Precisamos estar preparados para saber como usá-las e de que forma estas tecnologias vão nos auxiliar nos projetos e no ensino. Precisamos acompanhar este processo digital e nos apropriar desse novo instrumento em sala de aula.
A própria sociedade está em transformação tecnológica e a escola também está em um momento novo e aos poucos vai se adequando com estas novas ferramentas. Cabe ao educador procurar sempre se atualizar, mas com certeza não estamos ainda preparados para esta nova era tecnológica.
ResponderExcluirPenso que nós educadores precisamos estar em constante formação e isso inclui a formação em relação a cultura digital. Não podemos ignorar que ela existe nem privar, nossos alunos desse conhecimento temos sim que ir aprendendo. Não podemos pensar que vamos nos aposentar com os mesmos saberes que temos hoje, vamos aprimorando e melhorando o uso das tecnologias para facilitar a aprendizagem dos nossos alunos. Um bom exemplo é o áudio desse vídeo, que poderia ser bem melhor se fosse aproveitado todas as opções que as tecnologias nos oferecem. Com certeza, nós poderíamos compreender melhor e o vídeo.
ResponderExcluir