Eixo II - Atividade 2.1
Estamos iniciando mais uma etapa de nosso curso.Nesta atividade vocês deverão ler o artigo Formação de professores numa escola aprendiz disposto na pag 99 do guia do cursista. Este artigo nos traz algumas reflexões sobre o cotidiano das escolas o trabalho coletivo, na possibilidade de trocar feedback entre professores. em alguns trechos são apontadas falas da palestra de Monica Gather Thurler. Reflita sobre estas citações e co cotidiano das escolas hoje. poste sua reflexão no comentário desta postagem. Obrigada!
Eu concordo plenamente com a fala da professora Mônica, quando se refere a aprendizagem; ela diz que as pessoas são obrigadas a ultrapassar obstáculos, isso não só acontece com as crianças, mas também com os professores.É preciso recriar, inventar, ser flexível e criativo com didáticas modernas para despertar o interesse dos alunos.A avaliação deve ser constante para detectar as falhas e poder superá-las.
ResponderExcluirA minha reflexão é da necessidade do feedback que em outras profissões humanistas, acontece com frequência e com os professores é muito defícil acontecer.O texto afirma que devemos trabalhar de forma conjunta para elaborarmos novos saberes. E isso só será possível quando pensarmos de forma coletiva: não eu e minha classe e sim juntos e nossos alunos.
ResponderExcluirSegundo a professora Monica,os alunos só aprendem quando são desafiados a ultrapassar obstáculos e a construir novos saberes.Para isso o professor deve interagir,propondo novas situações de aprendizagem para os alunos e esses terem um maior entendimento e desenvolvimento no processo.
ResponderExcluirElizete R. Grasel
ResponderExcluirConcordo quando a autora coloca que os alunos só aprendem quando são obrigados a ultrapassar obstáculos e construir novos saberes.
O Professores também precisam traçar seus objetivos, seus planos de estudo para dispor de novos saberes e inovar suas práticas pedagógicas,questionando para que seus alunos progridam e valorizam seu processo de aprendizagem.Os Professores precisam trocar informações entre o passado e presente com seus colegas para ter a certeza que o ensino que produz tem a aprendizagem dos alunos.
Os Profissionais da Educação deveriam fazer Projetos interativos questionando suas práticas Pedagógicas.
Maria Luiza Granella, 07 de abril de 2013.
ResponderExcluirConcordo quando a professora diz que às vezes nos questionamos e não temos a certeza se o que estamos ensinando está produzindo a aprendizagem dos alunos.
Porém, acho importante refletirmos sobre nossa prática docente, é assim melhoramos enquanto pessoa, enquanto profissionais e produzimos sempre o melhor para os alunos que estão sob nossa responsabilidade.
Refleti sobre os avanços tecnológicos que influenciam sobremaneira a vida social, econômica e esta geração de crianças e jovens que frequentam nossas escolas. Penso que muitos recursos instrumentalizam seus caminhos educativos, facilitando a conexão com o mundo. Acredito também que o sentido maior desta tecnologia é o desenvolvimento humano, a evolução máxima das potencialidades, dos sentimentos e é na escola que ocorre esta interação privilegiada, onde todas as bagagens fazem a diferença na construção do conhecimento necessário para o pleno desenvolvimento humano. O que contribui e determina a aprendizagem é quando temos uma questão, uma necessidade para investigar, para saber, para conhecer mais profundamente. Como metodologia, a ação a ser desenvolvida precisa ser processual quanto a construção de conceitos e de seu sistema de representação do mundo em que vive. Para tanto a ação necessita ser interativa e desafiadora para a criança e penso que também para o professor, pois, só pode se mediar um processo de aprendizagem se nos sentirmos parte do mesmo.
ExcluirMarilei Sirlene Debastiani
ResponderExcluirConcordo com as falas da professora Monica, que devemos trabalhar no coletivo para que haja um aprendizado reciproco criando assim novos saberes.
E isso só acontece quando temos obstáculos, sabendo que não acontece só com crianças, mas acredito que com todo ser humano que esta em desenvolvimento. Sendo assim, que a avaliação deve ser constante.
Concordo com a professora Monica,todos os professores deveriam rever suas práticas pedagógicas levando em conta a necessidade de todos os alunos, valorizando o processo de aprendizagem,trocando idéias,construir projetos de forma interativa.Devemos substituir" minha classe por nossa escola",tal conceito dará a certeza de que o ensino do professor produziu aprendizagem.
ResponderExcluirA professora Monica foi muito feliz ao propor esta reflexão sobre a formação do professor, a organização das instituições de ensino e os reflexos destes elementos na aprendizagem efetiva dos alunos.
ResponderExcluirSabemos que uma série de fatores exercem influência no desenvolvimento e na aprendizagem de nossos alunos, mas não podemos negar que a formação inicial do professor, a formação continuada e as condições de trabalho (salário, carreira), aliadas a uma boa dose de motivação e boa vontade, são determinantes.
Existe uma distância muito grande entre a forma como a criança aprende e a maneira como o professor ensina, ou seja, nem sempre a metodologia usada pelo professor contribui para que a aprendizagem aconteça.
É muito importante o comprometimento de todos os profissionais da escola, onde cada um se sinta responsável pelo sucesso escolar dos alunos. O trabalho em equipe, onde o grupo se ajuda e se respeita é um grande aliado para a conquista dos objetivos comuns que são o desenvolvimento, a aprendizagem e a emancipação dos alunos enquanto seres humanos e cidadãos.
Concordo com a autora quando ela diz que os alunos só aprendem quando enfrentam situações e são obrigados a ultrapassar obstáculos para construir novos saberes isso também só da certo quando os professores também conseguem refletir sobre sua prática pedagógica e trabalhando juntos conseguem elaborar novos saberes.
ResponderExcluirAs considerações da autora são muito importantes, pois ressalta que devemos incentivar nossos alunos a ultrapassar obstáculos e construir valores para adquirir conhecimentos sólidos. E que nós professores deverem constantemente fazer uma avaliação revendo nossa prática, as relações e a organização do trabalho na escola. Os novos saberes devem ser planejados de forma conjunta envolvendo a todos no processo e refletindo sobre novas práticas pedagógicas.
ResponderExcluirA autora Thurler faz uma abordagem realista do cotidiano das escolas onde nem todos estão sabedores de todas as competências dos alunos as diversidades de conhecimentos nesse sentido todos os profissionais da escola devem conhecer a realidade e os processos que os alunos constroem seu saber, a partindo desse pressuposto adaptar os conteúdos para uma melhor assimilação dos alunos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com a pesquisadora Monica que todos os professores precisam conhecer os seus objetivos de aprendizagem e a diversidade de situaçaes-problema que devem construir entre si e que podem adaptar conforme a necessidade e a circunstancia.Conhecendo a realidade podemos trabalhar sim os conteudos de forma conjunta novos saberes.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs considerações da autora Mônica G. Thurler são muito importantes, pois ressalta que devemos incentivar nossos alunos a ultrapassar obstáculos e construir valores para adquirir conhecimentos, para isso o professor precisa conhecer, entender, perceber os vários métodos de ensino aprendizagem, se esforçando de ir ao encontro dos alunos e tentando compreender o seu processo de conhecimento, respeitando e valorizando o grau de individualidade e as dificuldades apresentadas por cada um.
ExcluirTodo educador deve estar em constante aprendizado para poder transmitir a seus alunos novos saberes e enfrentar desafios no dia a dia. Estar em constante formação para atender as exigências enfrentadas e cobranças diárias. Só a partir da formação continuada do professor é que ele tornará sua pratica pedagógica mais produtiva.
ResponderExcluirConcordo com a Professora Monica quando ela coloca que é preciso inovar no interior da escola,levando em conta os objetivos de aprendizagem. Percebe-se quando os alunos enfrentam situações didáticas ultrapassam obstáculos e constroem saberes.Neste sentido os professores devem rever constantemente suas práticas pedagógicas e as relações profissionais,sendo flexíveis e moduláveis.Com um trabalho coletivo,e decisões que envolvam nossa escola,não minha escola.
ResponderExcluirConcordo quando a profª Monica coloca que "A experiencia mostra que os alunos só aprendem quando enfrentam situações que são obrigados a ultrpassar limites e construir novos saberes." Sim todo educando quando passa por uma dificuldade e consegue vence-lá ele já mais esquece, por que é algo que adquiriu com seu proprio esforço e dedicação.
ResponderExcluirCertamente o educador deve estar atento e aberto a qualquer oportunidade que leve a ajudar no plano pessoal e profissional.devidos a cobranças que aumentam a cada dia que passa.Precisamos garantir uma educação de qualidade, na qual se vivencie e garanta uma educação para a vida.
ResponderExcluirMonica Gather Thurler, em sua palestra disse que os novos objetivos de aprendizagem levam em conta o desenvolvimento de competência: “A experiência mostra que os alunos só aprendem quando enfrentam situações didáticas em que são obrigados a ultrapassar obstáculos e a construir novos saberes, consolidando suas aquisições.” Acredito que sim, as estratégicas didáticas usadas têm que vir dar significados as vivências do educando para que ele possa construir novos saberes.
ResponderExcluirO aluno adquire aprendizagem, quando enfrentam situações que os levam a construir novos saberes, consolidando os adquiridos.Sendo assim o educador deve conhecer os objetivos de aprendizagem conforme as necessidades e circunstância.
ResponderExcluirCABE AO EDUCADOR RETOMAR SEUS METODOS E MODOS DE PENSAR CONTRUBUINDO DE UMA FOMA A DESAFIAR O ALUNO PARA QUE ESTE POSSA POR SI CRIAR UMA FORMA PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS E ELIMINAR OS OBSTACULOS
ResponderExcluirEixo II Atividade 2.1
ResponderExcluirTudo o que a professora Mônica descreve é maravilhoso que a avaliação precisa ser entendida como um processo, com o objetivo de melhorar a escola, e não medir resultados ,ela deve servir para alcançar algo que, no caso, é o aprimoramento da escola e das ações que nela têm lugar, mas para isso os professores necessitam ser enfaticamente estimulados a qualificarem-se, sendo lhes oferecidas condições e incentivos.Precisamos ser profissionais capazes e com desejo de nos consultar, de forma contínua, sobre todos os problemas que envolvem o ensino, sobre a implantação de novas práticas, sobre os diversos problemas de ordem teórica e prática que surgem dia após dia.
A sociedade clama por cidadania equidade de oportunidades; os responsáveis pela educação precisam comprometer-se com o educar da humanidade e não deixar para amanhã o que ainda pode ser feito, esperando por um milagre
Segundo a autora Monica Gather Thurler, seria desejável também dispor de um bom conhecimento dos processos em que os alunos constroem seus saberes. Os professores deveriam questionar e reinventar constantemente não só as praticas pedagógicas, mas também as relações profissionais e a organização do trabalho em sua escola.
ResponderExcluirCada vez mais devemos reavaliar nossa pratica em sala para chegar mais próximo do entendimento do aluno.
A autora destaca que devemos instigar nossos educandos ao máximo, pois eles aprendem melhor quando enfrentam situações que o façam ultrapassar obstáculos e assim construírem novos saberes, sendo que estes devem ser planejados de maneira conjunta e envolvendo todos os participantes do processo de ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirVejo que a professora Mônica foi bem feliz na sua fala, pois acredito que são nos desafios que os educandos produzem mais e melhor. Lembrando que os obstáculos não devem ficar somente com os educandos, os educadores também são desafiados a cada dia. Devemos, portanto, inventar, criar e recriar.
Segundo a palestra da professora os alunos só ultrapassam seus limites quando sentem necessidade de apreender e romper suas próprias barreiras, e cabe a nós professores termos conhecimento do nível que nossos alunos se encontram.
ResponderExcluirE a nós professores temos a responsabilidade de entrar em sala de aula com o plano de aula flexível, criando novas estratégias de estudo, não individuais, mas sim no coletivo para atingir todos os educandos.
THURLER , diz que os alunos só aprendem quando enfrentam situações didáticas em que são obrigados a ultrapassar obstáculos e a construir novos saberes, consolidando suas aquisições. Por isso devemos focar nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, promovendo assim, um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem de todas as partes envolvidas.
ResponderExcluirA autora Monica resalta que o trabalho coletivo desenvolve mais a progessão do aluno. Os professores deveriam questionar e reinventar constantemente não so as praticas pedagogicas mas tambem as relaçoes proficionais. A avaliação e o controle que procedem a progressão do ensino, sendo que a muitas formas de avaliar o aluno e nao somente a prova. professor e aluno trbalhem de uma forma conjunta para elaborar juntos novos saberes e competencias.
ResponderExcluirDe acordo com a professora Monica os alunos só aprendem quando enfrentam situações em que são obrigados a ultrapassar obstáculos, assim, para desenvolver essas estratégias os professores precisam conhecer os objetivos de aprendizagem e os planos de estudo. Para isso o professor deve ter um bom conhecimento dos processos em que os alunos constroem seus saberes.
ResponderExcluirO professor deve estar consciente de sua formaçâo e sempre estar buscando novos saberes, trabalhando de forma conjunta.è uma prática que permite um equelíbrio entre as necessidades indivíduais e as de grupo. Onde é possível trocar experiências,esclarecer dúvidas e ter resultados. Por isso é necessário que o educador esteja buscando os vários recursos pedagógicos existentes para que isso possa estar acontecendo.
ExcluirConcordo quando ela fala qua a escola não é de um e sim de todos, e todos precisam estar engajados buscando uma escola/educação de qualidade, levando em conta o todo.
ResponderExcluirNa educação, o aluno precisa ser desafiado, instigado e provocado, só assim, ele passará a buscar respostas e maneiras para vencer os desafios. Desafios estes, que farão com que os alunos e professores tenham objetivos e metas a serem alcançadas, visando a construção e re construção de saberes.
Concordo com a professora Monica, pois os alunos só irão aprender se passarem por obstáculos, fazendo assim com que eles pensem e tentem resolver problemas da escola. Por isso, nós professores precisamos estar preparados e procurar novas estratégias de estudo para trabalhar no coletivo, sanando dúvidas e interagindo sempre com o grande grupo. Assim sendo, devemos no nosso dia a dia inventar, criar e recriar sempre com nossos alunos e estar sempre vencendo obstáculos.
ResponderExcluirPor meio das colocações da professora Monica Gather Thurler, posso dizer que, isso é um espelho de nossa realidade. A uma grande necessidade de se estar trabalhando em grupo, não somente se falar isso e sim se colocar em prática, pois de acordo com o que relata a professora e com nossa própria realidade muitas vezes pensamos estar desenvolvendo nossa prática da melhor forma, não conseguindo perceber alguns de nossos erros, os quais são percebidos pelos outros. Deve-se então, se trabalhar de uma maneira coletiva, um auxiliando o outro em suas atividades.
ResponderExcluirAlém disso, no que diz respeito a aprendizagem dos alunos, deve-se observar e buscar ter-se conhecimento da maneira que cada um aprende não se tentando desse modo, que todos adquiram o aprendizado da mesma forma, mas sim, atender as necessidades e pecularidades de cada um, buscando a interação, e a motivação pelo desenvolvimento do saber.
De acordo com a professora em sua palestra os alunos só aprendem quando são obrigados a ultrapassar obstáculos e construir novos saberes, criando oportunidade de novas aprendizagens no coletivo, e nós professores cabe a responsabilidade de avaliar o nível de conhecimento que os educandos se encontram.
ResponderExcluirO educador tem a responsabilidade de construir um plano flexível abrangendo a necessidade de todos os alunos. Ainda a professora fala que a estratégia de ensino deve ser coletiva e não individualizada, assim atingir totalidade da sala de aula.
De acordo com Monica Gather Thurler, devemos trabalhar no coletivo promovendo trocas entre professores e alunos, devemos também estar em constante formação afim de garantir um aprendizado mais dinâmico e atrativo, lembrando sempre da diversidade, cada um possui sua estrategia de aprendizado cabe ao professor questionar-se a si mesmo e a sua pratica docente.
ResponderExcluirSOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO,A PROFESSORA MONICA COLOCA QUE É MUITO DIFICIL OS PROFESSORES RECEBEREM FEEDBACK DOS COLEGAS, CONCORDO COM A PROFESSORA COLOCA.EM OUTRAS PROFISSÕES HUMANISTA,ISSO ACONTECE COM FREQUÊNCIA,PARA AJUDAR COLEGAS A IDENTIFICAREM ALGUNS PONTOS QUE NÃO FORAM ATINGIDOS.
ResponderExcluirAtividade 2.1.
ResponderExcluirSegundo Thurler, os professores precisam conhecer os objetivos de aprendizagem e os planos de estudo, além da diversidade de situações-problema que devem construir entre si e que podem adaptar conforme a necessidade e circuntância. Acredito que isso, nos coloca frente à necessidade de novos aprendizados e novas práticas pedagógicas, estabelecendo às escolas uma reorganização do espaço, do tempo e das metodologias de trabalho, pensadas a partir das competências e habilidades a serem aprendidas.
Nesse sentido, o ensino pode contribuir para formar um cidadão crítico e ativo na medida em que possibilite às crianças aguçar sua curiosidade epistemológica,. Deste modo, a criança poderá perceber que o conhecimento científico não é um conhecimento pronto e acabado, mas que é um conhecimento em constante construção, podendo ser modificado e melhorado. Assim, o aprendizado pode se tornar significativo e contribuir para a criticidade dos alunos, dando a educandos e educadores uma chance de desempenhar um papel ativo que lhes permita fazer uso da linguagem, da fala e da escrita como ferramentas de reflexão, aprendizagem, criação, comunicação e interação social.
Rejane Lunardi
Como meus colegas acima já citaram, acho bem interessante e real a afirmação da Professora Mônica, quando ela refere-se "que os alunos só aprendem quando enfrentam situações didáticas em que são obrigados a ultrapassar obstáculos e construir novos saberes". E a respeito do comentário dela sobre o feedback, deveria ser ao contrário do que ela relata, é muito importante essa troca de experiências entre os educadores. Acho que ser educador é umas das profissões na qual isso deveria ser fundamental.
ResponderExcluirAs escolas estão recebendo a cada dia novos alunos e com eles inúmeros desafios a serem superados. E isso desafia cada vez mais nossos educadores, que por sua vez precisam buscar soluções e alternativas das mais variadas formas possíveis para facilitarem essa caminhada. O texto da professora Thuler nos trás algumas dicas, resta-nos avaliar e aplicar as que julgamos mais adequadas e que ajudem nossa escola a ser cada vez melhor. Sempre precisamos ter em mente que isso não depende de um trabalho individual mas sim, coletivo e comprometido.
ResponderExcluirAtividade 2.1
ResponderExcluirCurrículo
Monica Gather Thurler trabalha em pesquisas sobre a profissionalização de professores e no desenvolvimento da qualidade de sistemas de ensino. Diz também: "A experiencia mostra que os alunos só aprendem quando enfrentam situações didáticas em que são obrigados a ultrapassar obstaculos e a construir novos saberes, consolidando suas aquisições". Os professores deveriam questionar e reinventar constantemente não só as práticas pedagógicas, mas também as relações profissionais e a organização do trabalho em sua escola. A maioria dos professores não tem certeza se seu ensino produz realmente a aprendizagem desejada e confiam cegamente na sua capacidade de programação didatica e na validade de seu sistema de avaliação. Outro tema trabalhado pela professora da Universidade de Genebra foi o novo paradigma da formação, que substitui o modelo de especialistas pelo modelo distributivo, em que os professores trabalham de forma conjunta para elaborar juntos novos saberes e novas competências profissionais. Em outras palavras, o objetivo é montar uma rede de competências existentes e, com isso, identificar competências pela reflexão constante sobre a coerência de novas práticas. Em outras palavras, uma tentativa de construir no seio dos estabelecimentos escolares projetos nos quais os professores vão se profissionalizar de forma interativa, questionando suas práticas e também identificando objetivos comuns.
Concordo com a autora, pois os alunos adquirem melhores conhecimentos, saberes quando são desafiados a construir algo novo e significativo.
ResponderExcluirA respeito do feedback deveria ser uma troca de idéias e experiências e não algo de difícil acordo.
Devemos ser educadores sempre prontos a inovar e aprender.
Monica Gather Thurler afirma que os alunos só aprendem quando enfrentam situações didáticas em que são obrigados a ultrapassar obstáculos e a construir novos saberes. Neta logica os professores precisam conhecer os objetivos de aprendizagem e os planos de estudos, além da diversidade de situações problemas que devem construir entre si e que podem adaptar conforme a necessidade e a circunstancia. É preciso criar novos processos mais flexíveis e moduláveis que acabe com atribuição fixa das classes para uma só pessoa.
ResponderExcluirA professora Thurler apresenta pesquisas que procuram inovar no interior das escolas. Isso é muito importante para que se possa trabalhar de forma coletiva e potencializar competências que contribuem para o crescimento do grupo. A aplicação dessa proposta é de grande valia para as escolas pois,é uma proposta de superação de velhos hábitos.
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