Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

MOSTRA DE CINEMA INFANTIL


MOSTRA DE CINEMA INFANTIL

Considerando a importância da cultura como fundamental para a formação do cidadão e complementar a educação, o município de Xaxim no ano de 2012 através da Casa da Cultura aderiu ao 2º Circuito Estadual de Cinema através do projeto Mostra de Cinema Infantil.
 Cerca de 1.322 crianças sendo alunos do Infantil IV a 5ª série da rede municipal de ensino  das escolas: E.B.M. Cecília Meireles, E.E.B. Profª Neusa Massolini, E.B.M. Dr. Ari M. Lunardi, E.E.B. Profº Custódio de Campos, E.B.M. Dirce Dallagnol e E.E.B. Gomes Carneiro e E.B.M. e Santa Terezinha foram contempladas com 16 filmes nacionais de curta metragem.
O objetivo principal da Mostra de Cinema Infantil é fazer com que as crianças se interessem pelo cinema e criem o hábito de assistir as produções nacionais, e mostrar através dos filmes a diversidade cultural que existe em nosso País. Entre os filmes apresentados estão títulos como: Ernesto no país do futebol, O Filho do Vizinho, O mistério do cachorrinho perdido, Imagine uma menina com cabelos de Brasil. Esses filmes trazem à tona a emoção de quem assiste, pois são filmes clássicos que despertam o senso crítico além de promover a diversão para nossas crianças.
A diversidade é fundamental para a formação da consciência e, consequentemente, da cidadania. Essa é a principal razão por que se deve pensar o cinema como formador cultural. Uma criança que vê na tela a cinematografia de seu próprio país e de muitos outros verá o mundo sob óticas variadas. O resultado mais imediato disso é que ela vai ser mais crítica, exigente e informada do que a que só tem acesso ao que lhe é imposto pelo mercado.
            O cinema infantil precisa ser desenvolvido no país para que as crianças conheçam as imagens, os sotaques e a riqueza cultural brasileira. Os filmes são espelhos onde cada povo pode se ver na tela e refazer os caminhos de sua cultura e sua história. Por isso, também, a preservação do cinema é fundamental para a nossa história, a nossa memória e a nossa identidade cultural.
 Um povo que perde a memória de sua cultura está condenado a assumir os valores das culturas dominantes e será submetido à colonização cultural, a pior das colonizações, pois retira a capacidade desse povo de pensar a si próprio e assim definir o seu próprio destino, segundo suas identidades e suas características econômicas, sociais e culturais.
            Para aqueles que nunca assistiram a uma sessão de cinema, o ambiente característico com pipoca propiciou uma vivência única e encantadora despertando o censo crítico das crianças.

Durante as sessões foram utilizadas as tecnologias:
- Data show;
- Telão;
- Caixa de som;
- Televisão;
- Notebook,
- Máquina Digital.

Um comentário:

  1. Conhecendo seu trabalho na escola e lendo seu projeto acredito que vai estiimular muitas crianças e revelar novo talentos na escola já que uma mostra de cinema é um projeto inovador e vai fazer com que todos participem de uma forma espontânea agussando sua curiosidade e desenvolvendo seu lado artistíco.

    ResponderExcluir