A escola vive momentos de
contradição do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, cada
vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a
sociedade exige delas em termos educacionais costuma ser interpretado
como um crescente fracasso escolar. Muitas vezes somos questionados
tanto pelos próprios professores, alunos e pais que há alunos menos
preparados.
Com
os novos paradigmas da educação surgidos nos últimos anos, as
mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem trouxeram
mais qualidade à educação, mas necessitando de maior empenho dos
profissionais bem como da manutenção do seu processo de formação.
Contudo, ao mesmo tempo em que
o fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar
que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez
mais na história pessoal e social, ampliando a educação
obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e
inclusive levando a que muitos espaços sejam dedicados a organizar
sistemas de aprendizagem informal. Se realmente acreditamos que é
possível outro mundo temos que acreditar nisso, investir no
conhecimento e na aprendizagem.
Embora se diga que vivemos em
uma sociedade de conhecimento culturalmente gerado não é fácil,
como mostram as crises permanentes vividas por nossos sistemas
educacionais, as voltas com demandas cada vez maiores de
alfabetização, isto é não apenas o conhecimento sua gestão
social deveria revalorizar a importância da aprendizagem, mas sim os
desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas
próximas décadas.
Alunas: Rosa Lima Rodrigues e Sandra Mara Brunetto
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