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quarta-feira, 2 de abril de 2014

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

A escola vive momentos de contradição do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas em termos educacionais costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Muitas vezes somos questionados tanto pelos próprios professores, alunos e pais que há alunos menos preparados.
Com os novos paradigmas da educação surgidos nos últimos anos, as mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem trouxeram mais qualidade à educação, mas necessitando de maior empenho dos profissionais bem como da manutenção do seu processo de formação.
Contudo, ao mesmo tempo em que o fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e inclusive levando a que muitos espaços sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal. Se realmente acreditamos que é possível outro mundo temos que acreditar nisso, investir no conhecimento e na aprendizagem.
Embora se diga que vivemos em uma sociedade de conhecimento culturalmente gerado não é fácil, como mostram as crises permanentes vividas por nossos sistemas educacionais, as voltas com demandas cada vez maiores de alfabetização, isto é não apenas o conhecimento sua gestão social deveria revalorizar a importância da aprendizagem, mas sim os desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.
Alunas: Rosa Lima Rodrigues e Sandra Mara Brunetto

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