Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA...



 Para o professor desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola, precisa ter consciência da sua importância enquanto educador, da necessidade de planejar suas ações pedagógicas; precisa conhecer o seu aluno, como ele aprende e quais os seus interesses; precisa antes de tudo ser um aprendiz, ser curioso, buscar novas formas de ensinar e colocar em prática as teorias da aprendizagem.
            É necessário que o professor propicie situações de aprendizagem onde o aluno possa construir seu próprio conhecimento através da observação, da interpretação e do contato com o seu objeto de estudo. Essas situações de aprendizagem são mais eficazes quando trabalhadas por meio de projetos que desafiem o aluno a buscar respostas; que despertem a curiosidade e a predisposição para aprender.
 Existe uma grande necessidade de buscar novos conhecimentos que incluam e envolvam as novas tecnologias existentes, é necessário que haja um envolvimento com este novo mundo tecnológico. Precisamos nos adequar a este novo mundo para trazer novas metodologias de ensino - aprendizagem e repassar este conhecimento e agregar ao conhecimento que o aluno possui, transformando assim em um ambiente de constante ensino-aprendizagem.
Por esta razão, é importante que o professor crie situações de aprendizagem que propicia ao aluno o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar a complexidade do mundo atual e desenvolva a autonomia para a busca de novas aprendizagens. Para que esta forma contextualizada de aprender se concretize, é importante que o professor aprenda a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas que também aprenda a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo. Cada uma das tecnologias seja o vídeo, DVD, a Internet, o computador, entre outras, carrega suas próprias especificidades, que podem ser utilizadas de forma complementar entre si ou não. É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo, e não apenas como um apêndice do processo educacional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário