COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA...
Para o professor desenvolver uma
prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as
competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola,
precisa ter consciência da sua importância enquanto educador, da necessidade de
planejar suas ações pedagógicas; precisa conhecer o seu aluno, como ele aprende
e quais os seus interesses; precisa antes de tudo ser um aprendiz, ser curioso,
buscar novas formas de ensinar e colocar em prática as teorias da aprendizagem.
É
necessário que o professor propicie situações de aprendizagem onde o aluno possa construir seu
próprio conhecimento através da observação, da interpretação e do contato com o
seu objeto de estudo. Essas situações de aprendizagem são mais eficazes quando
trabalhadas por meio de projetos que desafiem o aluno a buscar respostas; que
despertem a curiosidade e a predisposição para aprender.
Existe uma grande necessidade de buscar
novos conhecimentos que incluam e envolvam as novas tecnologias existentes, é
necessário que haja um envolvimento com este novo mundo tecnológico. Precisamos
nos adequar a este novo mundo para trazer novas metodologias de ensino -
aprendizagem e repassar este conhecimento e agregar ao conhecimento que o aluno
possui, transformando assim em um ambiente de constante ensino-aprendizagem.
Por esta razão, é importante que o professor
crie situações de aprendizagem que propicia ao aluno o desenvolvimento da
capacidade de ler e interpretar a complexidade do mundo atual e desenvolva a
autonomia para a busca de novas aprendizagens. Para que esta forma
contextualizada de aprender se concretize, é importante que o professor aprenda
a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas que
também aprenda a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas
diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do
currículo. Cada uma das tecnologias seja o vídeo, DVD, a Internet, o
computador, entre outras, carrega suas próprias especificidades, que podem ser
utilizadas de forma complementar entre si ou não. É fundamental que a
tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada de forma integrada na
prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo, e não apenas
como um apêndice do processo educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário