Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter desafio de converter informação em conhecimento.


     Estamos vivendo em mundo evoluído, onde as novas tecnologias exigem de nós cidadãos um mundo de informação e conhecimentos. Mas nem todo mundo consegue acompanhar, porque a bastantes pessoas e alunos com dificuldade de se comunicar, através da internet ou de outras tecnologias, moram em lugares distantes das cidades onde não a até mesmo energia.
O desafio imposto à escola é imenso, o que desafia a desenvolvermos nos estudos e competência para interagir num mundo global, altamente competitivo, onde os alunos devem ser criativos, capaz de encontrar soluções inovadoras para os problemas do amanhã. Há cada vez mais pessoas com dificuldade para aprender aquilo que a sociedade exige delas, muitas pessoas não se interessam em aprender e acompanhar a evolução que estamos vivendo.
      Aprendizagem esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, mas é visível que crianças e adultos não conseguem interpretá-las. A escola precisa formar alunos que saibam dar sentido a informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico, isso só se constrói com muita leitura interpretativa, conhecimento verdadeiro, um saber ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, devemos ter um ensino das novas competências para a gestão do conhecimento.
Tássia Somenzi




Nenhum comentário:

Postar um comentário