Estamos
vivendo em mundo evoluído, onde as novas tecnologias exigem de nós
cidadãos um mundo de informação e conhecimentos. Mas nem todo
mundo consegue acompanhar, porque a bastantes pessoas e alunos com
dificuldade de se comunicar, através da internet ou de outras
tecnologias, moram em lugares distantes das cidades onde não a até
mesmo energia.
O
desafio imposto à escola é imenso, o que desafia a desenvolvermos
nos estudos e competência para interagir num mundo global, altamente
competitivo, onde os alunos devem ser criativos, capaz de encontrar
soluções inovadoras para os problemas do amanhã. Há cada vez mais
pessoas com dificuldade para aprender aquilo que a sociedade exige
delas, muitas pessoas não se interessam em aprender e acompanhar a
evolução que estamos vivendo.
Aprendizagem
esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos
lidando com muita informação, com diversas tecnologias, mas é
visível que crianças e adultos não conseguem interpretá-las. A
escola precisa formar alunos que saibam dar sentido a informação, e
que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação
crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada
não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa
mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser
pensante, crítico, isso só se constrói com muita leitura
interpretativa, conhecimento verdadeiro, um saber ordenado. Para que
isso aconteça de maneira concreta, devemos ter um ensino das novas
competências para a gestão do conhecimento.
Tássia
Somenzi
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