A
chegada das tecnologias de informação e comunicação na escola evidencia
desafios e problemas relacionados aos espaços e os tempos que o uso das tecnologias novas e
convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para
entendê-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias
disponíveis e a realidade em que a escola se encontra, identificando e trabalhando as características do pedagógico,
de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. Esse
reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador,
Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras
atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas.
Em
nossa escola as tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos
educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a
aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as
tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No
processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a
diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com
novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de
aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e
complexo.
ALUNA: MARIZETE ROTTAVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário