Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

A internet como espaço de autoria.

     Somos livres para pensar e se quisermos podemos compartilhar o que pensamos com o mundo, pois existe um espaço virtual para todos, no entanto é preciso vontade e conhecimento das funcionalidades dispostas na internet. Como referência a Wikipédia, que contém milhares de informações difundidas e editadas de forma coletiva.  
     Temos também o Wikidicionário que é uma produção de um dicionário livre em português, onde todos podem contribuir publicando um ou mais verbetes e seu significado dividindo essa informação com todos.
Imaginemos a satisfação de nossos alunos ao poder vislumbrar os conteúdos contidos em um blog, na Wkipédia, Fotoblogs, ou Google Docs, e melhor ainda que podem interagir, contribuir, corrigir, criar e publicar informações que poderão ser vistas por todos que preenchem o espaço virtual, um espaço onde o ser humano é capaz entre outras coisas de: interagir em comunidades virtuais, viajar pelo mundo e principalmente produzir conhecimento toda vez que nós professores permitimos que os alunos ultrapassarem os muros das escolas
.

     A aplicabilidade da ferramenta no meio educacional terá êxito se houver uma formação adequada dos professores para que o aluno possa ser co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um problematizador dos conhecimento construídos pelos alunos. Não aprendemos porque copiamos e colamos, mas sim, o que copiamos e como colamos, e ai se faz uma boa reflexão do conteúdo. 
     Esses recursos disponibilizados na internet possibilitam criar e socializar informações, pois o conhecimento deve ser dinâmico e estar em constante transformação. Através de projetos de aprendizagem evidenciados em sala de aula, busca-se usar as ferramentas com o objetivo de tornar o ensino mais dinâmico, onde os alunos se sintam co-autores do conhecimento.
Alunas: Maikieli Carla Pagani
            Rosane Bodanese
            Simone A. De Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário