Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Blogs como ferramentas pedagógicas



O processo de informatização da educação deve ser considerado como meio de ampliação das funções do professor. Seu papel continuará a ser fundamental nesse processo, mas não como aquele que transmite o conhecimento e sim como um “mediador”, aquele que estimula e orienta o aluno a buscar novos conhecimentos. As novas tecnologias vêm exigindo do educador novas maneiras de pensamento. Os velhos padrões didáticos não têm atendido às mudanças que batem à porta da escola e às necessidades dos alunos.


As tecnologias digitais favorecem a construção cooperativa, o trabalho conjunto entre professores e alunos, próximos física ou virtualmente. Pode-se participar de uma pesquisa em tempo real, de um projeto entre vários grupos, de uma investigação sobre um problema de atualidade. Uma das formas mais interessantes de trabalhar hoje colaborativa mente é criar uma página dos alunos, como um espaço virtual de referência, aonde estes vão construindo e colocando o que acontece de mais importante nas aulas, os textos, os endereços, as análises, as pesquisas, os anseios, as dúvidas, as descobertas, enfim uma verdadeira teia de informações, construção e reconstrução de conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário