Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

A IMPORTANCIA DE TRABALHAR PROJETOS

     A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR PROJETOS
 
Para que possamos ampliar um pouco esta visão é importante que acreditamos que através de um projeto podemos ir além do desenvolvimento ou estudo de um determinado tema. Um projeto pensado de forma bem mais ampla e abrangente “é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e, conseqüentemente, as articulações destas”. Desta forma podemos imaginar que um projeto nos remete a fazer antecipações, referências ao futuro,buscar a realização de um desejo, de um sonho.
 Certamente sempre que temos uma intenção, um objetivo, uma vontade de conhecer mais, de investigar a respeito de algum assunto, temos também um problema a resolver e, por conseqüência, temos algumas certezas ou crenças, algumas dúvidas, questões a responder, e isso é ir muito além de desenvolver um tema. Em outras palavras a chave para se ter um projeto é ter problemas para resolver, ter questões, levantar dúvidas e propor hipóteses de soluções.
Esta é uma ideia  que intriga os professores quando se propõem a desenvolver projetos. O que será o mais indicado: ensinar ou estimular a aprendizagem? Mas qual a diferença entre ensinar e aprender? Certamente se pensarmos em uma escola pautada na tradicionalidade, ensinar será o caminho mais curto e sensato para se trabalhar projetos, mas se pensarmos em uma escola com bases construtivistas, pautada nas relações, a aprendizagem será a preocupação primeira do professor.
JUSSARA MENDO  E RENATA FORTUNATTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário