A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR PROJETOS
Para que possamos ampliar um pouco esta visão é
importante que acreditamos que através de um projeto podemos ir além do desenvolvimento
ou estudo de um determinado tema. Um projeto pensado de forma bem mais ampla e
abrangente “é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a
ganhar corpo a partir da realização de ações e, conseqüentemente, as articulações destas”. Desta
forma podemos imaginar que um projeto nos remete a fazer
antecipações, referências ao futuro,buscar a realização de um desejo, de um sonho.
Certamente sempre que temos uma intenção, um objetivo,
uma vontade de conhecer mais, de investigar a respeito de algum assunto,
temos também um problema a resolver e, por conseqüência, temos algumas certezas ou
crenças, algumas dúvidas, questões a responder, e isso é ir muito além de desenvolver um tema.
Em outras palavras a chave para se ter um projeto é ter problemas para resolver, ter questões,
levantar dúvidas e propor hipóteses de soluções.
Esta é uma ideia
que intriga os professores quando se propõem a desenvolver projetos. O que será o mais indicado: ensinar ou
estimular a aprendizagem? Mas qual a diferença entre ensinar e aprender? Certamente se
pensarmos em uma escola pautada na tradicionalidade, ensinar será o caminho mais curto e
sensato para se trabalhar projetos, mas se pensarmos em uma escola com bases construtivistas,
pautada nas relações, a aprendizagem será a preocupação primeira do professor.
JUSSARA MENDO E
RENATA FORTUNATTI
Nenhum comentário:
Postar um comentário