Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Leitura na Educação Infantil(webquest)

  INTRODUÇÃO
O professor poderá irá à biblioteca da escola e separar alguns livros de contos. No dia da visita da turma, os livros escolhidos ficarão expostos nas mesas e cada criança escolherá um para leitura.
  TAREFAS
Em sala, as crianças irão contar do seu jeito a história que leu para a turma. Como atividade de registro, as crianças representam por meio da escrita/desenho a história que leu. É importante que o professor questione as crianças  para ajudá-las na reconstrução da história.Questionando:
  • Como começa essa história?: Era uma vez? Há muitos anos? Um certo dia?
  • Quem são os personagens? O que acontece com eles?
  • Tem acontecimentos mágicos? Qual?
  • Em qual lugar aconteceu a história? (em castelos, na floresta, casa, na rua...)
PROCESSO
 Por meio desses questionamentos o professor retoma com as crianças as cracterísticas dos contos de fadas.
Com as reescritas o professor organizará o livro de contos de fadas da turma. Outra atividade que pode ser realizada é a contação de histórias para outras crianças da escola.

 AVALIAÇÃO
    A avaliação será continua possibilitando que ascrianças acompanhem suas conquistas e suas dificuldades ao longo do seu aprendizado. Assim, a avaliação terá como objetivo intervir emodificar a prática docente para garantir uma aprendizagem significativa para as crianças, não sendo decaráter promocional, mas servindo como orientadora de intervenções para sanar as dificuldades existentes no decorrer da aprendizagem.

CONCLUSÃO
Conclui-se que a leitura surge como algo fundamental para garantir as crianças o desenvolvimento de habilidades necessárias a vida, pois o leitor é alguém capaz de sonhar, de criar, de inventar, de construir pontes para superar cada obstáculo enfrentado, dedesafiar a si próprio em busca de seus ideais. Ler não é simplesmente uma ação mecânica, é acima de tudo um ato de coragem que permitirá ao seu praticante ver a realidade desvelada de suas impurezas sociais.
http://educadores.diaadia.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário