A inclusão de projetos no currículo não é uma idéia nova e nem revolucionária no ramo de educação. No
entanto, na última década, essa prática evoluiu para uma estratégia de ensino com uma definição mais
formal. Trabalho com projeto ganhou um lugar de maior interesse na sala de aula quando os pesquisadores
documentaram o que os professores há muito já sabiam: os alunos participam mais quando têm a chance
de se aprofundar em problemas complexos, desafiadores e, às vezes, bastante confusos que se
assemelhem à vida real.
O trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de
problemas atrativos, que geram resultados originais. Os projetos que apresentam mais oportunidades de
ensino em sala de aula podem variar muito em termos de tema e abrangência e podem ser apresentados
em quase todas as séries.
No entanto, eles tendem a compartilhar recursos de definição. Os projetos dão
margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro. Os
projetos colocam os alunos em uma posição ativa, aquele que soluciona problemas, que toma
decisões, o investigador ou o documentarista. Os projetos servem a metas educacionais específicas e
essenciais; eles não são desvios ou complementos do currículo "real".
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